Jump to content
Sign in to follow this  
mYkEe

Sistema Táctico do Victor F..

Recommended Posts

4x2x3x1

Carimbo preferido

Diz quem o conhece que esta é a fórmula que mais agrada a Fernandez: dois médios com tarefas defensivas e muita gente para atacar com criatividade. As opções disponíveis assentam bem neste esquema, ainda que a opção não comporte o losango que tanto agradava à equipa na época passada.

*********

4x3x3

Sem segredos

O FC Porto está bem oleado neste esquema, que foi um dos mais utilizados por José Mourinho. A segunda parte do jogo com o Panathinaikos deu a Victor Fernandez uma ideia aproximada daquilo que os portistas podem valer nesta configuração.

*********

Sistemas mutantes e adaptáveis

O novo técnico do FC Porto é apologista do futebol espectáculo, gosta que as suas defesas joguem à zona e usa mais do que um sistema táctico. Defendeu, na cerimónia de apresentação,que são os jogadores que ditam como a equipa deve jogar e que gostava de ter elementos criativos

Ao contrário de Del Neri, que defendia - fê-lo publicamente por diversas ocasiões - apenas um sistema táctico, Victor Fernandez frisou na apresentação que os seus sistemas tácticos adaptam-se às características dos jogadores que tem à disposição. Era a declaração que o plantel precisava ouvir, depois de o técnico italiano ter tentado precisamente o contrário: impor ao grupo as suas ideias, que passavam pela complicada defesa em linha e pela inexistência de um organizador de jogo. Essas ideias cortavam radicalmente com o passado e, também por isso, não foram devidamente assimiladas durante o estágio, determinando a guia de marcha a Del Neri.

Victor Fernandez revelou-se mais sensato. Formado em Filosofia, tem fama de ser apologista do futebol espectáculo, preferindo a defesa à zona, com dois médios defensivos à frente e quatro jogadores para o ataque. Privilegia ainda a circulação de bola a toda a largura do campo, ideia que parece mais adequada ao plantel disponível. O 4-2-3-1, que utilizou no Bétis de Sevilha e no Celta de Vigo, parece ser o sistema preferido, desdobrando-se facilmente num 4-3-3 com a subida dos extremos. Foi com essa táctica que venceu o Benfica no célebre jogo da Taça UEFA. Mas também não foram raras as vezes que utilizou o puro 4-4-2, com a defesa à zona, que José Mourinho instalou no FC Porto, sobretudo nas competições europeias. Ou seja, flexibiliza as opções tácticas em função de várias condicionantes, como o adversário ou as opções. Del Neri, pelo que foi possível constatar, só pretendia usar o 4-4-2, apenas com dois médios defensivos.

O novo técnico portista já avisou que não vai romper com um passado que deu tantos frutos, prometendo analisar o plantel que tem à sua disposição e enquadrá-lo na táctica. É o que vai fazer nos próximos tempos. Victor Fernandez gosta de apostar em jogadores com criatividade e no jogo com o Panathinaikos ficou a saber que pode contar, por exemplo, com Carlos Alberto e Diego para essas funções. Aliás, numa análise aos 28 jogadores que compõem actualmente plantel - convém lembrar que é sua intenção reduzir para 24 - encontram-se facilmente peças para encaixar no seu xadrez, qualquer que seja o sistema. E, exceptuando a posição de lateral-direito, em que Seitaridis é o único de raiz, existem várias opções. E, mais importante do que o atrás referido, tem jogadores suficientemente polivalentes para ocupar espaços de uma forma mais imprevisível da que a defendida por Del Neri.

------------

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.