Jump to content

Adeus S� Pinto - Fim De Carreira


Kubrick
 Share

Recommended Posts

Sá Pinto parou no vermelho

O quinto cartão vermelho visto por Sá Pinto em nove anos de leão ao peito, o do jogo com a Naval, fica para a história como o mais penalizador de uma carreira abruptamente interrompida ontem, revelado o castigo de dois jogos imposto pela CD da Liga. Sá Pinto parou mesmo no vermelho e chegou ao fim da linha da sua carreira. Para o bem ou para o mal, fica na história do futebol português.

Sá Pinto completaria 299 jogos ao mais alto nível no final desta época mas sabe desde ontem que já não vai atingir esse número. Quase 14 anos depois da estreia na I Divisão, e depois das 45 internacionalizações pela Selecção A (10 golos com a camisola das quinas), deixou-se trair pelo seu temperamento e irreverência, que também ajudaram a fazer dele o jogador que é. A factura que ontem conheceu custou-lhe o final de carreira que ja mais imaginaria ou desejaria depois de tantos anos ao mais alto nível, em Portugal e Espanha. Por ora, o vermelho mostrado pelo árbitro António Resende fica como o último da sua carreira, tal como o golo da vitória por 3-0 sobre o P. Ferreira, em Alvalade, em Fevereiro passado, ou a distinção de melhor em campo atribuída por A BOLA no jogo com o Nacional, da 21.ª jornada. Os últimos pormenores de uma vida dedicada ao futebol. Ironia do destino, a batalha com a Naval foi a derradeira que travou em campo pelo Sporting e afundou-lhe a carreira.

Homenagens

Nem o Sindicato de Jogadores deixou de reagir à situação e considerou Sá Pinto "um exemplo de brio profissional e dignidade humana, sempre disponível quando a solidariedade está em causa", apelando ainda a uma homenagem. Desejo que foi partilhado por Maria João Ávila, presidente do Lar dos Leões de New Jersey, nos Estados Unidos. "Se for necessário, vou a Lisboa e organizo eu a homenagem", garantiu. Sá Pinto sai agora de cena da mesma forma como sempre viveu o futebol: com polémica, paixão, amor e ódio. Para a história poderá ficar muita coisa. Mas os fãs do futebol em geral e os sportinguistas em particular jamais esquecerão a sua vontade, talento, garra, impetuosidade e irreverência. Como jogador já tem lugar reservado na história do futebol português. Resta saber se a irá continuar a escrever noutras funções. Ou se há reticências depois deste ponto final.

Não havia grande surpresa, quando se inicia um "trabalhinho" alguem tem de o finalizar.

Mas enfim, pode ser que se tenha assistido a um novo ciclo na arbitragem: aquele em que cada palavrao ao arbitro vale vermelho directo e assim se acaba o jogo em Fut 7 ou Fut 6, havendo jogadores que apanham 2 jogos que acabam por fazer apenas meia época nos relvados.

Vamos lá ver se sim. Tenho as minhas duvidas..

Não me esqueço de o ver com o cabelo pelos ombros num jogo de apresentação contra a Académica em 1991, no ano em que se estreou como sénior no S.C. Salgueiros.

Não me esqueço dos (muitos) jogos que o vi fazer em Vidal Pinheiro, das vitórias que ajudou a conquistar, dos golos que marcou e da garra que sempre impôs e o caracterizou.

Não me esqueço de um dado golo que marcou em Alvalade pelo Sporting, de costas para a baliza levantando a bola com o calcanhar, por cima do guarda-redes caído.

Não me esqueço da exibição que fez no Santiago Bernabéu e do pontapé de bicicleta que enviou à trave.

Não me esqueço de o ver beijar a bandeira da Selecção Nacional que umas certas meninas enviaram ao António Oliveira.

Gostava de me esquecer de outros gestos e atitudes que também marcaram indelével e infelizmente a sua carreira.

Eu não me esqueço do simbolo que Sá Pinto trouxe ao Sporting. Gera piadas, gera invejas, mas a mim gera honra e respeito. :scp:

spinto00bv.jpg

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

pah, sinceramente, eh pena q tenha de acabar assim. 1 gajo q sempre mostrou raça, amor ah camisola e q ganhou o respeito de mtos qd deu 1as solhas no artur jorge. posto isto, o comportamento dele durante todo o jogo (n foi soh nakele lance) foi de desrespeito e o vermelho foi + q merecido. eh pena terminar a carreira assim mas a culpa n eh de ng senao ele.

