Jump to content

Sigur Rós


DjMasterDee
 Share

Recommended Posts

a primeira banda Anima tb era agradável

aki no porto tb foi excelente...essas Anima...Parecem a Kelly colegial :P

LOL realmente..tinham um ar bastante colegial e angelical :lol: gostava de arranjar o album delas..tenho que procurar ^_^

Aqui fica uma critica do concerto no Porto, se alguém arranjar do de lisboa que me dê o links sff ;)

Crítica: Sigur Rós – canções em estado puro

O concerto no Coliseu do Porto privilegiou o último álbum, "Takk...", mas a revisão de "Ágaetis Byrjun" e "( )" não foi esquecida.

Quando os Sigur Rós visitaram o Coliseu do Porto, em 2003, a comoção entre a plateia, que os via quase na totalidade pela primeira vez, foi generalizada: a emoção de ver a concretização "material" do imaginário que havia surpreendido o mundo da música moderna foi avassaladora. Se bem que a promoção de "( )" fosse a razão da visita, a obra-prima "Ágaetis Byrjun" (1999) ainda estava bem fresca na memória. O concerto deste sábado cativou de maneira diferente, mais pelo reconhecimento da pureza e beleza das canções do que pela sensação de se estar a assistir a um momento fundador ou original.

A rendição do público portuense estava porém garantida: a relação dos Sigur Rós com Portugal parece configurar um daqueles casos idiossincráticos de amor mútuo, de que são exemplo os Tindersticks ou os Lamb. Com um som muito longe de ser fácil e sem "airplay" nas rádios, os Sigur Rós mantiveram "Takk..." durante muitas semanas nos primeiros lugares do "top" nacional. Não foi por isso de estranhar que a lotação do Coliseu estivesse quase esgotada.

"Glósóli", primeiro single de "Takk...", foi o primeiro tema, com a banda a surgir por detrás de uma cortina branca, através da qual era possível ver as sombras dos seus elementos. Num início forte, seguiu-se "Ný Batterí" (primeira incursão por "Ágaetis Byrjun") e "Saeglopur". Desde logo ficaram patentes algumas das imagens de marca da banda, como Jónsi, o vocalista, a manusear a guitarra com um arco de violino, obtendo um som distorcido e fantasmagórico.

O trio de temas inicial foi também emblemático da estrutura de canção habitual da banda: contenção inicial que desagua invariavelmente num libertar de tensões colectivo com muitos decibéis à mistura.

"Takk..." serviu de fio condutor da actuação: "Gong" (ritmo diabólico, no final quase típico de música de dança), "Andvari", "Hoppipola", "Með Blóðnasir", "Svo Hljótt" e "Heysátan" fizeram parte do alinhamento. "Njósnavélin", de "( )", e "Olsen Olsen" e "Viðrar vel til Loftárása" de "Ágaetis Byrjun", asseguraram um cunho retrospectivo razoável.

A recepção do público foi de uma maneira geral mais calma do que em 2003, mas não deixaram de se fazer sentir algumas manifestações de euforia traduzidas, por exemplo, em palmas fora de tempo (bem antes do final das músicas).

Despedida muito aplaudida

Na despedida, as únicas palavras dirigidas ao público: num inglês carregado de sotaque islandês (afinal, parece que Björk não faz de propósito para falar assim), Jónsi agradeceu os aplausos e elogiou a audiência. O "encore" ficou por conta de "Popplagið" ("Música Pop"), porventura o melhor momento de “( )”, parcialmente executada com o pano branco novamente descido.

O momento foi marcante não só pela descarga final eléctrica e pujante, mas também pela projecção na cortina de uma espécie de interferência televisiva e de uma antena de telecomunicações em movimento giratório. Uma forma da banda mostrar que é apenas mais um elemento no meio do ruído do mundo contemporâneo? Seja como for, o regresso ao palco por duas vezes para receber a ovação do público prova que são, pelo menos, uma interferência que conta com um dedicado grupo de seguidores em Portugal.

Na primeira parte actuaram as Amina, quarteto islandês feminino de cordas, mas que também se serviu de instrumentos como o "glockenspiel" e o violino, ou da menos ortodoxa serra e de um conjunto de copos para construir melodias frágeis de caixa de música. Para além disso, acompanharam os Sigur Rós em algumas das canções, como "Hoppipolla" ou "Hafssol".

