Jump to content

Foguetes Animam Festas, Enquanto Fogos Alastram


Mithrandir
 Share

Recommended Posts

Foguetes animam festas, enquanto fogos alastram

23.08.2005 - 08h31 Celeste PereiraTânia Laranjo (PÚBLICO)

Uma festa popular em S. Gens, Gondomar, com lançamento de fogo-de-artíficio à mistura, acabou por provocar um incêndio, anteontem de manhã, que demorou mais de 12 horas a ser combatido.

Uma situação que continua a verificar-se com regularidade - o lançamento de foguetes ou fogo-de-artíficio -, numa altura em que o país se vê confrontado com centenas de incêndios, com as consequências conhecidas.

"Em Gondomar, o presidente da câmara estava na festa. Foi lançado o fogo-de-artifício e, minutos depois, deflagrou um incêndio nas proximidades. Estivemos lá mais de 12 horas, o fogo só foi circunscrito pelas 22h, e depois ainda demorou até ter sido extinto. É uma vergonha que continuem a brincar com a vida de todos nós", disse ao PÚBLICO um bombeiro que esteve no combate ao incêndio, que chegou a obrigar ao corte da marginal na Foz do Douro.

Este, no entanto, não é caso único. No passado fim-de-semana, também cerca de 15 minutos de fogo-de-artifício fizeram a delícia de centenas de pessoas em Angeja, a poucos quilómetros de Aveiro. Numa altura, claro, em que o distrito permanecia em alerta máximo e onde o risco de incêndio era elevado.

Outro exemplo paradigmático aconteceu a semana passada, em Vila Real.

O violento incêndio que desde domingo à noite lavrava no Parque Natural do Alvão estava no seu auge - havia inclusive aldeias ameaçadas -, quando a escassos quilómetros, em Lordelo, disparou um pomposo fogo-de-artifício. Durante largos minutos, os foliões deliciaram-se com a beleza do espectáculo pirotécnico, quando, não muito longe, muitos bombeiros lutavam, no limiar das forças, tentando desviar as chamas das povoações.

O espectáculo pirotécnico de Lordelo constitui ainda um exemplo emblemático: chegou a estar programado para o dia anterior, mas, nesse dia, lavrava um incêndio nas proximidades e todos os meios de combate a fogos do distrito transmontano, bombeiros e viaturas, estavam ocupados com inúmeros fogos que deflagraram um pouco por todo o lado.

"Como é que se podia autorizar a deslocação de um carro de bombeiros para um arraial, quando tínhamos o distrito a arder?! O povo não iria perdoar uma coisa dessas. No distrito de Vila Real já tivemos a morte de dois cidadãos, um dos quais bombeiro, inúmeras casas ardidas, pessoas que ficaram sem nada... Não podemos andar a brincar aos incêndios. Bem basta a malvadez de quem os ateia!", sustenta António Martinho, governador civil de Vila Real.

Na terça-feira, contudo, a comissão de festas de Lordelo conseguiu finalmente fazer vingar o seu intuito, apesar de a escassos quilómetros estar a lavrar o fogo do Alvão que rapidamente se transformou no pior incêndio de todos os tempos da história de Vila Real. O governador-civil de Vila Real não entende a insistência popular nos espectáculos pirotécnicos: "Lamento profundamente que, em condições tão adversas como as que vivemos este ano, com elevadas temperaturas e falta de humidade na atmosfera e nas plantas e em situações de vento inconstante e muitas vezes forte, haja o arrojo de deitar fogo-de-artifício."

O lançamento de fogo-de-artifício encontra-se regulamentado através do Decreto-Lei nº 156/2004 de 30 de Junho, que estipula que, em todos os espaços rurais, durante o período crítico - leia-se época oficial de fogos -, o "lançamento de foguetes, de balões com mecha acesa e qualquer tipo de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos não são permitidos, excepto quando não produzam recaída incandescente". Estas restrições mantêm-se fora do período crítico, desde que se verifique o índice de risco de incêndio de níveis muito elevado e máximo. A competência para a concessão da licença para o lançamento de foguetes pertence à PSP ou à GNR dos respectivos municípios e "depende do prévio conhecimento das corporações de bombeiros locais, com vista à tomada de indispensáveis medidas de prevenção contra incêndio". Ainda de acordo com a legislação em vigor (DL nº 376/84), o lançamento ou a queima de foguetes ou quaisquer outros fogos-de-artifício "só poderá ser efectuado por pessoas tecnicamente habilitadas, mediante licença concedida pela autoridade policial de cada município".

:Portugal:

Edited by Mithrandir
Link to comment
Share on other sites

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Essas foram algumas fotos que tirei pos-fogo!

Esta serra é muito bonita agora está toda preta !

Algumas das aldeias que se vêm, tenho lah familiares, a alguns o fogo chegou a derreter os estores todos á casa ! A outros inda lhes tocou á campainha !!

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, não me aquice nem arrefece esta história toda dos incêndios. Tenho pena é da mata que é destruída pela estupidez de muita gente.

Não tenho pena nenhuma das pessoas que ficaram sem casa. Porquê? Porque não limpam as matas, porque se estão a borrifar para isso (tanto elas como a GNR), porque não cumprem a lei (sabiam que há uma lei que proíbe que hajam árvores, num raio de 50 metros, perto das casas, excepto árvores de fruto e arbustos? Eu bem sei que aquele pinheirinho faz uma sombra muito boa, mas não pode estar ali, e toda a gente ignora isso), que têm palheiros (autênticas bombas) perto das casas, porque os foguetes são tããããããããããão lindos e festa que é festa TEM de ter foguetes, etc, etc, etc...

Link to comment
Share on other sites

Acho toda esta história dos incêndios uma tanga criada pelo nosso governo. Muitas são as pessoas evolvidas nesta história que lucram com isto (governo e entidades privadas). Se o governo se preocupasse muito, ja tinha delcaro estado de calamidade pública (que ja o ano passado aconteceu e este ano ainda se encontra pior) e tinha posto o exército a mexer os rabioskes e a ajudar os bombeiros.

Tudo isto se resume a uma palavra: dinheiro! o dinheiro é o que controla o pais e este governo corrupto! Por isso é que este país está como está.

Link to comment
Share on other sites

Tenho vergonha de viver num pais onde se passam coisas destas :dumb:

E ainda o PM estava de férias e o pais ja ardia, mas interrompe-las para se inteirar do que se estava realmente a passar e quais os melhores meios para que se evitasse um mal pior, é que esta quieto :no:

Aquele Hotel onde estava é o unico em Portugal com Bandeira Dourada da CEE, e com praia privativa. :hypo:

Como ele nao sabe combater fogos que vão os Bombeiros

Como ele não tinha a sua casa em risco, que se preocupem as pessoas que as têm

Lindo isto tudo

Os que votaram neste governo :blerk: devem de se sentir orgulhosos, pelas medidas que este mm governo tomou contra os incendios :y:

Agora e que pediram ajuda aos paises europeus.

Agora ja é tarde para MUITA mata e MUITAS casas que entretanto ja arderam

:bye:

Luke

Link to comment
Share on other sites

Este pais de merda é só rir, chegaram hoje a Portugal 4 bombeiros franceses especialistas em fogos florestais, que pagaram as passagens do bolso deles, que pediram licença no trabalho e não podem apagar incêndios em Portugal porque não há nenhum protocolo com França para tal, mesmo tendo eles seguro internacional que cobre Portugal, coisa que duvido que ate os sapadores tenham

Que merda de pais em que eu estou a criar o meu filho!

Link to comment
Share on other sites

Pira-te... ainda vais a tempo e ele também ;) E estou a falar a sério, se a minha formação fosse outra já o teria feito há uns tempos, pelo menos desde o momento em que deixei de acreditar que podia fazer alguma coisa para... mudar alguma coisa :)

O que me custa é ver que cada vez esse momento chega mais cedo às pessoas.

Sobre o tema...sim, é uma tristeza e causa imensa revolta verificar que mais um Governo e... nada muda.

Com tanto desemprego que este país tem, custava alguma coisa criar estruturas de protecção das 'florestas' ao longo do ano, para que fossem limpas e cuidadas e não chegassem ao Verão no estado em que chegam ?

