Jump to content

Como Era... Ser Criança.


PiNi-PoM
 Share

Recommended Posts

Antes demais sei que isto é assunto "repetido", há aí algures um tópico sobre isto mas não encontrei. Se alguém souber dele que meta aqui o link para a moderação depois poder juntar ambos os tópicos :y:

Recebi este email de uma pessoa amiga:

De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípio de 80 não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos. Não tínhamos frascos de medicamento com tampas "á prova de crianças" ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.

Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags viajar á frente era um bónus. Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem. Comíamos batatas fritas, pão com

manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.

Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos.

Saímos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso. Não tínhamos Play Station, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD,Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua.

Jogávamos ao elástico e á barra e a bola até doía! Caíamos das arvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal.

Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.

Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a escola; não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem. Criávamos jogos com paus e bolas. Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem, eles estavam do lado da lei. Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso,sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.

És um deles? Parabéns!

Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as nossas vidas, "para nosso bem". Para todos os outros que não têm idade suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós. Isto meus amigos é surpreendentemente medonho ... e talvez ponha um sorriso nos vossos lábios: A maioria dos estudantes que estão nas universidades hoje nasceram em 1986...chamam-se jovens. Nunca ouviram "we are the world" e uptown girl

conhecem de westlife e não Billy Joel. Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle. Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname. A SIDA sempre existiu. Os CD's sempre existiram. O Michael Jackson sempre foi branco. Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo fosse um dia deus da dança. Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado. Não conseguem imaginar a vida sem computadores. Não acreditam que houve televisão a preto e branco.

Ai ai... não pude deixar de sorrir ao ler a grande maioria do que aqui está escrito.. e lembrar-me como isto é verdade! Até fiquei com saudades de ir jogar ao 35 e andar de bicicleta eheheh :clap:

Beijocas!

Link to comment
Share on other sites

mas o que leva a crer que os de 85 ja nao apanharam nada disso?

Mania de quererem ser os unicos "velhos".

Eu lembro-me do Travolta magro, lembro-me do Jackson preto...

Revejo-me aí.

Falta o jogo da moda da altura: pedra lua.

Link to comment
Share on other sites

mas o que leva a crer que os de 85 ja nao apanharam nada disso?

Mania de quererem ser os unicos "velhos".

Eu lembro-me do Travolta magro, lembro-me do Jackson preto...

Revejo-me aí.

Falta o jogo da moda da altura: pedra lua.

Eh eh, também sou de 85 e lembro-me de fazer muita "trenguice"... :-.. Consolas? TV? Nada como a bola, a bicicleta e mais algum pessoal para passar um excelente dia! Boas recordações! :y:

Link to comment
Share on other sites

Jamais trocaria os meus tempos de infância por os de agora !! ainda me lembro do meu 1 belo pc um oliveti a jogar alley cat a CGA e hercules , rick dangerouse , aquele de F1 paratropper etc...a vir a correr para casa para ver o agora escolha , acabar treinos de futebol + cedo para irmos todos vermos o JUSTICEIRO enfim ó tempo voltra atras !!

PS:podem achar lamechas mas quase me vem as lágrimas aos olhos quando oiço a musica do VERANO AZUL aqueles veroes brutais onde tudo parecia pefeito (sem preocupaçoes !) ai ai , e o trgico dia em que chanquete morreu chorei baba e ranho !! épá tou velho fds adorava reviver esses dias nem que fosse só por um dia !!

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Belos os dias em que ia jogar "basket" para a varanda dos vizinhos e partir candeeiros a tentar encestar a bola em aros imaginários =) Quando um gajo não tinha que andar preocupado com nada e nao havia responsabilidades...

Spectrum?? Turbograf X.. consola de 16bits acho eu.. ainda a tenho na casa de férias :P

CuMpZ

Link to comment
Share on other sites

We are the woooooorld

We are the childreeeeeen

We are the ones who make a brighter day

So let's start giviiiiiiiing

Ai que nostalgia!

Confesso que de tudo o que foi escrito nesse mail só n sei quem são estes senhores: Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle.

Os putos de hoje, coitados... Têm uma juventude bem mais pobre do que a nossa.

Sou de 81 e n me farto de dizer que o ppl de 84 para baixo é bixo do mato, o resto é florzinha de estufa.

Link to comment
Share on other sites

E eu ainda me lembro do dia em que tive a primeira Tv a cores em casa... para ver a TV Espanhola, que a nossa ainda demorou um tempito. Tinha ideia que os locutores usavam todos fatos cinzentos e só depois é que descobri que afinal ainda eram piores: bordeaux, amarelos, xadrez castanho e amarelo :-.. :blerk:

Mas também sou do tempo de ir roubar estores para fazer sky´s e descer a minha rua coberta de neve, no inverno, porque no verão lá tinha que haver uns assaltos às oficinas para gamar uns rolamento. Quer dizer, roubar não era bem o termo, era mais pedir emprestado :-

Uff, estou mesmo a ficar velho :dumb:

Link to comment
Share on other sites

Então o o jogo das escondidas, a apanhada, ui o bate pé, a bela da macaca, enfim são coisas do passado.

Lembro-me do jackson versão black e versão white.

Alguns nomes que falaram não conheço, mas gosto bastante de música dos anos 80.

Não tinha pc, havia spectrum, amiga, jogo de futebol na rua de um amigo qualquer, onde as vizinhas vinham à janela reclamar por causa da bola estar a bater no vidro constantemente, eheh.

Então e ninguém tocava às campainhas todas e fugia, as velhotas a virem à janela e o pessoal a dar de fuga.

Link to comment
Share on other sites

Não tinha pc, havia spectrum, amiga, jogo de futebol na rua de um amigo qualquer, onde as vizinhas vinham à janela reclamar por causa da bola estar a bater no vidro constantemente, eheh.

Então e ninguém tocava às campainhas todas e fugia, as velhotas a virem à janela e o pessoal a dar de fuga.

lol mto bom mm.. adorava passar num +rédio ca perto e tocar nas capainhas todas.. ficavam uns a falar com os outros..lololninguem nos vi na porta e depois o melhor é k eram montes de andares.. pah.. akilo enchia-nos os olhos tantos botoes. eeheh kk dia passo lá fazer o mm.. :lol: :tease:

Link to comment
Share on other sites

jogar ao espeta com altas cavilhas , e corridas de caricas em muros , fazer laços a lagartixas , lixar os joelhos todos a jogar á bola e depois de ter crosta arrancar outra vez lol a grande bebida CAPRISONE que as nossa maes nos mandavam para a escola , o famoso jogo do aquece (era com cada pontapé no cu que ate fazia mossa) a serie de TV a super avozinha lol A-team enfim fds tou mesmo com as lagrimas nos olhos e volto a dizer nao trocava a minha infancia por a de agora , btw sou de 76

PS: das coisas que me deixa mais com um sorriso nos labios é quando falo da minha infância e voçes tb acontece isto?

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

jogar ao espeta com altas cavilhas , e corridas de caricas em muros , fazer laços a lagartixas , lixar os joelhos todos a jogar á bola e depois de ter crosta arrancar outra vez lol a grande bebida CAPRISONE que as nossa maes nos mandavam para a escola , o famoso jogo do aquece (era com cada pontapé no cu que ate fazia mossa) a serie de TV a super avozinha lol A-team enfim fds tou mesmo com as lagrimas nos olhos e volto a dizer nao trocava a minha infancia por a de agora , btw sou de 76

PS: das coisas que me deixa mais com um sorriso nos labios é quando falo da minha infância e voçes tb acontece isto?

Tás como eu, mas também jogava ao ringue e a uma versão do baseball, mas com uma bola de ténis e sem tacos, assim como a versão do ringue com a mesma bola. A época das cavilhas foi altamente, a ir comprar os maiores pregos que havia (quando não se cortava as berguinhas de ferro e se afiava), para poder dar a volta mais depressa ao campo de jogo. Uma vez atirei uma ao ar e quando caiu foi em cima da cabeça de um gajo que morava lá perto da escola. Fez-lhe um buracão na cabeça e por sorte não sofreu mais nada, lol. Os meus tempos de secundário, principalmente o 7º ano, foram de autêntica desbunda. Cada vez que conto essas histórias parto-me a rir e fico muito feliz de ter passado por isso tudo. Por azar, ou por sorte, a turma do 7º era só de homens. Imaginem 30 e tal homens, sem nenhuma mulher para acalmar a coisa. Tinhamos uma prof de matemática que parecia a Samantha Fox! Aquilo é que era, altos air-bags que levavam todos a não faltar. Mas fizemos-lhe a cabeça em água que ela durou apenas o 1º trimestre lá na escola, depois infelizmente foi substituida por uma tão gorda que parecia uma baleia e mandava toda a gente tirar as malas dos espaços entre as carteiras, para poder passar! Cada vez que entrava no seu velho Kadett, o carro até andava de lado! Tinhamos um rio e um barreiro (lugar onde tiravam barro para uma fábrica de cerãmica que havia ao lado da escola). Era claro que iamos sempre que podiamos, para lá tomar banho. Faziamos altas b«cabanas no meio do mato e arranjavamos grupos para defender a zona, tipo tribos. Iamos apanhar caranguejos para o rio e voltavamos para a escola com sacos cheios. Deixavamos fugir alguns durante as aulas e era alta desbunda com os professores a deixar de dar a aula enquanto ninguém se acusasse. Tiravamos os parafusos a tudo quanto era cadeira e mesa, e colecionavamos no porta-lápis, para ver quem tinha mais. Saimos da sala e ficava sempre a nossa marca, cadeiras penduradas nos cabides, lixo pelo chão. Até furamos um vidro, uma vez, quando alguém atirou um parafuso a outro gajo que estava perto das janelas e foi o fim da aula aos 10 minutos. Usavamos as canetas BIC para atirar bolinhas de papel e bagos de arroz e cada vez que a professora se metia a escrever alguma coisa no quadro era logo todos ao mesmo tempo a atirar para o quadro, de tal maneira que se notava à distância a carrada de papéis colada (um dos colegas levou com um bago de arroz num olho e nunca mais foi às aulas e isto foi no 1º período). Depois havia sempre alguém a ir para a rua por mau comportamento. Nas greves de estudantes incendiamos os contentores do lixo e penduramos bicicletas na rede do campo de jogos a mais de 5m de altura. Usava-se as fisgas improvisadas, com um elástico do dinheiro e alguns arames dobrados em U e era um tal atirar às lãmpadas, pensando que nunca acertariamos, mas volta e meia lá ia uma.

