Jump to content

Sporting Clube De Portugal - Pre-epoca.


Kubrick
 Share

Recommended Posts

Bom como Sportinguista que sou resolvi criar este topic na medida em que outros amantes do desporto (sportinguistas e não) possam dissertar sobre o que acham das propostas do candidatos a presidente do Sporting. No meu ver só ainda Soares Franco apresentou algo palpável. Mas como leigo que sou, não consigo discernir se a sua proposta será benéfica finaceiramente ou não para o Sporting.

Dias da cunha já veio desvalorizar o projecto e apelar aos Sportinguistas para que não se iludam pelo projecto Soares Franco.

FILIPE SOARES FRANCO

"O que vai propôr em concreto?

A proposta visa alienar o património não desportivo e informar que se esta proposta vencer, vou tentar alienar igualmente 27 por cento das acções que o Sporting SGPS tem na SAD com duas finalidades: Primeiro, criar um projecto desportivo basicamente assente no futebol, mas sem perder a noção do ecletismo e porquê basicamente assente no futebol? Porque o futebol é a única modalidade que pode provocar o crescimento do Sporting, é a única que gera verdadeiramente receitas. Tem de ser um projecto desportivo europeu. O futebol está globalizado e a sua rentabilidade está na Europa e não no campeonato nacional. É essa realidade que os sportinguistas têm de saber enfrentar e saber construir uma equipa desportiva para estar constante e ciclicamente presente na Liga dos Campeões. E sem perder a noção do ecletismo porquê? Porque o Sporting tem 23 modalidades, 4 delas profissionais: futebol futsal, atletismo e andebol. Estou convicto que se alienarmos 27 por cento das acções da SAD - não está incluída no projecto de restruturação que se fez com a banca em Junho de 2005 - pode permitir um encaixe superior a 15 milhões e pode permitir, se isso acontecer, uma mais-valia de 5 milhões. Por isso, vou propor, posteriormente, aos dois bancos que nos apoiam que me deixem utilizar estes 5 milhões em dois vértices. Na construção de uma infra-estrutura desportiva, ou seja, um pavilhão desde que tenhamos o terreno para o efeito, que será obviamente fora de Alvalade e que me deixe utilizar a outra parte dessa mais-valia no reforço da equipa de futebol. Para além do Sporting apostar nos terrenos, uma equipa competitiva tem de possuir alguns reforços. O clube precisa de criar riqueza para ter esses reforços. Se pudermos fazer isto, tenho quase a certeza que o Sporting pode ter um projecto vencedor.

Propõe alguma mudança de fundo nas modalidades?

Não, tão só o cumprimento de uma condição: têm de ser auto-suficientes.

O atletismo é um caso especial?

Não, mas há um trabalho que tem de ser feito. O Sporting ao longo dos últimos 20 anos, se calhar 30, serviu muito o atletismo nacional e deu enormes alegrias a todos portugueses. É de longe o clube com mais atletas olímpicos e esse é um esforço ciclópico que o Sporting realizou. Julgo que se deve encarar a realidade do atletismo como ela é: não tem grande capacidade de angariar receitas. Os atletas só correm 4 vezes por ano com a camisola do Sporting e é se participarem em competições internacionais. E correm tantas ou mais vezes com a camisola de Portugal e correm mais vezes ainda em meetings com as camisolas dos patrocinadores. Acho que o Governo devia apoiar de forma excepcional o atletismo do Sporting. E se não fosse o Governo devia ser uma empresa de bandeira portuguesa a fazê-lo. Há algumas que apostam na realização de eventos ligados ao atletismo em Portugal. Eventos esses que custam seguramente mais do dobro ou do quádruplo do que custa o atletismo do Sporting. Valia a pena considerarem essa possibilidade com todos os direitos inerentes a esse patrocínio. Faço disso um projecto."

Esta é a proposta de Filipe Soares Franco. Por um lado concordo, por outro custa-me ver um Sporting só virado para o Futebol. Á medida que forem aparecendo outras propostas, e outros candidatos actualizarei para que, tal como eu, os Sportinguistas saibam o que andam a tentar fazer ao nosso clube!

:scp: :scp: :scp:

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

Sporting

Assembleia Geral foi adiada

A Assembleia Geral do Sporting foi adiada, em virtude de o auditório do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), com capacidade para 1.500 pessoas, não comportar o elevado número de sócios que marcaram presença no local.

