Jump to content

Críticos De N.y Votam 'capote' Melhor D 2005


invocator
 Share

Recommended Posts

A National Society of Film Critics, associação que reúne 45 dos mais destacados críticos de cinema norte-americanos, elegeu a produção independente Capote, de Bennett Miller, Melhor Filme de 2005.

Reunidos no famoso restaurante Sardi's de Nova Iorque, os críticos precisaram de fazer seis votações para darem a vitória a Capote, que tem estreia prevista em Portugal para o dia 16 de Fevereiro.

Nos lugares seguintes ficaram A History of Violence, de David Cronenberg, e 2046, de Wong Kar Wai. Como consolação, Cronenberg foi considerado Melhor Realizador.

Recorde-se que A History of Violence esteve em competição no Festival de Cannes do ano passado, tendo constado entre os favoritos para a Palma de Ouro.

Quanto a 2046, teve o prémio de Melhor Fotografia, que decerto terá de ser partilhado pelos três directores de fotografia utilizados por Kar Wai, entre os quais o seu habitual colaborador Christopher Doyle. O prémio de Argumento foi para Noah Baumbach por The Squid and the Whale, que também realizou.

Philip Seymour Hoffman, que em Capote interpreta o escritor Truman Capote durante a investigação do brutal assassínio de uma família no Kansas, em 1959, que o levaria a escrever o seu livro A Sangue-Frio, foi considerado Melhor Actor. Hoffman sobrepôs-se a Jeff Daniels, por The Squid and the Whale, e a Heath Ledger, em Brokeback Mountain, a história de amor homossexual de Ang Lee passada em cenário de western.

Nas actrizes, Reese Witherspoon triunfou pelo seu papel de June Carter Cash em Walk the Line, a biografia do cantor Johnny Cash assinada por James Mangold.

As duas mais votadas a seguir foram Keira Knightley, em mais uma adaptação de um livro de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, de Joe Wright (estreia já no dia 10), e ex aequo, Vera Farmiga (por Down to the Bone) e Kate Dollenmayer (Funny Ha Ha). Ed Harris ganhou na categoria de Melhor Secundário por A History of Violence e Amy Adams foi Melhor Secundária em Junebug.

A National Society of Film Critics elegeu ainda Grizzly Man, de Werner Herzog, Melhor Documentário, e A Esposa Turca, do alemão Fatih Akin, Melhor Filme Estrangeiro. Ambos foram já exibidos em Portugal.

in DN

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.