Jump to content

Esperar Para Sacar? Terminar??


jkado
 Share

Recommended Posts

boas ppl! o meu contacto com este site é de um dia, mas começo a perceber como se processam as coisas o que leva a algumas duvidas, entao é assim:

pelo que percebi é mau sacar antes do jogo estar completamente... post? (desculpem lá, ainda estou a ambientar-me com os termos) porque atrasa o proprio processo do post!

mas pelo que percebi a duraçao de vida de um post neste site é muito curto, será que algumas das pessoas começam logo a tirar com receio de nao o tirarem a tempo? eu começei a tirar o age of empires 3 quando já dizia terminado! o terminado significa que ainda vai tar um x dias? ou que de um momento para o outro pode ser retirado? eu espero conseguir tirar o jogo até ao fim, mas gostava de saber ( se é possivel e se n estou a fazer uma enorme confusao) quanto tempo está um jogo ainda disponivel depois de aparecer a palavra terminar?

abraço

Link to comment
Share on other sites

exacto, its all in the newsgroups. resumindo, os ficheiros aguentam-se em media 10 dias no servidor depois disso ja n ha garantias de apanhares td, por isso imagina q os posters demoraram 2 dias a postar o jogo e passado 2 dias disseram q tava terminado... ainda tens mais 8 dias pa sacar :)

isto é uma suposição so pa percebres como funca. e esta suposição devia servir pa mtos outros mais q andam aki ha anos e ainda n perceberam isso e tao sempre a fazer update a ver se ja apareceram mais 2 ou 3 rars pa leechar.....................

Edited by beachman
Link to comment
Share on other sites

jkado,

Assim por alto, sem entrar em grandes pormenores (que às vezes se tornam confusos ou exaustivos):

O FNF (e outros fóruns ou sites - NGF, PTN) é um forum meramente informativo ou de discussão.

Aqui não há ficheiros, nem se posta nada.

Fala-se do que aparece, do que há e onde, do que poderá haver (se alguém arranjar)... etc e tal;

2º (by Jokeman)

Os files estão alojados nos grupos (uma espécie de "pastas"), que se encontram em servidores. Quem tem um ISP do grupo PT (Sapo, Netcabo, Telepac) acede pelo servidor news.telepac.pt:119 e tem acesso a todos os grupos falados aqui no fórum. Os clientes dos restantes ISP's não têm acesso a nenhum grupo telepac.*, apenas a pt.binarios, free.pt, etc...

Alguma terminologia usada por aki:

Servidor - Computador que disponibiliza o serviço de news;

Grupo - "Pasta" onde se encontram alojados ficheiros;

Poster - Indivíduo (ou grupo de indivíduos -> TEAM) que estão a enviar ficheiros para os grupos;

Post - Os ficheiros em si;

Postar - O acto de efectuar o envio dos ficheiros;

Sacar - este é obvio não? :P ;

Users - de um modo geral... Nós;

Updates - Pedir ao servidor que nos mande a "lista" dos ficheiros existentes num certo grupo, ou grupos;

Retenção - Valor, normalmente medido em dias, acerca da capacidade do servidor/grupo de manter os ficheiros que foram enviados para lá, antes destes serem apagados e deixarem de estar disponíveis.

Algumas considerações às questões que colocaste:

- A retenção média (saliento -> média) é + - 10 dias. Uns grupos aguentam mais, outros menos...

- A palavra "terminado" aparece porque o poster teve o cuidado de avisar a comunidade de que terminou de fazer o post e todos os ficheiros estão disponíveis. Não é um sistema automático. É um acto de cortesia.

Mais uma vez, o tempo que os files se mantêm no servidor após aparecer o "terminado" depende da retenção do grupo, não é uma regra exacta.

- No que respeita aos updates (a grosso-modo):

De facto, de cada vez que fazes um update estás a "desviar a atenção" do servidor. E assim, e tendo em conta que os nossos ISP's brindam-nos com velocidades razoáveis de Download (ou não, tendo em conta o k pagamos), e uma velocidade MISERÁVEL de Upload, deves compreender que é muito mais custoso e demorado fazer o upload dos ficheiros para os grupos do que sacá-los de lá. Ora, se acrescido a isto, ainda estarmos a "distrair" o servidor da operação de receber os files... bom... o post fica complicado.. ainda mais...

O ideal, é esperares pelo fim do post, até k o poster informe que terminou o mesmo. Além disso, os ficheiros NZB tornam-se bastante ùteis, pois com esse pekeno ficheiro, que até é disponibilizado no tópico em questão, obténs a lista dos ficheiros que constituem o post, ou seja, nem precisas de fazer update e andar à procura dos files k te interessam. Esse NZB é justamente essa lista. É só carregá-lo e tá a bombar :)

Bottom Point: Updates fazem mal à saúde das News. Se os pudermos evitar, tanto melhor. E não vale a pena martelar os servidores; se um post não está completo, não vamos ver o filme ou jogar um jogo mais depressa, lá porque temos um file a mais que o gajo ali ao lado...

Outra coisa, esses ansiosos que começam logo nos updates e a sacar os files antes do post tar terminado, não é que tenham medo de que os files desaparecam... na verdade não aguentam as hormonas e a excitação, querem ser os primeiros da rua, ou da escolinha a terem o jogo, enfim... como se isso os ajudasse a serem alguém, ou a engatar miudas...