Estima-se em mais de três mil o número de sócios do Sporting que marcaram presença nas instalações do Centro de Congressos de Lisboa. A capacidade do recinto é de 1.500 lugares, pelo que o vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Carlos Araújo Sequeira (que esta noite presidia à sessão, na ausência de Miguel Galvão Teles, submetido a intervenção cirúrgica), decidiu adiar a reunião magna dos «leões» para outro local, em data ainda desconhecida.

por enquanto nada se decide!

Mas é de louvar a afluencia de sócios :)

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que podem ainda reunir-se no Centro Comercial Alvaláxia... Pelo menos enquanto é do Sporting. :lol:

Ou então pode ser no estádio, enquanto é do Sporting...

Eu até percebo que o homem queira fazer dinheiro (esperamos) para os cofres do Sporting. O problema é que vai apenas resolver os problemas de agora. Quem garante que no futuro as coisas não vão voltar a ficar como estão? E depois já não há mais anéis nos dedos.

Estas ideias (à parte daquilo que está contratualizado com os bancos) fazem-me lembrar aquela do alentejano que, para comprar um vídeo, vendeu a televisão.

Link to comment
Share on other sites

Para bem dos sportinguistas espero que o Vale e Azev...err...Dias Ferreira, não se candidate...

:lol:

Por acaso gostava de o ver para sempre no programa de Tv do que na presidencia, mas não me parece que ele vá voltar atrás.

E se se candidatar vai ganhar. Estarei para ver o projecto dele. Ate pode ser que o gajo tenha um projecto viável.

Link to comment
Share on other sites

é fóssil é fóssil mas o Sistema de que tanto gozavam lá vai andando pintado de dourado..

mas tens de admitir que o homem era uma comédia :-..

para ser a comédia total no futebol portugues era ter Vilarinho no Benfica, Dias da Cunha no Sporting e Poncio Monteiro no FCP

Link to comment
Share on other sites

é fóssil é fóssil mas o Sistema de que tanto gozavam lá vai andando pintado de dourado..

mas tens de admitir que o homem era uma comédia :-..

para ser a comédia total no futebol portugues era ter Vilarinho no Benfica, Dias da Cunha no Sporting e Poncio Monteiro no FCP

O gajo era o Fidel Castro do futebol portugues. Qualquer texto de 3 linhas levava pelo menos 300 "err...hmm.." pelo meio. :-..

Link to comment
Share on other sites

Viva!

Não estive presente na assembleia geral, mas na proxima quinta lá estarei...pelos vistos é na fil mas para uma sala de 3.500 pessoas, espero que não seja outra vez suficiente para mostrar a força dos sócios do Sporting.

Eu não sou a favor de todo aquele leque de edificios para venda, mas de alguns deles tipo o alvaláxia...

Ainda estou indeciso para a votação.O meu dilema é:

voto a favor do único projecto concretamente apresentado OU voto contra a não alienação do património do Sporting? Uma coisa é certa, o projecto roquete acabou por falir o Sporting, imaginem senão vendessemos todas as grandes vedetas : Hugo Viana, quaresma, Cristiano ronaldo; onde estaríamos agora???

Não percebo porque é que o porto e o Benfica (principalmente o FCP) receberam tanto dinheiro para infraestruturas e Sporting tão pouco... Será porque nós já tínhamos isto planeado quer o euro2004 fosse em Portugal ou não??? perguntas sem resposta...

Cumps.

Link to comment
Share on other sites

Eu apostava numa ruptura. O projecto roquete deu-nos um titulo mas ao invés isso serviu para cegar por uns anos o que ele lá andou a fazer: encher os bolsos. ou muito me engano ou Soares Franco vai pelo mesmo caminho, senão por que razão o ultimato aos adeptos?

Queria uma presidencia com 3 pilares: duque, bettencourt, dias ferreira. Mas gostava que se apresentassem com uma proposta concreta. De facto só Soares Franco parece ter alguma coisa, infelizmente não me convence por completo.

Link to comment
Share on other sites

Que futuro??

Ja nao é mau acreditares que o scp vai ter um futuro! :-..

:-.. :-..

