Jump to content

Sida...


PiNi-PoM
 Share

Em relação à SIDA...  

152 members have voted

  1. 1.

    • do sangue, relações sexuais (sangue, espermas, fluídos corporais), sexo oral, transmissão mãe-fecto, seringas, objectos cortantes com sangue seco.
      142
    • por espirros, tosse, contactos básicos, partilha de copos, beijos, insectos, utilização de casas-de-banho públicas.
      1
    • ambas as hipóteses anteriores
      8
    • Nenhuma dessas. Qual?
      1
  2. 2.

    • Positivo
      2
    • Negativo
      37
    • Não Sei
      0
    • Nunca fiz.
      113
  3. 3.

    • De repugnância, tentei/tento-me afastar ao máximo.
      16
    • De pena.
      35
    • Igual à de outra pessoa qualquer.
      68
    • Outra. Qual?
      33


Recommended Posts

Ora bem, estando a trabalhar nesta área, surgiu-me a ideia de vos fazer umas perguntazitas sobre este tema.

Apesar de colocar questões e possibilidades de respostas nas polls, estejam à vontade para responderem através de replies se assim o quiserem, em tudo o que estiver relacionado com este tema. Tenho a certeza de que aprenderei algo com este tópico... :-.. ok.. espero! :P

A primeira pergunta "avaliará" o conhecimento da malta em relação às formas de contágio... tenho ficado um pouco "parva" com alguns resultados que tenho encontrado. Provavelmente obriga-nos a perceber que é precisa muita informação... muito mais informação!

A segunda pergunta mostrará a importância que damos a esta situação, ao facto de acreditarmos que tivémos ou não comportamentos de risco que nos levarão a fazer ou não o teste. E já agora, se quiserem responder... sabem onde se pode fazer o teste? se já o fizeram, que tipo de tratamento vos deram no sítio onde o fizeram? Porque o fizeram? Espero sinceramente que o resultado tenha sido negativo... mas caso não tenha sido, e se quiserem, qual foi a vossa reacção?! Acho que se conhecerem alguém seropositivo e que já conheciam à data do teste, poderiam transmitir qual foi a sua reacção... era capaz de ser interessante... e já agora os passos que se seguiram à notícia, e o estado de saúde da pessoa actualmente.

Obrigatoriamente ligado a um estado dito não normal surge o estigma, a discriminação, o preconceito, a marginalização e consequentemente a solidão dos seropositivos. É neste âmbito que surge a minha 3ª questão. Qual foi a vossa reacção quando tomaram conhecimento que determinada pessoa que conhecem ou com quem estavam em contacto é/era seropositiva? Ou qual acham que vai ser a vossa reacção?...

Acham que ser seropositivo e ter SIDA é o mesmo?

Ok... vou parar com as perguntas e esperar por respostas. Aberto a discussão política, social, económica, psicológica, institucional, médica, biológica e tudo o mais... desde que não haja insultos :y:

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

Bem, a minha opinião...

Nunca Fiz o teste da SIDA, por um lado porque sei o ke ando a fazer :P

Quando me deparo perante um seropositivo, a minha reacção é de Pena...no entanto não tenho Pena de todos, porque alguns deles tiveram akilo que "queriam" não tendo precauções... agora pena tenho das crianças que jah nascem com esse Vírus, e nada podem fazer, e morrem por causa da estupidez dos pais !

Agora a minha opinião...Será ke jah não foi inventada uma vacina para a SIDA ?... sn vejamos... A SIDA está presente nas nossas vidas há uns 15 anos talvez ? ok...como é possivel ainda não ter sido inventada uma cura ? A gripe das aves chegou ah coisa de 2/3 anos e jah têm vacinas a funcionar em animais e vão começar com os testes em humanos! Acho que existe muita gente a lucrar com a SIDA...

my2cents :D

Link to comment
Share on other sites

A Sida não é bem como qualquer uma das outras doenças Gizbo, as tão famosas mutações impossibilitam que se chegue a uma vacina rapidamente, mas no futuro, quem sabe?