Bom, espero ter ajudado, mais alguma dúvida tás à vontade.

Abraço,

Edited by Craft
Link to comment
Share on other sites

O reply do Craft merece ser pinned, dá uma excelente perspectiva do que são os newsgroups para os principiantes! Só gostava de clarificar o ponto 2:

Os files estão alojados nos grupos (uma espécie de "pastas"), que se encontram em servidores. Os mais usados pela comunidade, pertencem à Telepac (Netcabo, SAPO) o que por vezes causa alguns problemas aos users de outros ISP's, como a Clix por exemplo...

Eu escreveria:

"Os files estão alojados nos grupos (uma espécie de "pastas"), que se encontram em servidores. Quem tem um ISP do grupo PT (Sapo, Netcabo, Telepac) acede pelo servidor news.telepac.pt:119 e tem acesso a todos os grupos falados aqui no fórum. Os clientes dos restantes ISP's não têm acesso a nenhum grupo telepac.*, apenas a pt.binarios, free.pt, etc..."

@Craft:

Não leves a mal ter pegado no que escreveste, mas achei que aquela parte de "causar problemas a users de outros isp's" não tinha ficado muito clara. ;)

Link to comment
Share on other sites

Muito pelo contrário Jokeman, só tenho é a agradecer a tua intervenção.

Se deixares, faço edit do meu reply e troco o meu texto pelo teu.

Done. Já troquei o texto do ponto 2, espero k não te importes.

Mantive os créditos, obviamente :)

Edited by Craft
Link to comment
Share on other sites

obrigado pela ajuda a todos e tambem (craft) pela terminologia! E craft tens razao quanto às velocidades versus preço, mas mesmo assim aqui parece que se saca jogos a velocidades e em tempo mais adquado à nossa condiçao humana (tamanhos de 4gigas a tirar a 2 e 3k é desesperante..)

Mais uma coisa, acabei o age of empires 3 e quando fui reparar o cd2, no fim, faltava do par 19 ao 23, procurei no servidor correspondente ao cd2 e ja n está nada disponivel. É suposto eu fazer mais alguma coisa?

abraço

Edited by jkado
Link to comment
Share on other sites

É... houve uns problemas com esses files. Na altura, abriram-se alguns FTP's e o problema resolveu-se bem, mas como já foi há algum tempo e o pessoal entretanto já se "amanhou" :) esses FTP's já fecharam.

Tive a correr a thread (tópico) do AOE3, e num reply anterior ao teu, faz referência a ainda estar no es.binarios.electronica. Vou confirmar essa informação, mas n me parece que tenahs sorte.

Provavelmente vais ter de sacar os files em falta pelo tugabits, por exemplo, ou mesmo pela Mula ou Torrents...

Depois dou notícias acerca dos files.

-- EDIT --

Páh... nem consigo fazer update em condições do es.binarios.electronica.

Pelo que pude ver já não estão lá nenhuns files.

Vais mm ter de encontrar outra solução.

Experimenta pela Mula, de certeza que vais encontrar bastantes fontes...

Edited by Craft
Link to comment
Share on other sites

boas! ja consegui craft, a partir do es.binarios.electronica. o emule.. n consigo utilizar pk eu por aki tenho netcabo sem fios e o emule empenca um bocado com isso! hj falei com um user que já está aqui ha uns tempos sobre uma duvida e ele alem de ja lhe ter acontecido tb n sabe o pq!

aconteceu o seguinte: pus para sacar o fable e tava a tira-lo a velocidades de 2500k, 2400k!!!! mas depois de o sacar a unica coisa que tinha na pasta eram varios ficheiros em word pad sem nada!!

Será que é o que acontece quando um jogo já n está disponível?

abraço

Link to comment
Share on other sites

boas! canhao há alguma forma de saber quando os posts ja nao dao ou só sacando e tirando os tais ficheiros de texto? e encontrando os tais posts porque nao os tiram? posso ajudar avisando alguem de que eles ja nao estao lá?

( já agora, porque é que só eu é que tenho uma estranha simbologia a dizer rating de 0 a 3?? )

abraço

Edited by jkado
Link to comment
Share on other sites

boas! canhao há alguma forma de saber quando os posts ja nao dao ou só sacando e tirando os tais ficheiros de texto? e encontrando os tais posts porque nao os tiram? posso ajudar avisando alguem de que eles ja nao estao lá?

( já agora, porque é que só eu é que tenho uma estranha simbologia a dizer rating de 0 a 3?? )

abraço

Essa simbologia todos tem ... só que só consegues ver o teu . É a contagem de warns que levas .

Quanto ao resto , normalmente os files estão no servidor , em media , 12 dias ( com excepção no free.pt que pode andar pelos 25 dias) . Se encontrares uma nzb de um filme que já foi postado 3 semanas atras é bem provavel que já não encontres os files no servidor e saques os txts.

Os posts vão sendo automaticamente retirados pelo servidor ( a telepac ) . O forum não tem nada a ver com esses aspectos ... aqui somente se informa o que está disponivel nas news .

Procura aqui mais informações

SOS Novos users

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.