Jump to content

Sonae Tenta Comprar Pt


p!p1tUh
 Share

Recommended Posts

A Sonae lançou esta segunda-feira uma oferta pública de aquisição sobre a PT, oferendo 9,5 euros por acção, anunciou a empresa esta segunda-feira em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A contrapartida oferecida será constituída pela importância de 9,5 euros por cada acção e de cinco mil euros por cada obrigação convertível, informa o documento. Este montante representa uma valorização de 16.1% face ao preço de fecho de hoje.

«Nos termos e para os efeitos do disposto nos artigos 175.º e 176.º do Código dos Valores Mobiliários torna-se pública a decisão de lançamento pela Sonae, SGPS, S. A. de oferta pública geral de aquisição das acções representativas do capital social da Portugal Telecom, SGPS, S. A>», refere o comunicado.

O intermediário financeiro encarregado da assistência à oferta é o Banco Santander de Negócios Portugal.

Se o negócio for concretizado a operadora móvel TMN será vendida.

A oferta é geral e voluntária, obrigando-se a Sonae a adquirir a totalidade das acções e das obrigações convertíveis que forem objecto de aceitação da oferta.

O lançamento da oferta encontra-se sujeito à obtenção das aprovações e autorizações administrativas exigíveis nos termos da lei portuguesa ou de legislação estrangeira aplicável, nomeadamente a não oposição da Autoridade da Concorrência e à declaração pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários da derrogação do dever de lançamento de oferta subsequente, em resultado da aquisição de acções no âmbito oferta.

A PT, cotada na bolsa de Nova Iorque, subiu 11% face após o anúncio da OPA.

A Sonaecom é a sub-holding do grupo Sonae para a área das telecomunicações, media e sistema de informação, controlando o jornal Público e as empresas Optimus, Novis e Clix.

A oferta pública de aquisição anunciada esta segunda-feira pelo grupo Sonae, sobre a totalidade do capital accionista da Portugal Telecom (PT), valoriza a operadora de telecomunicações cotada na Euronext Lisboa e em Nova Iorque em cerca de 10,07 mil milhões de euros.

O preço proposto (9,5 euros/acção ordinária) equivale a um prémio de 16% sobre o valor de fecho da PT no final da negociação do contínuo na segunda-feira (a emitente pesa perto de 19% do PSI 20). O valor indicado na oferta geral e preliminar com que a Sonae surpreendeu o mercado eleva, assim, a capitalização da PT para mais 10.000 milhões de euros.

O capital da PT, onde o Estado é minoritário mas mantém uma golden share, compreende 1.128.856.500 acções cotadas em bolsa. Deste capital social, a empresa tem idenficados os detentores de pouco mais de 46%, de que se destacam a Telefónica (9,96%), Brandes Investments (8,53%), o banco BES (8,36%), Capital Group (5,6%), e a CGD com 5,14% como os maiores institucionais.

Depois, existem outras participações qualificadas detidas pela Cinveste, Monteiro de Barros (...), e o restante está pulverizado por pequenos investidores, à parte o plano de recompra de acções próprias adoptado pela empresa.

A PT ainda não divulgou resultados do último exercício, mas no fecho de balanço de 2004 consolidou um volume de negócios acima dos 6.000 M€, e lucros líquidos de 601,7 milhões (+88% face ao ano precedente) explorando activos de 12,96 mil milhões.

Cerca de 65% do volume de negócios é ralizado fora de Portugal, e 49% da receita total foi obtida nas telecomunicações móveis (TMN, Vivo,...), enquanto o fixo e a Internet contribuiram com 35% da facturação, e pouco mais de 12% assegurados pela participada de multimedia (PTM).

ora este tio belmiro não para...esta compra dava-lhe um jeitão....o Homem,e n só ele, anda farto de criticar as politicas da PT e com esta compra acredito que de facto as opçoes a nivel de ofertas de dados e telecomunicações seriam bem mais aliciantes para os clientes...tb é vdD que o Homem n é rico poR ser generoso mas mm assim......

Edited by p!p1tUh
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.