Fiquei agora com uma dúvida: Seropositivo é uma pessoa que tem o vírus (HIV) dentro do corpo mas ainda não está activo ou algo do género, não é?

Bom tópico PiNi. ;)

Link to comment
Share on other sites

Gizbo :y:

Uma correcção, a SIDA entrou em Portugal, salvo erro em 1982, portanto há cerca de 24 anos. De facto é um tanto estranho que ainda não hajam vacinas eficazes para a situação... mas por exemplo comparada com a meningite (erm... a que é a fatal... menincocóxica ou que é :-.. ) creio que também não há uma vacina, e também é mortal. Ou seja... infelizmente o Homem ainda não consegue controlar todos estes virus.

Por um lado é verdade que muita gente ganha com esta doença: produtoras/vendedoras de preservativos (sim sei que se iam continuar a vender mas se calhar, actualmente, diminuíria um pouco se desaparecesse o medo da "horrorosa" SIDA), produtores e vendedores dos anti-retrovirais (os medicamentos utilizados para controlar o vírus na medida do possível procurando manter o nº de células T4 - salvo erro - e retardar o aparecimento da SIDA própriamente dita e consequentes doenças oportunistas*). Mas, por outro lado perdem os governos pois, pelo menos creio que acontece assim na maioria dos países, os medicamentos dos seropositivos têm comparticipações, já para não falar que a debilidade e cuidados obrigatórios que estes têm de ter levam a uma maior dificuldade de entrarem na vida activa (ou muitas vezes por pura discriminação) o que, falando especificamente de Portugal, levam a que tenham direito a determinadas pensões, ou seja continuam a ser encargos para o Estado quando, muitas vezes, não têm necessidade de ser pois são pessoas capazes (atenção que estou-me a referir a seropositivos e não a doentes com SIDA).

Portanto, é uma realidade que se ganha... por exemplo os laboratórios que há anos trabalham numa vacina e cura para esta doença... mas acho que se perde mais.

*Doenças oportunistas são as doenças de que padecem os seropositivos e que na verdade levam à sua morte: tuberculose, cancros ou mesmo simples gripes que tomam proporções gigantes, etc.

Fiquei agora com uma dúvida: Seropositivo é uma pessoa que tem o vírus (HIV) dentro do corpo mas ainda não está activo ou algo do género, não é?

Sim, um seropositivo é alguém que está infectado com vírus do VIH (que pode ser do tipo 1 ou 2) mas este não está activo, ou seja o número de glóbulos brancos que protegem o seu organismo continua nos valores considerados normais e o seu corpo ainda não está debilitado. Uma pessoa pode ser seropositiva sem ser efectivamente um doente com SIDA durante meses ou durante anos, décadas até, se cumprir correctamente todas as normas necessárias relativas a higiene, medicamentação e alimentação, já para não falar do apoio psicológico e familiar que são essenciais.

Como disse mais acima, um doente com SIDA é uma pessoa cujo número de glóbulos brancos desceu abaixo de um determinado número (que não sei de cor :P ) e o seu organismo começa a ficar cada vez mais debilitado e propício a doenças e infecções que os tornam dependentes e acabam por os levar à morte. Ou seja, muitas vezes o que se diz mesmo, é que o doente com SIDA não morre de SIDA mas das doenças oportunistas decorrentes do seu estado debilitado.