Eu deixo este topico mais "serio" e menos de bola para os sportinguistas e para ouvir o que eles têm pa dizer, pq da casa dele (nestes assuntos) devem saber mais que eu...

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

FILIPE SOARES FRANCO está a ser pressionado por diversos apoiantes para que os órgãos sociais do clube apresentem, em bloco, a demissão e, assim, se avance já para eleições. No entanto, o presidente dos leões garantiu a A BOLA que «nunca viabilizaria» essa solução. Assim, amanhã deve realizar-se uma conferência de Imprensa na qual será anunciado o dia e o local da Assembleia Geral que discutirá a proposta para a alienação de património. Neste encontro com a Comunicação Social, a Direcção do Sporting também dará a sua versão sobre a questão do artigo 32 dos estatutos, que impede que haja um desvio orçamental superior a 10 por cento, sob pena dos membros dos corpos sociais perderem o mandato e não poderem recandidatar-se por um período de sete anos.

A discussão sobre o futuro do Sporting continua a agitar as águas em Alvalade. E ontem, com a vinda a público de notícias sobre a possibilidade de o Conselho Directivo leonino cancelar a AG onde se discutirá a proposta de alienação de património—centro comercial Alvaláxia, edifício sede, health club e clínica CUF —, condição imposta pelo actual presidente para avançar com a candidatura, e convocar-se, no imediato, eleições antecipadas, mais dúvidas se levantaram sobre o actual momento que o clube vive. No entanto, contactado por A BOLA, Filipe Soares Franco prontificou-se a desmentir essa possibilidade, apesar de várias pessoas que lhe são próximas o terem pressionado para que o acto eleitoral se realize, o mais tardar, no mês de Abril. «Só quem nãome conhece é que pensaria que viabilizaria eleições antecipadas », confessou Soares Franco, que preferiu não tecer outros comentários. Desta forma, a AG que deveria ter-se realizado na passada quinta-feira vai mesmo continuar, sendo, assim, colocada à consideração dos sócios a proposta de alienação de património. Uma das questões que ontem se levantou foi se a AG tinha sido suspensa ou anulada mas, contactado por A BOLA, o vice-presidente da mesa que presidiu à reunião magna, Carlos Araújo Sequeira, confirmou que «a AG foi aberta e depois suspensa ». Assim, as únicas hipóteses para que a AG não prosseguisse passavam pela demissão em bloco dos órgãos sociais o que, estatutariamente, obriga à marcação de eleições no imediato ou que o Conselho Directivo retirasse a proposta de alienação de património da ordem de trabalhos, o que esvaziaria o objectivo da reunião magna. Mas não será isso que sucederá. Neste sentido, amanhã, deverá ter lugar uma reunião do Conselho Directivo do Sporting, seguindo-se uma conferência de Imprensa onde deverão ser anunciados o novo local e a data da AG. Ao que tudo indica, os dias 9 ou 10 de Março serão as opções em cima da mesa. O Coliseu dos Recreios e o Pavilhão Atlântico são os locais com mais possibilidades de acolher a AG.

Artigo 32

Nessa mesma reunião do Conselho Directivo, será também abordada a questão do artigo 32 dos estatutos do clube, já por diversas vezes abordado por um dos candidatos à presidência leonina, Dias Ferreira [ver outra peça]. Esta alínea dos estatutos impõe que o desvio de tesouraria do clube não seja superior a 10 por cento do orçamentado, sob pena dos membros dos corpos sociais perderem no imediato o mandato e ficarem impedidos de se recandidatar a cargos no Sporting por um período de sete anos. Filipe Soares Franco prometeu também esclarecimentos sobre este tema também para amanhã mas ressalvou que o artigo 32 respeita apenas ao clube e não à Sociedade Anónima Desportiva, empresa que não gerou as receitas esperadas. Essa, aliás, foi outra das ressalvas feitas pelo líder da Direcção sportinguista: não há um desvio de tesouraria mas antes de despesas devido à escassez de receitas.

Tambem acho que eleiçoes era o mais justo.

Para Soares Franco não as querer é porque sabe que pode perder...E se sabe disso é porque sabe que o seu projecto não é nada do outro mundo, e se não é nada do outro mundo não o quero para o Sporting.

ELEIÇÕES JÀ! :scp:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.