Jump to content

Silent Hill


Cinemaniac
 Share

Recommended Posts

onesheet-1.jpg

Silent Hill --- 7/10

Para todas as conversões frenéticas de jogos ao mundo da 7ª Arte, ponham os olhos neste filme...percebam na verdade o que os jogadores (e claro, os espectadores) querem quando vao ao cinema ver estes filmes saidos de um mundo virtual. Nao queremos apenas acçao sem sentido, nao queremos personagens mortas, que nao sabem dar vida às verdadeiras personagens dos jogos, nao queremos uma história sem alma, quando o jogo tem alma para dar e vender. Nao pensem que os jogadores (e volto a menciona-los porque sao o público alvo neste caso) sao pessoas sem cabeça que so gostam de andar a matar tudo o que vêm. Os jogos sao muito mais do que isso, sao uma forma de arte tal e qual o cinema, e este ultimo tem vindo a ser ultrapassado em muito pelos jogos que aumentam cada vez mais a sua qualidade nao só visual mas também na componente argumento. Se querem voltar a converter jogos para filme, pensem duas vezes antes de o fazer e vejam realmente o que chama um jogador para o jogo, e vão ver que nao é somente mulheres com belas curvas e sangue a jorrar por tudo o que é canto que chama um jogador. Dito isto, falemos do filme.

silenthill21.jpg

Como já devem ter reparado, este filme é a conversão de um jogo de enorme sucesso chamado Silent Hill. No jogo, é-nos contado a história de um pai que viaja a Silent Hill com a sua filha mas que devido a um acidente ele acaba por ficar inconsciente e a filha foge do carro sem que ele veja para onde ela foi. E a partir dai, começamos a controlar este pai em busca da sua filha numa cidade algo mórbida e com uma história muito mais complexa do que mostrava ser. Pelo caminho encontramos personagens que nos ajudam, como por exemplo uma policia e que vao ser uteis nao só, mas principalmente para nos contarem a história. No filme, há uma ligeira mudança, temos um casal que adopta uma filha, mas ela é sonambula e já há vários anos que quando ela tem estas crises de sonambulismo menciona o nome da cidade de Silent Hill, crises essas que por várias vezes iam matando a rapariga. Desesperada, a mãe investiga acerca de Silent Hill e viaja com a filha para lá e acontece o tal acidente já mencionado em cima. E a partir daqui tudo se desenrola da mesma maneira que no jogo. E o que tornam o filme tao intenso e tao perturbante como o jogo, é sem dúvida o aspecto visual do filme, a fidelidade dos cenários que sao incrivelmente copias do jogo, e pequenos promenores como frases "Dare You Dare You, Double Dare You" ou momentos chave do jogo que deixam o espectador (ainda mais) espantados.

silenthill15.jpg

Outro promenor (e bem grande) que nos deixa boquiabertos é a aparencia das várias criaturas que aparecem no filme que são cópias exactas das criaturas do jogo. Até me custava a ver como é que podiam estar tão reais e tao fidegnas, mesmo surpreendente e sem dúvida que a banda sonora, convertida directamente do jogo para o filme deu um toque completamente genial ao filme desde o primeiro segundo até ao final dos créditos. Cada barulho de estática, cada ruido provocado pelas criaturas do filme até a um simples ranger da madeira fazia-nos entrar ainda mais no filme e voltar ao pesado ambiente que o jogo tinha e que o filme tao bem transpoem.

Em relaçao aos actores, não é que sejam caras muito familiares, mas também nao pensem que são completos desconhecidos, muito pelo contrário. Temos Radha Mitchell (Finding Neverland, Man on Fire), Sean Bean (Lord of the Rings, Flight Plan), Laurie Holden (The X-Files, Fantastic Four) ou

Deborah Kara Unger (The Sealton Sea, White Noise). Todos eles estavam perfeitos para os papéis e conseguiram criar um mistério tão grande à volta de todo o filme que nunca deixaram de prender a atençao do espectador.

silenthill23.jpg

Acho que nao exista muito mais que se possa dizer acerda do filme. Sem dúvida que tem os seus grandes momentos de terror e de violencia extrema, mas tal como no jogo, nao usa o susto fácil e prefere criar um desconforto constante no espectador deixando-o sempre com as ideias mais contorcidas a pensar no que virá a seguir mas sem nunca tirar os olhos do ecrã e sempre com vontade de saber mais acerca da história.

