Jump to content

A Defesa Menos Batida Da Europa


Revenge
 Share

Recommended Posts

Já que estamos numa onda de postar estatisticas, aqui fica mais uma:

Os campeonatos europeus caminham para o fim e o FC Porto está quase a conseguir atingir uma marca valiosa, que é a de ter a defesa menos batida da Europa. Os 15 golos sofridos, quando resta apenas uma jornada para disputar, devem chegar para bater a concorrência. As equipas que perseguem os portistas têm, curiosamente, dois treinadores portugueses. O AEK de Atenas, de Fernando Santos, tem 20 golos sofridos, tantos como o Chelsea, de Mourinho, já campeão de Inglaterra.

Uma espreitadela aos campeonatos mais competitivos deixa logo perceber que a equipa de Co Adriaanse não tem concorrentes à altura, bastando que não sofra cinco golos no Bessa para ficar com a distinção de melhor defesa dos dez primeiros países do ranking da UEFA . E se isso acontecer, o FC Porto fica à frente de equipas como Chelsea, Juventus, Milan, Inter, Lyon, Valência, Barcelona e Real Madrid, só para citar algumas. Automaticamente, nomes como Helton, Pepe, Bosingwa e Pedro Emanuel passarão a ser reconhecidos como garantia de segurança defensiva.

------------------------------------------------------------------------

Época Posição Pontos GM-GS Treinador

2005/06 1º 78 53-15 Co Adriaanse

2004/05 2º 62 39-26 Victor Fernandez e José Couceiro

2003/04 1º 82 63-19 José Mourinho

2002/03 1º 86 73-26 José Mourinho

2001/02 3º 68 66-34 Octávio Machado e José Mourinho

2000/01 2º 76 73-27 Fernando Santos

1999/00 2º 73 66-26 Fernando Santos

1998/99 1º 79 85-26 Fernando Santos

1997/98 1º 77 75-38 António Oliveira

1996/97 1º 85 80-24 António Oliveira

1995/96 1º 84 84-20 Bobby Robson

1994/95 1º 62 73-15 Bobby Robson

1993/94 2º 52 56-15 Tomislav Ivic

1992/93 1º 54 59-17 Carlos Alberto Silva

1991/92 1º 56 58-11 Carlos Alberto Silva

------------------------------------------------------------------------

O ranking

País Golos sofridos

FC Porto Portugal 15

Chelsea Inglaterra 20

AEK Grécia 20

PSV Holanda 23

Juventus Itália 23

Hamburgo Alemanha 24

Lyon França 26

Anderlecht Bélgica 27

Valência Espanha 28

Hearts Escócia 29

--------------------------------------------------------------------------

É necessário recuar até à época de 1991/92 para se encontrar um FC Porto menos batido do que o actual. Na altura, com Carlos Alberto Silva ao comando, a equipa sofreu 11 golos apenas. E se não sofrer golos no Bessa, Adriaanse iguala Ivic e Robson. Só uma catástrofe o impedirá de suplantar Mourinho

A contabilidade está sujeita a um último controlo, mas se o FC Porto chegar ao fim do campeonato sem sofrer mais golos - tudo depende do resultado do jogo com o Boavista, no próximo domingo, no Estádio do Bessa -, Co Adriaanse conseguirá uma importante vitória, contrária até ao que preconiza. Conseguirá ter a defesa menos batida dos últimos 14 anos, um registo superior, por exemplo, ao de José Mourinho nas duas épocas e meia enquanto treinador do FC Porto. O actual treinador do Chelsea conseguiu a melhor eficácia defensiva na mítica época de 2003/04, quando a equipa sofreu 19 golos. Portanto, só uma goleada no Bessa impedirá Adriaanse de o bater neste capítulo.