Quanto às minhas respostas:

1ª pergunta -> 1ª resposta

2ª pergunta -> 4ª resposta... nunca o fiz pois o único comportamento de risco que tenho é com alguém que confio totalmente e ... querem saber da melhor?! Estou totalmente errada ehehe ... apesar de confiar cegamente não o devia fazer, pois um simples deslize da parte de uma das pessoas que compõe o casal que tem uma relação estável, pode significar a infecção de ambas as pessoas. Mas nunca fiz e, não por duvidar da pessoa que tenho ao lado, estou a ponderar fazê-lo até porque para se estar dentro deste assunto, temos de passar pela maior parte das etapas que pudermos (nãaooo... não me vou infectar só por isso :P )

3ª pergunta -> estando a batalhar contra este sentimento, é um misto de pena com igualdade e não digo que seja repugnância mas ainda me faz muita impressão ver os doentes com SIDA quando já são bem visíveis as doenças que dela decorrem. Não por terem sida, mas porque não sou técnica de saúde e tenho o dom natural de cortes, sangue e coisas deste género me fazerem muita impressão. De pena, pois eu, tal como eles, sabemos que têm dentro de si uma doença fatal; igualdade porque não são mais ou menos do que eu... quer dizer se calhar até são mais quando batalham pela vida dia a dia, contra uma doença que os marginaliza e os destrói aos poucos... e consequentemente de orgulho naqueles que têm força para continuarem com a sua vida para a frente independentemente da má notícia.

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

O que me arrepia mais não é o facto de não haver vacina após milhoes e milhoes investidos em laboratorios, mas sim o facto de COMO RAIOS APARECE UM VIRUS DESTE GENERO ASSIM DO NADA NUM MACACO..??!!

Eu acho que há coisas muito mal explicadas na historia evolutiva do HIV.

De qualquer maneira nunca estive perante um seropositivo, ou se calhar já estive mas nao sabia.

Mas não vou ser hipocrita e dizer que se soubesse fazia o que sempre faço com toda a gente. E ninguem me venha dizer que é preconceito: é medo. Mas inato.

Não dá para evitar, acho que é natural..No entanto mesmo com medo não me recusava a abraçar, beijar ou dar um aperto de mão. Contudo não o repetiria muitas vezes.

Poderia até atentar num proverbio, muito rebuscado: Quem brinca com o fogo, queima-se.

cumps!

Link to comment
Share on other sites

Pini, tens a lição bem estudada! Queria apenas fazer um apontamento: o virus da SIDA resiste pouco tempo em contacto com o ar, logo o contacto com sangue seco é um risco mínimo. Também se pensarem nesta premissa reconhecem logo que não pode ser transmissível pela saliva, por assentos de casa de banho, talheres e pratos usados ou outros objectos usados por alguém seropositivo.

Quanto às doenças oportunistas, pode-se englobar praticamente todas as doenças provocadas por vírus ou bactérias que, em condições normais, não provocariam grandes estragos num individuo são. Associado a um tipo de cancro de pele muito específico dos seropositivos, o Sarcoma de Kaposi, que se revela naquelas características manchas de pele que alguns têm, mas que por sí só não chega a ser a principal causa de morte. A principal costuma ser a pneumonia.

O tratamento com retro-virais costuma gastar o grosso do orçamento para medicamentos dos hospitais. Fica extremamente caro tratar um seropositivo.

Quanto às perguntas: já fiz e várias vezes, por motivos profissionais. Sempre negativo. Estou exposto a potenciais riscos continuamente, mas temos uma série de normas que são cumpridas e qualquer pessoa com a qual temos contacto é considerado, à partida, alguém infectado. Pode não ser para SIDA, mas pode bem ser outra coisa qualquer!

Link to comment
Share on other sites

Kubrick,

o vírus do VIH como referiste, e bem, foi supostamente (pelo menos para já é a versão oficial), transmitido dos macacos em África para caçadores, talvez através de uma ferida aberta por exemplo. A diferença é que o VIS (acho que era assim que o vírus é chamado - vírus de imunodeficiência símia) não tinha efeitos nos organismos dos símios, mas, ao infectar o organismo humano sofreu mutações que se revelaram extremamente danosas para nós. Independentemente de sermos muito parecidos com os macacos, ainda existem algumas diferenças ;) .

