Jump to content

Munich

Guest Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Guest Walt Sousa

Munich de Steven Spielberg

Prodigiosa reconstituição dos anos 70, um panfleto filmico desapaixonado sobre as consequências da vingança e o ciclo vicioso de morte que dela emana, Munique é uma obra maior de um realizador genial, sendo difícil encontrar adjectivos que consigam qualificar toda a sabedoria e mestria nela impregues. Como Spielberg há muito poucos. Infelizmente...

Munique consegue com todos os seus retoques meticulosamente estudados (fotografia, banda-sonora...) transportar-nos para a frieza e crueldade humana, onde não existem nem vencedores, nem vencidos. Avner (Eric Bana na sua melhor interpretação que me foi dada a ver até hà data) é um misto de patriotismo e incerteza, cheio de contradições, fruto de um conflito milenar que separa dois povos por razões que estão acima da própria condição humana. Parafraseando um conceito presente num dos diálogos do filme: A PÁTRIA É TUDO...

Munique apresenta-nos um Spielberg diferente, menos comercial, sem medo de ser violento, e isso torna esta obra ainda mais forte no seu conteúdo, onde vemos Spielberg a jogar á defesa, não tomando partido por nenhumas das partes. Seria demasiado fácil, previsível, desinteressante, ver Steven Spielberg, um judeu, a fazer de Munich uma arma propagandista contra a causa palestiniana. Mas não é isso que acontece. As explicações para o conflito entre judeus e palestinianos é nos deixado por pistas para que fiquemos a pensar numa realidade bem crúa que ultrapassa o próprio conflito: a vingança só gera vingança e sair desse rebuliço de sangue apresenta-se ainda hoje, e falando concretamente deste diferendo, como uma tarefa ciclópica...

Obrigatório para quem gosta de thrillers de cariz politico...

Nota: 10 (0-10)

• 3 weeks later...

Caramba pa. voces tambem são lixados, então o homem agora é obrigado a fazer filmes de ovnis e robots para todo o sempre?

Para mim o melhor filme dele foi de cariz documentario/historia/realismo sobre o Holocausto: Lista de Schindler.

E se Munich seguir a mesma disciplina então vou amar!

:)

Deixem-se de m*rdas o Munique foi Genial."Ah e tal desiludiu-me, ah e tal esperava mais, ah e tal o Spielberg tá velho...".Ide ver o Aeon Flux ou o Zathura :dumb: :dumb: :dumb:

Guest Walt Sousa
Deixem-se de m*rdas o Munique foi Genial."Ah e tal desiludiu-me, ah e tal esperava mais, ah e tal o Spielberg tá velho...".Ide ver o Aeon Flux ou o Zathura

Eu, como dou bem a entender na minha critica, sou dos que acho o filme de Spielberg (mais) uma obra de génio. Mas têm-se que perceber que existe muita gente que não aprecia este tipos de filmes de cariz politico. Outros não vão pura e simplesmente à bola com Spielberg e ainda existem aqueles que deviam estar à espera de um algo mais bombástico, uma metamorfose entre Indiana Jones e Rambo. Saiu-lhes uma fava sem sabor...

Tb não deixa de ser verdade que muito boa gente troca Zathura ou Aeon Flux por Munique ou a Lista de Schindler, só para mencionar dois dos maiores registos filmicos que Spielberg nos deixou baseados em factos reais, de olhos fechados. É escudado dizer que Munique é mais filme que Zathura ou Aeon Flux porque não vale a pena tentar alterar os gostos de uma pessoa... ;)

Edited by Walt Sousa

Deixem-se de m*rdas o Munique foi Genial."Ah e tal desiludiu-me, ah e tal esperava mais, ah e tal o Spielberg tá velho...".Ide ver o Aeon Flux ou o Zathura

Eu, como dou bem a entender na minha critica, sou dos que acho o filme de Spielberg (mais) uma obra de génio. Mas têm-se que perceber que existe muita gente que não aprecia este tipos de filmes de cariz politico. Outros não vão pura e simplesmente à bola com Spielberg e ainda existem aqueles que deviam estar à espera de um algo mais bombástico, uma metamorfose entre Indiana Jones e Rambo. Saiu-lhes uma fava sem sabor...

