Jump to content

Curso/faculdade - Algumas Dúvidas


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Coloquei este tópico no Techzone visto la ter muita gente à volta da nformatica, mas não adiantou de muito, ainda n obtive qualquer reposta, a ver se aki me conseguem ajudar...

A primeira fase dos exames nacionais não correu muito bem e só consegui passar neles na segunda fase, o que me vai limitarum pouco os cursos pois a media normalmente sobe um bocaod, pelo menos o curso que eu pretendia tem sido assim ao longo dos ultimos anos e só emsmo com sorte é que devo entrar nele, penso eu de que...

Eu sou de Vila do Conde (25Km do Porto pa quem não conhece) e o meu objectivo era ir pa universidade do minho, para LESI (http://lesi.di.uminho.pt/). Não é ao lado de casa, mas também não é muito longe e eu bem que preciso de mudar de ares... mas segundo o site http://www.acessoensinosuperior.pt/, LESI, o ano passado na segunda fase, não tinha vagas, existiam 53 candidatos e mesmo não havendo vagas entrou 1, mas com 158.2 na nota de candidatura... um bocado elevada para mim... Segundo a minha ficha ENES a minha média é 132, mas a nota de candidatura acho que fica a volta de 12 ponto qualquer coisa...

Este era o curso que eu pretendia, mas não devo entrar la, de qualquer forma ser a aminha primiera escolha. Estou a pensar colocar na segunda hipotese o curso MCC da mesma faculdade, pois caso entre nesse podera ser + facil no ano seguinte fazer transferência. Ou será que pa fazer transferência é indiferente a faculdade em que me encontro a dificuldade (caso haja) sera a mesma? Eu penso que não, e caso esteja ja em braga que sera + facil, mas posso tar errado e gostava que me corrigiessem caso o esteja... No entanto, em MCC, o ano passado na segunda fase (segundo o mesmo site) apenas havia uma vaga, 33 candidatos e 2 colocados, portanto não sei se será boa ideia por este curso como segunda hipotese...

Fora estes 2 cursos não sei bem mais que por na candidatura... não pretendo ir para muito longe e fora estes 2 cursos em braga, tava a pensar por alguns no Porto mas gostava de sugestões de pessoal que ja tem ideia sobre estes cursos. Sabendo que eu pretendia ir pa LESI, que cursos me recomendam que sejam +- parecidos, e que possivlmente não terei problemas em entrar? Não precisa de ser so no porto, mas arredores por esta zona, não muito longe, mas estou aberto a qualquer tipo de sugestões... eu só quero é entrar para não ficar um ano na merda e depois ter de voltar a fazer os exames de fisica e matematica que me custaram a passar na segunda fase... mas também não queria entrar em qualquer coisa, queria que fosse +- parecido com LESI, no minimo relacionado com informatica obviamente, se possivel + virado para a programação, embora isso deva ser algo que todos eles devem ter...

Estou aberto a sugestões Se tiverem alguma questão para me ajudarem na escolha das 6 opções para a candaidautra, façam o favor de as colocar ai que eu responderei o + rapido possivel...

TIA

Link to comment
Share on other sites

Tentar não custa nada. Pessoalmente optava por Engenharia Informática na FEUP. Nunca se sabe, as notas podem baixar. O ISEP também é uma boa solução. Falo somente destes dois porque são os que conheço melhor. A questão FEUP/ISEP. No ISEP estás mais vocacionado para fazer um determinado grupo de coisas. Na FEUP tens os conhecimentos para fazer TUDO o que envolva a área de informática. A gosto pessoal, como já referi, FEUP. Espreita também Ciências de Computadores na Faculdade de Ciências (FCUP).

Link to comment
Share on other sites

pq nao tentas outro curso na universidade do minho e para o ano tentas a transferencia q estando dentro da faculdade é mais "simples" e no primeiro ano de engenharia as disciplinas são muito identicas entre todos os cursos, obtendo assim muitas equivalencias (é o q acontece no ISEP e um amigo meu entrou em IQI um ano com uma media mais baixa e no ano seguinte mudou-se para informatica com 7 equivalencias num total de 12 disciplinas se não estou em erro)

Link to comment
Share on other sites

Mas isso das transferências também não é bem assim, depende de muitas variáveis. Até porque a tua média calculada (deve depender de faculdade para faculdade) tem que ser igual ou superior ao último aluno a entrar no curso para o qual pretendes mudar, nesse ano.

Link to comment
Share on other sites

eu penso q no isep eles tem mesmo vagas para transferencias, logo a media nao tem haver com os que entrao, so com quem esta a tentar fazer tranferencia, e se nao estou em erro os factores q contam são a media de entrada e tb as disciplinas q fizes-te no curso actual (não sei se são as notas ou o numero de disciplinas)

Link to comment
Share on other sites

@cel eu disse no meu post incial k vou por em segunda opção o curso MCC que tabem é em braga so k a media tb é um pouco alta, não tanto como LESI mas ainda é um bocado...

