Jump to content

A Indústria Dos Incêndios


myseLFFF
 Share

Recommended Posts

Já não venho a este forum à algum tempo, mas decidi vir cá colocar uma mensagem que recebi, não é muito contextualizada com o forum, mas não posso deixar de a partilhar com todos.

Não sei quanto tempo tem esta mensage ou sequer se é verdadeira, mas que tem muita verdade tem...

Fica aqui a minha indignação :ranting:

jose.gif

A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada.

José Gomes Ferreira

Sub-director de Informação

Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.

Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?

Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair?

Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?

Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...

3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.

5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.

Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime...

Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?

Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.

Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.

Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:

1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.

2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).

3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores

4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.

José Gomes Ferreira

Link to comment
Share on other sites

Ora ai esta um ponto que já há muito ando a dizer.. temos um exercito para quê? Se não estamos em guerra ou qualquer coisa parecida, porque nao meter esse mesmo exercito a ajudar os bombeiros nos combates aos fogos?

Dessa maneira tinha-se a certeza que o dinheiro empregue no regime militar era bem aproveitado.

Temos tambem uma força aerea praticamente inactiva, temos um monte de Helicopetros sem o qual não têm uso a nao ser para treinos e cenas afins, custa muito meter essa mesma força tambem ao serviço dos bombeiros?

À coisa de uns 2/3 anos quando houve um grande incendio na Califórnia, via-se os militares a combaterem os fogos juntamente com os bombeiros, custa muito fazer o mesmo cá, ainda por cima as nossas forças militares não têm uso nenhum.

É triste ver como as coisas funcionam cá em Portugal.. porra até a América que tem mais corruptos que aqui consegue as vezes fazer as coisas direitas, mete raiva mesmo.

Link to comment
Share on other sites

é triste este país.. os meios aereos em portugal sao alugados e maior parte das vezes fazem o que lhes apetece.. eu sou bombeiro e sei disso pq já vi muitas cenas dessas.. tb vi meios aereos espanhois a actuar em solo portugues e diga-se de passagem, que esses sim.. esses trabalham para apagar o incendio.. recentemente num incendio em que tive, onde arderam 700 ectares, andavam varios meios aereos espanhois.. e portugueses nem ve-los.. foi um incendio que digo abertamente que se nao fossem eles, era incendio para uns dias... assim acabou-se num dia.. quanto a tv.. acho k eles têm muita culpa.. quanto mais se fala mais incendios há!!! just my opinion..

Link to comment
Share on other sites

e assim é Portugal ... todo os anos sempre a mesma merda !!!

em Espanha ja proibiram fumar e atear fogos para consumo de comidas, se nao me engano, foi algo do genero ! mas aki nem pensar nisso !

"era o que mais me faltava, atao agora nao posso fumar um belo dum cigarro e assar umas febras quando vou com a familia pro picnic!? isso era o que faltava, a ver vamos se nao fumo ou asso febras!"

:- "

Link to comment
Share on other sites

Tudo questões políticas e interesses... sempre foi assim..

Dp ainda passam notícias na tv a dizer q vem vagas de calor, com grau elevado de risco. Isto é p quê? Para incentivar os incendiários??

É preciso ter cuidado com as noticias q se passam na tv.. :angry:

Edited by sergiofcvicente
Link to comment
Share on other sites

Eu continuo a achar que o incêndios em Portugal, são colocados com a conivência das empresas que desponiblizam os meios aereos, senão vejamos:

Porque é que este ano o orcamento apresentado por essas empresas foi quase o dobro do orcamento apresentado no ano passado?

Porque quanto mais arder o Pais, mais meios terão de ser alugado spara combater os incêndios! Esta é aminha conclusão!

Poderá, eventualmente, existir outras motivações, relacionadas com o ramo imbiliário, o preço da madeira, etc.

Relativamente aos autore dos fogos, parece-me que as forças de segurança, nomeadamente a Policía Judiciária, cuja investigação neste tipo de crime é exlusiva, tem feito um bom trabalho, embora não possamos esquecer que a culpa de a medida de coação que lhe é aplicada, é determinada pelo Juiz.

Moral da História, é o Pais que temos, os politicos que temos e com isso temos de viver.