O trabalho de Mourinho no FC Porto aparece como barómetro para Adriaanse, ou para qualquer outro técnico, porque nos últimos anos é reconhecido como baluarte da eficácia defensiva. Mas não foi apenas Mourinho a conseguir óptimos resultados nesse campo. Para já, Co Adriaanse igualou a marca de Bobby Robson e Tomislav Ivic. O FC Porto treinado pelo inglês em 1994/95 sofreu apenas 15 golos, sagrando-se campeão de forma confortável. Na época anterior, e apesar do segundo lugar, já Ivic havia conseguido a mesma eficácia defensiva (15 golos sofridos), pelo que o feito de Adriaanse não é original, apesar de estar revestido, talvez, de maior mérito. É que o treinador holandês utiliza tácticas arrojadas, entre o 3-3-4 e o 3-4-3, ganhando maior relevo o facto de a equipa sofrer poucos golos, já que em outras temporadas o sistema táctico contava sempre com quatro defesas. Adriaanse também os utilizou na primeira parte da época, subtraindo-lhes um a partir do jogo com o Estrela, ou seja, actuou com três defesas nas últimas 15 jornadas.

Ataque pouco produtivo

Se a segurança defensiva está demonstrada no esquema de Co Adriaanse, quanto aos golos marcados os valores do FC Porto estão aquém da média alcançada nos últimos anos, facto que já levou o holandês a declarar que um dos objectivos na próxima temporada é marcar mais golos. Ainda assim, os 53 marcados até agora suplantam a fasquia da última época, na qual o FC Porto conseguiu apenas marcar 39 golos. Esta foi, de resto, a excepção que confirma a regra. Na época de 1998/99 a equipa treinada por Fernando Santos sagrou-se campeã e marcou 85 golos, tendo sofrido 26. Robson conseguiu algo semelhante (84 golos marcados, mas 20 sofridos) em 1995/96 e António Oliveira chegou aos 80 golos na época de 1996/97. O melhor ataque de José Mourinho ficou-se pelos 73 golos marcados, em 2002/03.

Com 78 pontos conquistados, podendo chegar aos 79 ou 81 em caso de empate ou vitória frente ao Boavista, respectivamente, Co Adriaanse conseguiu um valor que está dentro da média de pontos alcançados na última década. Se o FC Porto vencer no Bessa, Adriaanse conseguirá o quinto melhor resultado em termos de pontos nos últimos anos.

@ ojogo

Link to comment
Share on other sites

Bah, o Sporting tem 24, o Braga 21e o benfica 26!!! Ou seja estes rankings n kerem dizer nada!!!

O porto quando teve em confronto directo com estas equipas, as da liga dos campeoes, sofreu golos até dizer chega!!!

Enfim, pro ano ha mais e agente cá estaremos para vos dar uma coça!!! :lamo:

Link to comment
Share on other sites

parece k tokei num ponto sensivel de alguem hoje.... :rolleyes:

seja como for, eu keru e ser campeao.. keru la saber se sou o mais ou o menos batido... ou o melhor ou o pior marcador.. lol.. tudo isso deixa de interessar.... pelo menos para mim.

Mas é uma boa marca para o Porto, tendo em konta a fraca defesa que tem ( em termos individuais ) na minha opiniao :)

Link to comment
Share on other sites

Bah, o Sporting tem 24, o Braga 21e o benfica 26!!! Ou seja estes rankings n kerem dizer nada!!!

O porto quando teve em confronto directo com estas equipas, as da liga dos campeoes, sofreu golos até dizer chega!!!

Enfim, pro ano ha mais e agente cá estaremos para vos dar uma coça!!! :lamo:

Ou seja têm mais golos sofridos... não entendi essa do ranking não querer dizer nada...

Link to comment
Share on other sites

Bah, o Sporting tem 24, o Braga 21e o benfica 26!!! Ou seja estes rankings n kerem dizer nada!!!

O porto quando teve em confronto directo com estas equipas, as da liga dos campeoes, sofreu golos até dizer chega!!!

