Jump to content

Apetecia-me Raptar O Franscisco Penim E O José Eduardo Moniz


Guest Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Walt, é a nossa cultura, as telenovelas estão lá. Noutros paises da Europa não funciona, porque eles não gostam, nem devem fazer telenovelas sequer.

E agora eu pergunto-te, ver telenovelas faz de nós um pais do 3º mundo? Porque?

Eu sempre ouvi dizer, "gostos não se discutem".

Se o Prison Break tivesse a dar na rtp, e o fala-me de amor na tvi. Eu pedia-me á minha mãe para mudar, e ela mandava-me logo para um sitio que eu cá sei(n mandava mas n interessa :P ), isso quer dizer que eu sou melhor que a minha mãe, só porque prefiro ver o Prison Break e ela o Fala-me de amor?

Isto é como tudo, se dão tantas telenovelas por dia, é porque as pessoas querem ver. Maiorparte das pessoas nem ve as telenovelas todas, vêm 1 ou duas, depois tb n vão tar o resto do tempo coladas á TV.

Mais tarde ou mais cedo isso pode mudar, dependendo do que as pessoas querem continuar a ver.

O Big Brother por exemplo, acabou porque as audiencias começaram a descer. Se mantivessem, podes ter a certeza que iamos hoje no BB 10 ou mais. Aliás existe paizes na europa, Suecia por exemplo, que ainda dá o BB e vão mm adiantados.

Link to comment
Share on other sites

Eu até gosto de acompanhar uma novela, uma novela que passe uma vez por dia, a horas certas, sem repetições nem intervalos de 20m. Neste momento não é possível reunir estas condições em portugal. Nem com novelas, nem com séries, nem com talk shows, nem com telejornais, estes canais cagam no telespectador dia e noite. Não dá para estar a aturar estes dick heads, daí só ver a :2, um telejornal qualquer e a tal novela quando me deixam. 90% do que vejo é sacado, são uns 130GB por mês que vejo quando e como me apetece, sem intervalos e a tal muita merda que metem pelo meio.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que não podemos deixar de reflectir é no poder muito particular que as novelas têm em influênciar as pessoas.

Quando uma criança vê um filme, pode ser influênciada, mas durante um pequeno espaço de tempo porque, entretanto, a memória do filme passa.

Uma novela não: mantém-se sempre aceso o leque de influências ao longo das dezenas de episódios.

É por isso que está a pegar a moda da roupa da Floribela, por exemplo (a preços exorbitantes, diga-se de passagem.)

O problema é quando as novelas são más influências. Fala-se muito dos Morangos com Açúcar. Eu já vi e aquilo dá-me vótimos - os jovens são maus actores, a novela não tem conteúdo, a linguagem usada é rasca. Os miúdos vêem e ficam influenciados e eu tenho experiência própria disso com os meus alunos.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

E agora eu pergunto-te, ver telenovelas faz de nós um pais do 3º mundo? Porque?

Essa é fácil de responder. Não é o ver novelas que faz nós um país do 3º mundo. É transmiti-las e produzi-las em catadupa que faz com que a nossa tv seja muito parca em oferta televisiva. Acredito que em países sub-desenvolvidos tb abusem nesse tipo de programação novelesco popularucho mas encontra-me aí 1 país desenvolvido que faça o mesmo que a Sic ou a TVI. Actualmente, não estarei muito longe da verdade se afirmar que a nossa tv (sobretudo a Sic e a TVI) no que concerne à sua oferta de programação estarão consideradas como uma das mais pobres da Europa. Não digo do mundo para não parecer mal. :P

Pelo que já li nem no Brasil, onde a novela é rainha, existe um canal que transmita 6 novelas num dia. Ou então é temático e só passa novelas.

A RTP 1 que não passa uma única novela no seu horário nocturno, já é há largos meses o 2º canal mais visto em Portugal (a Sic recuperou em Junho/Julho por causa da transmissão do Mundial na Alemanha). Como explicas isso, então?

Se tu disparas com a expressão "gostos não se discutem", eu contra ataco com a analogia "se comeres todos os dias bife e batatas fritas, ao almoço e ao jantar, mais tarde ou mais cedo chegarás a um ponto de saturação - que pode ser extremo - que te leve a apostar no peixe ou a seres vegetariano". No fundo é o que a Sic e a TVI estão a fazer com a gente. Espero sinceramente que o ponto de saturação do "inteligente" povo português não demore muito. :-..

