Jump to content

Excel


Blackfly
 Share

Recommended Posts

Boas

Uma amiga minha está a trabalhar num projecto onde usa o excel pa armazenar alguns valores constantes.

O problema é k é necessario calcular uma variavel (deu-lhe o nome de "teta"), a partir da seguinte fórmula:

Q = K * (D^2)/8 * ( teta - sen teta) * [ D/4 * (1 - (sen teta / teta)) ] ^(2/3) * I^0.5

Ou seja o Q, K, D e I são constantes k estão em células na folha de cálculo, o "teta" é a única incógnita, a qual ela quer calcular.

E agora eu pergunto, há alguma maneira de fazer com que o excel resolva esta equação em ordem ao "teta", sem a equação estar teta=............

Ou conhecem algum programa que transforme esta equação noutra resolvida em ordem a "teta"?

Ela precisa mesmo disto para avançar com o projecto e ao pedir ajuda aos engsº apenas a enrolaram sem dizer nada de jeito!

se alguém souber a resolução disto agradecia que postasse aki!

Espero por respostas :)

Ninguém sabe como me resolver este problema :S

Se alguém tiver alguma ideia k me faça pm ou poste aki k eu forneço a folha de cálculo é claro!

ajudem vá lá, a minha amiga ta parada por causa disto :(

Link to comment
Share on other sites

Boas

Uma amiga minha está a trabalhar num projecto onde usa o excel pa armazenar alguns valores constantes.

O problema é k é necessario calcular uma variavel (deu-lhe o nome de "teta"), a partir da seguinte fórmula:

Q = K * (D^2)/8 * ( teta - sen teta) * [ D/4 * (1 - (sen teta / teta)) ] ^(2/3) * I^0.5

Ou seja o Q, K, D e I são constantes k estão em células na folha de cálculo, o "teta" é a única incógnita, a qual ela quer calcular.

E agora eu pergunto, há alguma maneira de fazer com que o excel resolva esta equação em ordem ao "teta", sem a equação estar teta=............

Ou conhecem algum programa que transforme esta equação noutra resolvida em ordem a "teta"?

Ela precisa mesmo disto para avançar com o projecto e ao pedir ajuda aos engsº apenas a enrolaram sem dizer nada de jeito!

se alguém souber a resolução disto agradecia que postasse aki!

Espero por respostas :)

Ninguém sabe como me resolver este problema :S

Se alguém tiver alguma ideia k me faça pm ou poste aki k eu forneço a folha de cálculo é claro!

ajudem vá lá, a minha amiga ta parada por causa disto :(

confesso que não percebi muito bem o que pretendes...

Como é que tu queres transformar uma equação para ficar resolvida em ordem a uma variável, sem estar resolvida em ordem a ela??

Podes, simplesmente, criar uma célula onde vais guardando o valor de teta e vais experimentando até teres um valor de Q que se aproxime do que pretendes...

Link to comment
Share on other sites

Como é que tu queres transformar uma equação para ficar resolvida em ordem a uma variável, sem estar resolvida em ordem a ela??

pois ai está o problema, se consegui-se resolver em ordem a minha incognita nem tava aki a perguntar pk tava resolvido. eu até encontrei um programa que te resolve equações em ordem à variavel k kiseres, e não é k o raio do prog não consegue resolver :S dá impossível...

vou-me explicar melhor:

-na folha de cálculo há lá uma coluna com a incognita a calcular o "teta"

-o engº dela deu-lhe akela formula e disse para ela se desenrascar...

-o que eu keria saber era se no excel havia alguma maneira de mostrar o valor de "teta" sem a equação tar resolvida em ordem a ela?! já k é o k o engº pretende

aki está a folha de cálculo dela: Folha de Cálculo

(na 3ª folha tem a fórmula e na 1ª as tabelas, o valor de "teta" k lá está foi posto a sorte só pa ter la qq coisa)

obrigado por lerem isto ao menos :)

Edited by Blackfly
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.