Jump to content

Teoria Das Cordas


camurso_
 Share

Recommended Posts

Tenho aqui um livro que fala sobre isso, chama-se o Universo numa casca de noz do Stephen Hawkins (aquele tipo da cadeira de rodas).

Já comecei a ler esse livro umas 2/3 vezes mas é sempre à noite e quando dou por mim já tou mais a dormir do que a ler e acabo por me perder.

Eu até te explicava o pouco que sei mas é tão pouco que nem vale a pena tentar. São teorias tão abstratas que só com alguns conhecimentos de fisica e de quimica é que podemos entender alguma coisa daquilo. É bem mais complicado do que a teoria da relatividade no meu entender.

Link to comment
Share on other sites

MUITO MAIS!!!

Percebi a teoria generalizada da relatividade. Percebi a da imprevisibilidade quântica e não consigo entender a que une as duas...

Ora bolas!

<_<

É que não pesco mesmo nada daquilo...

Link to comment
Share on other sites

Do pouco que li sobre essa teoria, o que percebi foi o seguinte:

A materia e' constituida por atomos, q por sua vez sao constituidos por electroes, protoes e neutros, que por sua vez sao constituidos por quarks, que se pensa ser a decomposiçao mais simples d toda a materia.

A teoria das cordas defende que cada quark e', de facto, uma pequena corda (podendo ser aberta ou fechada: U ou O) que vibram de forma especificas e com tensão, através de "vertices". Cordas com mais "vertices" significa que esse quark tem mais energia que outros quarks cujas cordas tenham menos vertices.

Isto e' o basico do basico, e a unica coisa qe me lembro, dps existem montes de teorias acerca da forma das cordas, se existe massa nas cordas ou apenas energia, etc etc etc, isso so' msm pesqisando.

Foi esta a ideia geral com que fiquei, depois de uma pesquisa rapida ah 2 anitos atras (o meu stor de CFQ gostava de dar umas aulas "alternativas" :x). Mas, despertou-me o interesse! I'll dig further :P

Link to comment
Share on other sites

Recomendo a leitura de um livro sobre Tópicos de Fìsica Moderna. Penso que a matéria leccionada num livro deste tipo está ao alcance de alguém com o 12º ano, e com conhecimentos médios de Física e Matemática. Cumps! :bye:

Link to comment
Share on other sites

No bar aberto estão umas explicações da minha autoridade sobre o assunto (o meu alter-ego a funcionar!!!) que não estou para voltar a escrever, é uma teoria um pouco difícil de entender uma vez que é muito difícil arranjar exemplos práticos para explicar, a própria teoria tem varias ramificações, super cordas, cordas cilíndricas, cordas em membranas, cordas de 10 a 24 dimensões, mas não deixa de ser uma das teorias mais interessantes que conheço uma vez que tenta responder a grande questão dos físicos, da matéria ao nada, eliminando assim o ad infinitum da matéria.

A mim foi bem difícil de entender a teoria das cordas e o caminho que segui foi o tentar perceber o porque da necessidade dela, então a primeira coisa que fiz foi estudar muito bem a teoria da relatividade e mecânica quântica, e acreditem aqueles que dizem que as percebem que não percebem assim tão bem, fiquei extremamente surpreendido com o tão pouco que sabia da relatividade e mecânica quântica, é que não tratam só de quarks e e=mc2, são muito mais que isso, quando as entenderem bem vão perceber o porque de não serem compatíveis uma com a outra e quando aplicadas nos campos opostos caiem por terra , quando perceberem isto estudem a teoria das cordas e vão entende-la e perceber o quão simples é ela.

E agradecia que não houvesse comentários sobre eu ter falado no bar aberto, uma vez que há uma regra no FNF que impede de fazer referencia a outros fórum, mas o conhecimento e a busca do saber não pode ser limitada por regras e guerrinhas.

Link to comment
Share on other sites

Se quiser saber mais sobre o assunto não preciso de consultar qualquer site, muito menos esse referido forum! Essa publicidade foi um bocado descabida, até porque bastava um copy/paste do queescreveste e acabaste no fim por dar o teu parecer acerca da teoria neste tópico na mesma. :)

Mas esta teoria parece ser bastante interessante, ainda que complicada como já disseram.

Edited by Dartacao
Link to comment
Share on other sites

Quem tiver interesse em perceber pode ler um livro mais ao menos acessivel chamado "O universo elegante" da colecção ciência aberta da Gradiva.... e já agora um livro bem polémico que nos enche de orgulho por ser escrito por um português da mesma colecção "Mais rápido que a luz"

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Se quiser saber mais sobre o assunto não preciso de consultar qualquer site, muito menos esse referido forum! Essa publicidade foi um bocado descabida, até porque bastava um copy/paste do queescreveste e acabaste no fim por dar o teu parecer acerca da teoria neste tópico na mesma. :)

Mas esta teoria parece ser bastante interessante, ainda que complicada como já disseram.

Temos aqui pessoal um bocado lerdo de ideias :blink:

4. Assuntos/discussões que se deram noutros sites, fóruns ou chats são para ser discutidos nesses locais e NUNCA no FNF, a menos que tenham ligação DIRECTA com os newsgroups.

:- "

Link to comment
Share on other sites

oh linux :P eu não tenho nada contra o Kensei nem neste nem no outro forum, alias este último nem o frequento. Só não gostei da forma como foi feita pub ao forum, até porque já toda a gente o deve conhecer....

E o Offtopic da minha parte termina por aqui. Só volto a fazer um reply neste tópico se se tratar de algo relacionado com a teoria em causa...

Edited by Dartacao
Link to comment
Share on other sites

No bar aberto estão umas explicações da minha autoridade sobre o assunto (o meu alter-ego a funcionar!!!) que não estou para voltar a escrever, é uma teoria um pouco difícil de entender uma vez que é muito difícil arranjar exemplos práticos para explicar, a própria teoria tem varias ramificações, super cordas, cordas cilíndricas, cordas em membranas, cordas de 10 a 24 dimensões, mas não deixa de ser uma das teorias mais interessantes que conheço uma vez que tenta responder a grande questão dos físicos, da matéria ao nada, eliminando assim o ad infinitum da matéria.

A mim foi bem difícil de entender a teoria das cordas e o caminho que segui foi o tentar perceber o porque da necessidade dela, então a primeira coisa que fiz foi estudar muito bem a teoria da relatividade e mecânica quântica, e acreditem aqueles que dizem que as percebem que não percebem assim tão bem, fiquei extremamente surpreendido com o tão pouco que sabia da relatividade e mecânica quântica, é que não tratam só de quarks e e=mc2,  são muito mais que isso, quando as entenderem bem vão perceber o porque de não serem compatíveis uma com a outra e quando aplicadas nos campos opostos caiem por terra , quando perceberem isto estudem a teoria das cordas e vão entende-la e perceber o quão simples é ela.

E agradecia que não houvesse comentários sobre eu ter falado no bar aberto, uma vez que há uma regra no FNF que impede de fazer referencia a outros fórum, mas o conhecimento e a busca do saber não pode ser limitada por regras e guerrinhas.

sobre tal teoria nunca ouvi falar ! :blink:

e sobre essa tal regra pra mim é novidade, mas nao deixa de ser alto absurdo ou estupidez !!!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.