Jump to content

Artigo De Nuno Markl - Geração Dos 30


Cinemaniac
 Share

Recommended Posts

Ora enviaram-m isto para o mail hoje mm e até achei piada e por um lado está ai muitas das verdades que hoje em dia acontecem. Eu nao sou da geraçao dos 30 mas mm para kem nao é, isto é interessante de se ler.

Então, leiam la este artigo do Nuno Markl ;) :

A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida. E está

perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje

rondam os trinta. O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando

lhe falei no Tom Sawyer. "Quem? ", pergunt ou ele. Quem?! Ele não sabe quem

é

o Tom Sawyer! Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo? A

própria música: "Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a

passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além... " era para ele como

o hino senegalês cantado em mandarim.

Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não

conhece outros ícones da juventude de outrora. O D'Artacão, esse herói

canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil,

combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos

jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que

dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick

Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super-Mulher, heroína que nos

prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas,

lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical,

não é a mesma coisa. Naquela altura era actual...

E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais

gente numa só geração: O Verão Azul. Ora bem, quem não conhece o Verão Azul

merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o

ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não

anda cá a fazer nada.

Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram,

o que os torna fracos: Ele nunca subiu a uma árvore! E pior, nunca caiu de

uma. É um mole. Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser

duplo de cinema. Ele não se transformava num super-herói quando brincava com

os amigos. Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos

nas obras e que depois personalizávamos. Aliás, para ele é inconcebível que

se vá a uma obra. Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce. O Bate-pé para

ele é marcar o ritmo de uma canção.

Confesso, senti-me velho...

Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador. Tudo bem,

por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em

que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à

toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.

Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca

andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros. Hoje, se um

miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e a fazer

exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa a fazer

tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído. Doenças com nomes

tipo "Moleculum infanticus", que não existiam antigamente.

No meu tempo, se um gajo dava um malho muitas vezes chamado de "terno" nem

via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra

espalhada por cima não estancasse.

Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas,

porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos.

Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo. Havia uma hipótese real de

se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos

tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia

para ir para a praia.

E sabíamos viver com isso.

Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos

maiores com menos idade?

E ainda nos chamavam geração "rasca"...

Nós éramos mais a geração "à rasca", isso sim. Sempre à rasca de dinheiro,

sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na

universidade, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o

carro.

Agora não falta nada aos putos.

Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se

juntar e para servir de presente de anos e Na tal, tudo junto.

Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.

Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele

pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela

versão da bicicleta.

Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que

8 em cada dez putos sejam cromos.

Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada

de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas.

É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma

empresa de computadores, mas não curtiu nada.

Hoje, se um puto é normal, ou seja, não tem óculos, nem aparelho nos dentes,

as miúdas andam atrás dele, anda de bicicleta e fica na rua até às dez da

noite, os outros são proibidos de se dar com ele... "

Link to comment
Share on other sites

ora eu ate gostava de ter a perspicacia de ver a sociedade pelos olhos e pela simplicidade dos humoristas (dos bons claro)

Mas quero resalvar que apesar de ter 20 anos, n me enquadro em todas as descriçoes feitas, muito embora algumas sirvam como uma luva :-..

Link to comment
Share on other sites

Eu enquadro-me em todas, mas todas mesmo!

Excepto nalguns desenhos animados que ele referiu pq ainda era muito novo. Lembro-me vagamente do Aquaman e da Super Mulher a mudar de roupa :P Do Automan, n me lembro mesmo... De resto lembro-me de tudo.

Só tenho 24 anos, isso devia dar era eu bébé, ptt n da para lembrar.

Fiz tudo o que ele diz...

Desde andar ás guerras com os canudos dos fios elétricos a mandar ervilhas congeladas uns aos outros.

Até excursões para gamar chocolates no pingo-doce (eu ia ao de carnaxide pq morava em Linda-a-Velha e tinha medo que me reconhecessem lol).

Tinha alto esquema! Punha as mangas do casaco dentro dos bolsos mas sem um dos braços lá dentro para dar o aspecto de que tinha mesmo as duas mãos nos bolsos. Aproximava-me da prateleira e sacava o chocolate por debaixo do casaco sem ninguém ver... Era perfeito!

