Jump to content

Dream Theater


DTime
 Share

Recommended Posts

Dream Theater

Posted Image

Os textos aqui presentes foram retirados de outros sitios na web e alguns foram adptados:

A sua história

A banda foi fundada em meados da década de 80 por integrantes do Colégio de Musica de Berkley, em Boston. Inicialmente formado por John Petrucci (guitarra) e John Myung (baixo), que depois conheceram Mike Portnoy (bateria) e decidiram fundar uma banda. Chamando, depois, para completar a banda o vocalista Chris Collin e o tecladista Kevin Moore. Inicialmente, o nome da banda foi Majesty, mas já existia uma banda com esse nome. Então por sugestão do pai de Mike, deram a banda o nome de Dream Theater (nome de uma sala de espetáculos na Califórnia).

1988-1994

Lançaram sua primeira demo com seis músicas, uma amostra de seu metal progressivo com referências da música clássica que influenciaria muitas bandas no futuro. Após isso eles demitem o vocalista Chris Collin, que não conseguiu se adaptar ao estilo que a banda procurava. Para substituí-lo chamaram Charlie Dominici, e com essa formação gravaram o primeiro disco da banda, intitulado When Dream and Day Unite. O disco foi bem aceito pela crítica e bem difundido nas rádios, que possibilitou um reconhecimento dos fãs e shows em pequenos clubes, sempre lotados.

Novamente, por diferenças musicais, despediram seu vocalista. Por um bom tempo não tiveram um vocalista fixo, mas mesmo assim não cessaram de compor novas músicas, nem de fazer apresentações mesmo instrumentais. As músicas instumentais compostas dariam origem ao álbum Images and Words. Nesse período pela banda passaram no vocal John Arch, Steve Stone e Chris Cintron. Mas finalmente surgiria o vocalista ideal. Era Kevin Labrie, o vocalista da banda canadense Winter Rose. A partir de então se juntou a banda adotando o nome de James Labrie, no intuito de não deixar a banda com dois Kevins e dois Johns.

1988-1994

Em 1991, lançaram o Images and Words e então foram convidados para abrir alguns shows do Iron Maiden. Tiveram uma excelente recepção pela MTV e estouraram as vendas de “Images and Words” no Japão, levando a banda a fazer sua primeira turnê mundial. Na Europa fizeram gravações para o ao vivo Live at the Marquee. Quando estavam gravando o terceiro disco o tecladista Kevin Moore resolveu abandonar a banda para seguir carreira solo. Sem um substituto para Kevin, terminaram as gravações de Awake (900.000 cd´s vendidos), que rapidamente conquistou o mercado americano e europeu. Pouco depois o lugar de Moore seria ocupado por Derek Sherinian (que havia tocado com o Kiss e Alice Cooper).

1995-1998

Em 1995 foi lançado o EP Change of Seasons, contendo a gigantesca faixa do mesmo título do álbum (com seus 23:09 minutos) e ainda alguns covers ((Funeral For a Friend/Love Lies Bleeding, de Elton John, "Perfect Strangers", do Deep Purple, as fusões de The Rover, Achilles Last Stand e The Song Remains The Same, do Led Zeppelin, e de In The Flesh?, Carry On Wayard Son, Bohemian Rhapsody, Lovin Touchin, Squeezin, Cruise Control e Turn It On Again, respectivamente do Pink Floyd, Kansas, Queen, Journey, Dixie Dregs e Genesis) gravados ao vivo no Ronnie Scott's Jazz Club, em Londres.

O quarto album, Falling into Infinity, chegou em 1997 com músicas um pouco mais melódicas, não tão agressivas quanto “Awake”. Decorrência da influência mais pop do tecladista Derek Sherinian, mudando um pouco o som da banda e não muito aceito pelos fãs. Antes do disco sair, a banda entrou em tour, inclusive passando pelo Brasil, em 1996.

Em 1998, a banda lançou seu segundo disco ao vivo, Once In a Live Time. Um vídeo, nomeado 5 Years in a LiveTime surgiu também, com os principais momentos da banda nos últimos 5 anos. Após isso, o Dream Theater revelou que estava trocando de tecladista, alegando que com o disco ao vivo estavam encerrando uma fase de sua história e, por fim, inserindo Jordan Rudess no lugar de Derek.

1999 e a Repercussão de Scenes From a Memory

Em Outubro de 1999, foi lançado Scenes From a Memory, um álbum descrito por Mike Portnoy como algo que ele sempre quis fazer. O álbum teve grande sucesso e repercussão.

