Jump to content

Instalar Disco Sata


HARLEY-DAVIDSON
 Share

Recommended Posts

boas,

a minha duvida é a seguinte:

actualmente tenho um DVD-RW e 3 discos rigidos IDE ata normal onde ja tenho mtas partiçoes definidas e claro onde ja tenho o meu sistema (XP PROFISSIONAL com SP2) todo instalado e configurado. agora por falta de espaço e visto q a minha board suporta ATA e SATA keria optar por comprar um disco SATA mas apenas para utilizar como backup drive, isto é, como um disco normal pa instalar jogos ou guardar filmes sem sistema operativo. a minha pergunta é se ao ligar o disco SATA ele é simplesmente detectado como um disco normal pronto a ser formatado e utilizado como os ATA ou se posso esperar algum tipo de complicaçoes ou especificidades dos discos SATA, por ex: se funcionam os ATA e o SATA na boa em simultaneo? se posso manter o xp no ATA tal como está e apenas ligar o SATA para ter mais espaço?

obrigado

Link to comment
Share on other sites

Raid sao varios disco SATA ligados e sao assumidos como se fossem so 1. Mas tem de ter o mesmo tamanho e a mesma cache, e de preferencia da mesma marca. Depois existem varios tipos de raid. O mais comun habitual é o RAID0 que sao 2 disco ligados e sao assumidos como 1. Mais explikado:

RAID acho que é Redundant Array of Inexpensive Disks ??!!! mas de qualquer forma é isso... uma array de discos. Existem vários níveis:

RAID 0 - STRIP (not tease ) - Junta os discos num só volume. Dois discos de 80GB aparecem como um de 160GB. É rápido a escrever e ler. Não tem redundância. Avaria um disco, ooppss avaria tudo.

RAID 1 - MIRROR - Os discos tém a cópia dos outros. Se forem dois discos de 80GB, só ficamos com 80GB livres. Um é o espelho do outro. É rápido a ler mas lento a escrever. Avaria-se um disco e o sistema continua a correr.

RAID 5 - é o que gosto mais e usa-se muito em servidores.

O RAID 5 funciona tipo ECC paridade. O mínimo é 3 discos e um é sempre usado para a paridade. Assim se tiver 3 discos de 80GB fico com 160GB disponíveis. É mais lento a escrever e a ler. Pode avariar um dos discos (qualquer) que o sistema continua a trabalhar.

Link to comment
Share on other sites

Em termos de funcionalidade, recomendo que o instales como um disco normal e não como parte integrante de um RAID...

RAID quer dizer Redundant Array of Independent (ou Inexpensive) Disks e é uma tecnologia que permite conjuntos de discos rígidos, normalmente de 3,5", dispostos de tal modo que se consiga um dos seguintes objectivos: maior capacidade de armazenamento, redundância dos elementos que possibilitem a restauração dos dados em caso de falha de um dos discos ou maior velocidade de acesso.

Ou seja, se tiveres dois ou mais discos SATA, podes colocar um com informação e o outro servir de mirror (salvaguarda dos dados do primeiro), podes combinar os dois para teres apenas uma drive virtual, etc. Tudo depende do tipo de RAID configurado, que pode ir de 0 a 5.

Espero que tenha respondido às tuas perguntas :hypo:

--- EDIT ---

Demorei demais a responder... :-..

O Ilusi0n antecipou-se ;) e bem :)

Btw... um RAID pode ser constituído de discos SATA, SCSI ou ATA133

Link to comment
Share on other sites

obrigado, percebi o q é a cena do RAID mas n vou precisar ja q só vou comprar um SATA por agora, ja tive a ver na bios e o sata controller ta enabled por isso basta liga-lo e pronto, passo a ter mais um disco disponivel pa armazenar cenas, o boot fica na msm no ATA e fica td na mesma pelo q percebi, esta era a grande duvida :)

Link to comment
Share on other sites

Quando um disco é Hot-Swap, vem referido no modelo ;)

E, normalmente, são muito mais caros e é uma tecnologia usada apenas em discos SCSI... não sei se já há Hot-Swap em SATA, não tenho andado por dentro do assunto. Corrijam-me se estiver errado :unsure:

--- EDIT ---

Ok... existe Hot-Swap para discos SATA mas é sempre necessário um chassis que o permita (baía de discos com suporte Hot-Swap)

Os discos por si só... não convém 'arrancar' do sítio... :-..