Corridas de bicicletas com a minha BMX era o pão nosso de cada dia.

Jogar á bola com os John Smith novinhos e a minha mãe a gritar da janela! lol

Engraçado que qdo ouço este gajo falar dos tempos de antigamente, qd um gajo era puto na década de 80, lembro-me perfeitamente das cenas que fazia. Devo ter tido uma infância mto parecida com a dele...

Lembro-me como quase todos os putos tinham as mesmas brincadeiras e como era fixe chegar da escola e ir direitinho á rua para a galhofa.

Fosse aqui ou no Alentejo (onde passei tb grande parte da minha infância), as ruas estavam sempre cheias de pessoal.

De tarde era a jogar á bola, de noite era ás escondidas... Era brutal!

O meu Spectrum 48K tb foi prenda de natal, mas só pq a minha mãe já tinha um e mandou-o arranjar.

Enfim... Como digo sempre que há um tópico destes, bons velhos tempos!

Hoje olho para o meu irmão que tem 16 anos e vejo um puto que passou a vida em casa, a jogar PSX ou na net, super-protegido, sem amigos "a sério" como o ppl dantes tinha, mimado com cenas que eu nunca sonhei ter e no fim, fazendo bem as contas, não é por isso que "saíu melhor" ou que é mais feliz. Bem antes pelo contrário!

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Não te lembras do Automan?? Então aqui vai - http://www.retrojunk.com/details_tvshows/99-automan/.

Aliás nesses site têm o Generico de quase todas essas séries.

Txiii!!! Agora já sei pq n me lembro!

Essa série era mesmo fatelosa! N curtia nada, n sei pq... Assim que via o carro cheio de luzes e o gajo com o fato azul, cagava na TV e ia brincar com os bonecos. LOL

Devia ser por não ser desenho animado. Eu na altura que isso passou nem devia saber ler, mas é engraçado que me lembro bem do genérico.

Link to comment
Share on other sites

Tenho vinte anos e devorei o Tom Sawyer como quem do ar necessita. Tenho vinte anos e tenho algures guardado as cassetes gravadas da televisao com inumeros episodios de dartacao. O Homem Atlantida tambem me seduzia. E ainda hoje tenho cicatrizes de esfoladelas de jogos de bola, corridas de Bina, já para nao falar dos infinitos pares de tenis com fitas de velcro que gastei em apenas 2 semanas.

Mas tambem só tive computador aos meus 14 anos, e não tenho nenhuma consola. Acho que a faixa etária devia ser até aos 16/17.

O ano de 1985 marcou o tempo, quem nasceu depois é provável ser como o Markl diz.

Link to comment
Share on other sites

K? Mas este gajo é doido!! Eu fazia tudo akilo k ele, andar de bike i malhar e depois comer terra, ver desenhos animados, bater nos totos (como eu adorava isso), jogar à bola com uns ténnis novos e fode-los todos...

E tenho 20 anos, logo não tou a perceber pk é k o gajo dix isto, eu simplesmente acho que são fases!!! E depois uma pessoa também cresce e precisa de alargar os Horizontes!!!

Link to comment
Share on other sites

Epá é lindo ser velho quando se teve uma adolescência como a retratada nesse texto..

mas é que se houver uma situação de perigo real, em

que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à

toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.

:lol:

Já há muito que uma frase persegue a minha geração....

"Eu sim... Eu vivi..."

Link to comment
Share on other sites

Tenho vinte anos e devorei o Tom Sawyer como quem do ar necessita. Tenho vinte anos e tenho algures guardado as cassetes gravadas da televisao com inumeros episodios de dartacao. O Homem Atlantida tambem me seduzia. E ainda hoje tenho cicatrizes de esfoladelas de jogos de bola, corridas de Bina, já para nao falar dos infinitos pares de tenis com fitas de velcro que gastei em apenas 2 semanas.

Mas tambem só tive computador aos meus 14 anos, e não tenho nenhuma consola. Acho que a faixa etária devia ser até aos 16/17.

