Jump to content

Cds Sony Facilitam A Vida Aos Virus


canhao
 Share

Recommended Posts

CD's da Sony com programa perigoso

Defesa dos direitos de autor pode ter ido longe demais

A Sony forneceu involuntariamente portas abertas para vírus informáticos. Alguns dos CD de música da empresa usam autênticas técnicas perigosas para proteger os direitos de autor.

Lourenço Medeiros

Jornalista

O gesto de colocar um simples CD de música num computador deixou de ser inócuo. Pelo menos no caso de alguns CD's fabricados pela Sony.

Esses CD's instalam automaticamente um programa de protecção de direitos de autor. O problema é que o programa utiliza técnicas perigosas, que alguns consideram verdadeira pirataria. Sem ser essa a intenção, o facto, admitido pela Sony, é que já foram fabricados vírus que aproveitam o programa contido nos discos para se instalarem nos computadores com Windows XP.

Em letras pequenas, a sigla XCP na parte de trás da capa é o único aviso antes da compra.

Quando o programa, praticamente secreto, foi descoberto, a Sony não fornecia nenhuma maneira de o remover.

Ao longo de dez dias, a Sony recusou-se a fornecer uma lista dos discos. Uma organização que luta pela privacidade dos utilizadores, a Electronic Frontier Foundation, já descobriu 19 edições diferentes que contêm o programa de protecção.

Contactada pela SIC, a Sony em Portugal apenas afirma que esta tecnologia não foi introduzida em CD's fabricados na Europa.

O escândalo a nível internacional foi suficiente para a Microsoft e várias companhias de anti-vírus terem anunciado que vão oferecer programas para detecção e eliminação do programa da Sony.

A própria editora anunciou agora que vai suspender a produção destes discos, mas reserva-se o direito de continuar a tentar defender os direitos de autor por todos os meios possíveis.

Link to comment
Share on other sites

Li isto a 3 dias mas era do genero que os antivirus andavam a detetar os exe´s. de softwares da sony como maliçiosos por causa dessa tal proteçao.

e é mais ums kbs nas firmwares das drives opticas.

O que eu axo mais piada na 50ny é queixarem-se da pirataria na musica e filmes etc e continuarem a recomendarem que para drives dvd-rw sony deviamos usar so dvds virgens da sony,pk os deles é k tem kualidade e os outros nao.

Quando vejo (involuntariamente) os cribs na mtv fiko logo cheio de pena dos lesados da pirataria.coitados

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.