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Espero bem que tenhas razão mas ainda não me cheira.

Basta ver pela quantidade de putos que vão aos Concertos dos D´Zert e até a minha mãe que não gosta muito de Telenovelas mas como não tem mais nada para ver já-me chateia quando mudo de canal e tiro da novela da TVI.

Pelo menos em Cabo Verde as pessoas vão todas para o café às 8-9 horas para ver a antiga Torre de Babel e não vês ninguém na rua. :-..

Claro que isto aconteceu à 4 anos e se calhar andam agora os cabo-verdianos a ver 24 e Prison Break na sua televisão e nós andamos a ver novelas. :-..

Outra coisa que ainda não percebo.... repetirem 3 vezes por dia o Morangos.

Deixa-me pensar.... os miúdos estão de férias, não têm nada para fazer em casa.

Se estão de férias fora de Portugal não conseguem ver a novela.

Se estão de férias em Portugal, por exemplo vão à praia e só se ficarem na praia até às 10 horas é que perdem os Morangos.

Deve ser um sobrinho do director de programas da sic que sai da praia às 8horas e pediu para repetirem os Morangos às 9horas.

Estou mesmo a ver a começar a darem as repetições dos Morangos às 4 horas. Assim podem ver os episódios todos de uma semana. :ranting:

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que não podemos deixar de reflectir é no poder muito particular que as novelas têm em influênciar as pessoas.

Quando uma criança vê um filme, pode ser influênciada, mas durante um pequeno espaço de tempo porque, entretanto, a memória do filme passa.

Uma novela não: mantém-se sempre aceso o leque de influências ao longo das dezenas de episódios.

É por isso que está a pegar a moda da roupa da Floribela, por exemplo (a preços exorbitantes, diga-se de passagem.)

O problema é quando as novelas são más influências. Fala-se muito dos Morangos com Açúcar. Eu já vi e aquilo dá-me vótimos - os jovens são maus actores, a novela não tem conteúdo, a linguagem usada é rasca. Os miúdos vêem e ficam influenciados e eu tenho experiência própria disso com os meus alunos.

Mas não podes ver só o lado negativo.

Se tu repares nos morangos com acucar estão semrpe a incentivar que se use o presevativo, que se use a pilula entre mtas coisas. Secalhar mtos jovens k nem sabiam o que isso era, ou n tinham responsabilidade nenhuma, agroa secalhar pensam em usar isso. E putos com filhos, acredita é o que se vê mais por ai. Aliás nesta serie de verão, tem lá uma miuda que teve um filho com 16 anos, e acredita que qualquer miuda que ve a serie vai logo pensar, nucna quero na vida ter um filho com esta idade.

Outra cena k influenciou foi o Down Hill, não tas a ver a quantidade de pessoal que começou a praticar isso por ver na novela. E agora é o Surf e o Sky Surf. De certeza que mtos vão inscrever-se em escolas devido a isso. E desporto nunca é mau.

E agora eu pergunto-te, ver telenovelas faz de nós um pais do 3º mundo? Porque?

Essa é fácil de responder. Não é o ver novelas que faz nós um país do 3º mundo. É transmiti-las e produzi-las em catadupa que faz com que a nossa tv seja muito parca em oferta televisiva. Acredito que em países sub-desenvolvidos tb abusem nesse tipo de programação novelesco popularucho mas encontra-me aí 1 país desenvolvido que faça o mesmo que a Sic ou a TVI. Actualmente, não estarei muito longe da verdade se afirmar que a nossa tv (sobretudo a Sic e a TVI) no que concerne à sua oferta de programação estarão consideradas como uma das mais pobres da Europa. Não digo do mundo para não parecer mal. :P

Pelo que já li nem no Brasil, onde a novela é rainha, existe um canal que transmita 6 novelas num dia. Ou então é temático e só passa novelas.

A RTP 1 que não passa uma única novela no seu horário nocturno, já é há largos meses o 2º canal mais visto em Portugal (a Sic recuperou em Junho/Julho por causa da transmissão do Mundial na Alemanha). Como explicas isso, então?