Enfim, pro ano ha mais e agente cá estaremos para vos dar uma coça!!! :lamo:

Ou seja têm mais golos sofridos... não entendi essa do ranking não querer dizer nada...

Uma espreitadela aos campeonatos mais competitivos deixa logo perceber que a equipa de Co Adriaanse não tem concorrentes à altura, bastando que não sofra cinco golos no Bessa para ficar com a distinção de melhor defesa dos dez primeiros países do ranking da UEFA . E se isso acontecer, o FC Porto fica à frente de equipas como Chelsea, Juventus, Milan, Inter, Lyon, Valência, Barcelona e Real Madrid, só para citar algumas. Automaticamente, nomes como Helton, Pepe, Bosingwa e Pedro Emanuel passarão a ser reconhecidos como garantia de segurança defensiva.

E eu comentei que o Sporting o Benfica e o Braga tb tem menos golos sofridos que elas, e assim sendo pela teoria do Revenge, também Polga,Tonel,Abel,Caneira,Luis Filipe,Nunes,Leo,Ricardo,Paulo Santos,Moreto...

também deveriam ser reconhecidos como garanta de segurança.. e não são porque o que interessa mesmo são os pontos e o resto são apenas estatisticas.!! Percebeste agora!

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Bah, o Sporting tem 24, o Braga 21e o benfica 26!!! Ou seja estes rankings n kerem dizer nada!!!

O porto quando teve em confronto directo com estas equipas, as da liga dos campeoes, sofreu golos até dizer chega!!!

Enfim, pro ano ha mais e agente cá estaremos para vos dar uma coça!!! :lamo:

Ou seja têm mais golos sofridos... não entendi essa do ranking não querer dizer nada...

Uma espreitadela aos campeonatos mais competitivos deixa logo perceber que a equipa de Co Adriaanse não tem concorrentes à altura, bastando que não sofra cinco golos no Bessa para ficar com a distinção de melhor defesa dos dez primeiros países do ranking da UEFA . E se isso acontecer, o FC Porto fica à frente de equipas como Chelsea, Juventus, Milan, Inter, Lyon, Valência, Barcelona e Real Madrid, só para citar algumas. Automaticamente, nomes como Helton, Pepe, Bosingwa e Pedro Emanuel passarão a ser reconhecidos como garantia de segurança defensiva.

E eu comentei que o Sporting o Benfica e o Braga tb tem menos golos sofridos que elas, e assim sendo pela teoria do Revenge, também Polga,Tonel,Abel,Caneira,Luis Filipe,Nunes,Leo,Ricardo,Paulo Santos,Moreto...

também deveriam ser reconhecidos como garanta de segurança.. e não são porque o que interessa mesmo são os pontos e o resto são apenas estatisticas.!! Percebeste agora!

E qual é a parte que não percebeste que este ranking só premeia a melhor de cada campeonato?

Link to comment
Share on other sites

isso é relativo porque as equipas dos diferentes campeonatos não são equivalentes.

se o Porto tivesse a jogar no campeonato inglês ou italiano, de certeza que a história era diferente.

e vice versa.

Link to comment
Share on other sites

sinceramente, esse ranking para mim pouco conta. O que me interessa é que o porto foi campeão, o resto...

apesar dessas estatisticas, acho que o porto continua a precisar de um ou outro reforço para a defesa.

Link to comment
Share on other sites

parece k tokei num ponto sensivel de alguem hoje.... :rolleyes:

seja como for, eu keru e ser campeao.. keru la saber se sou o mais ou o menos batido... ou o melhor ou o pior marcador.. lol.. tudo isso deixa de interessar.... pelo menos para mim.

Mas é uma boa marca para o Porto, tendo em konta a fraca defesa que tem ( em termos individuais ) na minha opiniao :)

Quando se sofre poucos golos é porque se tem grandes jogadores na defesa, quando se marca mtos golos é porque se tem grande jogadores no ataque.

Se o Porto sofreu poucos golos é porque tem boas individualidades e soube jogar bem em equipa.

Não venham cá com historias, que os grandes jogadores podem sofrer mais golos, e os fracos pdoem sofrer menos. Se sofrem menos é porque são melhores do que os k sofrem mais.

Link to comment
Share on other sites

Uma espreitadela aos campeonatos mais competitivos deixa logo perceber que a equipa de Co Adriaanse não tem concorrentes à altura, bastando que não sofra cinco golos no Bessa para ficar com a distinção de melhor defesa dos dez primeiros países do ranking da UEFA . E se isso acontecer, o FC Porto fica à frente de equipas como Chelsea, Juventus, Milan, Inter, Lyon, Valência, Barcelona e Real Madrid, só para citar algumas. Automaticamente, nomes como Helton, Pepe, Bosingwa e Pedro Emanuel passarão a ser reconhecidos como garantia de segurança defensiva.

E eu comentei que o Sporting o Benfica e o Braga tb tem menos golos sofridos que elas, e assim sendo pela teoria do Revenge, também Polga,Tonel,Abel,Caneira,Luis Filipe,Nunes,Leo,Ricardo,Paulo Santos,Moreto...

também deveriam ser reconhecidos como garanta de segurança.. e não são porque o que interessa mesmo são os pontos e o resto são apenas estatisticas.!! Percebeste agora!

E qual é a parte que não percebeste que este ranking só premeia a melhor de cada campeonato?

Epa pronto o ranking sim, premeia os primeiros, mas ele falou em outras equipas sem ser os primeiros classificados, e eu simplesmente disse que segundo essa teoria tb os defesas das equipas que mencionei também garantiam uma defesa segura e de facto é verdade, o Sporting na segunda volta por exemplo sofreu salvo erro 8 golos e foi a melhor defesa da 2ª volta, mas isto não faz dela campeã, pois n? São só estatisticas!!

Link to comment
Share on other sites

Uma espreitadela aos campeonatos mais competitivos deixa logo perceber que a equipa de Co Adriaanse não tem concorrentes à altura, bastando que não sofra cinco golos no Bessa para ficar com a distinção de melhor defesa dos dez primeiros países do ranking da UEFA . E se isso acontecer, o FC Porto fica à frente de equipas como Chelsea, Juventus, Milan, Inter, Lyon, Valência, Barcelona e Real Madrid, só para citar algumas. Automaticamente, nomes como Helton, Pepe, Bosingwa e Pedro Emanuel passarão a ser reconhecidos como garantia de segurança defensiva.

E eu comentei que o Sporting o Benfica e o Braga tb tem menos golos sofridos que elas, e assim sendo pela teoria do Revenge, também Polga,Tonel,Abel,Caneira,Luis Filipe,Nunes,Leo,Ricardo,Paulo Santos,Moreto...

também deveriam ser reconhecidos como garanta de segurança.. e não são porque o que interessa mesmo são os pontos e o resto são apenas estatisticas.!! Percebeste agora!

E qual é a parte que não percebeste que este ranking só premeia a melhor de cada campeonato?

Epa pronto o ranking sim, premeia os primeiros, mas ele falou em outras equipas sem ser os primeiros classificados, e eu simplesmente disse que segundo essa teoria tb os defesas das equipas que mencionei também garantiam uma defesa segura e de facto é verdade, o Sporting na segunda volta por exemplo sofreu salvo erro 8 golos e foi a melhor defesa da 2ª volta, mas isto não faz dela campeã, pois n? São só estatisticas!!

Mas a liga vale como um todo, n apenas uam volta. E o Porto no total sofreu 15, e o sporting 24.

Link to comment
Share on other sites

parece k tokei num ponto sensivel de alguem hoje.... :rolleyes:

seja como for, eu keru e ser campeao.. keru la saber se sou o mais ou o menos batido... ou o melhor ou o pior marcador.. lol.. tudo isso deixa de interessar.... pelo menos para mim.

Mas é uma boa marca para o Porto, tendo em konta a fraca defesa que tem ( em termos individuais ) na minha opiniao :)

Quando se sofre poucos golos é porque se tem grandes jogadores na defesa

wrong! totalmente, absolutamente ERRADO!.....

ke barbaridade ke foste dizer, ó Revenge nem parece teu :P

Link to comment
Share on other sites

parece k tokei num ponto sensivel de alguem hoje.... :rolleyes:

seja como for, eu keru e ser campeao.. keru la saber se sou o mais ou o menos batido... ou o melhor ou o pior marcador.. lol.. tudo isso deixa de interessar.... pelo menos para mim.

Mas é uma boa marca para o Porto, tendo em konta a fraca defesa que tem ( em termos individuais ) na minha opiniao :)

Quando se sofre poucos golos é porque se tem grandes jogadores na defesa

wrong! totalmente, absolutamente ERRADO!.....

Claro, quando se sofre poucos golos, é porque os jogadores da defesa são azelhas, mas o GR e os medios são tão bons que conseguem culmatar o facto dos defesas serem azelhas e ainda conseguem por o Porto como melhor defesa do campeonato.

É impressionante aquele Baia/Helton e aqueels medios, fazem maravilhas. O Porto nem precisa de defesa.

Link to comment
Share on other sites

individualmente a defesa do Benfica é bem melhor k a do porto .. no entanto sofreu mais golos... nao tem nada a ver, ó revenge, tens tantos factores que influenciam o numero de golos marcados e sofridos .....

ja k falamos em marcados, o Porto tem um atake MUITO superior ( individualmente ) ao Benfica.. e so consegue ter mais 3 golos marcados...

Link to comment
Share on other sites

individualmente a defesa do Benfica é bem melhor k a do porto .. no entanto sofreu mais golos... nao tem nada a ver, ó revenge, tens tantos factores que influenciam o numero de golos marcados e sofridos .....

ja k falamos em marcados, o Porto tem um atake MUITO superior ( individualmente ) ao Benfica.. e so consegue ter mais 3 golos marcados...

Rapaz o que é que define um bom jogador?

Não sei se tu já entendeste, mas no futebol os jogadores são defenidos por aquilo que fazem, e os jogadores do Porto apenas permitiram que 15 bolas entrassem na baliza, e os do Benfica permitiram que 26 entrassem nas suas redes. Por isso não pdoes dizer que os do Benfica são melhores individualmente.

Se fossem, sofriam menos. Se sofrem mais golos é porque são piores. Um avançado que n marca golos é mau, um avançado que marca mtos golos é bom. Um medio que faz poucas assistencias é mau, um medio que faz mtas assistencias é bom, etc etc etc

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Quando se sofre poucos golos é porque se tem grandes jogadores na defesa, quando se marca mtos golos é porque se tem grande jogadores no ataque.

Ok, Revenge, tens uma grande defesa, com excelentes jogadores, seguindo a tua lógica se é a menos batida da Europa é tb em termos de qualidade das melhores do Velho Continente. Tens espectaculares laterais, extraordinários centrais e um enorme guarda-redes em talento. Tenho a impressão que essa de criares tópicos para tentares provar não sei o quê com "regras 3 simples" é sintoma de alguma carência. Sentes-te em baixo e queres que a gente te puxe animicamente para cima? :-.. Anda cá... :con:

Não sei se tu já entendeste, mas no futebol os jogadores são defenidos por aquilo que fazem, e os jogadores do Porto apenas permitiram que 15 bolas entrassem na baliza, e os do Benfica permitiram que 26 entrassem nas suas redes. Por isso não pdoes dizer que os do Benfica são melhores individualmente.