Numa das vezes que metade da turma faltou, numa tarde, tinha ido a pé a um antigo convento abandonado, com um colega. Assim que chegamos à escola fomos logo apanhados por um dos porteiros que nos levou para o Conselho Directivo. Alto interrogatório. Sempre a tentar saber se não tinhamos ido para o rio nadar e coisas assim. Viemos a descibrir mais tarde que um grupo da nossa turma tinha ido para o rio nadar e um deles mergulhou, com a maré baixa, de uma altura de 1m e meio para um sitio com pedregulhos e rachou a cabeça, LOL! Levou alguns 20 e tal pontos e foi toda a gente ao CD!

E tantas outras coisas que aconteceram...

Saudades!

Link to comment
Share on other sites

Sou de 1986 e lembro.me das brincadeiras tds que ja' aqui foram ditas, lembro.me de chegar a casa td esfolado e sujo de oleo pq as bolas iam parar debaixo dos carros e um gajo tinha que ir buscar, hoje em dia e' consolas e computadores..lembro-me de descer ruas de skate, de andar de bicicleta coisas que os putos de hoje em dia n fazem ou são pcs os que fazem bons tempos. Fazia-se tanta porcaria nessa altura :lol:

Pini-Pom ja' tinha ouvido falar desse mail a minha stora de PT leu isso na aula lol

Link to comment
Share on other sites

Niguém daqui fazia cenas maradas com os carrinhos velhos que um gajo tinha?

Eu lembro-me de ter sacos e sacos de carros da Majorette todos fdds cheios de mócadas, uns sem portas, outros com as rodas todas empenadas e usava esses para fazer as minhas experiências.

Desde tentar ver se os conseguia desintegrar contra uma parede, até comprar bombas de carnaval e fazer um autêntico carro bomba até atirá-los do terraço do meu prédio, atirá-los por uma estrada abaixo e ver onde paravam, etc.

Eu n sei pq tinha a mania de partir os meus brinquedos todos. Era a cena que mais me dava prazer...

Chegou a um ponto em que o meu pai só me comprava brinquedos novos se eu lhe mosrtasse um brinquedo que não estivesse partido. A maior parte das vezes, não encontrava nenhum sem mácula e lá ia eu buscar a minha bola de futebol que apesar de estar toda esfoladinha, ainda era... redonda. LOL

Era mesmo o melhor que podia arranjar e o meu pai achava piada.

Lembro-me perfeitamente que nos fins de semana de manhã, antes de ir ver os desenhos animados (ai meu rico Heman), ia roubar as chaves de parafusos do meu pai e toca a abrir os brinquedos para ver como era lá dentro. Depois de ver como era, voltava a aparafusar novamente e ficava todo contente qd aquilo continuava a funcionar. Montes de vezes o meu pai ia ver o que eu tava a fazer, e notava-se perfeitamente a cara de wtf!? que ele fazia quando apanhava o filho com suas as chaves a abrir os brinquedos que lhe oferecia em vez de brincar com eles.

Ou qd construia alguma coisa com os legos, o objectivo era destruir, pq depois as construções tinham todas de passar no teste de resistência que consistia em atirar a construção contra os mais variados alvos e ver que peças se soltavam para depois reforçar a parte mais frágil.

