Jump to content

Formas Aceitáveis De Se Dirigirem A Posters ... E A Newbies


PiNi-PoM
 Share

Recommended Posts

Com os recentes acontecimentos, muito se tem falado do que é melhor e não é melhor para as news... e consequentemente se tem de mudar comportamentos. E para se mudar comportamentos é necessário começar-se por se mudar atitudes. De todas as partes.

Vou tentar aqui criar uma lista, do que PESSOALMENTE, me parece ser o ideal no que diz respeito às atitudes entre PESSOAS que TODOS somos.

Então... farei pontos que creio que são importantes para todos.

Posters »»»»» Utilizadores em geral

1. Os posters postam, por livre vontade, porque querem, quando e onde querem, conforme lhes dá mais jeito.

2. Pelas regras do FNF, as polls não são obrigatórias mas agradece-se que as façam em relação a material menos recente.

3. O poster quer, de alguma forma, ler que o seu trabalho foi bom, para isso tem de o fazer da forma mais correcta, ou pelo menos tentar fazê-lo. Não será atirar os ficheiros para o servidor e não dar cavaco a ninguém pois tal atitude terá provavelmente um efeito contrário, será largamente criticado e a mente portuguesa demora muito a esquecer. O poster deve, por isso dar o máximo de informação possível evitando assim o surgimento de dúvidas que podem ser consideradas aborrecidas.

4. O poster deve respeitar, ter alguma paciência e usar o seu bom senso.

Utilizadores em geral »»»»» Posters

1. Os utilizadores dos newsgroups dependem dos posts dos posters. Portanto, o respeito pelos mesmos é vital.

2. O poster faz um favor ao postar algo pelo que a paciência deve imperar.

3. O poster não é obrigado a NZB's, a entreajuda dos utilizadores com os posters é vital e facilita as coisas para todos, não saturando nenhuma das partes.

4. O poster gosta, bem ou mal, de ver o seu trabalho reconhecido. Não é preciso lamber botas, um simples obrigado ou bom post no final deve ser o suficiente.

5. O insulto ao poster é uma mostra de total falta de respeito que será, concerteza, retribuída, verbalmente ou pela suspensão de posts.

6. Lembrar: o poster partilha, dá algo em troca. O utilizador que usufrui do material postado tem de dar algo em troca, a gratidão e o respeito. No final, não custará nada a ninguém.

Utilizadores »»»»» Utilizadores

1. O respeito por todos é vital, qualquer que seja o seu tempo de utilização das news ou do FNF.

2. A entreajuda leva ao sucesso de todos os downloads, tornando a comunidade em algo que o é realmente e não na mescla que hoje se vive.

3. A gratidão pela ajuda em alguma questão colocada ou ajuda em algum post deve ter sempre lugar, quer seja por pm, como por reply ou msn ou qualquer outra forma. Todos gostam de uma palavra de apreço pelo esforço.

4. Nunca sabemos quem está do outro lado, que idade tem, o que faz, que educação tem, que crenças, hábitos ou religião, e às vezes nem mesmo o género da pessoa. Por isso, temos de nos tratar a todos por iguais, como pessoas com tanto valor como nós próprios.

Posters »»»»» Posters

1. O respeito pelas polls e posts de outro poster deve imperar.

2. O poster que posta em conjunto com outro facilita todo o processo e partilha tanto responsabilidades como gratidão.

3. Na relação poster antigo - poster novato, se o poster antigo quer poder criticar o post do novato, deverá ter tentado ajudá-lo (sabemos que só é ajudado quem quer). Quem sabe e não tenta ajudar também não deveria poder criticar negativamente.

Agora, a grande questão...

Velha guarda (utilizadores mais antigos) »»»»» Novatos (utilizadores mais recentes)

1. Pretende-se ensinar e aprender. Para isso, os primeiros têm de estar pré-dispostos a ensinar, e os últimos a aprender. Ninguém nasce ensinado, nem mesmo os mais antigos. Já todos tiveram o seu tempo de novatos.

2. Pretende-se respeito, mesmo quando a pergunta é feita pela milhésima vez. Um simples link é melhor e mais produtivo que um insulto. Se o utilizador mais antigo não quer ajudar, evite desajudar.

3. Os utilizadores mais antigos, teóricamente, conhecem melhor os cantos à casa tanto no que diz respeito às news, como ao FNF em si. Não lhes dá mais direitos, dá-lhes mais deveres. Dever de ensinar bem e ajudar os novatos para não se chegar ao ponto que actualmente se vive.

4. Nem todos os novatos são "leechers chupadores" que não olham a meios. Muitos novatos tornam-se utilizadores assíduos e útis à comunidade. Ou... todos os utilizadores útis nasceram ensinados e nunca foram novatos?