Se tu disparas com a expressão "gostos não se discutem", eu contra ataco com a analogia "se comeres todos os dias bife e batatas fritas, ao almoço e ao jantar, mais tarde ou mais cedo chegarás a um ponto de saturação - que pode ser extremo - que te leve a apostar no peixe ou a seres vegetariano". No fundo é o que a Sic e a TVI estão a fazer com a gente. Espero sinceramente que o ponto de saturação do "inteligente" povo português não demore muito. :-..

Telenovelas na TVi por exemplo, começam ás 6, telejornal pelo meio, e depois até á meia noite prai. Ainda sobra mto tempo do dia, n é o dia todo.

Que dizes então de paizes como a Suecia, Inglaterra e isso que ainda hoje dá o Big Brother, e dá mto tempo e cenas do genero. Onde eles mostram puras cenas de nudismos. Aliás já vi uns videos dos Big Brother Sueco com altos bacanais e mostrava mm praticamente tudo, tb psueram uma prostituta lá dentro, n era mto dificil. E os putos todos contentes a ver isso.

Isto é em todo lado, o k dá dinheiro é o que se poe. Vais ver o canal FOX tb é só series atras de series que aquilo dá. Só que nos estados unidos existe mtos mais tipos de canais.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Criando aqui um aparte..visto que não encontrei mais nenhum topic mas algue'm se lembra da série "Esquadra de Polícia" em que entrava Canto e Castro..entre outros ? outra grande série portuguesa..produzida pela RTP1 ;)

Infelizmente não existe DVD's 'a venda desse série nem do Fura-Vidas por exemplo..enquanto 'as vezes e' lançado cd's e dvd's de series de ca' que :blerk:

Edited by dEnAuN
Link to comment
Share on other sites

A RTP 1 que não passa uma única novela no seu horário nocturno, já é há largos meses o 2º canal mais visto em Portugal (a Sic recuperou em Junho/Julho por causa da transmissão do Mundial na Alemanha). Como explicas isso, então?

Não sei quais são as tuas fontes, mas a RTP1 não atingiu o segundo lugar do share em nenhum mês deste ano ou do precedente.

Quanto à discussão, faço minhas as palavras do Revenge. A televisão vive às custas da publicidade, e esta paga por um sistema de visionamento, ou seja, quanto mais vista for a publicidade, mais as televisões recebem. E como é que se mete muita gente a ver publicidade? Enfia-se nos intervalos das telenovelas que são o que mais audiência arrancam. Não é uma questão cultural, é uma questão de sobrevivência e lucros. Se puserem séries norte americanas, de alta qualidade no horário nobre, têm menos audiência, os lucros da publicidade descem em flecha e estão a dar um tiro no pé.

A RTP não precisa de telenovelas porque é o Estado que a subsiste. Os lucros não são para a própria mas para o Estado. A RTP2 como sabes nem sequer passa qualquer tipo de publicidade, que não institucional.

Por isso não podemos estar aqui a criticar quem coloca as telenovelas, mas quem os obriga a colocar as telenovelas, e esses são, os telespectadores. Se as mesmas não tivessem audiência, não teriam tanto espaço na grelha.

É o mesmo que vos oferecessem 100 contos para ler o Público ou 500 para ler a Maria. Não liam a Maria? As televisões fazem o mesmo. Certamente prefeririam passar séries estrangeiras (até porque saiem mais baratas que as telenovelas nacionais), mas o lucro é muito maior com as novelas.

Cumprimentos.

Link to comment
Share on other sites

Não sei quais são as tuas fontes, mas a RTP1 não atingiu o segundo lugar do share em nenhum mês deste ano ou do precedente.

Quanto à discussão, faço minhas as palavras do Revenge. A televisão vive às custas da publicidade, e esta paga por um sistema de visionamento, ou seja, quanto mais vista for a publicidade, mais as televisões recebem. E como é que se mete muita gente a ver publicidade? Enfia-se nos intervalos das telenovelas que são o que mais audiência arrancam. Não é uma questão cultural, é uma questão de sobrevivência e lucros. Se puserem séries norte americanas, de alta qualidade no horário nobre, têm menos audiência, os lucros da publicidade descem em flecha e estão a dar um tiro no pé.

A RTP não precisa de telenovelas porque é o Estado que a subsiste. Os lucros não são para a própria mas para o Estado. A RTP2 como sabes nem sequer passa qualquer tipo de publicidade, que não institucional.