Link to comment
Share on other sites

Só pergunto, foi bem mostrado o cartão vermelho directo ou não?

Se foi, então tem mais é que apanhar no mínimo 2 jogos (conforme a lei determina).

Toda a gente sabe que ele é (era) mto impulsivo e viríl a jogar (leia-se insurreto mtas vezes), logo, a forma como se apresentava induzia claramente a que fosse castigado diversas vezes.

Só não entendo a do "trabalhinho", mas pronto, aceito a tristeza e algum sentimento de revolta por aqueles que o admiravam como simbolo do clube pela forma que sempre se entregou, apesar de não ser segredo para ninguem que é Portista ferrenho (se calhar por isto mesmo ainda se tem de dar mais valor).

Quanto à despedida, estou convencido que o sporting vai organizar um jogo qualquer amigável para o homenagear e a fim de este se despedir dos adeptos.

B)

Link to comment
Share on other sites

o comportamento de facto nao foi o melhor e ele mais que ninguem devia ter mais cabeçinha, mas será que se mostram vermelhos directos assim em todos os jogos?

É alguma duvida que a nomeação desta equipa de arbitragem que nunca ninguem ouviu falar foi "trabalhinho" feito? Eu não tenho duvidas nenhumas.

O Sá Pinto foi apenas o confirmar disso. Até podia ser expulsão, mas a questão é: quantas vezes esse critério é utilizado?

Quero ver se mostram vermelho directo ao Petit ou ao Pedro Emanuel quando ás vezes os filmam a falar com o arbitro...Ou então se isto vale 2 jogos, o que valeria a pisadela do Quaresma ao Tonel neste critério, ou outras tantas entradas que nem 1 jogo apanharam.

Mas a questão não é essa, o triste é ve-lo acabar assim...

A homenagem está garantida! :scp:

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

mto gostam voces de falar do petit...

anyway, o q estah aki em causa eh se foi justo ou n. se calhar tah ele a pagar por tds as xs q o beto merecia ser expulso por palavras (talvez TDS os jogos) n?

+ a serio, o q interessa eh o comportamento dele e n agr abafar as magoas dizendo q o arbitro n era conhecido ou whatever. era o scp - naval. foi bem expulso. o problema dele n foi dizer 1a palavrita ou 2as. dessas os arbitros realmente tentam n dar cartao senao NENHUM jogo no mundo xegava ao fim. o problema eh qd a falta de respeito se propaga pela totalidade dos 90m q foi o q aconteceu neste caso.

Edited by fuckallyoubitches2003
Link to comment
Share on other sites

Nem mais... Todos conhecemos o tipo de comportamentos que o Sá Pinto demonstrou muitas vezes ao longo de toda a sua carreira. Lembre-se o facto de ter agredido o seleccionador nacional, na altura, o Artur Jorge.

Não podemos esquecer que os atletas da craveira do Sá Pinto são seguidos como exemplo pelas camadas jovens. Um atleta que tem comportamentos como o Sá Pinto por vezes tinha não pode ser um bom exemplo. E só pelo facto do homem estar em final de carreira não lhe garante o perdão das asneiras que comete.

Tal como disse o canhao, já tem idade para ter juízo... ou se calhar não.

Link to comment
Share on other sites

mto gostam voces de falar do petit...

anyway, o q estah aki em causa eh se foi justo ou n. se calhar tah ele a pagar por tds as xs q o beto merecia ser expulso por palavras (talvez TDS os jogos) n?

+ a serio, o q interessa eh o comportamento dele e n agr abafar as magoas dizendo q o arbitro n era conhecido ou whatever. era o scp - naval.

Só tava a dar exemplo dos outros grandes, porque comportamentos assim há em todos os jogos, e não digas que não. Não foi por aí que o Sporting empatou.

Já disse que foi bem expulso. E espero que todos os que são assim sejam castigados tambem.

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

mto gostam voces de falar do petit...

anyway, o q estah aki em causa eh se foi justo ou n. se calhar tah ele a pagar por tds as xs q o beto merecia ser expulso por palavras (talvez TDS os jogos) n?

+ a serio, o q interessa eh o comportamento dele e n agr abafar as magoas dizendo q o arbitro n era conhecido ou whatever. era o scp - naval.

Só tava a dar exemplo dos outros grandes, porque comportamentos assim há em todos os jogos, e não digas que não. Não foi por aí que o Sporting empatou.

