Jump to content

Gil Vicente Despromovido


martino_metz
 Share

Recommended Posts

A culpa desta situacao toda e dos donos do futebol portugues, que no meio de tanta corrupcao acabam por volta na volta meter a pata na poca e dar nas vistas demais. Vamos ver se e desta que as coisas veem todas a publico e nos livramos das caras que mandam no nosso futebol a mts e mts anos.

Aos adeptos dos 3 grandes k dizem k o Gil devia desistir para k o Porto, Benfica e Sporting participe na champions, queria ver se fosse o vosso clube que tivesse sido colocado na 2ª divisao iam pedir para o vosso clube retirar a queixa para que os restantes outros pudessem jogar na champions...tasse mesmo a ver que iam...

Link to comment
Share on other sites

Aos adeptos dos 3 grandes k dizem k o Gil devia desistir para k o Porto, Benfica e Sporting participe na champions, queria ver se fosse o vosso clube que tivesse sido colocado na 2ª divisao iam pedir para o vosso clube retirar a queixa para que os restantes outros pudessem jogar na champions...tasse mesmo a ver que iam...

Se tivesse consciência que a punição era justa, como acho que é no caso do Gil, claro que sim. Afinal de contas eles fugiram à lei de bases para contratar um jogador que interessava a outros clubes que já tinham desistido dele devido a esse impedimento. Basicamente, o presidente julgou-se mais que os outros e decidiu passar por cima das regras. Agora está a colher o que semeou...

E eu não percebo o que eles ganham em continuar com o caso, é que subir já não sobem, ainda podem é receber uma punição ainda mais elevada e descer até para as distritais... Os sócios do Gil deviam estar é revoltados com o seu presidente, mas é mais fácil mandar as culpas para cima da FIFA que está a cumprir unicamente o seu papel :dumb:

No entanto reconheço que a maneira como a Fifa está a lidar com a situação tb não é a melhor e ainda se vai queimar no meio disto tudo. É inadmissivel que seja prepotente ao ponto de punir todas as equipas portuguesas devido a um caso que envolve apenas uma (ou pelo menos o infractor é apenas um.. :(

Link to comment
Share on other sites

Pois, mas o Gil nao acha a punicao justa, e pior que isso parece ter razao de queixa de "corrupcao" nas mais altas instancias do futebol portugues. Se os tribunais a que recorreu em 1ª instancia sao corruptos, axo mt bem que procure justica nos tribunais civis (onde parece lhe darem alguma razao) sabendo-se a influencia de certas pessoas nao e tao forte...

O ke eles teem a ganha ou a perder? Na 1ª divisao nao ficam, mesmo se desistirem do processo em tribunal a FIFA ja "ordenou" uma penalizacao exemplar, e ja se sabe que a federacao/liga farao isso mesmo. Por isso entre baixar os bracos e acabar nas distritais ou lutar contra o que consideram uma injustica podendo ter de formar 1 clube novo e comecar nas distritais.... como ves se teem pouco a ganhar, nao teem nd a perder...

Link to comment
Share on other sites

O facto de os Clubes serem proibidos de consultar tribunais civis é devido a "tentar" fazer com que as leis do futebol sejam iguais em todo o mundo..

O que por um lado acho bem. Imaginem as milhares de leis diferentes em todos os paises do mundo e imaginem a confusão que era..

Acho mto bem e tou a favor da FIFA.

Quando se fala aqui da Lei Bosman pergunto-me o que tem a ver 1 punicão a 1 jogador..

Com clubes proibidos de disputarem competicões europeias e 1 selecção disputar uma fase de apuramento.

Link to comment
Share on other sites

O facto de os Clubes serem proibidos de consultar tribunais civis é devido a "tentar" fazer com que as leis do futebol sejam iguais em todo o mundo..

O que por um lado acho bem. Imaginem as milhares de leis diferentes em todos os paises do mundo e imaginem a confusão que era..

Acho mto bem e tou a favor da FIFA.

Quando se fala aqui da Lei Bosman pergunto-me o que tem a ver 1 punicão a 1 jogador..

Com clubes proibidos de disputarem competicões europeias e 1 selecção disputar uma fase de apuramento.