Por isso não podemos estar aqui a criticar quem coloca as telenovelas, mas quem os obriga a colocar as telenovelas, e esses são, os telespectadores. Se as mesmas não tivessem audiência, não teriam tanto espaço na grelha.

É o mesmo que vos oferecessem 100 contos para ler o Público ou 500 para ler a Maria. Não liam a Maria? As televisões fazem o mesmo. Certamente prefeririam passar séries estrangeiras (até porque saiem mais baratas que as telenovelas nacionais), mas o lucro é muito maior com as novelas.

Cumprimentos.

Para quem n tem paciencia pa ler textos grandes eu resumo o que está aqui dito:

Talvez, se a mentalidade das pessoas começasse a mudar para melhor, conseguissemos ver boas series a horas de jeito, sem intervalos de meia hora :-..

Edited by Seinfeld
Link to comment
Share on other sites

682710.jpg

DEPOIS DO SUCESSO DA SÉRIE DE TELEVISÃO E DO LIVRO COM O MESMO NOME, PODEMOS ENCONTRAR AS MELHORES RECEITAS DE SÃO TOMÉ, AGORA EM DVD. Com o imenso colorido de São Tomé e Príncipe e um apetite intenso, esta é uma selecção das melhores receitas do programa de televisão homónimo, “Na Roça com os Tachos”. São receitas simples, baseadas na gastronomia popular e com um cheirinho a referências culturais, quer de S. Tomé e Príncipe, quer de outras antigas colónias portuguesas. “Na Roça com os Tachos” é uma viagem ao interior de uma cozinha ancestral, que desperta a vontade de redescobrir o mundo exótico deixado pelos portugueses. João Carlos Silva nasceu em Angolares, São Tomé, em 1956. Estudou em São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal, onde frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra. Exerceu jornalismo, tendo, como artista plástico, iniciado as suas actividades em Lisboa. Fundou O CIAC e o Espaço Teia d´Arte (artes plásticas, teatro, dança, debates, oficina de letras, ateliers infantis, cine-clube) em S.Tomé. Participou em várias exposições colectivas de artes plásticas em S. Tomé e no estrangeiro. Dirige o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Roça São João (agricultura, pecuária, educação não-formal, ambiente, património, cultura e turismo) e é o coordenador da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe. Apresenta o programa de televisão «Na Roça com os Tachos» da RTP África.

Eu não tou a gozar. Eu curto bué o homem.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Desculpa lá mas acabou de ser lançado em DVD o programa "Na Roça com os Tachos" que é simplesmente genial.

682710.jpg

DEPOIS DO SUCESSO DA SÉRIE DE TELEVISÃO E DO LIVRO COM O MESMO NOME, PODEMOS ENCONTRAR AS MELHORES RECEITAS DE SÃO TOMÉ, AGORA EM DVD. Com o imenso colorido de São Tomé e Príncipe e um apetite intenso, esta é uma selecção das melhores receitas do programa de televisão homónimo, “Na Roça com os Tachos”. São receitas simples, baseadas na gastronomia popular e com um cheirinho a referências culturais, quer de S. Tomé e Príncipe, quer de outras antigas colónias portuguesas. “Na Roça com os Tachos” é uma viagem ao interior de uma cozinha ancestral, que desperta a vontade de redescobrir o mundo exótico deixado pelos portugueses. João Carlos Silva nasceu em Angolares, São Tomé, em 1956. Estudou em São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal, onde frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra. Exerceu jornalismo, tendo, como artista plástico, iniciado as suas actividades em Lisboa. Fundou O CIAC e o Espaço Teia d´Arte (artes plásticas, teatro, dança, debates, oficina de letras, ateliers infantis, cine-clube) em S.Tomé. Participou em várias exposições colectivas de artes plásticas em S. Tomé e no estrangeiro. Dirige o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Roça São João (agricultura, pecuária, educação não-formal, ambiente, património, cultura e turismo) e é o coordenador da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe. Apresenta o programa de televisão «Na Roça com os Tachos» da RTP África.

Eu não tou a gozar. Eu curto bué o homem.

podes crer. o gajo tem mto jeitinho para apresentar o programa. e no meio daquilo td um gajo consegue aprender umas coisitas bem boas. acima de td ve-se q ele gosta de cozinhar e tem paixão pelo q faz(ao contrario de algums pseudo chefs modernos). quanto ao assunto das novelas realmente sou forçado a concordar que para além de haver novelas a mais tb há repetições a mais e no meiuo disto td acabamos por com um bocadinho de sorte ter umm cado de televi~sao de jeitos no intervalo das novelas e dos anuncios publicitarios. anuncios esses que tb são uma verdadeira praga.

