Jump to content

A Piada De Saramago


Guest Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Guest Walt Sousa

Este tópico pode até estar no sitio errado mas digam-me lá então onde poderei enquadra-lo??

As caricaturas ofensivas sobre Maomé feitas pelo dinamarquês podem realmente criar mau estar entre os Muçulmanos. Mesmo que a liberdade de expressão devesse ser um valor universal adquirido isso não desculpa a falta de tacto do dito dinamarquês de se meter com uma religião onde os seus fiéis são mais do que meros devotos... Falemos de fanatismo. São pessoas que usam a religião para exprimir a sua ira contra o mundo Ocidental. Usam qualquer bode-expiatório (neste caso foram as caricaturas) para incendiar ainda mais uma situação, ela própria um autêntico barril de pólvora prestes a explodir...

E são esses fanáticos que depressa são capazes de pôr todo um povo do seu lado, que juram pragas, promessas de morte, votos de ira e ódio ao lado Ocidental considerado por eles como o inimigo a abater. A religião muçulmana extrapolou a sua essência de bem e é utilizada como arma de arremesso, uma ferramenta para fazer o mal. Quando se deseja a morte de alguém e se paga esse desejo a peso de ouro, é porque se perdeu toda a dignidade pelo caminho. O ser humano deixou de ter valor como individúo, passou a ser uma marioneta...

Nada justifica aquilo que se vai passando um pouco por todo o mundo muçulmano e que aos poucos se vai espalhando pelo resto do planeta. Imagine-se se seria possível imaginar o contrário. Algum paquistanês ou indonésio fazia um cartoon com nossa Senhora Santa Maria a fazer sexo oral a seu filho Jesus. O Vaticano de certeza que ficaria indignado, assim como a maioria dos fiéis católicos. Mas levaria esse cartoon ao tumulto, à violência, ás juras de morte do lado Ocidental? Desejaríamos nós a morte a todos Muçulmanos?

E é na intolerância, na incompreensão, no desrespeito por liberdades fudamentais e garantidas, que as duas religiões se separam abruptamente. O islão praticado por alguns mais parece um acto de loucura contra tudo e todos aqueles que pensam de maneira diferente...

E onde aparece a "piada" de Saramago? Li-a ontem no Jornal Público e dizia José Saramago que, tal como os muçulmanos reagiram mal aos cartoons sobre o profeta Maomé, compreensívelmente segundo ele, tb o dito cartonista dinamarquês enfrentaria muito possivelmente o desemprego se publicasse um desenho pouco abonatório do seu chefe. Provavelmente. Mas para meu espanto o parecer de Saramago ficou-se por aí, ou o Público censurou-lhe as ideias...

Caro Sr. Saramago, a diferença é precisamente essa, o chefe gozado usaria o despedimento para ver-se livre de um empregado que tinha beliscado a sua imagem. E ficaria-se por aí. Não entraria pela sua casa adentro, e de faca na mão, cortaria-lhe as goelas numa acção de pura vingança... É isso que nos separa deles, nós não somos selvagens, por mais que nos custe interiorizar um acto...

Além de Freitas do Amaral e dos seus despropositados comentários, parece que temos mais uma personagem a querer fazer-lhe companhia... Não é Senhor José Saramago? :ranting:

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Continuo a achar que a religião e as fés não deveriam ser usadas subversivamente. E foi o que este jornal quis: ser subversivo e diferente, ganhar fama.

No fundo achei uma estupidez de tamanhao infinito e ainda acho uma estupidez ainda maior, quando dizem que foi pela tal liberdade de expressão, quando na realidade o que se quis foi espalhar a controversia para proveito proprio, embora o feitiço se tivesse virado contra o feitiçeiro. O que tambem condeno.

Link to comment
Share on other sites

o problema é que neste caso a religião não pode ser posta de lado.

Agora faço-te eu uma pergunta:

Não tens futuro, vives na miséria, ensinam-te desde que nasces que a vida é eterna e que o profeta é Maomé, que esse profeta existiu e é sagrado, a unica coisa em que acreditas na tua vida é nisso. Piamente, extremamente. O que fazias se gozassem e rebaixassem a tua crença?

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Não tens futuro, vives na miséria, ensinam-te desde que nasces que a vida é eterna e que o profeta é Maomé, que esse profeta existiu e é sagrado, a unica coisa em que acreditas na tua vida é nisso. Piamente, extremamente. O que fazias se gozassem e rebaixassem a tua crença?

Tentava emigrar pois a religião não me enche a barriga. Morrer pela religião é voltar aos primórdios. Guerras Santas já lá vão..

Link to comment
Share on other sites

Pá, tens de ver que isso somos nós a pensar. Para eles o natural é a religião. Ponto final.

Como este mundo é uma caixa e estamos cá todos dentro, só temos é de respeitar, e eles tambem.

Condeno ambas as partes.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
(..) só temos é de respeitar, e eles tambem.

Agora disseste tudo. Temos que respeitar. Temos que ser tolerantes. E eles? Terão eles o direito de desejar a morte a alguém a favor da sua religião? Foi isso que proclamou Maomé? É isso que diz o Alcorão? Matem quem não vos compreende. Não me parece

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Repara o que eu digo é que se ja sabemos como eles são e se não queremos problemas só temos de os deixar ser como são, lá longe. Sem provocações.

Falaste em tolerancia mas o cartoon não era muito adepto disso (o de Maomé com a bomba na cabeça). Foi uma generalização mesquinha.

Porque a diferença é que eles queimam bandeiras e nós cagamos nisso, e nós queimamos as deles e eles destroem tudo.

Eles nunca serão tolerantes, porque acreditam em não o ser.

Nada vai mudar isso a menos que haja uma chacina da faixa etária de pais/avós ficando só crianças para serem educadas doutra forma. Como não me parece que isso aconteça só temos de esquecer que eles existem. Se eles não gostam de nós porque é que teimamos em estar sempre a olhar para eles??

A minha teoria é: deixem-nos estar lá quietinhos, sossegados.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

A minha teoria é outra. Deus queira que não mas se isto atinge níveis de descontrolo tamanho o mundo civilizado terá de intervir e meter uma ordem nisto. Entendam como uma possível 3ª guerrra mundial ou algo parecido. Esperemos que isto não atinja os níveis do insuportável...

Não digo que sejam todos os países muçulmanos mas depois de ver o tratamento que eles dão a mulheres, crianças só posso chegar a uma conclusão: são atrasados, não evoluiram no tempo...

Se vissem algumas fotos como eu vi, de uma criança no Irão a ser castigada por ter roubado pão, ficariam de coração nas mãos... Deitaram-no no chão e de braço esticado, um carro passou-lhe por cima com os pneus, partindo-lhe os ossos... Que povo civilizado trataria assim uma criança?

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Respondendo ao que à bocado alguém disse, a mim tb smp me dissera que deus existe e blábláblá e eu não acredito nele...pa evoluí e achei que não tinha razões para acreditar...são modos de vida as respeito quem acredita..e axo mal que se goze com alguém por acreditar...mas daí à morte por causa duns cartoons? É a profissão do homem! Aquilo no médio oriente tá uma tristeza...ali sim a bomba nucleartinha sido bem usada!Embora o seu uso seja sempre condenável

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Tb já pensei nisso... uma bomba nuclear deitada por "engano". Mas isso não ia resolver nada... Só geraria uma espiral de vingança... A menos que fossem à vida uns largos milhões... Mas lá está... Assim ainda seriamos piores que eles e nós somos pecadores, fazemos coisas mal feitas, mas ainda somos os "bons" desta história...

Se eles não se sabem comportar, ao menos que alguém saiba...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

É muita ingenuidade pensar que isto têm a ver com religião,

1º interresses politicos

2º interresses economicos

3º relações de poder

4º religião (utilizada para conseguir as 3 primeiras)

Nada neste mundo é tão simples assim ...

Link to comment
Share on other sites

Futebol/Diplomacia: Freitas do Amaral propõe campeonato euro-árabe

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, propôs hoje a realização de um campeonato euro-árabe, como forma de aproximar o mundo muçulmano do Ocidente. O governante lançou a ideia em Évora, em cuja Universidade o príncipe Aga Kahn, 49º descendente do profeta Maomé, e líder espiritual de um dos três ramos do xiismo, foi hoje doutorado “honoris causa”. Aquele campeonato deveria realizar-se, na opinião do ministro, para além do Europeu e do Mundial. Após a cerimónia, Freitas do Amaral, em declarações à comunicação social, sublinhou a necessidade de um estreitamento de laços com o mundo árabe, como forma de um conhecimento mútuo mais profundo. “Não basta encontros de ministros ou trabalhos importantíssimos de diplomacia”, disse o ministro, sublinhando ser imprescindível pôr frente a frente pintores, escritores, comerciantes, jovens, futebolistas. Freitas do Amaral reconheceu que os “maiores agressores nos últimos tempos temos sido nós” e que o mundo árabe tem reagido com violência, no entanto, sublinhou que devem ser dados passos concretos para contornar a actual situação, agravada nas semanas mais recentes com o caso das caricaturas de Maomé. “Se formos os primeiros a convidar, eles convidam logo a seguir”, referiu ainda o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, deixando transparecer a sua convicção de que o caminho que propõe redundará na melhoria das relações entre o mundo árabe e o Ocidente.

www.ojogo.pt

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Vários mortos em protesto contra consulado italiano na Líbia

Vários manifestantes morreram, esta sexta-feira, na cidade líbia de Benghazi, num protesto em frente do consulado italiano por causa da publicação das caricaturas do profeta Maomé, que foi reprimido com disparos pela Polícia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano confirmou, em Roma, que houve uma manifestação a uns metros do consulado reprimida com dureza.

«Uma manifestação teve lugar em Benghazi e ela foi dispersa pela polícia. O Consulado italiano é a única representação diplomática ocidental nesta cidade», declarou um porta-voz do Ministério.

Na sede consular encontravam-se seis empregados italianos que não sofreram qualquer dano, dado que os manifestantes não conseguiram chegar até ao edifício, acrescentaram as fontes.

As primeiras informações divulgadas pelos "media" italianos apontam para que a situação ameaçava degenerar em violência e a polícia terá efectuado disparos para dispersar os manifestantes.

A manifestação realizou-se para protestar contra o ministro para as Reformas Constitucionais italiano, Roberto Calderoli, que multiplicou nas últimas semanas os ataques ao Islão e que se gaba de usar "t-shirt" com as polémicas caricaturas do profeta Maomé.

Calderoli disse que com a sua decisão de vestir a dita "t-shirt´ trava «uma batalha pela liberdade e pela democracia».

Entretanto, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berluscomi, pediu já a demissão do ministro Roberto Calderoli.

in TSF

De um lado, os defensores da liberdade de expressão, do outro os fanáticos... Isto promete tornar-se numa luta entre os que se dizem civilizados e os que são os maiores abrunhos selvagens que existem à face da terra...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Saramago = :blerk:

Personagem mais HIPOCRITA, MESQUINHO, CONFLITUOSO da "cultura" Portuguesa

Ele que fique la nas ilhas Espanholas e que guarde os comentarios para ele

Se quer comentar o que se passa em Portugal que venha para ca

E nao me venham falar no Nobel :no:

Quanto as Caricaturas

A minha resposta reside numa palavra

LIBERDADE

Luke

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.