Ás vezes armava-me em cientista e fechava-me na casa de banho a misturar ingredientes para fazer poções secretas, tipo Merlin. Os ingredientes eram os detergentes da minha mãe e práticamente tudo o que eu pudesse por a mão ia para dentro da mistura. Depois is dar ás plantas e ás formigas para ver se elas gostavam ou se morriam... })

Fdx um gajo arranjava cada cena para fazer... Quem me dera voltar a essa época. Até a música dos anos 80 (coisa que eu dantes odiava) agora me soa bem e me dá aquela nostalgia das tardes que passava a fazer maluquices pelas ruas e das noites que passava no salão de jogos a gastar chapas no PacMan, no Pole position, no Altered Beast, etc.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Recordo-me de, com 6 anos, andar a fazer corridas com carrinhos de rolamentos numa rampa de acesso ao quintal da minha casa. Era eu e mais 3, contudo, eu fui o unico que efectivamente não sabia travar a coisa e só parei quando dei com a cabeça num vaso enorme de barro. Nada que 5 ou 6 pontos não resolvessem, e no dia seguinte lá estava eu a fazer cabanas nas árvores todo contente da vida.

Recordo com carinho as tares inteiras passadas com mais 8 ou 9 amigos, simplesmente a correr pelos campos ou a jogar ao "mata".

Enfim, são tempos que não voltam, e são experiencias que muitos jovens não viveram. Não digo que se viva pior agora, mas não trocava a felicidade que tive por nada.

Link to comment
Share on other sites

Já tinha recebido isto por mail, na altura fiquei altamente nostálgico.

Rick Astley? Faz-me lembrar o "Never Gonna Give You Up"

Banarama? Mas quem é que não se lembra de "Venus"?...

E alguém se lembra que no dia 1 de Junho, pelo menos no Porto, era costume as crianças poderem andar à borla nos autocarros? Como a minha escola era perto de casa, nesse dia "vingava-me" de andar de autocarro. E que tal ir para a praia completamente pendurados nas portas dos comboios? Nos desenhos animados gostava dos Transformers, Flashgordon ou algo mais recente, o conde Patrácula (alguém se lembra do "a última reencarnação não correu lá muito bem...") lol.

Tal como já li aqui, lembrar esses tempos deixa-me um grande sorriso nos lábios...que saudades...

Link to comment
Share on other sites

mais algumas coisas que depois de ler estas treads me vou lembrando lol...

pintar os carrinhos com o verniz das unhas da minha mae , usar as famosas botas caneleiras com sebo no inverno , a famosa sandalia COLIBRI para ir para a praia lembram-se? os campeonatos de futebol de rua , nas ferias de verao acordar as 8 da manha já tava a rua cheia de amigos para irmos para a ramboia , fazer aqueles canos brancos da eletricidade armas para atirar azeitonas verdes , os moches em pleno recreio , JOGAR ELIFOOT dias a fio com o leixoes , ver o sena sempre a ganhar , pedir dinheiro aos pais para tudo , lol jogar ao aqui vai alho , bem ja está muito extenso quando me lembrar de mais ponho aqui vao deixando aqui tb as vossas memoires lol ....de referir tb que tudo acima tb fiz as cenas na escola e tal ir ao CD lol eramos todos uns indios , mas continuo na minha jamais trocaria esses tempos por os de agora !! cumpz

Link to comment
Share on other sites

O meu vestuário resumia-se a fatos de treino com aquelas joalheiras e cotoveleiras, já de fábrica incluidos na peça. Creio que foi "uniforme" comum a muita gente!

O meu record de estoiramento de tenis foram 2 dias. Eram uns le coq sportif com fitas adesivas, no primeiro dia ainda aguentaram nas futeboladas, corridas, porradas, etc etc. Ao segundo foi logo pela manhã: mandei um remate que por acaso saltou a rede da escola e foi parar á estrada e fiquei com a sola a 5 metros de mim. Tive de andar de chinelos o resto do dia todo.

Era inverno.

Link to comment
Share on other sites

O meu vestuário resumia-se a fatos de treino com aquelas joalheiras e cotoveleiras, já de fábrica incluidos na peça. Creio que foi "uniforme" comum a muita gente!

O meu record de estoiramento de tenis foram 2 dias. Eram uns le coq sportif com fitas adesivas, no primeiro dia ainda aguentaram nas futeboladas, corridas, porradas, etc etc. Ao segundo foi logo pela manhã: mandei um remate que por acaso saltou a rede da escola e foi parar á estrada e fiquei com a sola a 5 metros de mim. Tive de andar de chinelos o resto do dia todo.

Era inverno.

fez.me lembrar na altura mm não era aneis nos dedos, camisolas cor-de-rosa mas sim o belo do fato de treino o tenizinho para jogar 'a bola volta e meia rompia-se as calças no joelho pq se caia a jogar 'a bola :lol: , lembro.me de descer a rua num carrinho de compras e esperar que não me parti-se td

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.