Aleis do Futebol não são iguais em todo o mundo.

Um brasileiro conta como jogador comunitarios em Portugal, e na espanha conta como extra comunitario. Em Inglaterra jogadores extra-comunitarios têm que etr um visto especial. E isto só dois exemplo.

Pelo que percebi, apeans é proibido passar de Profissional -> Amador -> Profissional e isto em menos de 12 meses. Ora bem, pelo que percebi, o Mateu tinha contracto de continuo com o Lixa, isso n é contracto amador nenhum, nem contracto de jogador de futebol é. Nem sei como a federação aceitou a inscrição dele.

Logo o Gil tem mais que razões para reclamar. E depois ainda tentam processar o Gil por ter recorrido aos tribunais quando acha k tem razão.

Walt, se fosse o Benfica e tu achasses k o Benfica tinah razão, queria ver a tua opinião. Da mm maneira k acham, e eu acho tb, que o Gil tem razão neste caso ;) Só que calro, já lhe vão fazer a folha toda. Se fosse um grande tinha sorte.

Link to comment
Share on other sites

Tb podes Revenge ver as coisas de outro modo, o mais realista. De que valeria ao Benfica ter razão se ia ficar sem jogar futebol uns anos, sabe-se lá quanto tempo com todos os enormes prejuízos desportivos que isso ia acarretar. Preferias que o teu clube descesse de divisão ou estivesse umas quantas temporadas sem jogar? E além do Benfica, todo o futebol português ia ser prejudicado nesse ano (clubes e selecção).

Pois é exactamente isso que vai acontecer ao Gil Vicente se achar que a sua razão não têm 1 preço a pagar...

;)

Link to comment
Share on other sites

A FPF tá a lamber? Portugal é que tá, basta ver pelos comentarios de maior parte das pessoas. Mesmo pessoas que achavam k o Gil tinha razão, maç vêm a chantagem da Fifa, ui, que se lixe a justiça.

Eu não tuinha odio nenhum á Fifa, mas desde que a vejo com chantagens, ameaças e mania k tem poder indo contra a constituição dos paizes, e tando a cagar pra isso, porque ela ameaça e o pais come e cala, caso de Portugal. Sim, tou-me a cagar completamente pra Fifa a partir dai.

E a partir de agroa, o meu maior sonho no Futebol é que seja criada a tal Liga que o G14 quer criar. Os próprios ate disseram k iam ter mtos mais lucros do que têm actualmente com a Fifa.

No seguimento desses argumentos deixem-me falar do que acontece por exemplo no Boxe e em outros desportos de combate. Pura e simplesmente há mais do que uma Federação. No futebol, só existe a FIFA. No boxe existem várias:

1- E que tal fazerem uma nova federação? Registava-se o futebol com outro nome, mais árbitros de campo, câmaras nas balizas, etc.

2- Se nessa nova federação assinassem contrato os melhores jogadores do mundo e as melhores equipas? Acham que uma liga de campeões a nível mundial ia dar só 1 milhãozito de contos para quem entrasse? Para onde vai a soma astronómica de direitos televisivos e publicidade de dezenas de jogos vistos em todo o mundo por milhões de pessoas?

3- Porque é que acham que a sede da FIFA é na Suiça? A FIFA ganha milhões e não presta contas a ninguem.

4- Por exemplo, nos EUA, eles têm os seus desportos, o futebol americano está sempre a mudar as regras para melhor, é muito mais flexível. O público prefere, é melhor para o espectáculo, MUDA-SE. A FIFA o que é que alterou? que eu me lembre foi só aquela regrinha do atraso de bola ao guarda-redes. No andebol, existem 2 árbitros e a área de jogo é bem menor.

5- Espero bem que os dirigentes do Gil Vicente levem o caso às últimas consequências, e batia palmas se a FIFA tivesse de indemnizar todos os clubes portugueses pela perda de receitas por estar a penalizar todos os clubes só porque um usou de um direito FUNDAMENTAL que é recorrer a um tribunal por questões meramente laborais.