Já disse que foi bem expulso. E espero que todos os que são assim sejam castigados tambem.

sim, n tou a discordar. soh axo eh q realmente o petit eh 1 jogador viril, com algumas entradas + duras de x em qd (lol) mas n me parece q ele seja assim tao indisciplinado verbalmente. mas sim, 1 gajo mandar 1as caralhadas durante o jogo, eh normal, agr dize-las mm em frente ao arbitro em tom de desafio, aí sim, devem sp ser castigados e devia haver + disciplina nesse campo

Link to comment
Share on other sites

Vou refrasear:

Ele *devia ter sido obrigado* a acabar a carreira mais cedo.

(três anos antes de dizer que era portista desde catraio e três anos e dois meses antes de ter ido novamente parar ao Sporting)

Link to comment
Share on other sites

É pena, é mais um dos jogadores da geração de ouro que acaba a carreira com a agravante de ser desta maneira.

O Sá Pinto sempre foi assim, uns chamam-lhe garra, outros falta de cabeça nalguns momentos. Desde que me lembro de o ver jogar que assim o é.

Já o irmão de um amigo meu que era bem amigo do Sá Pinto, do Dani e desse pessoal que na altura andava todo junto dizia que ele era uma pessoa temperamental mas muito boa pessoa e amigo.

Ficam-me na memória as muitas dores de cabeça que ele causou ao meu Benfica, as suas exibições pela seleção e... O murro mais bem assente de toda a história do futebol ao Artur Jorge. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Estão completamente enganados, não se esqueçam da Taça Amizade, que o Sporting organiza normalmente para salvar a epoca e assim, a despedida do Sá PInto em grande!

Link to comment
Share on other sites

É só invejosos por aqui!!! Um jogador brilhante com uma carreira brilhante!!

De facto ninguem nega que agrediu o Artur Jorge, mas também é verdade que outros o fizeram bem pior e não é por isso que deixam de ser idolatrados por milhares de pessoas.

E para vossa informação, que confundem mau comportamento com raça, digo que em 13 anos de carreira o Sá Pinto viu somente 5 vermelhos, quantos jogadores se podem gabar disto!

Boa Sorte Sá!

Link to comment
Share on other sites

continuo a axar k se deviar "fujir" um pouco as regras neste caso e dar apenas um jogo. Se o fazem com coisas bem piores.......

Link to comment
Share on other sites

É só invejosos por aqui!!! Um jogador brilhante com uma carreira brilhante!!

De facto ninguem nega que agrediu o Artur Jorge, mas também é verdade que outros o fizeram bem pior e não é por isso que deixam de ser idolatrados por milhares de pessoas.

E para vossa informação, que confundem mau comportamento com raça, digo que em 13 anos de carreira o Sá Pinto viu somente 5 vermelhos, quantos jogadores se podem gabar disto!

Boa Sorte Sá!

Epá... ke seja bom jogador e até tenha tido uma boa carreira, vá lá. Agora brilhante?! Não misturemos as coisas.

Foi bem expulso no jogo e as regras são claras. 2 jogos. Se se podia ter dado só 1? Claro, mas depois vinham A,B e C dizer que tinha sido beneficiado e então tb keriam ser. Como o Canhão disse já tinha idade para ter juízo, pq se tivesse tido juízo despedia-se com dignidade do campeonato portugues.

Link to comment
Share on other sites

Com este fim de carreira só mostra o tipo de jogador que ele sempre foi: "palheteiro" e o Petit também deve ir pelo mesmo caminho :-..

Estão completamente enganados, não se esqueçam da Taça Amizade, que o Sporting organiza normalmente para salvar a epoca e assim, a despedida do Sá PInto em grande!

Pode ser que também seja expulso nesse jogo :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Nem mais... Todos conhecemos o tipo de comportamentos que o Sá Pinto demonstrou muitas vezes ao longo de toda a sua carreira. Lembre-se o facto de ter agredido o seleccionador nacional, na altura, o Artur Jorge.

Não podemos esquecer que os atletas da craveira do Sá Pinto são seguidos como exemplo pelas camadas jovens. Um atleta que tem comportamentos como o Sá Pinto por vezes tinha não pode ser um bom exemplo. E só pelo facto do homem estar em final de carreira não lhe garante o perdão das asneiras que comete.

Tal como disse o canhao, já tem idade para ter juízo... ou se calhar não.

Nem mais..

Fazem bem organizar um joguito para ele se despedir... afinal tb teve grandes momentos.. é uma forma simpática de mostrar que gostam dele, o k nao vai iliba-lo de alguma situação onde tenha exagerado... :bye:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.