Jump to content

Portugal é Um Dos Países Com Mais Analfabetismo Informático


karkov
 Share

Recommended Posts

Portugal é um dos países com mais analfabetismo informático

Mais de metade dos portugueses não tem quaisquer conhecimentos básicos de informática, tornando Portugal um dos países da União Europeia (UE) com uma taxa mais elevada de «analfabetismo informático», indica um estudo hoje divulgado em Bruxelas.

O estudo levado a cabo pelo Eurostat, o gabinete oficial de estatísticas da UE, e referente a 2005, revela que 54% dos portugueses não têm os chamados conhecimentos básicos de informática e 09 por cento têm um nível de conhecimento considerado «baixo», enquanto 22% têm conhecimentos de informática «médios» e apenas 13% «elevados».

O inquérito sobre a «sociedade da informação» demonstra ainda que 53% dos portugueses nunca usaram um computador na vida e que uma grande maioria - 72% - não acede regularmente à Internet.

Entre os 17 Estados-membros sobre os quais há dados disponíveis, Portugal é um dos seis países em que o «analfabetismo informático» afecta mais de metade da população, sendo o quarto com um valor mais elevado, em conjunto com o Chipre, e apenas superado por Grécia (65%), Itália (59) e Hungria (57).

No extremo oposto da lista encontram-se a Dinamarca e a Suécia, onde apenas 10 e 11% da população, respectivamente, não têm conhecimentos informáticos básicos, sendo a média comunitária de «analfabetismo informático» de 37%.

O estudo sublinha que se registam grandes diferenças a nível de conhecimentos informáticos em função da idade e do nível de instrução.

Em Portugal, o «fosso» é particularmente visível em função do grau de instrução da população: o «analfabetismo» atinge 69% da população com um nível de instrução baixo e apenas 5% da população com habilitações superiores, sendo que apenas um por cento dos estudantes não têm quaisquer conhecimentos básicos de como utilizar um computador.

Diário Digital / Lusa

20-06-2006 12:25:00

Link to comment
Share on other sites

Eu sinto esta falta de saber na pele. As pessoas que conheço quando descobrem que estou a forma-me em informática partem logo do príncipio que sou um expert sabe tudo em Word,Excel e PowerPoint! E não me largam .... :ranting: .

Acho que é preciso mudar muito a educação no secundário. Ainda há muita gente que acaba o 12º ano e não sabe usar um PC minimamente (na óptica de um utilizador normal, MSN e HI5 não conta ;) )

Link to comment
Share on other sites

Eu sinto esta falta de saber na pele. As pessoas que conheço quando descobrem que estou a forma-me em informática partem logo do príncipio que sou um expert sabe tudo em Word,Excel e PowerPoint! E não me largam .... :ranting: .

Acho que é preciso mudar muito a educação no secundário. Ainda há muita gente que acaba o 12º ano e não sabe usar um PC minimamente (na óptica de um utilizador normal, MSN e HI5 não conta ;) )

A minha situação acho que é parecida com a tua, um gajo anda em infórmatica e o ppl pensa que não a vida para alem da microsoft e perguntam me coisas do word e excel como se aquilo fosse um bicho de sete cabeças. O que fiz para evitar essas cenas, foi levar 10€ à hora, para esse tipo de ajuda, desde explicar coisas, a instalar programas, formatar pc's, reparar... Tenta isso pode seer que te ajude, deixam logo de te chatear tanto.

Quanto ao tópico é normal, acho que deveria existir uma disciplina por ano, nas escolas Portuguesas desde a 3ªclasse para ensinar informática, e digo mais no fim do 6º ano, quem não soubesse trabalhar com as coisas básicas de windows, criar pastas, procurar documentos, instalar programas, configurar programas, usar as ferramentas básicas do ofice.. , não merecia passar de ano. Penso que já se está a fazer um pouco isso, a minha prima na 4ªclasse já tem cenas em informatica, mas não é obrigatorio. Outra coisa a rever é melhorar o serviço de adsl nas zonas do interior do país e tentar ajudar as populações mais carenciadas com pc's baratos e subsidios de internet, como por exemplo pc's em 2ª mão que as faculdades já não querem, e como pertencem ao governo penso que faria melhor uso deles, vende-los baratos e com beneficios a pessoas pobres do que po-los na lixeira ou num armazem qualquer.

Link to comment
Share on other sites

@Dartacao, tens razão, mas acho que um pode puxar o outro. Lembro-me de ter lido uma reportagem sobre o uso do software livre no estado de São Paulo (no Brasil) em que usaram o ensino da informática para eliminar o analfabetismo. O "truque" foi esconder o ensino do português dentro do ensino de informática, pq mto ppl tem vergonha de em adulto está aprender português, mas informática é outra coisa.

@Green Hawk, é isso mesmo 10€ a consulta, ou faço como uma americano que se tornou um "gigolô informático", cobro favores sexuais as raparigas :D

Link to comment
Share on other sites

sinceramente tanta preocupacao com isso, a populaçao pelo que tenho visto tambem ta a caminhar para velha mesmo, logo é normal, a muito trabalho mesmo que ainda despensa o uso de pc´s, ou se os usa e com um touchscreen e um programa para gerir maquinas etc, a nivel de lojas sao uns programas em c++ e cenas assim bue basicas que se ligam logo automaticamente.... por isso axo que a preocupacao é exagerada... os mais novos na escola ja sao preparados tenhem disciplinas onde aprendem e muitos deles que nao tenhem dinheiro para ter um pc, atraves da escola conseguem ter contacto com a tecnologia...

Link to comment
Share on other sites

No mundo que hoje enfrentamos e naquele que iremos continuar a enfrentar quem não perceber o mínimo de informatica estará ultrapassado e é deixado para trás... Que seria da minha avózinha em frente a 1 PC? "Ó Walt, isto serve para quê? Posso ver a minha novela por aqui?" ... :-..

Podes avózinha mas 1º dá-me dinheiro para comprar uma placa gráfica com tv in/out.... :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.