6- Isto é apenas futebol, por isso não se excitem muito. A mim nunca me deu nada de bom, só chatices e perda de dinheiro. Não levem a merda da bola muito a peito, isso é o que acontece em países de 3º mundo. Recordemos o caso dos jogadores portugueses que queriam isenção de impostos no último mundial. E as centenas, senão milhares, de portugueses que prestaram serviço militar? Arriscaram a vida pela nação? Jogadores que foram aclamados de heróis nacionais e que ganham milhões a comportarem-se como canalhas. Enfim, é por isto e muito mais que a minha userbar diz: VERGONHA em ser potuguês.

Link to comment
Share on other sites

Tb podes Revenge ver as coisas de outro modo, o mais realista. De que valeria ao Benfica ter razão se ia ficar sem jogar futebol uns anos, sabe-se lá quanto tempo com todos os enormes prejuízos desportivos que isso ia acarretar. Preferias que o teu clube descesse de divisão ou estivesse umas quantas temporadas sem jogar? E além do Benfica, todo o futebol português ia ser prejudicado nesse ano (clubes e selecção).

Pois é exactamente isso que vai acontecer ao Gil Vicente se achar que a sua razão não têm 1 preço a pagar...

;)

Se o tribunal der razão ao Gil isso não acontece. Não sei se já reparaste. Além da federação ter que indmnizar o Gil em todos os prejuizos que a descida lhe causou.

Se eu soubesse que o Porto tinha razão, sim queria que continuasse em tribunal, além de ter a certeza que quando saisse a razão iamos logo pra primeira. Iam ter que nos pagar tudo aquilo que perdemos, receitas, patrocinios, jogadores que entretanto sairam e fomos prejudicados. Tudo.

Por isso é que se fosse um clube grande a federação nem arriscavas, ia ser indmnizações avultadissimas no caso de perderem. Com o Gil já n serão assim tão grandes caso ganhe em tribunal.

A FPF tá a lamber? Portugal é que tá, basta ver pelos comentarios de maior parte das pessoas. Mesmo pessoas que achavam k o Gil tinha razão, maç vêm a chantagem da Fifa, ui, que se lixe a justiça.

Eu não tuinha odio nenhum á Fifa, mas desde que a vejo com chantagens, ameaças e mania k tem poder indo contra a constituição dos paizes, e tando a cagar pra isso, porque ela ameaça e o pais come e cala, caso de Portugal. Sim, tou-me a cagar completamente pra Fifa a partir dai.

E a partir de agroa, o meu maior sonho no Futebol é que seja criada a tal Liga que o G14 quer criar. Os próprios ate disseram k iam ter mtos mais lucros do que têm actualmente com a Fifa.

No seguimento desses argumentos deixem-me falar do que acontece por exemplo no Boxe e em outros desportos de combate. Pura e simplesmente há mais do que uma Federação. No futebol, só existe a FIFA. No boxe existem várias:

1- E que tal fazerem uma nova federação? Registava-se o futebol com outro nome, mais árbitros de campo, câmaras nas balizas, etc.

2- Se nessa nova federação assinassem contrato os melhores jogadores do mundo e as melhores equipas? Acham que uma liga de campeões a nível mundial ia dar só 1 milhãozito de contos para quem entrasse? Para onde vai a soma astronómica de direitos televisivos e publicidade de dezenas de jogos vistos em todo o mundo por milhões de pessoas?

3- Porque é que acham que a sede da FIFA é na Suiça? A FIFA ganha milhões e não presta contas a ninguem.

4- Por exemplo, nos EUA, eles têm os seus desportos, o futebol americano está sempre a mudar as regras para melhor, é muito mais flexível. O público prefere, é melhor para o espectáculo, MUDA-SE. A FIFA o que é que alterou? que eu me lembre foi só aquela regrinha do atraso de bola ao guarda-redes. No andebol, existem 2 árbitros e a área de jogo é bem menor.

5- Espero bem que os dirigentes do Gil Vicente levem o caso às últimas consequências, e batia palmas se a FIFA tivesse de indemnizar todos os clubes portugueses pela perda de receitas por estar a penalizar todos os clubes só porque um usou de um direito FUNDAMENTAL que é recorrer a um tribunal por questões meramente laborais.