Sem duvida, um bom filme para aqueles que pensavam que nao existiam boas conversões de jogos para filmes.

@ CINEMANIACS FORUM

entao que acharam do filme?

Link to comment
Share on other sites

É um excelente filme de terror / fantasia... Há alguns meses k não via algo tao bom dentro do genero... Só me desiludiu um pouco o final, mas o filme é muito bom... Fiquei fascinado com o ambiente do filme, bastante sinistro. Por vezes parecia k estava a jogar o jogo...

Link to comment
Share on other sites

Grande filmaço, principalmente por ser tão fiel ao jogo. É pena aquele final esquisito, podia ser mais parecido com o do 1º jogo e aproveitavam pa fazer sequela como o 3º jogo. Mas ta muito bom, quem gostar muito do jogo, como eu, vai gostar do filme e quem não gostou dos jogos tambem. lol

P.S: Para quem conhece a serie destes jogos e viu o filme. Alguem me sabe dizer se o monstro que aparece na casa de banho da versão alternativa da escola aparece em algum deles (é que todos os monstros do filme são dos jogos mas não me lembro deste).

Link to comment
Share on other sites

Grande filmaço, principalmente por ser tão fiel ao jogo. É pena aquele final esquisito, podia ser mais parecido com o do 1º jogo e aproveitavam pa fazer sequela como o 3º jogo. Mas ta muito bom, quem gostar muito do jogo, como eu, vai gostar do filme e quem não gostou dos jogos tambem. lol

P.S: Para quem conhece a serie destes jogos e viu o filme. Alguem me sabe dizer se o monstro que aparece na casa de banho da versão alternativa da escola aparece em algum deles (é que todos os monstros do filme são dos jogos mas não me lembro deste).

para te dizer a verdade..eu joguei e nao me lembro dele...mas atençao...k essa monstro faz parte da história da miuda...dai ele aparecer...

Link to comment
Share on other sites

Por acaso esperava um pouco mais deste filme, especialmente em relação ao desenvolvimento e o contar da história.

Porque para quem não jogou o jogo, como eu, só joguei aí metade do Silent Hill 4 às vezes a história está um bocado mal contada, mas mesmo assim acho que é o melhor filme baseado num jogo claramente.

Mas que o filme do Hitman seja melhor.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Por acaso esperava um pouco mais deste filme, especialmente em relação ao desenvolvimento e o contar da história.

Porque para quem não jogou o jogo, como eu, só joguei aí metade do Silent Hill 4 às vezes a história está um bocado mal contada, mas mesmo assim acho que é o melhor filme baseado num jogo claramente.

Mas que o filme do Hitman seja melhor.

Olha que o The Doom, tendo em conta a extrema probreza do argumento do jogo, até é uma versão muito bem conseguida. Fosse o filme todo em visão de FSP e não apenas 5 minutos e seria de longe o melhor filme baseado num jogo (e na recriação do seu ambiente). :)

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Joguei os jogos, mas não gostei do filme, a unica coisa que estava bem representada para mim foram os monstros e cenários, porque em termos de historia deixa muito a desejar, mal contada e não chega aos calcanhares dos jogos, na minha opinião...

Link to comment
Share on other sites

Joguei os jogos, mas não gostei do filme, a unica coisa que estava bem representada para mim foram os monstros e cenários, porque em termos de historia deixa muito a desejar, mal contada e não chega aos calcanhares dos jogos, na minha opinião...

mal contada? nao percebeste o k s passou? acho k até foi bem explicito... :-

Link to comment
Share on other sites

Eu não disse que não percebi, só disse que na minha opinião a historia tá mal contada, como disse anteriormente joguei os jogos além disso tenho as 3 bandas desenhadas e a historia do filme podia ser de longe muito melhor e mais fiel aos jogos, porque é baseado nos jogos e aqui quiseram pôr 3 dos jogos num só filme, mas isto é a minha opinião, fico feliz por haver pessaol que gosta do filme, eu não, acho que tenho esse direito como grande apreciador de Silent Hill, fiquem bem... :bye:

P.S. - Já agora se abriste um poll a perguntar a opinião do pessoal acho que tens de te sujeitar a quem gostou e a quem na gostou, senão para a outra vez abres só um poll aperguntar quem gostou e prontos...