Ou incluir nos programas de treino do exército tarefas desse género ?

Ou, com tanta criminalidade e tão poucas prisões, utilizar as normas que o Código Penal já tem de as penas serem de prestação de trabalho a favor da comunidade em vez de serem de prisão e passar a aplicá-las aos criminosos, em vez de os deixar sair em liberdade, simplesmente porque não se tem onde os prender, nem dinheiro para os alimentar ? E pô-los a limpar matas ? Ou a vigiá-las, nesta altura do ano ?

E, num pais como o nosso, onde os fogos são tantos, não seria já altura de os bombeiros passarem a ser profissionais ? É que ainda por cima, numa tarefa tão importante para o país, como é a de apagar os fogos que todos os Verões surgem, estamos nas mãos da boa vontade daqueles que voluntariamente arriscam a vida... enquanto os nossos impostos servem para encher Gabinetes de Acessores :- "

Quanto à questão dos fogos de artíficio... essa é demasiado deprimente para comentar, sequer... porque é que, pura e simplesmente, não se proibem ?

Mais revoltante ainda o sabermos que grande parte dos fogos são premeditados e que quem os premedita o faz com intenção de obter lucro e... obtem-no, porque não há rigor na investigação das situações e só são apanhados os pobres de espírito...

k... não digo mais nada, desculpem... é um assunto que me revolta imenso.

:flowers:

Link to comment
Share on other sites

Quanto à questão dos fogos de artíficio... essa é demasiado deprimente para comentar, sequer... porque é que, pura e simplesmente, não se proibem ?

Até parece k ñ vives em portugal. a nossa lei tinha k ser permissiva. só ñ podem haver fogos caso ñ fike assegurado a ñ criação d incendios. e dp ve-se k todos eles acabam por provocar lume. Viva o nosso país. :Portugal: :Portugal:

já viram a foto do publico d hoj dia 23. infelizmente, os incendios proporcionaram uma foto fantastica.

akela com os 3 avioes a atestarem os depositos. fantastica. pena ser pelos motivos k é.

Edited by GODfromage
Link to comment
Share on other sites

Caro Primeiro-Ministro,

Caro Presidente da República,

Caros Políticos,

Este ano, tal como no anterior, Portugal foi e está a ser assolado por uma autêntica onda de incêndios. Este ano, tal como nos outros, ouvimos e continuaremos a ouvir promessas de que para o ano haverá um qualquer sistema que, esse sim, resultará, mas para o ano, tal como nos outros, não haverá tempo na agenda política para discutir esse assunto (é mais interessante discutir-se para onde vai o político xpto de férias), não haverá dinheiro para implementar o projecto (as moedas que caem nos bolsos dos políticos são imprescindíveis para comprar uma casita de férias ou um pequeno iate...), não haverá ninguém que se responsabilize porque interessa mais culpar uns quantos "desgraçados", doentes da cabeça que ateiam fogos.

Este ano, tal como no anterior far-se-à o teatro de que se leva este assunto com muita atenção e respeito para na realidade, em outubro já estarem a discutir o caso de um qualquer político que prefere mesmo é dar umas voltas com uma "gaja" qualquer.

Exmos srs,

Não é necessário ser-se político, não é necessário ser-se uma das vítimas dos fogos, não é necessário ser-se bombeiro ou jornalista, é apenas necessário ter-se olhos para ver as imagens que dia após dia passam na TV, é preciso ter um nariz para se poder cheirar o odor do queimado que o vento traz para km de distância dos locais de incêndio, é preciso ter-se ouvidos para se ouvir o estalar das árvores que ardem, da flora e fauna que são destruídas nestes actos. É preciso ter-se consciência para não se deixar passar mais uma ano sem fazer nada apenas pq não é a nossa casa que está em risco de arder ou para não se permitir festas com fogos de artifício nestas alturas do ano.

É preciso ter-se consciência para criar uma lei que possibilite o cativeiro dos piromaníacos nas alturas críticas de incêndios TODOS os anos, enquanto estes forem independentes e capazes de atear fogos.

É preciso ter-se consciência de que se destrói um país em prole de uns ganhos para uns quantos, é preciso ter-se consciência do bem e do mal.