O ano de 1985 marcou o tempo, quem nasceu depois é provável ser como o Markl diz.

Sou de 1986, e tb me lembro da maior parte das coisas que foram faladas pelo Markl ;)

Por isso, 1986 talvez seja o ano da mudança :P

Edited by ctnoname
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente esse texto é so tretas... mas ok :-..

Sou de 87 e nao é por isso que nao tenho conhecimento de algumas dessas series ou que nao andei todo esfolado em puto... que nao andava a dar cabo dos tenis novos com as futeboladas e dps tinha que ouvir da cota... e que para ter a minha Master System tive que melgar mto

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente esse texto é so tretas... mas ok :-..

Sou de 87 e nao é por isso que nao tenho conhecimento de algumas dessas series ou que nao andei todo esfolado em puto... que nao andava a dar cabo dos tenis novos com as futeboladas e dps tinha que ouvir da cota... e que para ter a minha Master System tive que melgar mto

e por tu seres assim então toda a gente da tua idade ou mais novos que tu tambem são...

se o texto não é dirigido a ti então ainda bem, mas a maior parte das pessoas que conheço que nasceram na mesma altura que tu ou depois disso são abrangidos por esta crítica.

Edited by R_t_FAkt
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 16 kuase 17 anos e algumas coisas k disse tb me assentam como uma luva e concordo com o k ele dix, mas por exemplo lembro-m mt bem do dartacão e axo k ainda me lembro um pouco do tom sawyer, se não era o tom então era outra coisa parecida :-..

Link to comment
Share on other sites

Népia...

O Tom Sawyer dava, estava eu no 5º ano da escola, ptt tinha eu uns 9 anos e tu 1, quase dois. Não me parece que te lembrasses de alguma coisa dessa altura qto mais uns desenhos animados.

Sinceramente esse texto é so tretas... mas ok 14.gif

Sou de 87 e nao é por isso que nao tenho conhecimento de algumas dessas series ou que nao andei todo esfolado em puto... que nao andava a dar cabo dos tenis novos com as futeboladas e dps tinha que ouvir da cota... e que para ter a minha Master System tive que melgar mto

Ya, tu fizeste isso tudo, mas já não apanhaste um montão de coisas que o pessoal fazia dantes.

O meu irmão tem mais ou menos a mesma idade que tu e teve consolas e viu uns desenhos animados fixes e tb jogou á bola... Mas n fez um sem número de outras coisas e brincadeiras que o pessoal dantes fazia e que tinham bem mais piada do que as cenas dos putos de hoje em dia.

Eu sei que não é muito agradável admitir isso, até pq eu penso que tu não podes mesmo saber o que era e principalmente o bom que era, ser puto na década de 80.

Básicamente toda a gente gosta da sua infância pq é a altura em que o pessoal se diverte mais e para nós, aquela altura é sempre a melhor.

Mas eu, por exemplo, consigo visualizar a grande diferença que era a vida normal de um puto na geração de 80 (até +-85) e nas gerações anteriores em relação a gerações em diante.

O pessoal não passava tempo nenhum em casa pq havia uma data de factores que a isso ajudavam:

Na TV só havia 2 canais

Não havia a paranóia de super-proteger os putos e não os deixar ir para a rua sozinhos.

Quem tinha uma consola era o rei do bairro

Os putos eram muito mais influenciados a comprar brinquedos para utilizar na rua (bolas de futebol, bicicletas, a febre dos carros da Nikko, a febre dos hulla hoops, os io-ios, os mania dos skates qd deu o Back to the Future, os saltitões e mais uma data de coisas que n me lembro)

Havia uma data de jogos de rua que os putos inventaram para jogar em conjunto

Sei lá... Tanta coisa!

*Só uma pequena pergunta que pode ser uma beca embaraçosa. Vocês também choravam de emoção com o Marco? (aquele puto que andava com um macaco á procura da mãe)

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Para ti havia 2 canais, para mim nos açores havia 1 e a única coisa que lá chegava além desses miticos desenhos animados e dos telejornais era o MacGyver e os jogos do Benfica. Velhos tempos em que um gajo jogava berlindes o dia todo, mandava umas rodadas nuns piões e fartava-se de jogar à bola com uma bola de ténis e postes feitos de latas de coca cola.