5. Devem (ou deveriam) os utilizadores mais antigos em conjunto com a equipa de moderação, aumentar e actualizar toda a informação na secção SOS Novos Utilizadores.

6. Os utilizadores mais antigos não se devem juntar com o intuito de rebaixar, injuriar ou insultar qualquer utilzador que seja, baseando unica e exclusivamente na sua categoria de "velha guarda".

Novatos »»»»» Velha Guarda

1. O novato deve, antes de colocar qualquer questão no FNF e começar a trabalhar com as news, ler os tutoriais e informações útis acessíveis na secção SOS Novos Utilizadores. É verdade, ela foi concebida e gastaram-se várias horas a juntar todos os dados para algo... não foi só para encher uma secção. Ninguém nasce ensinado, nem mesmo vocês.

2. O novato deve DEPOIS colocar alguma questão que não lhe tenha ficado clara na secção apropriada, de forma respeitosa, agradecendo a ajuda sempre que esta fôr válida ou útil.

3. O novato não deve ser arrogante ao ponto de acreditar que já sabe tudo e é o maior, assim como os utilizadores mais antigos. A dado ponto todos precisamos de ajuda e arrogância não abonará a nosso favor.

4. O novato não deve começar relações ríspidas ou agressivas com qualquer utilizador, seja mais antigo ou não, seja poster ou não. A equipa de moderação serve para solucionar as situações de falta de respeito e é a elas que devem recorrer. Um íncio sem insultos é uma boa fórmula.

5. Sobretudo, o novato não pode ser preguiçoso, tem de mostrar que quer aprender e que procurou antes de perguntar, evitando assim as perguntas repetidas sobre o mesmo assunto que levam à saturação dos utilizadores mais antigos e consequentes respostas tortas.

6. O novato, porque leu uma picardia entre outros dois utilizadores mais antigos, não deve achar que o pode fazer de forma igual. Lembrem-se que as picardias acabam por ter um preço na comunidade, seja da parte da moderação do FNF, seja da parte da comunidade no seu todo.

Equipa de Moderação* »»»»» Novatos

1. É primordial que sejam respondidas as dúvidas mais básicas dos novatos.

2. É primordial que se faça ver aos novatos que têm de aprender, que não se chega aqui e se saca e se diz e faz e está tudo bem.

3. É primordial que se relembre quantas vezes for necessário que o respeito é uma regra principal em qualquer comunidade e que nesta, ainda que virtual, não é excessão.

Quero com isto dizer, que o esclarecimento de dúvidas, sempre que não é feito pelos utilizadores devem ser feito pela equipa de moderação (sempre que o esclarecimento seja válido :y: )

* Só coloco a relação para com os novatos pois estes, parece-me, necessitam de mais orientação que própriamente os mais antigos.

Isto foi escrito por alto, com base no que tenho visto desde sempre nesta comunidade e o que já via no IRC. Todos temos responsabilidades em relação às atitudes que têm sido tomadas especilamente nos últimos tempos. E é escusado dizer que é um determinado grupo que tem culpa. Todos temos. TOdos permitimos a que chegasse a este ponto. A questão é, deixamos como está e prejudicamo-nos a todos, ou realmente tenta-se mudar?

Gostava de ouvir as vossas opiniões, especialmente em relação às atitudes que o vosso "grupo" em questão deveria ter para com os outros e a que esperam que tenham para convosco. E se quiserem sugerir ou adicionar outras ideais força.... Pode ser que daqui até saia algo de benéfico que poderá ser aproveitado para ser apresentado a todos os utilizadores, em especial aos mais novos. Ou, seja, seria uma espécie de "código de conduta" que TODOS concordaríamos em seguir o mais possível. Não são regras rigídas, não é uma tentativa de ditadura até porque o próprio FNF tem as suas regras mas sim um código entre utilizadores de newsgroups que usufruem simultaneamente do FNF. Sei que o mundo não é perfeito e aqui nunca será, sei que haverão sempre os novatos mais preguiçosos, a velha guarda com menos paciência, os posters que postam únicamente pelos louros, mas podemos sempre tentar mudar qualquer coisinha...

Fiquem bem!

Edited by PiNi-PoM
Link to comment
Share on other sites

Pini-Pom estás lá, concordo contigo :flowers: Espero que eles façam tudinho, tim tim por tim tim :bye: Pois sinceramente neste fórum impera em demasia, faltas de respeito, principalmente aos posters, e ñ é por procura de protagonismo (mas nem vamos por ai), e qt aos utilizadores recentes, alguns só são tratados mal pelos velhos pk eles ñ kerem ler nada mesmo, e paciência perde se, mas cá estou eu pacifista e ainda paciente e compreensivo :bye: Vamos cá ver se isto assim melhora ;) A mim admira me cm tens tempo para estas coisas :P Espero que des atenção ao nosso caro admin gosma :-..