É preciso ter-se coragem para bater com a mão na mesa e dizer BASTA!, para criar fundos que permitam aos bombeiros tornarem-se profissionais e desta mesma forma melhor preparados para combater fogos melhorando a performance e arriscando menos as próprias vidas.

É preciso ter-se coragem para tirar as moedas dos bolsos dos políticos e aplicá-las no arranjo, melhoria ou compra dos equipamentos de combate.

Mas, sobretudo é necessário um passo em frente JÁ, nem amanhã nem depois, mas agora na prevenção destas catástrofes. Limpeza de matas, será que alguém sabe o que é?

Exmos Srs, tenho a dúvida da utilidade do nosso exército, será que só existe para defender outras pátrias? Para irem para o Afeganistão, para o Kosovo etc? Será que a defesa da nossa pátria das mãos dos nossos compatriotas não se inclui nas missões do nosso exército?

E, já agora, qual a utilidade dos nossos reclusos? Ficarem sentados frente a uma tv ou numa cela de prisão a falar com o parceiro de cela? É que recuperação social é nula, psicológica idem. Creio realmente que estas pessoas, que cometeram erros na sua vida, podiam perfeitamente dar utilidade ao seu tempo fazendo algumas tarefas de teor social, imprescindíveis ao funcionamento de uma qualquer sociedade sendo um dos melhores exemplos a limpeza das matas, quem sabe, mesmo o patrulhamento das mesmas em alturas críticas de incêndios? Talvez a motivação fosse suficiente para a recuperação social destes indivíduos enquanto faziam um bem a toda uma sociedade.

Deixem que os bombeiros ajam, deixem que se organizem, permitam que eles, conhecedores do que vivem, criem um projecto que valorize a vida humana, animal e vegetal além dos bens materiais de forma a que os incêndios deixem de ser a maior catástrofe que Portugal vive, todos os anos, sem ser fruto da natureza.

Exmos Srs,

Estão vidas em risco, estão ganhos de toda uma vida a serem destruídos, e vocês continuam sentados a pensar numa qualquer forma de ganhar umas quaisquer eleições que se aproximam. Está na altura de se mostrarem diferentes, de se levantarem e de fazerem algo por Portugal.

Criem projectos, chamem a atenção da população, PUBLICITEM as iniciativas para evitar incêndios e os locais em que cada um dos cidadãos pode ajudar limpando uma mata, ajudando na limpeza de uma casa de um idoso ou incapacitado. Façam alguma coisa. Sejam conscientes.

Peço desculpa por este testamento mas é algo que me vem a passar na cabeça há uns dias e decidi-me por escrever aqui.

:kiss:

PiNi-PoM

Link to comment
Share on other sites

Ainda agora acabou uma festita aqui da terra e para rezolver o assunto ou calar alguns disseram que os foguetes que agora usaram não tinham esse perigo, pois eram lançados sem cana :wacko:

O mais estupido foi que convenceram muita gente.

Não era tão fixe pegar nas canas e dár com elas na cabeça de alguns?? Assim até eles ficavam convencidos das barbaridades que dizem

Link to comment
Share on other sites

e por falar em pais que esta na merda, e nao de merda eis outro exemplo muito familiar a muitos de nos ! estava eu na conversa com um amigo aki a dias no msn e falamos sobre isto, ora leiam :

[23:52:13] VALENTINO RO: eu tou a bulir

[23:52:18] VALENTINO RO: ate 15 de setembro

[23:52:20] VALENTINO RO: !!

[23:52:25] VALENTINO RO: dp xauziiisssssssss

[23:52:29] VALENTINO RO: despedi.me

[23:52:37] VALENTINO RO: lol

[23:52:37] my Love don´: lool

[23:52:39] my Love don´: fizeste bem

[23:52:40] VALENTINO RO: serio

[23:52:43] VALENTINO RO: passei.me

[23:52:44] VALENTINO RO: !!

[23:52:47] VALENTINO RO: :)

[23:52:50] VALENTINO RO: tem de ser!!

[23:52:56] my Love don´: tavas aonde?

