Jump to content

Rigor Jornalistico


DarthVader
 Share

Recommended Posts

Destroços de guerra

No campo de batalha de Nuremberga ficaram apeados Deco e Costinha, mas é uma questão temporária. Cristiano Ronaldo vai recuperar a tempo de defrontar os ingleses, que pretendiam um castigo para Figo, mas a FIFA fez-lhes um manguito. Portugal vai pedir a despenalização do primeiro amarelo de Deco mas não deverá ter melhor sorte

- in "O Jogo"

Desculpem-me lá, mas só para confirmar. Esta expressão na minha terra significa "mandar para o caralho", assumo que no resto do País seja algo mais suave?

:lol:

Edited by DarthVader
Link to comment
Share on other sites

Na minha também e acho q a intenção do texto é mesmo essa. No entanto n devia haver uma revisão dos textos antes de serem editados.

in piberam.pt

manguito | s. m.

manguito

de manga

s. m.,

pequena manga para enfeite ou resguardo dos pulsos;

antigo regalo de peles;

mitene;

pop.,

gesto obsceno.

:)

Edited by ECSTASYADO
Link to comment
Share on other sites

O manguito é um gesto imortalizado por Rafael Bordalo Pinheiro no seu famoso Zé Povinho e pode ter várias interpretações, determinadas pelo contexto da situação na qual a expressão "fazer o manguito" se insere.

ex: "a mim não me lixas tu!";

A aplicação dessa passagem no dito jornal, estou em crer, teve como principal mote o facto de ser uma expressão tipicamente portuguêsa a traduzir uma decisão favorável ao nosso país.

Considera-se gesto obsceno, uma vez que o erguer do pulso e da metade do braço pretendem personificar a ideia de um "homem teso" (teso no sentido de virilidade): "homem teso"=homem de olhos bem abertos.

Mas isto é apenas uma reflexão minha.

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.