Edited by lord_drevil
Link to comment
Share on other sites

Excelente, parabéns!! Tenho que admitir que me identifiquei e me imaginei em todas as situações por ti descritas à excepção da moderador»»»novato.

Acho que isto devia ir direitinho para a secção novos users. Tenho até que te agradecer porque já aprendi mais umas coisinhas. :P

Link to comment
Share on other sites

' date='Mar 12 2006, 02:37' post='266017']

Excelente, parabéns!! Tenho que admitir que me identifiquei e me imaginei em todas as situações por ti descritas à excepção da moderador»»»novato.

Acho que isto devia ir direitinho para a secção novos users. Tenho até que te agradecer porque já aprendi mais umas coisinhas. :P

Exacto, para a secção S.O.S. Novos Users, ficava lá mxm bem ;)

Link to comment
Share on other sites

Concordo com este estabelecimento de um Código de Conduta, nos termos em que o colocaste!

Resta agora ao staff fazer disso o que bem entender, mas que concordo que fosse colocado no SOS Novos Users, que fosse inicialmente enviado por PM a TODOS os membros e depois passasse a ser enviado por PM a cada user que se registasse. Assim não havia modo de ninguém dizer que não tem conhecimento, quer tivesse lido aqui ou não. Mas tendo sempre em mente o objectivo para que foi criado, um Código de Conduta e não umas Regras de Comportamento!

Link to comment
Share on other sites

5. Sobretudo, o novato não pode ser preguiçoso, tem de mostrar que quer aprender e que procurou antes de perguntar, evitando assim as perguntas repetidas sobre o mesmo assunto que levam à saturação dos utilizadores mais antigos e consequentes respostas tortas.

Aqui continuo a bater a tecla da geração cansada, o pior é que cansa os outros, a mim pessoalmente ja me saltou e bem a tampa por causa disso, hoje por exemplo ja se viu nao sei quantos topicos a perguntar como sacar e nao sei mais o que, acho que podiam pedir ao Revenge ou ao russo para implementar codigo para que ao primeiro login de um novo user ele seja logo direcionado para o SOS e nao sairem de la sem lerem aquilo tudo, ja se viu que ate teem preguiça de ler PM's

Há duvidas que tenho a certeza ninguem se importa de responder, mas por favor as mais basicas chateia e depois começam todos a levar por tabela

Link to comment
Share on other sites

Tá td bem o k disseste, e devo acrescentar k isto devia ir para a secção de Regras e Ideias FNF.

Vejo k muitos dos users nem vão ler esse teu magnífico texto, pois tem mais de 5 linhas, mas é uma das coisas mais sinceras k já li até hoje aki no FNF.

O respeito deve imperar num forum, e knd s vê k a pergunta é sempre a mesma, ñ responder c arrogância, s o kerem fazer, não respondam.

Cumpz.

Link to comment
Share on other sites

Não me levem a mal os que já deram a sua opinião mas, já vi dois ou três de vocês a responderem torto ou a gozarem com um novo utilizador ou mesmo com um novo poster. Já percebi que estão de acordo... mas quando o novo utilizador fizer uma pergunta pela 10ª vez, ou quando um poster novo fizer porcaria... estão dispostos a ter uma atitude pedagógica... Ou isto é, de novo, o políticamente correcto para nunca ser aplicado? Eu sei que volta meia volta as pessoas têm explosões e chateiam-se, e acho que isso não é grave desde que depois se consiga falar com a outra pessoa e resolver as coisas numa boa (por exemplo por pm ou msn), mas será que alguns de vocês, quando virem o comparsa do lado a gozar com alguém ou a chamar de incompetente, burro, etc e tal, serão capazes de dizer "oh não sei das quantas tá calado e vê lá se ensinas"? Ou entrarão na brincadeira? ;) É que são também estas coisas que levam a que os users novatos comecem a ter atitudes e hábitos menos bons para todos (digo eu... :P )

É isto que queria que pensassem antes de responderem a qualquer tópico que seja, a qualquer pessoa que seja ;) .

JMCV, pelo menos a ideia da minha parte é de um código de conduta e não de regras de comportamento. Essas já existem e são da pura responsabilidade da equipa de moderação e devem ser aplicadas por eles ;)

Fiquem bem :y:

Link to comment
Share on other sites

PiNi,

Tenho que ser sincero, no final da 3ª linha desisti de ler tudo pq vi q o teu post era enorme, quase ao nível dos da dark. :-..

Mas vocês lá devem ter razão, não sei, eu cá não perco mto tempo com isso, a não ser q esteja bem disposto e me apeteça ajudar ou brincar um bocadinho com os novatos.