@Archie

quanto a feup, as media la tb são bastante altas, eu ate que ponha, mas as duas primeiras opções ja estao reservadas e se colocar engenharia informatica na feup em 3ª opção muito dificlemente irei entrar, mesmo que as medias baixem, penso eu de que... e o meu medo é se faço isso e dps ponho os cursos do isep em 4 e 5º lugar e como ja estão nessa posição posso ter dificuldades em entrar relativamente akeles k colocaram em primeira opção... é por isos k tou um bocado a nora sobre o que fazer...

ah, e a FCUP nem pensar, n curto nada essa faculdade... eu não keria nada ir po porto, ms se tiver k ser k seja, ms n vai ser pa faculdade de ciências...

Link to comment
Share on other sites

ISEP :D

Terminei a Licenciatura em Engenharia Informática em Julho no ISEP e digo-te que não estou arrependido de não ter ido para a FEUP!

Docentes excelentes, curso muito motivante embora dificil :P

Acabei o curso e mesmo antes de o acabar ja tenho emprego, estou de férias até amanha!

Link to comment
Share on other sites

Boas.

Eu kdo entrei para a faculdade, ha 3 anos, queria eng informatica no ISEL (penso o equivalente do ISEP em Lisboa), mas por 0.3 pontos n entrei... :(

Ababei por ir pra Eng de Electronica e Telecomunicações. Nos 2 primeiros sem estres tinha 6 em 10 cadeiras que davam ekivalencia.

No fim do ano pedi uma transferencia de curso dentro do ISEL. Com 5 cadeiras de equivalencia fiquei em 2º. Axo que a media tb era relevante. Ah... só haviam tres vagas para transferencia de curso dentro do ISEL para informatica e mais 3 para alunos que estavam noutra faculdade.

Agora nem em todas as eng exitem tantas equivalencias! Conheço pessoal que vieo de Civil e Mecanica e só tinahm 2 ou 3 equivalencias que são mm mto poucas para uma transferencia deste tipo.

Bem espero ter ajudado [[]]

Link to comment
Share on other sites

ms o meu problema é k eu vou precisar de colocar alguns cursos com medias baixas, pk se colocar apenas cursos k tem medias altas, n vou entrar em lado nenhum e isso n pode acontecer... grande aprte dos cursos k colocarm aki tou a pensar em po-los la na candidatura, mas se os colocar a todos, axo k n entro é em lado nenhum...

Link to comment
Share on other sites

@Nazgulled não te vou dar opiniões pois do porto percebo pouco e sinceramente fiquei a leste com essas abreviaturas de cursos que meteste para aí :-.. . Contudo, tanto quanto sei, relativamente a mudanças de cursos passa-se assim:

- tds os anos existem alguns seres que entram para cursos q não queriam e dps fazem trocas... se a média for aceitável normalmente não há stresses... Mas isto é raro e mais vale não contares com isto.

- não sei como são os cursos da U. Minho mas, especialemente se forem de tronco comum, normalmente existe um ano em que podes mudar, sem te porem entraves a menos que tenhas de fazer cadeiras extras por o curso que queres ir ter mais cadeiras ou outras cadeiras obrigatórias. Isto poderá ou não reter-te um ano... ou então podes arriscar fazê-las também no ano anterior à mudança. Informa-te disso na própria universidade, telefona para lá :y: (isto é o que se passa na minha faculdade... e sei que se passa nalgumas outras).

- no caso de não ser tronco comum, creio que podes mudar a partir logo do segundo ano, creio q tb sem entraves.

- para fazer transferências de faculdade para faculdade, pelo menos era assim... n sei se ainda é. Tens de fazer pelo menos até ao 3º ano para poderes mudar para qualquer curso independentemente da média. Não sei é se tens de fazer algum exame especial ou assim.

Se queres ir logo no teu 2º ano de faculdade, creio que tens de pedir à faculdade em questão, tens de ter média para isso e estás consoante as vagas (embora na opção de cima também) que abrirem para casos destes que normalmente são mto poucos. Tens que fazer as cadeiras que não tenham equivalência e o mais provavél será fazeres de novo um 1º ano de curso.

Sugestão: tenta ficar na faculdade que queres... normalmente é mais fácil.

Agora, outra coisa, e pelo menos era assim que se passava há 5 anos atrás (fooogooo tou velha :-.. ), a ordem pelas quais metes as opções também têm peso... Se um gajo tem a mm média que tu, mete como opção 1 o q tu meteres como opção 2 vai ser ele a entrar... Pelo menos era assim :P A n ser que tenhas uma condição qq com muito maior peso, tipo preferência regional ou assim... e que ele não seja PALOP, militar ou das ilhas <_<

Pronto... isto é o que eu me lembro :P espero n ter errado em nada. E boa sorte!