Quanto ao medo que referes, todos temos, e todos os que contactam minimamente com seropositivos o têm, simplesmente porque se está a falar de uma doença mortal e poucas são as pessoas que não têm medo da morte. Por isso, é algo completamente natural. Preconceito é tratar como bichos, escumalha ou qualquer coisa do género, pessoas que na verdade não são mais que pessoas doentes. Agora também te digo uma coisa, um seropositivo consciente do seu estado de saúde é o primeiro a tomar todos os cuidados necessários para evitar qualquer contaminação.

JMCV, pela conversa... és técnico de saúde ;) e, felizmente, também sabes bem do que falas :y:

E, sim de facto o contacto com sangue seco é bastante menor, mas mesmo assim um risco ao qual convém ter-se atenção ;)

Aliás... e se as pessoas que estão a responder às perguntas estiverem a ser verdadeiras, verás que ainda existem algumas pessoas a pensar de forma errada quanto à forma de contágio. E aqui é apenas uma pequena amostra até porque a maioria do pessoal é pessoal novo, que já viu "n" campanhas de combate à SIDA e tem algum conhecimento, nem que seja o mais básico. Se fosse uma comunidade com mais membros de idades superiores e de zonas menos povoadas do país, os resultados deveriam ser ainda "piores", creio eu.

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

Este assunto é bastante delicado...

Respondendo ás perguntas..

1º - acho k estas poll's tem o seu 'k' de veracidade, n eu quero acreditar k alguem k tem acesso à internet, k conhecimento de um forum n generalista como este n sabe como é k o virus se transmite!... ou então anda ai gente mto mto nova...

2º - Já fiz o teste 2 ou 3 vezes... Desde k me lembro de ir tirar analises gerais por minha autorecriação...

Porquê? pq o persevativo é mto bonito na 1º meia duzia de vezes... depois e se estas apaixonado ganhas confiança e caga-se no persevativo (pq ter um bocado de plastico agarrado ao penis de agradavel n tem nada!! na minha opinião) e n vais mostrar ou exigir as analises à companheira... depois quando isto acontece algumas vezes começas a pensar.... se calhar é melhor ir tirar sange :-.. pelo menos fico já a saber - 1º alterar os meus planos de vida +/- pro tempo de vida k me derem (se isso for possivel), 2º n ando ai a estragar a vida a mais ninguem pois terei outros cuidados...

Esta actitude era capaz de ser dificil de cumprir, mas acho k não teria mais relações sexuais, é k eles tb rebentam...

Mas isto é um descurso de quem nunca passou pela expriencia, pq acho k estas pessoas devem sentir uma enorme revolta por dentro e por isso deixarem o 'bom senso' de lado... como já disse é um assundo mto delicado...

btw, deu sempre negativo :D

3º - Nunca tive com nenhum (pelo menos k eu soubesse)... eu sei k 'pena' é dos piores sentimentos de se pode ter alguem, mas acho k n conseguiria deixar de ter <_<

Abraçava-o, trabalhava, convivia normalmente e ia beber um copo com ele mas só bebia do copo dele se realmente tivesse com mta sede... isto é estupido mas acho k era essa a minha reacção :(

Essa historia do macaco pra mim está mto mal contada...

Pra mim foram expreencias k os laboratorios (k são sempre feitas em africa) k correram pro torto...

Acho k se já a tivessem descoberto a cura ou a vacina já a estavam a comercializar... apesar k gostava de saber quais os nºs gastos com a doença (n na investigação) anuais dos paises desenvolvidos... pq se forem realmente maiores k os nºs k sairia a vacinação, já n digo nada <_<

Link to comment
Share on other sites

acHo que a iniciativa de criar esta sondagem e consequente debate foi uma das melhores que ja vi aqui feitas...

