Jump to content

King Kong


invocator
 Share

Recommended Posts

Custou 207 milhões de dólares a fazer (172 milhões de euros) e mais 50 milhões (41 milhões de euros) a promover, e é o filme mais caro de sempre. Some-se a isto o facto de 2005 ter sido um mau ano comercial para a indústria cinematográfica americana, e da afluência de espectadores e das receitas de bilheteira nos EUA estarem a cair cerca de 8 por cento anualmente, e temos que King Kong, de Peter Jackson, é a última esperança que Hollywood tem para encerrar bem um ano em que a crise se acentuou.

Segundo alguns especialistas na análise de bilheteiras e no funcionamento da indústria, o gargantuesco remake de Peter Jack- son terá que, nos primeiros cinco dias em cartaz nos EUA (onde se se estreou na passada quarta-feira, em 3567cinemas), fazer receitas na ordem de metade do seu orçamento, ou seja, 100 milhões de dólares (83,5 milhões de euros) para mostrar que tem pés para andar.

Os números dos três primeiros dias de exibição, embora abaixo do previsto pelo estúdio produtor de King Kong, a Universal, mantém aberto o cenário de sucesso para o filme, que até sexta-feira (inclusive) havia lucrado 30 milhões de dólares (25 milhões de euros). Tradicionalmente, as grandes produções que se estreiam a meio da semana costumam ter "começos lentos" nas bilheteiras, como se diz na gíria de Hollywood, entre 25 a 50 por cento menos daquilo que lucram no primeiro fim-de-semana, de acordo com o site especializado Box Office Mojo (www.boxofficemojo.com). Que recorda ainda que as férias de Natal das escolas americanas - onde poderá ser recrutado muito do público futuro de King Kong - só começam hoje.

Há ainda que contar com as receitas internacionais, já que um filme como King Kong gera cerca de 60 por cento dos seus lucros fora de portas. Aliás, algumas das mais recentes decepções de bilheteira nos EUA, como foi o caso de Tróia, de Wolfgang Petersen, compensaram este prejuízo com os lucros dos mercados europeu e asiático.

No dia de estreia, as receitas dos 36 países em que o filme de Peter Jackson também entrou em cartaz chegaram aos 8 milhões de dólares (6,6 milhões de euros), muito perto dos 9,8 milhões (8,1 milhões de euros) obtidos nos EUA. E há também o merchandising de lançamento. No caso de King Kong, dias antes da fita poder ser vista pelo público pagante, já estavam à venda, por exemplo, o jogo de vídeo e os diários de rodagem de Peter Jackson em DVD.

Por agora, o filme-locomotiva das bilheteiras americanas na quadra natalícia é As Crónicas de Nárnia, de Andrew Adamson, produzido pela Disney e estreado há 15 dias, com receitas de 90 milhões de dólares (75 milhões de euros) até à passada sexta-feira. Se King Kong mostrar força comercial suficiente para se lhe juntar, Hollywood pode fechar o ano um pouco mais optimista.

in DN

alguém já foi ver o filme? o que acharam?

Link to comment
Share on other sites

sinceramente...estava a espera de algo melhor. tlv por ter esperado muito do filme mas tirando os efeitos especiais, actor e realizador, o resto n foi nada por ai alem. ate achei certas partes demasiado ridiculas. mas foi porreiro de se ver. curti mt do filme.

Link to comment
Share on other sites

'King Kong' fica aquém do esperado

Filme de Peter Jackson lucra 66 milhões de dólares contra os 90 previstos

Em Portugal, o filme de Peter Jackson contabilizou 96 mil espectadores em quatro dias em cartaz

A superprodução de Peter Jackson King Kong arrecadou uma receita de 50 milhões de dólares (41,6 milhões de euros) no primeiro fim-de-semana de exibição nos EUA, e um total de 66 milhões (55 milhões de euros) nos primeiros cinco dias em cartaz.

Um número que fica bastante aquém dos 90 milhões de dólares (75 milhões de euros) previstos pelo estúdio produtor do filme, a Universal. E também dos 100 milhões (83,5 milhões de euros) adiantados pelos especialistas na economia da indústria cinematográfica americana como necessários para vir a dar lucro com segurança.

Mesmo assim, o estúdio tornou público que estava "entusiasmado" com a estreia global de King Kong. O filme custou a fazer 207 milhões de dólares (172 milhões de euros) e mais 50 milhões (41 milhões de euros) em promoção.

King Kong portou-se muito bem nos 55 países estrangeiros em que também se estreou na semana passada, tendo feito 80 milhões de dólares (66,6 milhões de euros) no total desses mercados. Foram batidos recordes de estreia em países como a França, Alemanha, Dinamarca e Argentina, assim como na Nova Zelândia, o país natal de Peter Jackson.

Em Portugal, este remake do clássico de Cooper e Schoedsack contabilizou 96 mil espectadores nos primeiros quatro dias de exibição, ou seja, entre quinta-feira e domingo.

CONTRAS. O filme, que se estreou em 3567 cinemas dos EUA, está a ser prejudicado pela sua duração - cerca de três horas-, que obriga os exibidores a eliminar sessões. Segundo os analistas das bilheteiras, o facto de as férias escolares só terem começado ontem também contribuiu para as receitas terem ficado além do esperado.

Marc Schmuger, vice-presidente da Universal, recordou que vários foram os blockbusters como King Kong que tiveram arranques "lentos" nas bilheteiras, e depois se transformaram em retumbantes sucessos.