Edited by Garrafinha
Link to comment
Share on other sites

Eu não disse que não percebi, só disse que na minha opinião a historia tá mal contada, como disse anteriormente joguei os jogos além disso tenho as 3 bandas desenhadas e a historia do filme podia ser de longe muito melhor e mais fiel aos jogos, porque é baseado nos jogos e aqui quiseram pôr 3 dos jogos num só filme, mas isto é a minha opinião, fico feliz por haver pessaol que gosta do filme, eu não, acho que tenho esse direito como grande apreciador de Silent Hill, fiquem bem... :bye:

P.S. - Já agora se abriste um poll a perguntar a opinião do pessoal acho que tens de te sujeitar a quem gostou e a quem na gostou, senão para a outra vez abres só um poll aperguntar quem gostou e prontos...

mas eu nao disse k n aceitava a tua opiniao...mas a meu ver a história foi bem contada e muito bem usada. mas tava-t era a perguntar se achavas k n tinha sido bem contada, já k no final mais bem contado que akilo n pode ser :P e o filme nao juntou 3 jogos... so tem a ver com o 1º.

e isto na foi uma poll, é um topico somente para ver o k o pessoal achou. e volto a dizer, claro k respeito a tua opiniao... n disse k tava errada pk isso nao ta, pk é a tua opiniao. contudo, concordo kd dizes k ainda podiam ter feito melhor, e podiam ter feito algo mesmo twisted, mas, tendo em conta o filme que está, e tendo em conta outras conversões, esta é tipo, a melhor que está ai.

Link to comment
Share on other sites

Sim tambem concordo que em termos de conversão deve ser a melhor, agora só a respeito dos jogos, por exemplo o piramide head só aparece no silent hill 2, as nurses só apareceram daquela maneira no silent hill 2 e mais propriamente como se apresentavam no filme no silent hill 3, entre outras coisas que tem um bocado de cada jogo tirando o 4, no meu ver, sendo a grande maioria da historia pertecendo ao primeiro claro, por isso é que disse que eles tentaram pôr mais ou menos os 3 jogos no filme...

Link to comment
Share on other sites

Sim tambem concordo que em termos de conversão deve ser a melhor, agora só a respeito dos jogos, por exemplo o piramide head só aparece no silent hill 2, as nurses só apareceram daquela maneira no silent hill 2 e mais propriamente como se apresentavam no filme no silent hill 3, entre outras coisas que tem um bocado de cada jogo tirando o 4, no meu ver, sendo a grande maioria da historia pertecendo ao primeiro claro, por isso é que disse que eles tentaram pôr mais ou menos os 3 jogos no filme...

ah sim em termos de inimigos tb tens razao, eles foram busca-los aos vários jogos.

Link to comment
Share on other sites

já vi o filme e gostei bastante, mas acho k poderia ser ainda melhor. Mas neste mar de "excelentes" conversoes de videojogos para filmes k temos tido, este é sem duvida uma lufada de ar fresco.

Pode não ser (completamente) fiel ao(s) jogo(s), mas ao menos é um bom filme IMO.

Link to comment
Share on other sites

vi o filme e achei que foi bastante desinteressante... não vi nada de especial

foi 1 desilusão (mas tb não sou nenh1 fã de Silent Hill (do jogo, isto é) )

pena... estava à espera que fosse melhor que o Resident Evil

Link to comment
Share on other sites

vi o filme e achei que foi bastante desinteressante... não vi nada de especial

foi 1 desilusão (mas tb não sou nenh1 fã de Silent Hill (do jogo, isto é) )

pena... estava à espera que fosse melhor que o Resident Evil

em termos de ritmo claro k RE é mt mlhr... tens mais acçao e é mais explosivo digamos assim. mas para kem gosta do jogo, e mesmo para kem n gsta...entrar no mundo de Silent Hill e ve-lo tao fielmente recriado sem ser em poligonos é realmente muito interessante e agradavel (nao literalmente lol).

Link to comment
Share on other sites

eu apesar de não ter sido fã do jogo ainda cheguei a experimentar (e não desgostei). agora o filme... tenho que admitir que foram 2 horas muito mal gastas; secante do início ao fim (admito que houve partes engraçadas)

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Encontrei o topico... LOL

Estreou só agora em portugal. Porque é ke existe um atraso tao grande :S

Ja raparei ha mto tempo ke os filmes estao com um atraso bastante grande entre os states e ka...excepto estreias mundiais

dá para ver pelos dvd-rips ke saiem ou mto antes ou pouco dps da estreia ka...mto estranho

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.