6- Isto é apenas futebol, por isso não se excitem muito. A mim nunca me deu nada de bom, só chatices e perda de dinheiro. Não levem a merda da bola muito a peito, isso é o que acontece em países de 3º mundo. Recordemos o caso dos jogadores portugueses que queriam isenção de impostos no último mundial. E as centenas, senão milhares, de portugueses que prestaram serviço militar? Arriscaram a vida pela nação? Jogadores que foram aclamados de heróis nacionais e que ganham milhões a comportarem-se como canalhas. Enfim, é por isto e muito mais que a minha userbar diz: VERGONHA em ser potuguês.

Isso é o que o G14 já ameçõu e pensa fazer ;)

E não vejo o dia de isso acontecer, logo que o Porto tb entre, fico todo contente. O G14 apenas precisa de mais um problema com a Fifa para avançar, já tiveram mesmo quase, em que chegaram mm a ameaçar. Mais uma e olha que vão mm em frente. E digo-te, era mto mais vantajoso para eles. E a Fifa de repente perder clubes como, Barça, Real Madrid, Milan, Juventus, Inter, Man Unt, Arsenal entre outras, e ainda mais aquelas k se iam juntar. Arrisco-me a dizer que a Fifa perdia uns 70% das suas receitas e era capaz mm de se afundar. As competições deles iam começar a perder todo o interesse. Restavam as selecções.

Link to comment
Share on other sites

De que valeria ao Benfica ter razão se ia ficar sem jogar futebol uns anos, sabe-se lá quanto tempo com todos os enormes prejuízos desportivos que isso ia acarretar. Preferias que o teu clube descesse de divisão ou estivesse umas quantas temporadas sem jogar?

O Gil ja vai ficar sem jogar uns anos mesmo que desista do processo, a unica hipotese que tem e os tribunais lhe darem razoes e ou as leis do futebol mudam ou eles pedem uma boa maquia de €€€.

Ah e convem nao esquecer as acusoes que o presidente do Gil fez sobre umas certas pessoas, infelizmente parece que a comunicacao social ja foi pressionada e abafou o caso.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão quase todos a ver isto pelo lado contrário da questão...

O que está em causa não é se o Gil Vicente têm razão ou não em ter inscrito o Mateus, o que está em causa é que o Gil Vicente quando quis entrar na roda de clubes associados á FPF e á LPF assinou um papelinho no qual está bem esclarecido que não pode recorrer aos tribunais civis para contestar decisões tomadas nos tribunais desportivos, salvo a FPF lhes dê autorização para tal!

Até podem dizer que isso é errado e que é uma ditadura e mais o caraças, mas a verdade é que o Gil Vicente assinou esse documento, pois é um requerimento necessário para pertencer ao círculo dos clubes profissionais portugueses. Se não estava de acordo não assinasse esse documento.

Se o Gil Vicente violou as regras perante as quais se comprometeu só tem é que ser, severa e exemplarmente castigado...

Mais uma vez digo não está aqui em questão se é justo ou não os clubes para poderem participar em ligas profissionais terem de assinar esse conjunto de regras das quais faz parte a que referi. Mas está sim em causa o não cumprimento dessa regra após a terem aceite.

Vocês falam muito da FIFA, mas a FIA tem regras exactamente idênticas, e só quem as aceita é que pode pertencer e disputar provas da F1.

Se o Gil insistir em recorrer aos tribunais civis o que lhes vai acontecer é que para o ano estão a disputar a 3ª Divisão distrital, ou nem sequer terão possibilidade de poder entrar em qualquer competição organizada pela FPF ou pela LPF.

Link to comment
Share on other sites

Mas aí é que está esta confusão toda... no meio de tanta confusão durante a entrevista na RTP do Fiúza ele disse que a FPF o aconselhou, remeteu, recomedou, não sei qual é o termo usado por ele (também por ele não se percebe nada) a usar o tribunal para inscrever o Mateus. Aí fica mais outra trapalhada é por isso que este caso é muito confuso.

Mas hoje como disseram vão estar nos prós e contras para ver se esclarecem esta trapalhada toda.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão quase todos a ver isto pelo lado contrário da questão...