Já agora... qdo é que saem os resultados da primeira fase de canditatura? (para n ir à fac nessa data :P )

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

A questão FEUP/ISEP. No ISEP estás mais vocacionado para fazer um determinado grupo de coisas. Na FEUP tens os conhecimentos para fazer TUDO o que envolva a área de informática.

No ISEP estás mais direccionada para a parte da progamação, mas tb te dão os conhecimentos para fazeres td. A diferença entre FEUP e ISEP é que no ISEP neste momente é uma licenciatura bi-etápica (3+2) na FEUP é de 5 anos. As aulas no ISEP são mais práticas, na FEUP mais teóricas.

O DEI-ISEP em principio vai entrar este ano para a ordem dos engenheiros.

Em termos de reputação acho q hoje em dia a LEIC-FEUP e a EI-ISEP estão equivalentes. As empresas tanto querem engenheiros da FEUP como do ISEP.

A média no ISEP é 2/3 valores mais baixa do que na FEUP.

Eu sou finalista do bacharelato no ISEP e n me arrependo de ter escolhido o ISEP(tb n tinha média pra entrar na FEUP :) ), se tivesse ido pra FEUP tb estaria contente. Tanto vale ser engenheiro no ISEP como ser engenheiro na FEUP. O que interessa são as capacidades que dps vais ter q demonstrar no mundo do trabalho, aí é q se vê o verdadeiro engenheiro.

Boa sorte pra tua escolha

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente, há que ter esperança ;)

e se tiver azar?

axo k pa ja tou com ideias de por qq coisa do genero:

1º LESI - U.M.

2º Curso 1 - ISEP

3º Curso 2 - ISEP

4º MCC - U.M.

Sendo que curso 1 e 2 são os 2 cursos existentes no isep de informatica, penso que não ha mais, ms inda n sei bem qual deles por primeiro pk inda n li nada sobre eles, ms isso tb é um menos. ate tava a pensar por mcc em segundo e dps os do isep, ms para ficar + seguro k se n entrar em lsei entro no isep é melhor asism n acham? e que recomendam pa 4ª e 5ª opção?

Link to comment
Share on other sites

Boas

ando na uminho mas ñ frequento LESI nem MCC, mas tenho pessoas prox nos dois.

o numero d alunos k todos os anos entram em MCC pq ñ conseguem entrar em LESI é enorme.

Mts vão filados a mudar d curso no final do 1º ano, mas são surpreendidos.

Os pedidos são imensos para o numero d vagas e mts acabam a escrever cartas ao reitor a pintar filmes par k, via ese consigam mudar pa LESI.

Apesar d terem mtas cadeiras comuns no 1º ano, o numero d aprovações a MCC é inferior ao d LESI pq nas cadeiras d matematica és algo massacrado.

Por isso pensa bem em colocares MCC como passagem para LESI.

Dos users dest forum, um dos k melhor pod aconcelhar-t é o Craft. Ele está em LESI na uminho e pode dar-t uns toks.

manda-lhe uma PM e pode ser k ele seja uma grand ajuda.

fica bem

Link to comment
Share on other sites

zeator, obrigado :flowers: !

Naz, sobretudo tens de tomar atenção às médias que eles pedem e à tua... para escolheres a ordem das opções também ;) se for mto apertado se calhar n é boa ideia meteres logo como 2ª opção por exemplo... Mas, antes de tudo mesmo, tens de ver o que QUERES pq se dps n gostares do curso, não tens motivação nenhuma e ficas bem lixado ;)

Boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Naz, sobretudo tens de tomar atenção às médias que eles pedem e à tua... para escolheres a ordem das opções também ;) se for mto apertado se calhar n é boa ideia meteres logo como 2ª opção por exemplo... Mas, antes de tudo mesmo, tens de ver o que QUERES pq se dps n gostares do curso, não tens motivação nenhuma e ficas bem lixado ;)

exactamente por isso é k n sei bem o k fazer...

Link to comment
Share on other sites

Tanto vale ser engenheiro no ISEP como ser engenheiro na FEUP. O que interessa são as capacidades que dps vais ter q demonstrar no mundo do trabalho, aí é q se vê o verdadeiro engenheiro.

Boa sorte pra tua escolha

Ta muito bem dito sim senhor

No meu caso, como estou na FEUP defendo a minha cor, mas com essa media de facto é complicado... por isso n te posso ajudar mt...

by the way, eh fixe denotar que a pirataria esta tão em alta entre os licenciados wannabe :shut:

Edited by jkampus
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.