Jump to content
Donovan

Problema Com Bateria De Portátil

Recommended Posts

Bem, o meu portátil passou-se de vez.

Do género, trabalha bem com bateria, tudo fixe. O problema é qd liga-se o carregador. O portátil dá sinal que está ligado à corrente e que está a carregar a bateria. Pronto tudo bem pensei eu. Mas começo a ver que a bateria estava a descarregar na mesma. Desliguei a máquina e tentei ligar só à corrente... NAO ligou!

Ou seja, funciona com a bateria posta mas se ela nao estiver lá... nao funciona. Portanto, o portatil deixou de funcionar só com corrente eléctrica...

Dps deixei a bateria chegar ao fim(com o carregador ligado)... E dps de chegar ao fim, eis que o computador nao desliga, nao dá sinal de bateria fraca, nao diz nada. Continua a trabalhar como se nada fosse... Experimentei a tirar o cabo da electricidade e ele já deu sinal de bateria fraca e suspendeu a sessão...

Portanto, nao sei que fazer :ranting:

Manda um mail ao fabricante a perguntar quando é que te vão trocar isso. Pode ser caso para um RMA.

Manda um mail ao fabricante a perguntar quando é que te vão trocar isso. Pode ser caso para um RMA.

mas pra ser um rma, nao precisa de estar dentro da garantia?

E outra coisa, suspeito que seja do carregador... É que ele está ligado há montes de tempo e continua frio. Em condiçoes normais, ele estaria quente, bem quente...

mas pra ser um rma, nao precisa de estar dentro da garantia?

E outra coisa, suspeito que seja do carregador... É que ele está ligado há montes de tempo e continua frio. Em condiçoes normais, ele estaria quente, bem quente...

RMA? Que é isso? :unsure:

Pois, tem de estar dentro da garantia dada pela loja e/ou pelo fabricante, mas não é um caso que se aplique a tudo. Vê o caso dos discos rigidos, se fores ao site da seagate vês que eles fazem a troca do disco se estiver dentro de um certo periodo de anos a contar da data de fabrico (há uma tabela com datas). Mesmo que tenham passado os 2 anos dados pela legislação europeia, se estiver dentro do tal periodo eles trocam. A seagate/maxtor faz isso.

RMA (return merchandise authorization) é um pedido para trocar mercadoria pifada, é activar a garantia. Qualquer loja que se preze faz isso ou leva nas orelhas e não depende dos 15 dias ou lá o que fôr que vos digam. Para qualquer transacção o RMA é válido por 2 anos para bens moveis e de 5 para bens imoveis. (Na practica enfim...)

A lei estipula isto:

A Lei nº 24/96, de 31 de Julho - Lei de defesa dos consumidores, estabelece no seu artº 3º, que o consumidor tem direito à qualidade dos bens e serviços, tendo o vendedor o dever de entregar ao consumidor bens que estejam conformes com o contrato de compra e venda, nos termos do artigo 2º, n.º 2, alínea d), do Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, diploma que alterou a Lei n.º 24/96, de 31 de Julho (Lei de Defesa do Consumidor).

O Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, é o diploma que se aplica à venda de bens de consumo, que tenham ocorrido a partir de 09/04/03, e das garantias a ela relativas

O consumidor a quem tenha sido fornecido um bem desconforme, pode exigir, independentemente da culpa do fornecedor do bem, a reparação da coisa, a sua substituição, a redução do preço ou a resolução do contrato (neste último caso o consumidor devolverá o bem e o vendedor devolverá a quantia paga por aquele).

O consumidor pode exercer estes direitos quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou cinco anos a contar da entrega do bem consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou coisa imóvel.

Esqueci, o RMA pode ser pedido à loja directamente ou por tfone/mail e ao fabricante, geralmente por mail. Nós pagamos o envio do coiso para lá e eles pagam o envio do coiso novo para cá.

Se não tiveres garantia tenta usar outro carregador, caso não conheças ninguém que tenha um vai à loja que eles testam isso.

Se não tiveres garantia tenta usar outro carregador, caso não conheças ninguém que tenha um vai à loja que eles testam isso.

Foi a primeira coisa que fui testar... usei outro carregador e... nada. Continua sem funcionar. O meu carregador noutros portáteis funciona... Portanto nao é do carregador. Pronto, hj vou à loja pois só posso tratar disto agora...

a ver vamos.

Pois foi. Fui lá hoje, os homens ficaram :eek: por me verem lá outra vez em tao pouco tempo, perguntaram o que era, eles ficaram à toa, experimentaram com outro carregador e viram que nao eram. Deviam tar à espera que quando eu disse que nao era do carregador, devia ser algum noob na materia :P

E pronto, ficou lá a máquina.. Disseram para ir segunda ou terça buscá-lo, mas como ainda tou em fase de exames, só vou buscá-lo na quinta ou sexta. Dps digo o que aconteceu e qual a verdadeira avaria do portatil...

Se é que eles vao descobrir.

Após este tempo todo, já tenho o computador de volta.

Como nao estava na garantia, tive de pagar 150€ de orçamento. O que o pc tinha basicamente era uma parte estalada na zona da alimentação e segundo me disseram, como o carregador já estava descarnado, isso acabou por fazer um curto-circuito e queimar 2 circuitos, o que fez com que deixasse de carregar.

Após este tempo todo, já tenho o computador de volta.

Como nao estava na garantia, tive de pagar 150€ de orçamento. O que o pc tinha basicamente era uma parte estalada na zona da alimentação e segundo me disseram, como o carregador já estava descarnado, isso acabou por fazer um curto-circuito e queimar 2 circuitos, o que fez com que deixasse de carregar.

eheh

...tal e qual como eu suspeitava(!) =)

Os 150 euros realmente parecem puxados mas no fim de contas, acaba por ser um preço mto razoavel. O portatil já tem 3 anos e a tampa já estava mto folgada e eles trataram de trocar a tampa. Tampa nova. Dps tinha o carregador já um bocado descarnado e eles trataram de arranjar tb o carregador. Devem tb tê-lo limpo por dentro. E isto tudo sem ter ainda referido o grande problema que era tratar dos tais circuitos que estavam queimados.

Em conclusao, até dou o dinheiro como bem gasto :)