A informação nk é demais...as vezes sabemos que estamos a fazer algo que pode ser relativamente perigoso,mas como n temos ouvido falar recentemenTe deixamos que o momento nos conduza o que é um erro....ao passo que se por acaso ate tivermos ouvido qqr coisa nesse dia,ou lidado com alg k tenha o SIDA ja somos capaz de pensar duas vezes....O que eu quero dizer é que n se deve mm parar de falar destes temas como se fossem obsoletos,coisas do passado,com coisas serias é sempre bom estar a relembrar pois infelizmente vivemos muito na ideia que so acontece aos outros ;)

Vou ser sincero,ja tive relações com mais do que uma pessoa sem usar protecção, mas td pq conhecia a pessoa e tinhamos uma relação de confiança,mas,como disse a Pini,basta um dos lados n ter sido 100% fiel pa acontecer algo....

A unica coisa que n sei e perdoem-m a minha ignorancia é se quando fazemos aquelas analise ao sangue de rotina,se estivermos infectados será que detecta algo???ou tem mm que ser especifico???desculpem,mas como digo,informação nk é dmais.

Edited by p!p1tUh
Link to comment
Share on other sites

Acho que sim, que detecta.

Um corpo infectado tenta sempre criar anti-corpos para eliminar o vírus. Só que esses anti-corpos não funcionam, mas mesmo assim, o organismo os cria. É a partir da existência, ou não desses anti-corpos no sangue, que se detecta se uma pessoa está infectada, ou não.

Se tens esses anti-corpos no sangue... Game Over...

Link to comment
Share on other sites

Pini, sou enfermeiro!

Há uma coisa que nunca deviam esquecer e até deviam "espalhar": Quando fazem sexo com uma pessoa, estão a fazê-lo com todas as pessoas com quem ela já o fez! Quem tiver 2 dedos de testa e fôr minimamente inteligente, percebe o que disse.

Não é pelo facto de alguém ter um resultado negativo que pode dizer que não está infectado. Nem me estou a referir aos falsos negativos, mas sim ao facto de não haver um período de incubação específico para o VIH. Não se fica seropositivo logo que se tem contacto com uma pessoa seropositiva. Podem passar meses até que se descubra que se é portador do VIH. Por norma, nunca se aconselha alguém a fazer o teste antes de ter passado 1 mês do potencial contágio. E mesmo ao fim de 6 meses, ainda pode dar negativo. Agora dizem: mas assim nunca se devia fazer sexo sem preservativo mesmo com a pessoa com que namoramos há largos meses! É tudo uma questão de bom senso e de confiança, que já por si devia ser a grande base de uma relação. Confiam na pessoa com quem estão? Mas não sabem com quem é que ela já esteve! Será que não teve comportamentos de risco? Será que as pessoas com que teve sexo eram de confiança? A não ser que ela ainda fosse virgem, e mesmo assim pode ser infectada por uma transfusão de sangue! Já muito raro, felizmente, mas existe esse risco! Imaginem até que alguém teve um comportamento de risco e foi infectado. Nos dias seguintes, resolve doar sangue. Não é ainda possível detectar a doença, mas não quer dizer que o vírus não esteja lá. Isto pode causar algum alarmismo, mas felizmente as probabilidades de se ser infectado ainda são pequenas. Convém é que as pessos se mentalizem que esse risco, embora pequeno, existe e quando menos se espera e da pessoa que menos se espera... Enfiem isto na vossa cabeça!

Link to comment
Share on other sites

...

Há uma coisa que nunca deviam esquecer e até deviam "espalhar": Quando fazem sexo com uma pessoa, estão a fazê-lo com todas as pessoas com quem ela já o fez! Quem tiver 2 dedos de testa e fôr minimamente inteligente, percebe o que disse.

...

Podes ter a certeza que essa ideia ficou bem vincada na minha cabeça para sempre...

E é bom que fique em todos...

Link to comment
Share on other sites

Imaginem agora uma badalhoca duma PornStar LOOOOOOOOOOOOOL

Essas mulheres, na minha opinião, podem ser o que são, mas acredito que o risco de apanharem qualquer doença é mínimo, pois devem ser das mais informadas que há...

Pelo menos, nas grandes produções...