Foi o caso de Titanic, de James Cameron, que em 1977 se estreou na mesma altura que King Kong (uma semana antes do Natal), com receitas médias, e veio a tornar-se no filme mais lucrativo de sempre.

Paul Dergarabedian, presidente da Exhibitor Relations, empresa especializada na análise das bilheteiras, reiterou esta ideia " Um filme como King Kong cria automaticamente uma expectativa segundo a qual irá quebrar todo o tipo de recordes de bilheteira. Mas, tal como aconteceu a Titanic, que começou muito devagar, nem tudo se decide sempre na estreia mas sim a longo prazo, com tempo."

in DN

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

AVISO: esta critica contêm spoilers

Finalmente vi King Kong, numa sala do Alvaláxia de ecrã de tamanho generoso e som a condizer. Não mais do que 20 a 30 pessoas. 20 horas de ontem. E muito sucintamente a minha opinião é que estamos perante um bom blockbuster de Peter Jackson. No essencial não achei o filme nada secante, os 187 minutos não custam assim tanto a passar. Desde que os nossos protagonistas se metem a caminho da Ilha da Caveira, o filme arranca a partir daí, encontrando um ou outro desiquilibrio, quase sem importância.

É sobretudo a nível dos efeitos que encontro algumas das suas fraquezas. A cena dos dinossauros a correrem sobre os nossos hérois em alguns momentos está bastante pouco credível, nota-se uma montagem e colagem mal feita. Onde o filme ganha imenso brilho e sobe a sua fasquia para parâmetros de qualidade muito altos é em todas as cenas em que King Kong aparece. O realismo empregue na recriação do monstro mais famoso do cinema é de um profissionalismo sem mácula. Grande trabalho da Weta. Mas tal também já não é surpersa para ninguém. Esta empresa de fx já começa a ser uma das mais conceituadas no ramo, indo ao ponto de começar a ultrapassar a ILM.

Quanto ao resto, os actores estão todos a um nível bastante aceitável. Não noto nada de especial para apontar defeitos a Jack Black. Penso que ele pode perfeitamente enquadrar-se nestes papéis que fogem um pouco ao registo que estamos habituados a vê-lo representar. Adrien Brody tem uma prestação bem conseguida, segura e eficaz q.b e Naomi Watts mostra que está ali uma actriz a ter em conta.

O jogo de olhares entre ela e King Kong são o ponto forte deste filme, e onde emanam a maior dose emotividade que nos tenta (e consegue) comover. Também seria dificil não ficar emocionado com aqueles grandes olhos de Naomi a lacrimejar. Só um ser insensível poderia ficar indiferente.

Em suma, King Kong não sendo uma obra-prima e tendo algumas pequenas falhas, é mais uma demonstração de força de Peter Jackson e uma sincera homenagem ao clássico com o mesmo título de 1933. Não é inferior nem superior ao antigo filme a preto e branco. É um King Kong blockbuster do século XXI com umas nuances de nostalgia bem patentes ao cinema espectáculo de outrora.

Umas últimas palavras para Kong: dorme em paz amigo e compreende que a ganância humana ao contrário do teu instinto animalesco é capaz de usar a inteligência para fazer o mal... Tenta perdoar-lhes, se conseguires...

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Com essa massa até eu fazia melhor  :P

Será que fazias? É que se isso for verdade existe um Peter Jackson em potência dentro de todos nós...

Garanto-te que se tivesse cheio de massa e fosse dono de alguns bancos pegava em ti, gastava uns chorudos milhões e punha-te a fazer a tua versão do King Kong. Queria ver se farias melhor que Mr. Peter Jackson...

nota: se me desses prejuízo bem que podias fugir para a Antárctica ;)

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Eu fui ver o filme ontem e gostei mesmo bastante do filme.

Acho que a prestação da Naomi Watts é impressionante, tendo em conta que ela não estava a ver gorila nenhum, pelo menos daquele tamanho...

Nem se dá conta das mais de 3 horas de duração, onde nos rimos, arrepiamos (bolas, com bicharada daquele tamanho estávamos lixados...) e até nos comovemos, especialmente na parte final.

Digo isto porque vi muita gente a limpar o canto do olho quando as luzes se acenderam, o que me faz pensar que quem vive a história acaba por ser afectada por ela, como foi o meu caso.

Parabéns Mr. Peter Jackson !

Link to comment
Share on other sites

Fui ver hoje e gostei mas não achei nenhuma obra-prima... Acho que a nota no imdb (8.3) está um pouco exagerada. Eu talvez lhe desse mais um 6.5/7.0

Quando tiver 3 horas para gastar, ou seja, tou eu a coçar os ditos e digo p/ mim vou ver um remake, k custou $250 milhões, ainda por cima mal feito, pelas cenas k vi do making off, nem os special effects estão bem conseguidos.

Mas a gostos para tudo ... pipocas? obrigado mas não, preciso de algo mais ...

Link to comment
Share on other sites

Com essa massa até eu fazia melhor  :P

Será que fazias? É que se isso for verdade existe um Peter Jackson em potência dentro de todos nós...

Garanto-te que se tivesse cheio de massa e fosse dono de alguns bancos pegava em ti, gastava uns chorudos milhões e punha-te a fazer a tua versão do King Kong. Queria ver se farias melhor que Mr. Peter Jackson...

nota: se me desses prejuízo bem que podias fugir para a Antárctica ;)

Passa pra ca a massa.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.