Jump to content

Berlusconi Pela Segunda Vez No Banco Dos Réus


Guest Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Guest Walt Sousa

Itália: Berlusconi no banco dos réus pelo processo Mediaset

O juiz italiano Fabio Paparella, das audiências preliminares do tribunal de Milão (norte), decidiu esta sexta-feira levar ao banco dos réus Sílvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro e actual líder da oposição, por fraude fiscal e peculato no caso Mediaset.

Mais 13 arguidos no processo foram igualmente intimados por fraude fiscal, na sequência da aquisição de direitos cinematográficos nos Estados Unidos pela Mediaset (grupo televisivo da família do magnata Berlusconi) entre 1994 e 1999, indicou o magistrado, citado pela agência Ansa.

O actual líder da oposição italiana, também acusado de falsificação de contabilidade, branqueamento de capitais, corrupção judiciária e abuso de confiança deverá ser presente em tribunal a 21 de Novembro, precisou a mesma fonte. Comparecerão ainda o presidente da Mediaset, Fedele Confaloniere, e o advogado britânico David Mills, marido da ministra da Cultura, Tessa Jowell.

A decisão do juiz Paparella foi tomada hoje no termo de uma audiência preliminar iniciada a 28 de Outubro de 2005 e, a ser condenado, Berlusconi incorre numa pena de prisão de quatro a 12 anos.

Os magistrados do Ministério Público consideram que a Mediaset «empolou» artificialmente os preços dos direitos de difusão dos filmes norte-americanos comprados através de empresas de fachada off-shore.

O Ministério Público pediu a 26 de Abril de 2005 que Berlusconi e 13 directores da Mediaset fossem julgados por uma operação que envolveu 470 milhões de euros. Deste montante foram desviados para contas no estrangeiro 280 milhões de euros e deixados de pagar ao fisco 170 milhões de euros, entre 1994 e 1996.

O grupo Mediaset é dono de três canais televisivos de âmbito nacional e de uma empresa de publicidade, controlando a Telecinco espanhola. Os lucros declarados em 2005 foram de 603 milhões de euros, o melhor resultado alcançado desde o início da cotização em bolsa, há precisamente uma década.

Trata-se do segundo confronto de Berlusconi com a justiça do seu país desde que a «holding» Fininvest foi acusada de corrupção judiciária em 1997, envolvendo quase 470 milhões de euros.

Diário Digital / Lusa

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.