:fbi:

Link to comment
Share on other sites

tanta miuda boa, quer dizer, bonita,.. nessas telenovelas merdosas e querem logo raptar esses dois caramelos.

!!!!!!!!!!! :-..

pois... já tou a ver k t colas ao ecra da tv qndo tao a dar as novelas so mm pa poder ver as gajas. tou a ber o esquema tou. a par nas tantas tb me vais dizer k n perdes 1 episodio dos morangos c/ açucar. :P

:fbi:

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Não sei quais são as tuas fontes, mas a RTP1 não atingiu o segundo lugar do share em nenhum mês deste ano ou do precedente.

Pois eu tb não sei como podes afirmar isso com tanta certeza.

Em Abril de 2006, a TVI lidera o share mensal com 31.8%. A RTP1 matém a segunda posição com 24.3%. Na terceira posição ficou a SIC com 23.9%. Seguiu-se o canal Video/Outros, com um registo mensal de 14.2% e finalmente a 2: com 5.8%.

Em Março de 2006, a TVI continua a liderar o share mensal com 31.1%. A RTP1 alcançou a segunda posição com 25.8%. Na terceira posição ficou a SIC com 24.8%. Seguiu-se o canal Video/Outros, com um registo mensal de 13.3% e finalmente a 2: com 5%.

Em Fevereiro de 2006, a TVI continua a liderar o share mensal com 32.1%. A RTP1 alcançou a segunda posiçãocom 25%. Na terceira posição ficou a SIC com 24.4%. Seguiu-se o canal Video/Outros, com um registo mensal de 13.5% e finalmente a 2: com 4.9%.

Fonte: MEDIAMONITOR.PT (Markdata, Marktest)

Se falares a partir de Julho deste ano tens toda a razão, a Sic ocupou o 1 º lugar e em Agosto desceu para a 2ª posição mas a RTP 1 durante o presente ano já fiocu várias vezes à frente da Sic. Claro que eu tb me engano e a minha primeira fonte tinha sido a TV Guia (que se apoiou na Markest, acho) mas eu normalmente antes de atirar um número para o ar documento-me primeiro.

Chega ou vou buscar mais algum mês do ano passado? ;)

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Desculpem o desenterranço mas é só para informar :

A partir de Janeiro de 2008, Nuno Santos exercerá as funções de Director de Programas da SIC, SIC Internacional, SIC Radical e SIC Mulher.

A partir de Janeiro de 2008, Francisco Penim assumirá o cargo de Director Coordenador de Conteúdos da Impresa Digital.

Francisco Penim foi até agora responsável pela Direcção da Multimédia do universo SIC, em paralelo com a Direcção de Programas, tendo

tido um contributo fundamental para o desenvolvimento desta área que é uma aposta estratégica do Grupo Impresa.

Agora é que vão começar as séries.....

Link to comment
Share on other sites

Desculpem o desenterranço mas é só para informar :

A partir de Janeiro de 2008, Nuno Santos exercerá as funções de Director de Programas da SIC, SIC Internacional, SIC Radical e SIC Mulher.

A partir de Janeiro de 2008, Francisco Penim assumirá o cargo de Director Coordenador de Conteúdos da Impresa Digital.

Francisco Penim foi até agora responsável pela Direcção da Multimédia do universo SIC, em paralelo com a Direcção de Programas, tendo

tido um contributo fundamental para o desenvolvimento desta área que é uma aposta estratégica do Grupo Impresa.

Agora é que vão começar as séries.....

FDX QUE SUSTO!!!

Por momentos li "Rui Santos"... ia-me estrabuxando!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Caros amigos


A SIC e Francisco Penim decidiram hoje, por mútuo acordo, rescindir o vínculo laboral de uma década. Ao longo de mais de 10 anos, Francisco Penim prestou um valioso contributo ao Universo SIC, nomeadamente no arranque dos Canais Temáticos e no Projecto Multimédia

No momento em que passa a pasta ao novo Director de Programas, Nuno Santos, e em que deixa o Grupo Impresa, a Administração da SIC gostaria de realçar a forma elevada como colaborou nesta importante fase de transição.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.