O que está em causa não é se o Gil Vicente têm razão ou não em ter inscrito o Mateus, o que está em causa é que o Gil Vicente quando quis entrar na roda de clubes associados á FPF e á LPF assinou um papelinho no qual está bem esclarecido que não pode recorrer aos tribunais civis para contestar decisões tomadas nos tribunais desportivos, salvo a FPF lhes dê autorização para tal!

Até podem dizer que isso é errado e que é uma ditadura e mais o caraças, mas a verdade é que o Gil Vicente assinou esse documento, pois é um requerimento necessário para pertencer ao círculo dos clubes profissionais portugueses. Se não estava de acordo não assinasse esse documento.

Se o Gil Vicente violou as regras perante as quais se comprometeu só tem é que ser, severa e exemplarmente castigado...

Mais uma vez digo não está aqui em questão se é justo ou não os clubes para poderem participar em ligas profissionais terem de assinar esse conjunto de regras das quais faz parte a que referi. Mas está sim em causa o não cumprimento dessa regra após a terem aceite.

Vocês falam muito da FIFA, mas a FIA tem regras exactamente idênticas, e só quem as aceita é que pode pertencer e disputar provas da F1.

Se o Gil insistir em recorrer aos tribunais civis o que lhes vai acontecer é que para o ano estão a disputar a 3ª Divisão distrital, ou nem sequer terão possibilidade de poder entrar em qualquer competição organizada pela FPF ou pela LPF.

Pelo que vi na TV não assinam nada disso. São regulamentos da Fifa, mas ninguém os assinou, foi o que vi.

Mas mm que tenha assinado, não te esqueças que assinaram algo que é inconstitucional no nosso pais, logo essa assinatura para efeitos praticos, perde logo ai todo o seu valor.

Para já o Belenenses fica na 1ª, e o Gil suspenso. Mas se o Gil continuar com o processo em tribunal, e ganhar. Tu logo ves a seguir o que acontece ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão quase todos a ver isto pelo lado contrário da questão...

O que está em causa não é se o Gil Vicente têm razão ou não em ter inscrito o Mateus, o que está em causa é que o Gil Vicente quando quis entrar na roda de clubes associados á FPF e á LPF assinou um papelinho no qual está bem esclarecido que não pode recorrer aos tribunais civis para contestar decisões tomadas nos tribunais desportivos, salvo a FPF lhes dê autorização para tal!

Até podem dizer que isso é errado e que é uma ditadura e mais o caraças, mas a verdade é que o Gil Vicente assinou esse documento, pois é um requerimento necessário para pertencer ao círculo dos clubes profissionais portugueses. Se não estava de acordo não assinasse esse documento.

Se o Gil Vicente violou as regras perante as quais se comprometeu só tem é que ser, severa e exemplarmente castigado...

Mais uma vez digo não está aqui em questão se é justo ou não os clubes para poderem participar em ligas profissionais terem de assinar esse conjunto de regras das quais faz parte a que referi. Mas está sim em causa o não cumprimento dessa regra após a terem aceite.

Vocês falam muito da FIFA, mas a FIA tem regras exactamente idênticas, e só quem as aceita é que pode pertencer e disputar provas da F1.

Se o Gil insistir em recorrer aos tribunais civis o que lhes vai acontecer é que para o ano estão a disputar a 3ª Divisão distrital, ou nem sequer terão possibilidade de poder entrar em qualquer competição organizada pela FPF ou pela LPF.

Pelo que vi na TV não assinam nada disso. São regulamentos da Fifa, mas ninguém os assinou, foi o que vi.

Mas mm que tenha assinado, não te esqueças que assinaram algo que é inconstitucional no nosso pais, logo essa assinatura para efeitos praticos, perde logo ai todo o seu valor.

Para já o Belenenses fica na 1ª, e o Gil suspenso. Mas se o Gil continuar com o processo em tribunal, e ganhar. Tu logo ves a seguir o que acontece ;)

O Revenge quer "sangue"... :gl:

:-..

Escusas de responder Revenge, já sei que queres "justiça" e as leis do nosso país estão acima da FIFA, bla, bla, bla... Acho melhor mesmo mandar-mos a FIFA e a FPF ás favas , deixarmos o profissionalismo de lado, e voltarmos ao amadorismo... Qualquer problema o Tribunal Civil resolve... ;)

Ps: estou a entrar contigo... :-..