Durante a turnê mundial a banda gravou, em Nova York, um DVD contando com uma super-produção, com direito a corais, convidados e telão. O show, de três horas e meia, seria lançado com um CD triplo. A data do lançamento, infelizmente, coincidiu com os atentados de 11 de Setembro de 2001, e mais infelizmente ainda, a capa do CD trazia as torres gêmeas dentro de chamas. Todos os CDs foram recolhidos e a capa refeita, trazendo o símbolo da banda no lugar da maçã e das torres.

2002-2005

Mas isso não abalou a criatividade da banda, que se fechou para gravar um novo álbum, um disco duplo, experimental e controverso, intitulado Six Degrees of Inner Turbulence, lançado em 2002. Trazia músicas bem extensas no primeiro CD, e um épico impressionate de 42 minutos de duração, dividido em 8 partes no segundo CD.

Após a turnê mundial do álbum ser bem sucedida, lançaram, no início de 2003, o álbum Train of Though, que, como o álbum anterior muda um pouco a linha musical da banda, levando a crítica severas de fãs antigos. Um álbum mais pesado do que os álbuns anteriores, não deixando o progressivo, nem a virtuosidade e a técnica da banda.

Em 2004 novamente o Dream Theater realiza gravações ao vivo, e lança um DVD e álbum triplo Live at Budokan. Gravado no Budokan Hall, em Tokyo - Japão. O DVD traz as principais faixas do álbum Train of Thought e faixas dos outros álbuns, dando destaque para um medley instrumental mostrando toda a técnica e destreza dos integrantes da banda chamado de Instrumedley, que passa por trechos de várias músicas do Dream Theater, inclusive por algumas do Liquid Tension Experiment, projeto paralelo dos membros da banda.

Em meados de 2005 a banda lança seu oitavo álbum, Octavarium, marcando vinte anos da existência da banda, caracterizado com algo "incrivelmente lindo" pelo baterista Mike Portnoy. Destaque para mais uma música épica, Octavarium, com seus 24 minutos. Em dezembro do mesmo ano, o DT voltou ao Brasil com 3 shows.

A banda promete mais um DVD a ser gravado em Abril de 2006 na lendária casa de shows Radio City Music Hall, em Nova York.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se bem me recordo a banda teve cá 2 vezes em Portugal, 2 vezes no Porto e uma em Lisboa. Corrigam-me se tiver enganado.

Em breve vou iniciar o post da discografia completa deles, um album de cada vez. Quem estiver interessado em participar no post contacte-me por PM ou Mail ( [email protected] )

Discografia ( Albums )

> When Dream and Day Unite (1989) (Dominici/Petrucci/Moore/Myung/Portnoy)

> Images and Words (1992) (LaBrie/Petrucci/Moore/Myung/Portnoy)

> Live at the Marquee (1993) (LaBrie/Petrucci/Moore/Myung/Portnoy) Live

> Awake (1994) (LaBrie/Petrucci/Moore/Myung/Portnoy)

> A Change of Seasons (1995) (LaBrie/Petrucci/Sherinian/Myung/Portnoy) Live

> Falling Into Infinity (1997) (LaBrie/Petrucci/Sherinian/Myung/Portnoy)

> Once in a LIVEtime (1998) (LaBrie/Petrucci/Sherinian/Myung/Portnoy) Live

> Metropolis, Pt. 2: Scenes From A Memory (1999) (LaBrie/Petrucci/Rudess/Myung/Portnoy)

> Live Scenes from New York (2001)(LaBrie/Petrucci/Rudess/Myung/Portnoy) Live

> Six Degrees of Inner Turbulence (2002) (LaBrie/Petrucci/Rudess/Myung/Portnoy)

> Train of Thought (2003) (LaBrie/Petrucci/Rudess/Myung/Portnoy)

> Live at Budokan (2004) (LaBrie/Petrucci/Rudess/Myung/Portnoy) Live

> Octavarium (2005) (LaBrie/Petrucci/Rudess/Myung/Portnoy)

Ainda faltam aqui os singles, mas axo que vão ser dispensáveis de postar.

A formação actual é:

James Labrie - Vocalista

John Petrucci - Guitarrista

Mike Portnoy - Baterista

Jordan Rudess - Teclista

John Myung - Baixista

http://www.dreamtheater.net

Link to comment
Share on other sites

Se bem me recordo a banda teve cá 2 vezes em Portugal, 2 vezes no Porto e uma em Lisboa. Corrigam-me se tiver enganado.

entao deve ter sido 3 em portugal ;)

----

ahhh ya, dah :upshy:

Edited by lfvo
Link to comment
Share on other sites

Se bem me recordo a banda teve cá 2 vezes em Portugal, 2 vezes no Porto e uma em Lisboa. Corrigam-me se tiver enganado.

entao deve ter sido 3 em portugal ;)

Não, em 2003 actuou em lisboa e no porto. Na mesma vinda a Portugal.. :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.