Edited by filsaint
Link to comment
Share on other sites

Asus P4S800D-X

Características:

CPU

-Socket 478 para Intel Pentium 4/Celeron

-Tecnologia Intel Hyper-Threading

-Suporta CPU Intel Prescott

Chipset

SIS 655FX

SIS 964

FSB

800 / 533 / 400 MHz

Memory

4 x 184-pin DIMM Sockets support max. 4GB unbuffered non-ECC -Suporta no máximo 4 GB de memória (4 x 184-pin DIMM) PC3200/2700/2100/1600 DDR SDRAM

-Arquitectura de memória Dual Channel

Slots de Expansão

1 x AGP 8X

5 x PCI

Armazenamento

2 x UltraDMA 133/100

2 x Serial ATA com funções RAID 0, 1

Áudio

CODEC ADI AD1980 SoundMAX 6-canais

Interface S/PDIF out

LAN

Controladora 10/100 Mbps LAN integrada + Realtek PHY

Características Especiais

ASUS EZ Flash

ASUS CrashFree BIOS 2

ASUS Instant Music Lite

ASUS MyLogo2

Overclock

-ASUS JumperFree

-ASUS C.P.R. (CPU Parameter Recall)

-Voltagem ajustável para CPU, Memória e AGP

-SFS (Stepless Frequency Selection) de 100MHz até 300MHz com incrementos de 1MHz

-Taxas FSB/DDR ajustáveis, frequências AGP/PCI fixas

Portas I/O no Painel Traseiro

1 x Paralela

1 x Série

1 x PS/2 Teclado

1 x PS/2 Rato

1 x Saída S/PDIF

1 x Áudio I/O

4 x USB 2.0

1 x RJ-45

Conectores I/O Internos

- 2 Conectores USB 2.0, suportam 4 portas USB 2.0 adicionais

- Conectores para ventoinhas CPU / Chassis / Power

- Conector de alimentação de 20-pins ATX

- Aviso de Abertura da Caixa

- Entrada de áudio CD / AUX

- Conector GAME/MIDI

- Conector de Áudio para Painel Frontal

- 2 x portas SATA

Características da BIOS

4Mb Flash ROM, ASUS JumperFree, AMI BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.3, ASUS EZ Flash, ASUS MyLogo2, ASUS CrashFree BIOS 2, ASUS C.P.R., ASUS Instant Music Lite

Padrão da Indústria

PCI 2.2, USB 2.0

Maneabilidade

WfM2.0, DMI2.0, WOR, WOL, Aviso de Abertura da Caixa

CD de Suporte

- Drivers

- ASUS PC Probe

- Software Anti-Virus Trend Micro PC-cillin 2002 (versão OEM)

- Utilitário ASUS LiveUpdate

Acessórios

Manual de Utilizador

Cabo UltraDMA

Cabo FDD

Painel Traseiro I/O

2 x Cabo Serial ATA

Form Factor

ATX Form Factor 12’‘x 9.6’‘(30.5cm x 24.5cm)

Link to comment
Share on other sites

Bem... dando uma vista de olhos pelo manual da tua board, não vejo qualquer menção a outra opção que não o 'Enable/Disable' do Onboard SATA Controller....

Portanto, deve ser só instalar o disco. Não vejo outra configuração que seja necessária nesse modelo.

Olha... instala... :-..

Se der problemas, mete aqui quais ;)

Link to comment
Share on other sites

ok, obrigadão pela ajuda e paciencia :)

Editado:

epah tive aki a ver preços e tal e surgiu nova duvida, SATA ou SATA II? compensa a diferença de preço (q nem é mta)? é compativel com a minha board ou ha boards especificas pa SATA II? ja agora quais as grandes diferenças entre SATA e SATA II?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.