Link to comment
Share on other sites

Respostas:

Pergunta 1 - Resposta 1

Pergunta 2 - Resposta 2 (já fiz o teste mais do que uma vez, não por suspeita, mas por precaução, se tenho que fazer análises, pq não efectuar de igual forma o despiste?)

Pergunta 3 - Resposta 3 (são pessoas como as outras, não é por estarem infectadas que tenho que colocar em causa tudo, agora concordo com o Gizbo, tenho pena de todas as crianças que já nascem com o vírus em causa, afinal, nada fizeram para que fossem infectadas)

B)

Link to comment
Share on other sites

Respondi ao teste acertadamente pois tenho completa noção dos meios pelos quais a doença se transmite e dos seus sintomas.

Fiz o teste mais a minha namorada já há um ano e tal pq achamos que era jogar pelo seguro qd se trata de assuntos tão sérios como este e pq a relação entre nós já estava a ficar mais séria o que exigia um maior grau de confiança entre os dois. Felizmente deu-nos negativo.

Mas confesso e sou honesto o suficiente para admitir que a minha maneira de reagir perante uma pessoa se enquadra mais na primeira opção do que em qualquer uma das outras. É, infelizmente, uma coisa que não consigo contrariar...

Estou perante uma pessoa que tem uma doença fatal de transmissão quase inevitável mediante certas e determinadas condições e embora eu saiba que com contactos normais do dia-a-dia a doença não se trasmite, não consigo evitar algum desconforto em interagir com essa pessoa.

Não trato, nem nada que se pareça, essa pessoa como uma pessoa normal pq na minha cabeça, essa pessoa não é normal. Não é como as outras á minha volta... Esta sujeita a um factor completamente anormal que é ter SIDA.

Eu sei que pode parecer horrivel a algumas pessoas o que eu acabei de

dizer, mas não é uma coisa que eu faça por nojo, repugnância ou ignorâcia, mas sim por um medo injustificado que não consigo evitar.

É um pouco como se vocês fossem convidados a estar presos por uma corda no topo de um arranha céus e vos dizerem que a corda é inquebrável e não há maneira de a corda se soltar e de cairem.

Embora vocês saibam isso, não deixam de ter medo, tentam sempre evitar a experiência e sujeitos a ela, reagem sempre com algum desconforto.

Respondi ao teste acertadamente pois tenho completa noção dos meios pelos quais a doença se transmite e dos seus sintomas.

Fiz o teste mais a minha namorada já há um ano e tal pq achamos que era jogar pelo seguro qd se trata de assuntos tão sérios como este e pq a relação entre nós já estava a ficar mais séria o que exigia um maior grau de confiança entre os dois. Felizmente deu-nos negativo.

Mas confesso e sou honesto o suficiente para admitir que a minha maneira de reagir perante uma pessoa se enquadra mais na primeira opção do que em qualquer uma das outras. É, infelizmente, uma coisa que não consigo contrariar...

Estou perante uma pessoa que tem uma doença fatal de transmissão quase inevitável mediante certas e determinadas condições e embora eu saiba que com contactos normais do dia-a-dia a doença não se trasmite, não consigo evitar algum desconforto em interagir com essa pessoa.

Não trato, nem nada que se pareça, essa pessoa como uma pessoa normal pq na minha cabeça, essa pessoa não é normal. Não é como as outras á minha volta... Esta sujeita a um factor completamente anormal que é ter SIDA.

Eu sei que pode parecer horrivel a algumas pessoas o que eu acabei de

dizer, mas não é uma coisa que eu faça por nojo, repugnância ou ignorâcia, mas sim por um medo injustificado que não consigo evitar.

É um pouco como se vocês fossem convidados a estar presos por uma corda no topo de um arranha céus e vos dizerem que a corda é inquebrável e não há maneira de a corda se soltar e de cairem.

Embora vocês saibam isso, não deixam de ter medo, tentam sempre evitar a experiência e sujeitos a ela, reagem sempre com algum desconforto.