Edit: Ah, e já que falaste nos skates, também tive um mas das Tartarugas Ninjas (versão brasileira Eribertriche :P )

Link to comment
Share on other sites

Tenho 25 anos e revejo-me em muitas das coisas desse artigo, mas com algumas diferenças....

Durante a minha infância, vivia em outro país, onde a deliquência e a insegurança era um factor adquirido, não podia andar de bicicleta fora dos limites do parque de estacionamento do meu prédio, e jogar à bola era até accionar um dos alarmes de um dos carros.

O desporto fisico era efectuado à portas fechadas no local onde parava o autocarro da escola, e não me era permitido sair das instalações a não ser que fosse um dos meus pais me buscar, ou fosse de autocarro para casa.

Resumindo e concluíndo, não tive as liberdades e segurança que secalhar vcs aqui em Portugal tiveram... mas mesmo assim, olhando para trás, considero esses anos os melhores anos da minha vida.

Não considero dar um malho de bicicleta ou ser arrastado por uma orelha um must para se ter uma infância feliz... LOL

Admito que hoje em dia algumas crianças são demasiado mimadas pelos pais, e depois não sabem dar valor às coisas... isso sim.... mas não concordo quando diz que pq não conhece o Tom Sawyer ou o Dartacão que as crianças estão perdidas.... certamente alguns deles dirão o mesmo aos filhos deles quando perguntarem se conhecem o Dragon Ball Z, ou algum outro desenho em voga actualmente....

Secalhar como tive uma infância diferente, quando cheguei a Portugal nos meus tenros 13 anos, soube dar valor à liberdade e segurança aqui existente....

Infelizmente assim como em outros países... Portugal começa a ficar afectado pela insegurança e deliquência também.... embora ainda goze de uma liberdade e segurança, não existente em outros países há já muitos anos.

Link to comment
Share on other sites

Ya, tu fizeste isso tudo, mas já não apanhaste um montão de coisas que o pessoal fazia dantes.

O meu irmão tem mais ou menos a mesma idade que tu e teve consolas e viu uns desenhos animados fixes e tb jogou á bola... Mas n fez um sem número de outras coisas e brincadeiras que o pessoal dantes fazia e que tinham bem mais piada do que as cenas dos putos de hoje em dia.

Eu sei que não é muito agradável admitir isso, até pq eu penso que tu não podes mesmo saber o que era e principalmente o bom que era, ser puto na década de 80.

Qnd disse o que axava do texto do N. Markl.. nao queria dizer que os da geraçao dos 30 se divertiram mais ou menos que a minha.. nao foi isso

Agora que porque quem nao viu o Tom Sowyer merece morrer, que porque quem nao andou a roubar nao se divertiu.. e que os das geraçoes dps se tiverem que se 'desenrascar' chamam a Lara Croft acho isso um grande :lol:

E tantas outras coisas que me fizeram dizer que mto dakilo era treta... cm esta

Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo. Havia uma hipótese real de

se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos

tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia

para ir para a praia.

e hj em dia nao é pior ainda?

Mas tudo bem... nao fui puto nessa altura logo nao sei cm era

Link to comment
Share on other sites

mais 1 da geraçao de 71 e esta parte-

Nós éramos mais a geração "à rasca", isso sim. Sempre à rasca de dinheiro,

sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na

universidade, sempre à rasca para tirar a carta,--- para o pai emprestar o

carro.--

bons tempos que 4 macacos com 1 carro e +/- 6 contos curtiam 1 fim de semana , com gasolina e tudo

Link to comment
Share on other sites

FIQUEI impressionado concordo a 100% com isso lindo ja tive esta conversa com os meus amigos vezes sem conta !! é um apena que os "putos" hoje crescam como crescem !! "Ó TEMPO VOLTA A TRAS " !!!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.