B)

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a existência de uma Conduta/recomendações (acho que tá tinha falado nisso no tópico dos ficheiros nzb) e concordo acima de tudo com a sugestão de direccionar por defeito, um novo user do fnf sempre para a secção SOS Novos Users. Até para os MN's seria bom ;)

Link to comment
Share on other sites

E esta?? eu sou novato ou sou o quê???

a pergunta colocada dessa forma pode levar a respostas que não estavas à espera :-..

Pini...tás com uma postura muito "staffiana" hoje :P

Edited by karkov
Link to comment
Share on other sites

pini se me pudesses adicionar eu agradecia pk so novato e komo tal tenhu umas [email protected] ....espero falar ctg em breve...cya

por exemplo.....eu kero sacar um filme e n tem fixeiro nzb kek eu tenhu k fzr pa sacar??....e gostava de saber komo eu ponho as coisas pos outros sacarem!!!!...explikem estas duas duvidas plzzzz..cya

Link to comment
Share on other sites

pini se me pudesses adicionar eu agradecia pk so novato e komo tal tenhu umas [email protected] ....espero falar ctg em breve...cya

por exemplo.....eu kero sacar um filme e n tem fixeiro nzb kek eu tenhu k fzr pa sacar??....e gostava de saber komo eu ponho as coisas pos outros sacarem!!!!...explikem estas duas duvidas plzzzz..cya

Opah, agora foste descoberto (email: robinholx@hotmail.com) Onde é que eu já vi isto?

Devia de haver uma forma de parar isto. Ultimamente só se vê MNs...

Para os mais distraídos:

Quero Ajuda

Downloads

Novo Disto

Edited by [RuBeN]
Link to comment
Share on other sites

Já cá faltam os replies sem utilidade ... <_<

Sinceramente, é muito raro e/ou pouco usual encontrar posts, tão bem elaborados como este.

A minha ideia, encontra-se em sintonia com a tua/sua, não querendo ofender ninguem " Já cá faltam os replies sem utilidade..." concordo a 100%.

Não há nada a fazer, apenas agir conforme a consciência e a educação de cada um.

É pura perda de tempo tentar mudar a mentalidade das pessoas, criar codigos de conduta é impossivel controlar tanta gente, vamos fazer o melhor que sabemos e o tempo tudo resolve.

Cumpts,

H.Silva :bye:

Link to comment
Share on other sites

' date='Mar 12 2006, 21:06' post='266693']

Opah, agora foste descoberto (email: robinholx@hotmail.com) Onde é que eu já vi isto?

Devia de haver uma forma de parar isto. Ultimamente só se vê MNs...

Para os mais distraídos:

Quero Ajuda

Downloads

Novo Disto

Tiveste altamente agora. Começo cada x + a achar que esta autêntica "enxurrada de noobalhada" com perguntas destas se trata na verdade de ex-users com multinicks que kerem é destabilizar.

Link to comment
Share on other sites

Minha Opinião sobre isto tudo:

É preciso haver respeito mútuo...

Ao serem abertas threads cujas respostas já se encontram algures no fórum e bem acessíveis é falta de respeito e consideração por quem já lhes respondeu uma vez... nesses casos levam logo com uma resposta torta num dia normal!

Em relação ao comportamento... a educação começa em casa e não num fórum virtual... penso que a "Era Digital" nao afectou assim tanto a sociedade, por isso este tópico não deve influenciar muito o comportamento das pessoas...

Em todo o caso, concordo com o que foi escrito pela Pini-Pom.

Link to comment
Share on other sites

pini : GREAT JOB !!

Deu para 2 horas, não ?

jejeje

Não sei como é k vocês trabalham na área de administração/moderação, e poderão até ter uma secção dessas...mas caso não tenham faço a sugestão :

-Criarem um tópico "Tópicos a precisarem de moderação" na área de administração e cada moderador aponta para uma thread em que as regras básicas de respeito tenham sido flagrantemente e abusivamente desrespeitadas, os admins confirmam assim a violação e vão banindo por conta de email. Sei que é muito chato e dá imenso trabalho, mas tem resultados. Criar uma conta de email nova e novo registo desmotiva qualquer imbecil (penso eu.. :P )

Outra coisa que sugeria era a implementação do mesmo sistema que havia no newsgroupspt para agradecer ao poster. O primeiro reply ao post seria com o nome dos users a agradecerem pelo post. E o agradecimento seria activado por um botão "Add Thank You" ( ou coisa parecida) junto ao "Add reply" O reconhecimento ao poster é imediato e evita-se o amontoar de replies desnecessários tipo:"Obrigado!" "Ganda post", "Ya muita fixe" e outros afins. Diminui os custos de alojamento, aumenta a velocdade de acesso e facilita o acesso mais rápidos aos replies realmente relevantes e pertinentes. Além de k tambem pode evitar os replies, evitando assim os flames e provocações entre utilizadores.

Thanks anyway and keep up with the great job ! ;)

Edited by bigmax
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.