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

O professor defendeu na RTP que, de acordo com todas as leis, os minhotos tinham direito a recorrer aos tribunais no caso Mateus

Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu ontem ao Gil Vicente que continue com o processo judicial responsável pelo alegado ultimato da FIFA, decisão que, na sua opinião, "poderá dar-lhe uma compensação indemnizatória". Na análise que fez na RTP, o professor afirmou-se ainda "seguro" de que o recurso aos tribunais para contestar a decisão "do caso Mateus" não tem nada de irregular. "À luz da Constituição, da Lei de Bases, do regulamento da Liga e do regulamento da Federação, não tenho dúvidas de que não era matéria estritamente desportiva", defendeu, antes de deixar um conselho aos órgãos que gerem o futebol nacional: devem declarar, em conjunto ("tem de ser"), o interesse público o mais tarde possível, ou seja, em cima da próxima jornada ("quinta ou sexta-feita"), para que o tribunal não possa pronunciar-se, a pedido do Gil, antes de o Belenenses ter feito um jogo, o que criará "um acto consumado".

Marcelo Rebelo de Sousa tirou mais conclusões: o despacho federativo que o clube de Barcelos interpretou como um conselho para que avançasse para tribunal é "equívoco" e "está mal redigido"; a Federação e a Liga "nunca contestaram" essa decisão do Gil e a FPF portou-se pior do que o seu organismo autónomo porque "o major é um finório". Ficaram ainda elogios para o advogado do Gil Vicente ("Cruz Vilaça é o que há de melhor em direito comunitário") e juízos a respeito das verdadeiras intenções da FIFA. O professor considera o ultimato ao futebol útil para resolver o problema mas sobretudo "um bluff", ou não fosse o alegado prazo estipulado pela FIFA (14 de Setembro) posterior à realização dos jogos da Champions. Marcelo mostrou também sérias dúvidas a respeito do singular poder da FIFA sobre os Estados, incomparável com o de qualquer outra multinacional e deixou a pergunta: "Quem deve mandar no futebol português?"

Sobre o próximo passo, não há o que saber, segundo Marcelo: a declaração de interesse público permitirá contornar a providência cautelar dlo Gil, mas FPF e Liga precisam de jogar com os "timings".

In: O Jogo

E hpje á noite temos debate nos prós e contras.

Link to comment
Share on other sites

Mas aí é que está esta confusão toda... no meio de tanta confusão durante a entrevista na RTP do Fiúza ele disse que a FPF o aconselhou, remeteu, recomedou, não sei qual é o termo usado por ele (também por ele não se percebe nada) a usar o tribunal para inscrever o Mateus. Aí fica mais outra trapalhada é por isso que este caso é muito confuso.

Mas hoje como disseram vão estar nos prós e contras para ver se esclarecem esta trapalhada toda.

A FPF disse que nao tinha competencias para julgar o caso e que o mesmo so podia ser julgado em tribunais civis.

Nao disse que o Gil devia recorrer aos tribunais civis, mas disse que so os tribunais civis podiam resolver o problema... vai dar ao mesmo, digo eu...

Link to comment
Share on other sites

Federação confirma aviso da FIFA e acciona «interesse público»

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, hoje, ter sido alertada pela FIFA para a possibilidade de as equipas portuguesas serem afastadas das competições internacionais a partir do próximo dia 14, se o denominado «Caso Mateus» não for resolvido até essa data.

Em comunicado, a FPF explica que a tomada de posição da FIFA cria «fortíssimas razões para accionar de imediato o mecanismo de interesse público das competições nacionais», fazendo assim respeitar «as deliberações da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e do Conselho de Justiça».

A FPF acredita que esta medida deverá «evitar» a suspensão das equipas portuguesas, não obstante manter-se ainda em aberto a manutenção do recurso do Gil Vicente aos tribunais comuns. No entanto, a Federação considera que as consequências da posição do clube de Barcelos ficarão «circunscritas ao próprio clube».

