Jump to content

O "código Nuno Assis"


nelohenriq
 Share

Recommended Posts

O "Código Nuno Assis"

1

Nuno Assis solicitou à Comissão Disciplinar da Liga a atenuação extraordinária da sua pena. Por sua vez, o órgão da Liga pede ao CNAD (Conselho Nacional Antidopagem) um parecer médico-legal, que acedeu à solicitação, enviando um documento elaborado por Luís Horta, director do CNAD. Segundo o Artigo 26.º do Decreto-Lei 183/97 (alínea C) da legislação vigente para o controlo antidopagem, o CNAD tem, entre outras, a competência de "emitir pareceres fundamentados para efeitos de atenuação extraordinária das penas". O emblema encarnado alega, portanto, que o CNAD não tem competência para emitir qualquer parecer médico-legal.

2

Nuno Assis solicitou ao CNAD a Acta da sua 123.ª reunião, na qual, dos sete membros presentes, três terão requerido o levantar imediato da suspensão preventiva ao jogador encarnado. O camisola 15 quis igualmente saber a ordem de trabalhos e quais as declarações de voto expressas nesta reunião. Como resposta, o CNAD enviou apenas um "excerto" desta mesma Acta e não a totalidade do documento. Neste excerto, pode confirmar-se igualmente que foi Luís Horta o autor do parecer médico-legal entregue à Comissão Disciplinar da Liga.

3

A defesa de Nuno Assis alega que passou demasiado tempo entre a recolha da amostra (dia 3 de Dezembro, às 00h55) e a análise da mesma (dia 7 de Dezembro, às 12h32). O CNAD garante que todo o processo decorreu o mais rapidamente possível, pois não havia avião da Madeira para Lisboa nesse mesmo domingo. Passaram, entretanto, 82 horas – em condições de armazenamento alegadamente desconhecidas pela defesa encarnada – e os peritos "encarnados" garantem que, tanto a demora, como as condições de armazenamento, podem alterar os valores das análises.

4

No "Pacote de Documentação" apresentado pelo Laboratório de Análises e Dopagem figura um quadro com a decomposição da análise à (primeira) amostra recolhida a Nuno Assis. Segundo esta mesma tabela, a urina do jogador encarnado não apresenta valores proibitivos de 19-norandrosterona. Confrontado com esta situação, o CNAD justificou-se perante a defesa de Nuno Assis, apresentou uma nova tabela com os dados alegadamente correctos e disse que houve um "erro de transcrição" dos valores. Os dados inscritos como sendo relativos à primeira análise (A), reportariam, portanto, à segunda amostra ( B) . A defesa de Nuno Assis considera a falha inadmissível, tendo em conta a importância dos valores da análise no desenrolar do processo e o CNAD garante que foram tomadas medidas para evitar "erros futuros".

5

Estatisticamente, o valor máximo que Nuno Assis poderia acusar seriam 2,3 (e não apenas 2,0) nanogramas por mililitro de urina - os analistas dão um "desconto" pelo facto de ser um atleta de alta competição. A defesa do jogador alega que na contra-análise (4 nanogramas por mililitro), face às margens de erro – presentes tanto no "desconto" inicial, como na fiabilidade dos valores apresentados na análise –, existe um "hiato" em que Nuno Assis pode não ultrapassar os valores estipulados por lei. O CNAD reconhece a margem de erro na análise à urina do jogador, mas não se refere à possível margem de erro no "desconto" inicial dado pelo facto de Nuno Assis ser um atleta de alta competição.

6

Num documento de registo de gestão de materiais do Laboratório de Análises e Dopagem aparece escrito o nome de um "técnico": António. Previamente, o mesmo laboratório é obrigado a elaborar uma lista de pessoas envolvidas e habilitadas na análise da primeira amostra de Nuno Assis. Nesta mesma lista, não consta o nome de António. Confrontado pela defesa de Nuno Assis com esta incidência, o CNAD justificou o nome "António" como sendo o nome dado ao computador que efectuou a análise. :lol:

In OJOGO

03/06/2006

Edited by nelohenriq
Link to comment
Share on other sites

e e' um jogador que eu gosto mt de ver jogar enfim, e' como eu digo uma restruturação no futebol português não era ma' ideia :)

Edited by dEnAuN
Link to comment
Share on other sites

O q infelizmente está a suceder ao nuno assis foi o q sucedeu em alguns casos em algumas decisões da famosa comixão de disciplina.....

Arrasta-se...arrasta-se...e kem se f*de smp é o jogador...

É inadmissivel o q está a acontecer ao Nuno Assis...Lamentável...Mas é o fut portugues....E ainda bem q nao é smp a prejudicar os mesmos....

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

O CNAD pode funcionar mt mal e os funcionários serem mt amadores, mas toda a gente sabe q o doping, seja de que forma for, é uma constante na alta competição... qd há jogadores das distritais a tomar nandrolona e afins, p melhoria de rendimento e recuperação de lesões, o que não se fará nos escalões principais... neste casos públicos raramente haverá inocentes. É a vida deles, aquelas substâncias rendem mesmo, há q arriscar...

O Kennedy, por ex, foi suspenso qd estava na selecção, depois de ter feito uma época canhão, q fez com q fosse convocado... se tivesse corrido bem, tinha valido a pena, não?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.