*Edit

...

Há uma coisa que nunca deviam esquecer e até deviam "espalhar": Quando fazem sexo com uma pessoa, estão a fazê-lo com todas as pessoas com quem ela já o fez! Quem tiver 2 dedos de testa e fôr minimamente inteligente, percebe o que disse.

...

Então quer dizer que durante a minha vida inteira, supondo que as mulheres com quem eu faça sexo não são lésbicas, irei fazer pelo menos (e na melhor hipótese) tantas vezes sexo com gajos como as que fiz com gajas... :blerk: :blerk: :blerk:

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

...

Há uma coisa que nunca deviam esquecer e até deviam "espalhar": Quando fazem sexo com uma pessoa, estão a fazê-lo com todas as pessoas com quem ela já o fez! Quem tiver 2 dedos de testa e fôr minimamente inteligente, percebe o que disse.

...

Então quer dizer que durante a minha vida inteira, supondo que as mulheres com quem eu faça sexo não são lésbicas, irei fazer pelo menos (e na melhor hipótese) tantas vezes sexo com gajos como as que fiz com gajas... :blerk: :blerk: :blerk:

Nunca apanhaste uma "verdinha" ? :P

Link to comment
Share on other sites

Imaginem agora uma badalhoca duma PornStar LOOOOOOOOOOOOOL

As Pornstars antes de fazer um filme tão no minimo 3/4 meses sem ter qq tipo de relação e' esse o periodo de protecção :)

Quando 'a doença nunca fiz o teste mas também sempre falei abertamente como quem tive relações. Conheço uma pessoa com Sida respeito.a pq e' tal e qual como no's não e' com um abraço ou um beijo na cara que me infecto por isso.

Mt gente hoje em dia apanha a doença por simples falta de cuidado mas outras por puro azar como um histo'ria em que um rapaz tinha sida n contou 'a namorada e acabou por infecta.la..e' algo que 'as vezes nos da' que penasr na confiança que temos de ter com a pessoa com quem andamos.

Link to comment
Share on other sites

e n vais mostrar ou exigir as analises à companheira

E porque não?.. exigir não digo, mas pedir... falar sobre o assunto. Isto quando estamos a falar de uma companheira fixa com algum tempo e pretendem partir para uma relação que necessita total confiança, especificamente na relação sexual. É essa ideia que temos todos de interiorizar... porque é mesmo por não se falar no assunto, por não se pedir à/ao companheira/o que faça o teste que alguns azares acontecem...

Quando fazem sexo com uma pessoa, estão a fazê-lo com todas as pessoas com quem ela já o fez!

Por muito que possam gozar com a tua frase é uma verdade indiscutível... infelizmente...

JMVC, actualmente, na tua área, continua-se a falar em grupos de risco em relação ao VIH/SIDA? Se sim, continuam a ser os homossexuais (gays e lésbicas), toxicodependentes por via intravenosa e prostitutas/os?

Heritage, pessoalmente, não me choca a tua reacção ou de qualquer outra pessoa quando dizem que não conseguem ser "normais" perante um seropositivo ou doente com SIDA. Porque pura e simplesmente essa reacção nasce do medo natural da morte. Não é o mesmo que, por exemplo, o racismo. (please não transformem isto num tópico sobre racismo!! :-.. ).

E digam-me uma coisa.. quanto às campanhas de combate e informação sobre o VIH/SIDA. O que acham delas? Acham suficientes? No que falham? Acham que há algum tipo de grupo social que devia ser mais abordado do que é actualmente (quer em termos de idade, género, profissão, tendência sexual, raça, ... o que quiserem), e já agora porquê esse/s grupo/s?

