Jump to content

Bola Inteligente Testada Durante O Mundial Sub-17


Marcyany
 Share

Achas bem?  

60 members have voted

  1. 1.

    • SIM
      59
    • NÃO
      1


Recommended Posts

Bola inteligente testada durante o Mundial de Sub-17

Com os casos polémicos a sucederem-se a nível mundial e as imagens televisivas a julgarem cada vez mais os árbitros, a FIFA decidiu testar um sistema integrado que determina a posição da bola durante os jogos.

Nos últimos anos, a tecnologia ao serviço do futebol tem estado a ser estudada com alguma intensidade. Bolas inteligentes, microchips, células fotoeléctricas e câmaras de vídeo são alguns dos meios tecnológicos que têm como intuito auxiliar os árbitros de futebol a não cometerem determinados erros, como os que todas as semanas acontecem um pouco por todo o mundo, inclusive em Portugal.

Perante os constantes casos polémicos que tendem a desvirtuar o espectáculo do futebol, a FIFA anunciou, em comunicado, ter testado um sistema integrado que determina a posição da bola durante os jogos. A experiência decorreu durante o Mundial de Sub-17, no Peru, no mês de Setembro.

Esta tecnologia permite, entre outras coisas, confirmar a legalidade dos golos ou se, por exemplo, a bola saiu fora das quatro linhas do campo.

No entanto, a designada "bola inteligente" ainda não está pronta a ser implementada na Liga Portuguesa. Apesar disso, está em aberto a possibilidade de, no Mundial de Futebol 2006, a realizar-se na Alemanha no próximo ano, serem utilizadas bolas com chips .

Desta feita, cada bola teria vários chips do tamanho de uma moeda de 10 cêntimos, existindo dois retransmissores instalados ao lado dos postes da baliza, que captam, por exemplo, os foras de jogo ou se a bola ultrapassa ou não a linha de golo.

Segundo inquéritos recentemente realizados, a resistência às novas tecnologias vem da própria FIFA, assim como da maioria dos intervenientes, que temem desvirtuar a essência do futebol. Os próprios árbitros, que são dos que mais sofrem com os erros, temem perder o seu poder de decisão.

No entanto, com os casos a sucederem-se a nível mundial e com as imagens televisivas a julgarem cada vez mais os árbitros e respectivos auxiliares, não é de surpreender que a tecnologia deixe de ser uma espécie de tabu no futebol.

FONTE

Link to comment
Share on other sites

estou de acorodo pois não quero ser beneficiado nem prejudicado se a bola entra ou não. ;)

mentiroso :lol:

eu sou contra o uso da tecnologia no futebol em todos os aspectos, apesar de isto vir ajudar...tenho k manter a minha opiniao.

Link to comment
Share on other sites

concordo com o Revenge... Ou entao, podiam oferecer aos arbitros um checkup, do genero, verificar a visao, audição, coisas do genero!

Os chips, epa, com 1 valente remate do roberto carlos, la se vai o chip :P :P JK!

Abcs

Link to comment
Share on other sites

estou de acorodo pois não quero ser beneficiado nem prejudicado se a bola entra ou não. ;)

mentiroso :lol:

eu sou contra o uso da tecnologia no futebol em todos os aspectos, apesar de isto vir ajudar...tenho k manter a minha opiniao.

prim3r queres que te aconteça o mesmo á uns tempos que..."ai ela entrou,ela entrou!", "óh não entrou nada ainda faltavam uns milimetros"...

para evitar esse tipo de xatisses dava jeito essa tecnologia :kiss:

Link to comment
Share on other sites

Eu sou do Sporting e ainda bem que dias atras não existia chip na bola :D ...

Falando a serio , não me aquece nem me arrefece isso do chip ... alias , tenho quase a certeza que eventualmente um dia vai existir uma polemica porque alguns vão reclamar que com o chip perde-se o factor humano e a magia do futebol e bla bla bla ... tudo é bom até prejudicar o nosso clube .

PS: Sem falar da situação em que o chip vai dizer que foi golo e depois de trinta repetições , de imagens mexidas no computador e sei lá mais o que vai aparecer alguem a dizer que o chip "roubou ".

É futebol

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Parece que alguma malta gosta andar feito uns macacos a discutir lances, a andarem com a história do sistema e dos prejudicados e beneficiados. Esta evolução dos chips nas bolas apesar de acabar com a satisfação de alguns que apreciam discutir futebol à base dos erros humanos, viria ser algo de positivo para TODOS. Ninguém fica a rir de ninguém. Ou ela entra e apita ou então... não entrou...

Para a tristeza de muitos que preferiam manter o futebol intacto à tecnologia e ás mudanças (os puristas), elas são inevitáveis. O mundo evolui e avança e naturalmente o futebol como desporto de massas que é avança com ele. E não poderia ser de outra forma.

Imaginemos como seria o futebol hà 50 anos? Era igual ao de hoje? Continuam 11 contra 11, um campo, duas balizas, arbitro e arbitros assistentes mas já várias regras se alteraram. A televisão, ela própria com o seu aparecimento veio introduzir novas formas de ver futebol.

Como será o futebol daqui a 50 anos? Certamente continuarão a ser 11 contra 11 mas muita coisa vai mudar até lá. Quer queiram, ou não..

Link to comment
Share on other sites

Acho engraçado que só ouço vozes contra as bolas com chips, vindas de adeptos do Porto... E n é só aqui no fórum. Pq será?

estou de acorodo pois não quero ser beneficiado nem prejudicado se a bola entra ou não. ;)

mentiroso :lol:

eu sou contra o uso da tecnologia no futebol em todos os aspectos, apesar de isto vir ajudar...tenho k manter a minha opiniao.

Leste o topico todo?

Link to comment
Share on other sites

estou de acorodo pois não quero ser beneficiado nem prejudicado se a bola entra ou não. ;)

mentiroso :lol:

eu sou contra o uso da tecnologia no futebol em todos os aspectos, apesar de isto vir ajudar...tenho k manter a minha opiniao.

LOL

alguem num prog de tv uma vez a isso respondeu uma coisa q axei piada...Acabem entao com os relogios digitais dos arbitros...usam um relogio de sol.... :-..

Eu concordo a 100% com o chip na bola....uma coisa é um penalty n assinalado ou uma expulsao, sao erros...outra coisa é roubarem golos...é diferente....

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.