Tb não deixa de ser verdade que muito boa gente troca Zathura ou Aeon Flux por Munique ou a Lista de Schindler, só para mencionar dois dos maiores registos filmicos que Spielberg nos deixou baseados em factos reais, de olhos fechados. Puramente questões de gostos... ;)

1º o Aeon Flux até está bem bom... :lol:

2º eu gsto de filmes com cariz politico mas k n puxem a sardinha so para um lado...sejam eles kal forem...e eu até gostei do Munich...em termos de filme nao está nada mau (ok tirando akela cena ridiculo de sexo) mas tipo, eu criei mta expectativa...

Mas têm-se que perceber que existe muita gente que não aprecia este tipos de filmes de cariz politico.

Falando de 2 filmes recentes...

Adorei o Syriana...

Desiludi-me com o Munich...

E são os 2 de carisma politico :-

Deixem-se de m*rdas o Munique foi Genial."Ah e tal desiludiu-me, ah e tal esperava mais, ah e tal o Spielberg tá velho...".Ide ver o Aeon Flux ou o Zathura :dumb: :dumb: :dumb:

:clap: :clap: :clap: :clap:

2º eu gsto de filmes com cariz politico mas k n puxem a sardinha so para um lado...

O munich puxa só para um lado?!

Bem para mim este é o unico filme pelo qual vou puxar minimamente esta noite.

Guest Walt Sousa
2º eu gsto de filmes com cariz politico mas k n puxem a sardinha so para um lado

Puxar para a sardinha só para um lado? Estás a falar de Munich? :eek: Não pode ser... Qual lado? Spielberg foi acusado (injustamente) por este filme ser anti-judeu só por tentar mostrar que o problema e a ferida está bem aberta dos dois lados e não existe forma de a sarar, quanto mais cicatrizar. A vingança parece ser o caminho de ambas as partes envolvidas no conflito, vingança essa que não leva a lado nenhum... Melhor, levar até leva, à perda de vidas humanas num ciclo abismal interminável...

A verdade é que Munich não puxa a sardinha para lado nenhum... Mostra que existem sardinhas de ambas as partes.

Não devemos ter visto o mesmo Munich :-

Edited by Walt Sousa

2º eu gsto de filmes com cariz politico mas k n puxem a sardinha so para um lado

Puxar para a sardinha só para um lado? Estás a falar de Munich? :eek: Não pode ser... Qual lado? Spielberg foi acusado (injustamente) por este filme ser anti-judeu só por tentar mostrar que o problema e a ferida está bem aberta dos dois lados e não existe forma de a sarar, quanto mais cicatrizar. A vingança parece ser o caminho de ambas as partes envolvidas no conflito, vingança essa que não leva a lado nenhum... Melhor, levar até leva, à perda de vidas humanas num ciclo abismal interminável...

A verdade é que Munich não puxa a sardinha para lado nenhum... Mostra que existem sardinhas de ambas as partes.

Não devemos ter visto o mesmo Munich :-

ora tocast mm onde eu ia falar... para mim o filme so mostrou o k keria mostrar...eu gsto de filmes k mostram tanto o lado bom da coisa como o mau. n sei, eu tlv possa estar a falar aki um pco mal do filme injustamente pk a ideia k tenho dele já está um pco apagada, mas isto é o k ainda retenho mlhr. mas tipo, eu gstei do filme e vou voltar a ve-lo mais X d certeza, nao no cinema claro :lol: mas k estava um bom filme estava.

• 3 weeks later...
Guest log_on

bela merda...

nenhum dos pressupostos de segurança de uma policia secreta são tão desprezados... munto menos os israelitas...

o steven a tornar o real em irreal!

• 2 months later...

Caramba pa. voces tambem são lixados, então o homem agora é obrigado a fazer filmes de ovnis e robots para todo o sempre?

Para mim o melhor filme dele foi de cariz documentario/historia/realismo sobre o Holocausto: Lista de Schindler.

E se Munich seguir a mesma disciplina então vou amar!

:)

Eu VENERO a lista de Schindler, top 3 do filmes que mais gosto de sempre, gosto muito mais que o E.T. ou I.A. ja para n falar da guerra dos mundos.

E no entanto o que achei deste, tal como ja disse, é que esperava mt mais.

Gostos é como o cú, cada um tem o seu, e ah quem goste de olhar para outros.