Uma palavra de apreço aos Bombeiros Portugueses, que contra tudo e todos, continuam com aquilo que podem a fazer o melhor que conseguem!

:fnf:

Link to comment
Share on other sites

Boas

Sobre este assunto, passou no ultimo fds na SIC uma reportagem k estudava e mostrava alguns dos ptos em cima descritos.

Um dos entrevistados foi, s ñ m engano, o presidente ou da Hellisul ou da maior empresa d helicopeteros do norte d portugal.

As palavras são dele: "O estado português está a ser comido nos concursos públicos". Resta dizer k este senhor é, nem mais nem menos, o presidente da empresa k mais helis tem nest momento alugados ao estado. Ao todo o estado está a pagar para usar 6 helis deles.

2º ele, o estado é "roubado", e por tabela os contribuintes, pq abre o concurso mt em cima da época d incendios e por isso as empresas k concorrem argumentam ñ ter mt tmp pa calcular despesas e como tal influenciam os valores pedidos.

A Helli sul (maior empresa d helis do sul d portugal) juntou-s à sua congenere do norte e tentaram as duas ficar com o monopolio dos alugueis de aeronaves. Devido aos valores pedidos o estado ñ aceitou, mas as duas empresas cancelaram a parceria e individualmente conseguiram alugar na msma alguns helis.

Qt ao exercito, foi lá dito k existe a possibilidade d transformar 6 helis PUMAS do exercito (1a vez k estes vão ser substituidos por novos helis de combate - tamos smpr em guerra ) em helis d combate a incendios. Mas a hipotese ainda tava em estudo. S for para a frent será uma das pcas medidas intelegentes dos ultimos tmps em qq governo. só pecará por tardia.

Tb exist armazenado material para transformar 2 bombardeiros da FA em avioes d combate a incendios, ficando estes assim capazes d despejar 30 MIL litros d fuido retardante. Kerem melhor arma contra o fogo? Este material foi usado até 1996, mas 2º ordem d1 governo anterior o material deveria ser guardado até novas ordens.

Qt aos empregados sem trabalho k tão nos quarteis a coça-los, um dos motivos k faz com k o exercito ñ vá para os montes, é o facto dos senhores generais ñ acharem dignificante um homem treinado para batalhar, ir para o meio da floresta vigiar e apagar incendios. Verdadeiramente do outro mundo algumas pessoas do nosso país.

Em vez d fazerem uma semana d campo em zonas sem campo, iam faze-las po meio do monte e assim serviriam para alguma coisa.

Qt aos madeireidos, os seus interesses nos incendios diminuiram pois segundo uma lei k saiu à uns anos, supostamente toda a madeira ardida é comprada pelo estado e passa a ficar na sua posse. n ker dizer k ñ hajam negocios paralelos, pois afinal tamos em portugal, terra do mitico saco azul.

Qd a vontades imobiliarias, ñ duvido k elas sejam um dos factores d peso qd é preciso alguem deixar cair, acidentamente, no meio do monte e em 4 ou 5 sitios diferentes um bidão d gasolina e uns fosforos. Ou então qd por causas naturais, tipo o calor, os incendios deflagram às 4 da manhã.

Mas pelo menos sei k um dia os incendios em portugal vão acabar. Ao ritmo a k ardem os hectares todos os anos, ñ há campanha d reflorestação k consiga repor as arvores e por isso acaba a madeira e acabam os incendios.

Dp manda-s fazer um tank gigant e metem-s lá os submarinos po senhor PP andar todo feliz da vida.

fikem bem

Edited by GODfromage
Link to comment
Share on other sites

E o mais triste é que segundo uma notícia que passou na RFM, entre 1998 e 2004, de todos os presumíveis autores de fogo posto que foram apanhados e levados a tribunal, nem um foi condenado...

Pobrezinhos, são doidos... Não sabem o que fazem... Não os podemos castigar...

Link to comment
Share on other sites

porque não temos mais bombeiros profissionais e helicopteros do estado que possam ser adaptados ao combate de incendios?

não acredito que um incendiário, se for bem "apertado", não xibe quem lhe pagou o serviço...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.