Comunicado da FPF:

«Tal como se previa, e na sequência da reunião realizada, na passada quinta-feira, em Zurique, a FIFA deu conta à Federação Portuguesa de Futebol da sua preocupação pela situação despoletada pelo chamado «Caso Mateus», o qual já foi amplamente divulgado e que contraria claramente o estipulado nos estatutos da FIFA, considerando este Organismo que esta situação, não só fragiliza o Futebol, como também afecta a integridade das competições.

A partir destas considerações e do conhecimento que a FIFA tem deste processo, a FPF foi informada que, se a situação criada pelo Gil Vicente Futebol Clube não for resolvida até ao dia 14 de Setembro de 2006 – de forma a que as deliberações dos órgãos de justiça do Futebol possam ser respeitadas –, irá a FIFA accionar no seu Comité de Emergência uma deliberação no sentido de suspender a FPF de todas as competições internacionais, com efeito imediato a partir daquela data.

Assim sendo, e como também já foi referido por esta Federação, existem agora fortíssimas razões para accionar de imediato o mecanismo de interesse público das competições nacionais de forma a repor as deliberações da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e do Conselho de Justiça, deliberações essas que estão em pleno vigor.

Pensamos que esta acção, por parte da FPF, poderá evitar o efeito referido no ofício da FIFA, muito embora se mantenha, ainda, a questão da manutenção, ou não, do recurso do Gil Vicente FC para o tribunal, mas cujas consequências nos parecem apenas ficar circunscritas ao próprio Clube.

A Direcção da FPF manifesta o seu sincero desejo de que haja uma clara compreensão daquilo que são as regras e regulamentos a que está vinculada, como membro da FIFA, o que é, como também já foi largamente referido, e é expressamente reconhecido na Lei de Bases do Deporto Português.

Para os devidos efeitos, a FPF irá dar conhecimento desta determinação da FIFA, em primeiro lugar, a Sua Excelência o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, mas também, e naturalmente, às partes envolvidas, nomeadamente o Gil Vicente FC, a LPFP, a Associação de Futebol de Braga, a Comissão Disciplinar da Liga e o Conselho de Justiça da FPF».

in A Bola

E agora lá tinha de vir o Gil contestar, outra coisa não se teria à espera ;)

Gilistas negam existência de interesse público

CONTESTAM TESE DEFENDIDA PELA FPF

O Gil Vicente vai contrariar em Tribunal a tese de que as provas da Liga portuguesa são de interesse público, argumentando que "não se trata de invocar a saúde pública como sucedeu no encerramento das maternidades".

Uma fonte da direcção da colectividade de Barcelos disse à Agência Lusa que o interesse público dos campeonatos nacionais, que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai invocar junto do Tribunal Administrativo, "é muito relativo, dado estar-se perante provas desportivas, não essenciais à vida pública nacional".

Além da resposta jurídica, que está a ser preparada pelo advogado José Luís Cruz Vilaça, em consonância com o departamento jurídico do clube, a colectividade estuda as possíveis sanções que lhe podem ser impostas pela Federação, entre as quais a de irradiação.

"Analisamos, nomeadamente, a possibilidade de criação de um novo clube que venha dos regionais até à primeira Liga em poucos anos", adiantou uma outra fonte, que solicitou o anonimato.

Outra das hipóteses em estudo, acrescentou a mesma fonte, é a de o clube vir a aceitar uma eventual compensação financeira para desistir da acção judicial, tendo em atenção, desde logo, que constituiu uma equipa para competir na primeira Liga com os consequentes custos em ordenados aos seus jogadores e equipa técnica.

De imediato, segundo adiantam outras fontes, vão ser abertas - por iniciativa de vários associados - contas bancárias para que os sócios possam ajudar a direcção no pagamento dos custos das acções judiciais, quer as que estão em curso, quer as que possam vir a ser interpostas.

O caso Mateus mexe, também, com as forças políticas da cidade, embora todas elas se tenham remetido ao silêncio até ao momento, dizendo não quererem "misturar política com futebol".

Apesar desta postura oficial é tido como certo nos meios próximos do clube o apoio incondicional da Câmara Municipal, gerida por Fernando Reis (PSD), à posição da direcção de "ir até ao fim no processo judicial".

