Jump to content
Sign in to follow this  
Marcyany

Teste ao consumo de drogas nas estradas

Recommended Posts

Teste ao consumo de drogas nas estradas

Condutores vão ser fiscalizados com análises à saliva

teste.jpg

O teste para detectar consumo de drogas nos condutores portugueses está pronto a ser utilizado nas estradas nacionais. A Direcção-Geral de Viação já tem o equipamento portátil que permite a fiscalização, em operações stop, através de análises à saliva.

Helena teixeira é a investigadora portuguesa que desenvolve actualmente um estudo para detectar o consumo de drogas de abuso na saliva. Uma das inovações do estudo é a amostra biológica utilizada.

"A saliva é uma amostra fácil de colher e de manusear, e não requer pessoal especializado para a colheita. A outra inovação é a utilização de uma técnica analítica que seja mais potente, mais sensível e que chegue a limites mais baixos de detecção", explica a investigadora.

Esta investigação tem alguns pontos em comum com um projecto europeu - o Projecto Rosita - que pretende encontrar um método fiável e acessivel de detecção de drogas nos condutores.

Actualmente, o rastreio só é feito no hospital ou no Instituto de Medicina legal através do sangue e da urina e só em determinadas circunstâncias.

Alerta da UE

Um grupo de peritos da União Europeia já fez o alerta - os acidentes na estrada provocados pelo consumo de drogas está quase atingir os níveis dos acidentes provocados pelo consumo de álcool.

Alguns países já estão a fazer o controlo do consumo de drogas aos condutores, através da saliva.

Portugal até já tem o KIT comercial portátil que é usado na estrada pelos agentes policiais, mas a Direcção Geral de Viação não quer falar publicamente sobre o assunto enquanto não for aprovado e regulamentado o novo código da estrada, que vai autorizar este tipo de despistagem.

No laboratório, o teste é positivo quando aparece a linha vermelha. Na estrada, os agentes policiais vão ver também no aparelho portátil uma ou duas linhas vermelhas conforme o número de drogas consumidas. Os resultados aparecem cinco minutos depois da colheita da saliva.

Pois é as vezes Portugal até parece esta na europa ;)

Pessoal dos fuminhos (onde eu me incluo) CUIDADO ELES ANDAM AI (já fiquei 4.5 meses sem carta :( )

Agora só qual quero ver qual é o limite, sejá só 1 ganzita ?? ou uns bafitos ?? :P :lol2:

eu concordo c esta medida...axo até k já deveria ter sido posta em pratica á mt tempo, ms + vale tarde do k nc :)

em relação aos limites tb tou curioso...th d tar atento ás noticias pk ixo vai ser importante saber...só nakela da curiosidade clr :D

Eu ja andava mais a pé e de comboio de kualker maneira....

<{POST_SNAPBACK}>

same here !!! :devil: