Jump to content

Problema com o Sound Surround


tiagoalvin
 Share

Recommended Posts

Estou com um problema.

Comprei há umas semanas, o DVD SEG (o que tem as saídas para 5.1).

E há uma semana, comprei um sistema de sound surround (2 colunas da frente, outras 2 da rectaguarda, uma central e o subwoofer).

Acontece que esse sistema não trazia os cabos para ligar o som ao DVD, e como eu só tinha um cabo (aquele que tem duas fichas, uma vermelha e outra branca), liguei na parte das colunas da frente.

Ora hoje, fui comprar mais 2 pares desses fios para completar a ligação, e reparo que continuo sem ter a ligação surround.

E acontece o seguinte:

Se eu deixar ligado os cabos ao DVD na parte das colunas da frente, e se mexer nas ligações do equalizador do subwoofer, ele dá-me som em qualquer das colunas (exemplo: se eu ligar no equalizador as fichas nos inputs das colunas de tras, ele dá-me o som das colunas de tras. O mesmo acontece com se eu ligar nos inputs do subwoofer e da coluna central - mas isto se mantiver ligado a outra extremidade da ficha nos inputs das colunas da frente do DVD).

Já fui às configurações do DVd e seleccionei o surround, mas mesmo assim, só tenho 2 colunas a funcionar.

Alguém sabe qual é o problema e como solucioná-lo?

Alguém que tenha esse DVD SEG ligado a um sistema surround e que tenha o mesmo prob?

Estou a ficar desesperado.

Edit:

Já vi que ninguem me consegue ajudar, mas faço outra pergunta.

Para as colunas laterais traseiras e dianteiras, eu uso como ligação, os cabos Audio "vermelho e branco".

E na parte do subwoofer e da coluna central, também uso.

Agora, eu já tenho o som, só que as vozes saiem todas pela coluna central, ficando um som um pouco "radiofónico".

A minha pergunta é:

É mesmo assim, ou para a ligação da coluna central e do subwoffer, tenho de comprar cabos específicos, visto as cores dos inputs serem diferentes do resto?

já agora, caso não saibam, podem-me indicar algum site ou forum , onde possa perguntar isto?

Link to comment
Share on other sites

Por muita boa vontade que tenha não te posso ajudar pois tenho todo o sistema montado atravéz do amplificador.

Não tive qq problema a montar, utilizo cabo optico para ligar ao amplificador e as colunas pelos cabos normais (vermelho e branco).

Esse DVD não conheço mas penso que as ligações sejam idênticas a todos os outros, pelo que o problema não deverá estar aí.

B)

Link to comment
Share on other sites

Agora, eu já tenho o som, só que as vozes saiem todas pela coluna central, ficando um som um pouco "radiofónico".

A minha pergunta é:

É mesmo assim, ou para a ligação da coluna central e do subwoffer, tenho de comprar cabos específicos, visto as cores dos inputs serem diferentes do resto?

já agora, caso não saibam, podem-me indicar algum site ou forum , onde possa perguntar isto?

<{POST_SNAPBACK}>

O som surround ... ou mais precisamente Dolby digital 5.1 k é o que tu tens na realidade funciona assim mesmo , se consultares Pagina Dolby vai la ler o que eles dizem e o som 5.1 funciona segundo um padrao de as 4 colunas laterais emitem os efeitos e som de fundo (musica etc...) e a coluna (as) centrais apenas as vozes ou sons semelhantes (zurrar miar ladrar :P ) o que podes fazer é comprar um derivador ou faze-lo tu mesmo e da saida central colocares para sair para mais colunas centrais ..

espero k tenhas entendido

fika bem ;) :bye:

With respect to soundtracks, such as those on movies and DVDs, 5.1 means that the soundtracks are recorded with five main channels: left, center, right, left surround, and right surround, plus a low-frequency effects (LFE) bass channel (called a ".1" channel because it covers only a fraction of the frequency range of the main channels).

Some movie soundtracks use a variation on 5.1 called Dolby® Digital Surround EX™, which has now migrated via DVDs to home theater. This format matrix encodes a third surround channel onto the left and right surround channels of 5.1 soundtracks, and may be decoded or not at the cinema’s or home listener’s option due to their inherent compatibility. Because the extra surround information is carried on the left and right surround channels, Dolby Digital Surround EX encoded soundtracks are still regarded as 5.1 soundtracks.

With respect to home playback, the terms 5.1, 6.1, and 7.1 mean that there are five, six, or seven main speakers, plus a subwoofer, in the playback system. (The subwoofer reproduces the LFE channel recorded on 5.1 soundtracks, plus any bass the main speakers cannot handle.) The difference is in the number of surround speakers: two in a 5.1 system, three in a 6.1 system, and four in a 7.1 system.

Obviously, a 5.1-channel soundtrack can be played on a 5.1-speaker system. But it is not always understood that it can also be played on a 6.1- or a 7.1-speaker system. To do this, the two surround signals on the 5.1 soundtrack are spread across the three or four surround speakers. This distribution can be accomplished by a Dolby Digital EX decoder, a THX Surround EX decoder, or other proprietary methods provided in home theater equipment by various manufacturers.

So the number (i.e., 5.1) describing the soundtrack does not have to match the number applied to the speaker system. It’'s even possible to play two-channel stereo content over these multi-speaker systems by using a matrix surround decoder such as Dolby Pro Logic® II. The delivery format and the speaker configuration are independent, and it is the decoder's job to bridge them effectively.

Posted Image

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.