[23:53:07] VALENTINO RO: epah n tava num sitio mau.....

[23:53:19] VALENTINO RO: mas era stress a mais pra mim e

        INCOMPETENCIA

[23:53:36] VALENTINO RO: tava na divisao de recursos financeiros da

        Reitoria da Universidade de Lisboa

[23:53:36] my Love don´: daamn!

[23:53:42] my Love don´: xiii

[23:53:46] my Love don´: como se diz na giria

[23:53:50] my Love don´: "belo tacho" :P

[23:53:53] VALENTINO RO: mas tudo tem 1 limite

[23:53:54] VALENTINO RO: lol

[23:53:59] VALENTINO RO: ha kem o diga

[23:54:15] VALENTINO RO: mas digo.te o esforço n compensava pk é

        frustante keres mudar as coisas

[23:54:21] VALENTINO RO: e veres o pessoal acomodado

[23:54:25] VALENTINO RO: e sem consequencias

[23:54:30] VALENTINO RO: funçao publica

[23:54:31] my Love don´: xiiiii

[23:54:34] VALENTINO RO: NUNCA MAIS

[23:54:35] VALENTINO RO: lol

[23:54:35] my Love don´: detesto isso

[23:54:37] VALENTINO RO: :)

[23:54:40] VALENTINO RO: serio

[23:54:41] VALENTINO RO: n da

[23:54:42] VALENTINO RO: !!

[23:54:53] VALENTINO RO: ta tudo mal mas ninguem da a resposta certa

[23:54:54] VALENTINO RO: ~!!

[23:55:01] VALENTINO RO: fartei!

[23:55:09] VALENTINO RO: é assim a vida

[23:55:11] my Love don´: yaa

[23:55:15] VALENTINO RO: tb ja la tava  a 2 anos

[23:55:16] VALENTINO RO: !

[23:55:17] my Love don´: arranja algo melhor para ti ;)

e pessoas como ele ha milhares por aí ...

Link to comment
Share on other sites

De facto, temos aqui reflectido a mentalidade de um povo egocêntrico! Que não sabe ou não quer respeitar o seu semelhante, viver em comunidade - os interesses particulares sobrepôem-se ao interesse da comunidade - O desrespeito pelos outros passou a ser um valor em vez de um defeito. Enquanto não compreendermos que um simples acidente, por poucos danos que provoque, pode não nos afectar directamente mas indirectamente mais dia menos dia as consequências aparecem, nada feito. A falta de uma consciência preventiva e de uma prespectiva de futuro mais responsável, são uma prova evidente que ainda não aprendemos com os erros que cometemos no passado.

Se o empenho que dedicamos a construir estádios de futebol e a expo 98, fosse também direccionado para a resolução deste problema, estaria-mos certamente bem melhor.

Link to comment
Share on other sites

De facto, temos aqui reflectido a mentalidade de um povo egocêntrico! Que não sabe ou não quer respeitar o seu semelhante, viver em comunidade - os interesses particulares sobrepôem-se ao interesse da comunidade - O desrespeito pelos outros passou a ser um valor em vez de um defeito. Enquanto não compreendermos que um simples acidente, por poucos danos que provoque, pode não nos afectar directamente mas indirectamente mais dia menos dia as consequências aparecem, nada feito. A falta de uma consciência preventiva e de uma prespectiva de futuro mais responsável, são uma prova evidente que ainda não aprendemos com os erros que cometemos no passado.

Se o empenho que dedicamos a construir estádios de futebol e a expo 98, fosse também direccionado para a resolução deste problema, estaria-mos certamente bem melhor.

Vais comcorre às eleições????

Voto em ti!!!

;)

Link to comment
Share on other sites

Acho k já foi tudo dito... só tenho uma coizinha a dizer...

Insvestir nos recursos de prevenção e extinção dos fogos!? pra q?? vamos ter TGV :tease:

btw, @camurso_ tens razão pq mta gente tem ipotesses de limpar as matar à volta das suas casas e n o faz... mas n generalizes pá por a realidade do nosso interior do pais é bem diferente... ali ganha-se pro dia à dia... n à tempo, saude mtas vezes nem dinheiro pra limpar as matas...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.