João Pedro Barros

in JornalismoPortoNet

Link to comment
Share on other sites

lembrei.me da primeira vez que eles bazaram para dps voltar para o 1º encore..a música que estavam a tocar é brutal..com o fim tocado em flauta..mto bom..até arrepia só de lembrar :)

Musica 8 do Takk :P ja a tocaram ca' em 2003 :P

:clap: em 2003 ainda n tinha um ouvido tao democrático :P ouvia apenas um estilo musical ehehe por isso, nem fui ao concerto. Hj no blitz vem uma critica ao concero em Lx :) já serve para guardar como recordação ^_^

Link to comment
Share on other sites

Foi lindo !! Magnifico ! Adorei. :clap: :coolmusic:

Eles nos cds são bons mas ao vivo dá para entrar melhor nos sons, é diferente, é melhor. Arrepiei-me todo. :D :D

invocator, não dá para scaneares o artigo? Esqueci-me de comprar o Blitz ontem. Mesmo assim vou procura-lo hoje.

Sigur Rós, takk. :) :god:

Link to comment
Share on other sites

Foi lindo !! Magnifico ! Adorei. :clap: :coolmusic:

Eles nos cds são bons mas ao vivo dá para entrar melhor nos sons, é diferente, é melhor. Arrepiei-me todo. :D :D

invocator, não dá para scaneares o artigo? Esqueci-me de comprar o Blitz ontem. Mesmo assim vou procura-lo hoje.

Sigur Rós, takk. :) :god:

infelizmente n tenho scanner :\ nc cheguei a comprar um...mas eu comprei o blitz só hj de manhã..acho que ainda consegues encontrar ;)

aqui fica uma foto do concerto em lx retirada do blog sound + vision:

Posted Image

alguém tem fotos do concerto de lx?

Link to comment
Share on other sites

Não consegui encontrar o Blitz. :( :( Nem ver a tua imagem.

Não tens nenhum amigo com scaner? Curtia mesmo de ler a reportagem. Tenta lá dar um jeitinho sff. :)

Aqui ficam algumas das fotos que tirei, nada de especial devido ao local onde me encontrava mas sempre dá para recordar:

Posted ImagePosted ImagePosted Image

Posted ImagePosted ImagePosted ImagePosted Image

Edited by TOOLiaNo
Link to comment
Share on other sites

vou ver o que posso fazer...a malta é pobre e n tem scanner..vou saber se o da minha namorada está bom..dps logo digo qq coisa...mas se eu conseguir scannar, tens k me orientar tds as fotos k tiraste :P

se n conseguir scannar, tens smp a opção de mandar vir o blitz pelo correio, acho que elas mandam números atrasados ;)

Link to comment
Share on other sites

No Site só está um bocadinho :

Posted Image

Um sonho bem real

SIGUR RÓS, Coliseu dos Recreios (Lisboa), 20 Novembro

Coube às amina – o quarteto de cordas feminino que há muito acompanha os Sigur Rós, responsável por uma primeira parte de 40 minutos de inocência, numa combinação sempre imprevisível entre utensílios domésticos e electrónica sofisticada – uma das maiores valias do concerto dos Sigur Rós. As moças deixaram de ser o anexo erudito da banda de Jón Thor Birgisson para passarem a ser parte do conteúdo…

Texto: Gonçalo Palma

Foto: José Sérgio

Pormenores no BLITZ 1099

;)

E sim... ando a roer-me de inveja... ele é Sigur Rós, Coldplay... e eu não tenho ido a lado nenhum :crying:

:flowers:

--- edit ---

Contacto para números atrasados:

Call center: 214 698 801

:P

--- edit ---

ok :upshy: Esqueçam... tinha os dois tópicos abertos e postei sobre Coldplay no tópico dos Sigur Rós... não, isto não é normal :lol: Já alterei ;)

:flowers:

Edited by darksideoftheMooN
Link to comment
Share on other sites

Dou-te as fotos todas na boa mas essas mesmo estando +/- são as melhorzinhas.

Na minha zona quase nunca consigo comprar o Blitz até que me decidi um dia fazer a sua assinatura e pedir uns números anteriores mas foi na altura em que o ex-director, Pedro Gonçalves, estava a bazar de lá e as respostas aos e-mails eram do estilo que iam dar andamento ao caso e nunca mais, por isso desisti.

Tenta lá scanear isso sff se não terei mesmo de pedir-lhes esse número.

Link to comment
Share on other sites

invocator, conseguis-te alguma coisa?

peço desculpa, nc mais tive oportunidade para tar com a minha namorada..isto de ter começado a trabalhar, tirou.me o tempo td :\ a ver se falo com ela hj..

EDIT:

já falei com ela..o scanner funciona..agora é trazer o jornal do trabalho amanhã e dar-lhe ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.