Jump to content

Extinção Dos Servidores Tejo E Sado


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

À cerca de 3 anos foi iniciado o projecto do Emule nacional com um servidor e logo a seguir com o lançamento do cliente Emule conhecido como Bowlfish.

O objectivo era criar uma rede dentro da rede para restringir o tráfego a redes nacionais, de forma a ajudar a libertar os utilizadores de peer-to-peer das limitações de consumos impostas pela maioria dos ISPs nacionais.

Pouco tempo depois, foi adicionado um novo servidor à rede para ajudar a lidar com o explosivo crescimento da rede. E a rede foi crescendo até ao dia de hoje, com cerca de 43.000 utilizadores.

O projecto nunca foi comercial, sempre viveu das contribuições da equipa e de outros. A dimensão e a velocidade de crescimento atingida pelo projecto surpreendeu tudo e todos. Apesar disso, apenas com a ajuda de algumas contribuições de hardware para os servidores e muito trabalho de equipa para contruir, gerir e manter os servidores.

As condições que permitiam a existência dos dois servers extinguiram-se, e os servers foram hoje desligados permanentemente.

A decisão não foi repentina, nem feita de cabeça quente. Embora os recentes acontecimentos com o Razorback tenham tido influência nesta decisão, não foi a única, nem sequer a mais importante. A decisão é no entanto final e irreversível.

Foi bom enquanto durou.

Mas nem tudo acaba hoje. O Forum da Mula da Cooperativa continua enquanto nos fôr possível mantê-lo.

@ fórum da mula.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.