Entetanto deixo alguns links, caso alguém esteja interessado, na maior parte com informações básicas sobre esta epidemia, em português ou inglês mas alguns com informações mais especificas:

AIDS Portugal

Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA

Roche

Portal da Saúde

Liga Portuguesa Contra a SIDA

Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (entidade responsável por relatórios semestrais sobre a SIDA em Portugal)

Em Inglês:

NAT

UNAIDS

World Health Organization

AVERT

Global Health Facts

Ahhh quanto ao facto das análises regulares incluírem o teste da SIDA, pelo menos aqui há uns tempos só se pedísses especificamente essa análise, senão não a faziam... actualmente não sei.

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

Olhem, e uma pergunta perspicaz para dois tipos de pessoas:

1 - Para os papás e mamãs cujos filhos já têm idade para iniciar a sua vida sexual (que lembrem-se que, cada vez é mais cedo) ou que já a iniciaram: falaram-lhes sobre sexualidade e sobre a sida? Se não, porque não?!

2 - Para os manitos e manitas mais velhos ou o que for, alguma vez chamaram a atenção para os mais novitos sobre esta doença?

Em qualquer uma das duas hipóteses, se o fizeram, como abordaram a questão? O que explicaram? Que idade tinham as crianças/jovens?

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

E já agora para quem perguntou qual era a despesa anual do Sistema Nacional de Saúde em relação ao tratamento do VIH...

3.1.2 - Medicamentos para o tratamento da infecção por HIV

A medicação com indicação para o tratamento da infecção por HIV

apresentou nos hospitais estudados uma despesa de cerca de 73 milhões de

euros, tendo o custo médio de tratamento por doente sido de 6 065 euros no

ano de 2004.

Ao analisar o ranking das substâncias com maior peso na despesa verifica-se

que são duas associações fixas de medicamentos (Lamivudina + Zidovudina

e Lopinavir + Ritonavir) as que mais contribuíram para a despesa com este

grupo de medicamentos.

TABELA 7 - DESPESA COM MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DA INFECÇÃO POR HIV POR SUBSTÂNCIA ACTIVA

Substâncias Activas Ano 2004 % 2004 1º Sem 2005 % 2005

Lamivudina + Zidovudina 13.926.548 19,0% 7.858.090 17,6%

Lopinavir + Ritonavir 9.436.463 12,8% 7.419.142 16,6%

Efavirenz 8.299.008 11,3% 5.373.890 12,0%

Tenofovir 7.301.960 9,9% 5.332.317 11,9%

Lamivudina 5.782.273 7,9% 3.022.217 6,8%

Nelfinavir 5.353.570 7,3% 2.528.785 5,7%

Estavudina 5.237.184 7,1% 2.111.189 4,7%

Nevirapina 3.887.431 5,3% 1.923.598 4,3%

Didanosina 3.655.245 5,0% 1.591.744 3,6%

Indinavir 2.993.079 4,1% 1.174.194 2,6%

Outros 7.593.419 10,3% 6.314.463 14,1%

TOTAL 73.466.178 100,0% 44.649.630 100,0%

UNIDADE: EUR

Sei que a tabela está esquisita, mas o primeiro semestre de 2005 já ultrapassava metade do valor total de 2004... Já para não falar que aqui só fala de medicamentos, fora as consultas, os testes de diagnóstico, internamentos...

Acrescento mais este pequeno dado... 12.113 pessoas assistidas nos Hospitais Portugueses com o vírus do VIH/SIDA...

Fonte: http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/..._hospitalar.pdf ---> Página 9 e 40

Edited by PiNi-PoM
Link to comment
Share on other sites

É o seguinte, as pessoas que tem várias relações cm a mesma pessoa, correm menos riscos de HIV que as outras que têm relações cm várias pessoas, por isso se tiverem relações á por exemplo 3 anos cm a mxm pessoa, e se pelo meio ocorrer furos, pelo menos uma ou duas vezes, em principio ñ é razões para alarmes, mas ñ ker dizer k nc aconteça, mas é pouco habitual ;) Os acidentes acontecem, mas tentem mxm evitá los, isto ñ está para riscos ;) Certo??

Cumpz :bye:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.