Se o Dinamo de Tirana, do grandioso campeonato albanês, para o ano sofrer apenas 12 golos no seu campeonato, a sua talentosa defesa sofrerá uma razia e irá se espalhar por essa Europa do futebol: Manchester United, Barcelona, Juventus, Bayer Munique. :lol:

Porque...sofrer apenas 12 golos é sempre sintoma de uma grande defesa e talentosos jogadores. :-..

Não digo que não seja bom ter essa marca mas gostaria que a conseguísses no Calcio ou na Liga Espanhola, get it? ;)

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Quando se sofre poucos golos é porque se tem grandes jogadores na defesa, quando se marca mtos golos é porque se tem grande jogadores no ataque.

Ok, Revenge, tens uma grande defesa, com excelentes jogadores, seguindo a tua lógica se é a menos batida da Europa é tb em termos de qualidade das melhores do Velho Continente. Tens espectaculares laterais, extraordinários centrais e um enorme guarda-redes em talento. Tenho a impressão que essa de criares tópicos para tentares provar não sei o quê com "regras 3 simples" é sintoma de alguma carência. Sentes-te em baixo e queres que a gente te puxe animicamente para cima? :-.. Anda cá... :con:

Não sei se tu já entendeste, mas no futebol os jogadores são defenidos por aquilo que fazem, e os jogadores do Porto apenas permitiram que 15 bolas entrassem na baliza, e os do Benfica permitiram que 26 entrassem nas suas redes. Por isso não pdoes dizer que os do Benfica são melhores individualmente.

Se o Dinamo de Tirana, do grandioso campeonato albanês, para o ano sofrer apenas 12 golos no seu campeonato, a sua talentosa defesa sofrerá uma razia e irá se espalhar por essa Europa do futebol: Manchester United, Barcelona, Juventus, Bayer Munique. :lol:

Porque...sofrer apenas 12 golos é sempre sintoma de uma grande defesa e talentosos jogadores. :-..

Não digo que não seja bom ter essa marca mas gostaria que a conseguísses no Calcio ou na Liga Espanhola, get it? ;)

Sim, não foi à toa que o Porto, mesmo com aqueles dois monstros na baliza, sofreu 9 golos em 6 jogos na Champions

Quando se sofre poucos golos é porque se tem grandes jogadores na defesa
... MAI NADA!! :-
Link to comment
Share on other sites

Sim, não foi à toa que o Porto, mesmo com aqueles dois monstros na baliza, sofreu 9 golos em 6 jogos na Champions

Epá, mas aí tavamos praticamente em início de época, com a equipa ainda a tentar perceber o novo esquema (?) que o Co queria implementar... facilmente se percebe que com o desenrolar do campeonato a defesa foi melhorando gradualmente... :-

Edited by SPAK
Link to comment
Share on other sites

Sim, não foi à toa que o Porto, mesmo com aqueles dois monstros na baliza, sofreu 9 golos em 6 jogos na Champions

Epá, mas aí tavamos praticamente em início de época, com a equipa ainda a tentar perceber o novo esquema (?) que o Co queria implementar... facilmente se percebe que com o desenrolar do campeonato a defesa foi melhorando gradualmente... :-

Ínicio da época?? De Setembro a Dezembro??... realmente com alguns de vós não há volta a dar :dumb:

Link to comment
Share on other sites

Ínicio da época?? De Setembro a Dezembro??... realmente com alguns de vós não há volta a dar :dumb:

Ok, estávamos no fim da época :tease: agora ja passamos essa fase e estamos no "depois" do fim da época...

Mas eu tenho a certeza que percebeste onde quis chegar e tavas só no gozo... :P

Link to comment
Share on other sites

Sim, não foi à toa que o Porto, mesmo com aqueles dois monstros na baliza, sofreu 9 golos em 6 jogos na Champions

Como eu já disse, o Porto tem tactica e equipa para ganhar aos pequenos todos. Contra equipas que atacam, o saldo é negativo.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.