O autarca não quer, no entanto, pronunciar-se sobre o caso, não pondo de fora a hipótese de o vir a fazer no futuro.

in Record

Link to comment
Share on other sites

Só espero é que na quinta feira, os socios do gil vicente aceitem continuar com este processo nos tribunais e levar até ás ultimas consequencias.

e não acredito muito na suspenção dos clubes e selecção, quem adia a decisão para depois dos primeiros jogos da liga dos campeoes, so pode estar a fazer bluff (ou entao a querer tomar uma decisão para descredibilizar a liga dos campeoes deste ano).

e já agora gostaria de saber quais os criterios para a uefa trocar os 3 grandes por chievo, ajax e osasuna?

no fim disto tudo, cheira-me que ainda vai acontecer com o gil vicente o mesmo que sucedeu com o famalicao á uns anos atras, em que este foi punido com uma descida á 3 divisao (por susposto suburno) e anos depois foi recolocado na 1ª divisao, apos falta de provas e alguns desmentidos por parte do clube supostamente subornado.

Link to comment
Share on other sites

Portanto, e seguindo aquilo que ouvi agora na tv, se os sócios do Gil decidirem 5ª feira a manutenção do caso Mateus nos tribunais civis, a partir de 5ª feira o Gil será suspenso pela FPF de todas as competições durante 4 anos... :)

Exacto. Depois se o Gil ganhar em tribunal, será recambiado para a 1ª divisão directemente, e é obrigado a receber uma indminização, k n faço ideia o valor mas n deve ser nada baixa.

E teremos tb um clube parasita que a isso acontecer, ficou na 1ª divisão devido a erros da FPF e da Fifa.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que percebi do debate de ontem, o Gil Vicente deveria ( a ver da Liga e Federação) se achasse que fosse caso disso, porque o futebol têm regulamentos próprios mas não está acima das leis do Estado, ter recorrido para o Tribunal do Trabalho que trata dos contractos e das suas disposições legais. Mas não o fez. O que Gil Vicente fez foi pedir uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. Sem ter autorização expressa dos orgãos desportivos para isso.

O Gil Vicente (pelo seu advogado) diz que não era necessário pedir autorização pois o caso extravaza a índole desportiva. O advogado do Belenenses relembra que ao recorrer directamente ao Tribunal Civil para tratar um caso contractual sem este ter passado pelo Tribunal de Trabalho acaba por ser o erro do Gil Vicente. Além de não ter respeitado os estatutos da Liga, FPF, lei de bases... O advogado do Gil diz que está a fazer uso do livre direito de recorrer aos tribunais segundo a Constituição Portuguesa... bla, bla, bla... Orgãos desportivos vs Orgãos judiciais não desportivos...

Acho que é mais ou menos isto, salvo alguma incongruência, que acontece pois eu não sou 1 homem de leis... :-..

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

É praticamente isso. Uns dizem (advogado do Belenenses e uns juristas presentes no Prós e Contras) que ao recorrer ao Tribunal Administrativos de Braga e depois ao do Porto o Gil Vicente foi contra a lei de bases e estatutos da FPF e que deveria ter recorrido ao Tribunal do Trabalho para resolver o contracto do Mateus com o Lixa.

O advogado do Gil Vicente contrapõe e diz que o Gil Vicente apenas usou os meios legais ao seu alcance e, que obteve o mesmo resultado, para "inscrever o jogador na Liga" que fez com que o Tribunal Administrativo do Porto "obrigasse" a Liga a aceitar a inscricção do Mateus.

Uma coisa que está errada no princípio do teu texto Walt Sousa foi que , após o Gil Vicente perguntar se podia inscrever o jogador Mateus, a FPF enviou uma carta ao Gil Vicente a dizer que em relação ao contracto do Mateus com o Lixa que o Gil Vicente teria de usar os tribunais para resolver essa questão...não disse especificamente qual Tribunal a utilizar.

Como o Walt disse isto é uma questão de uns dizerem que é assunto desportivo e outros que é judicial, ou seja isto é praticamente direito puro.

E para ajudar veio meter-se a FIFA e o governo não gostou.

Para terminar e para seguir a coerência dos assuntos é só para dizer que a Fátima Campos Ferreira quase que batia no Valentim Loureiro. :-..

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.