Jump to content

A Análise Do Futebol Por Um Publicitário


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

Sporting BenficaA provocação Sou viciado na minha profissão, o Marketing, e ao contrário da maioria nãoaprecio futebol.Mas à minha maneira dei por mim a pensar no fenómeno.Há dias, no Metro, vi um senhor com paralisia cerebral a coxear pelo caisfora, com a boca aberta e os olhos tortos, a mão suspensa junto ao peito ecom um boné e uma t-shirt vermelha do benfica, que dizia "Ser do Benfica éser Diferente!". O que é uma grande mentira ! Pois é, o mau marketing é característico doBenfica.O Sporting tem mais classe, tem cartazes que dizem "o regresso dosindomáveis" ao melhor estilo de hollywood e provavelmente alusivo àsdificuldades do Peseiro em controlar o balneário da equipa. O Benfica tem o Media Market e o Fernando Mendes.O Sporting tem a Game Box. O Benfica o Kit Novo Sócio. A claque do Sporting chama-se Juve Leo, em latim erudito.A do Benfica chama-se NoNameBoys, o que é verdade, visto que a maior partesão ilegais ou marginais sem documentos. O único latim erudito que o Benficatem está no logo (uma roda de bina com uma águia e muitas mais coisas) e numperfume que se chama "Unum"...O Sporting tem presidentes com curriculum, o Benfica tem presidentes comcadastro. O estádio do Sporting é uma obra do pós-modernismo, uma obra de autor.O do Benfica é uma 'cesta' vermelha grande que baste para acomodar onumeroso povão. O ídolo do Sporting chama-se Sá Pinto. O do Benfica chama-se Mantorras.Os adeptos do Sporting pronunciam esMãn-tora logo seguido de umagargalhadinha amarga.Os Benfiquistas pronunciam "VaiMantooooôrrasVAIVAI!VAICARALHO! AHhhFoda-se". Os cânticos do Sporting são coisas em francês, cheias de allez, como "Todo oestádio a cantar, todo estádio a dançar, lá lá lá lá lá allez Sportingallez, allez Sporting Allez, só eu sei, porque não fico em casa..."Os do Benfica são "S.L.Bêeee. S.L.Bêeee S.L.B. S.L.B. S.L.B. GloriosoS.L.Bêee Glorioooso SLBêee" ou então "BENFICA *tum tum tum tum* BENFICA*tum tum tum Tum* BENFICA" Conclusão: A comunicação do Sporting é muito superior ao produto !No Benfica a comunicação é muito fraca, mas suficiente para o segmento-alvo!

Link to comment
Share on other sites

Algumas verdades outras não passam de comentarios ironicos com vista a gargalhada. O Sporting pode ter bom marketing mas no que respeita à sua divulgação também deixa muito a desejar. Uns miseros anuncios publicitários e pouco mais. Tanto um clube como outro fracassam no seu objectivo de promoção da marca quer seja Benfica ou Sporting. No entanto pelo teu comentario vejo q consideras mais inovadora, brilhante e com mais qualidade a comunicação feita pelo o Sporting... Pois mas o que interessa é passar a imagem, e não tamos num pais como inglaterra em q os clubes como Man. U. são máquinas de fazer dinheiro pq as pessoas interessam-se em adquirir merchandise do clube. Disseste e muito bem, cada um com o seu tipo de publicidade atinge o seu público alvo. No que diz respeito em promoção de serviços e ou produtos, o Filipe V. até se preocupou em dar a sua imagem para promover o Benfica no que diz respeito a tentar adquirir novos sócios. Mostrou-se disponivel ao ponto de ir a vários programas da area na TV para falar do futebol e o do Benfica, sem esquecer a carta na manga, promover o Benfica.

No entanto gostei do teu comentário mas como disseste o target do mercado é diferente. O SLB é para todos em geral, do mais pequeno e com menos posses financeiras até ao maior. O SCP é mais elitista, talvez por não ter tantos adeptos opte pela exclusividade, seja como for é uma opção estratégica adquirida. Dentro do possível acho que tanto o SCP e SLB fazem o trabalho possível e necessário, visto que tudo isto envolve dinheiro.

Edited by ECSTASYADO
Link to comment
Share on other sites

O estádio do Sporting é uma obra do pós-modernismo, uma obra de autor.O do Benfica é uma 'cesta' vermelha grande que baste para acomodar onumeroso povão.

sou do benfica e se calhar por isso sou suspeito, mas acho que o estadio do sporting eh um atentado aos olhos de quem o ve, epah.... aquelas cores...

E so para tentar provar a minha imparcialidade, acho o do Porto muito fixe... mas prontos em tudo o resto so acrescento que o benfica deve ser dos poucos clubes no mundo em que a mascote joga na equipa principal. :-..

mas querem melhor marketing que este?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.