Jump to content

Sistema Táctico do Victor F..


mYkEe
 Share

Recommended Posts

4x2x3x1

Carimbo preferido

Diz quem o conhece que esta é a fórmula que mais agrada a Fernandez: dois médios com tarefas defensivas e muita gente para atacar com criatividade. As opções disponíveis assentam bem neste esquema, ainda que a opção não comporte o losango que tanto agradava à equipa na época passada.

*********

4x3x3

Sem segredos

O FC Porto está bem oleado neste esquema, que foi um dos mais utilizados por José Mourinho. A segunda parte do jogo com o Panathinaikos deu a Victor Fernandez uma ideia aproximada daquilo que os portistas podem valer nesta configuração.

*********

Sistemas mutantes e adaptáveis

O novo técnico do FC Porto é apologista do futebol espectáculo, gosta que as suas defesas joguem à zona e usa mais do que um sistema táctico. Defendeu, na cerimónia de apresentação,que são os jogadores que ditam como a equipa deve jogar e que gostava de ter elementos criativos

Ao contrário de Del Neri, que defendia - fê-lo publicamente por diversas ocasiões - apenas um sistema táctico, Victor Fernandez frisou na apresentação que os seus sistemas tácticos adaptam-se às características dos jogadores que tem à disposição. Era a declaração que o plantel precisava ouvir, depois de o técnico italiano ter tentado precisamente o contrário: impor ao grupo as suas ideias, que passavam pela complicada defesa em linha e pela inexistência de um organizador de jogo. Essas ideias cortavam radicalmente com o passado e, também por isso, não foram devidamente assimiladas durante o estágio, determinando a guia de marcha a Del Neri.

Victor Fernandez revelou-se mais sensato. Formado em Filosofia, tem fama de ser apologista do futebol espectáculo, preferindo a defesa à zona, com dois médios defensivos à frente e quatro jogadores para o ataque. Privilegia ainda a circulação de bola a toda a largura do campo, ideia que parece mais adequada ao plantel disponível. O 4-2-3-1, que utilizou no Bétis de Sevilha e no Celta de Vigo, parece ser o sistema preferido, desdobrando-se facilmente num 4-3-3 com a subida dos extremos. Foi com essa táctica que venceu o Benfica no célebre jogo da Taça UEFA. Mas também não foram raras as vezes que utilizou o puro 4-4-2, com a defesa à zona, que José Mourinho instalou no FC Porto, sobretudo nas competições europeias. Ou seja, flexibiliza as opções tácticas em função de várias condicionantes, como o adversário ou as opções. Del Neri, pelo que foi possível constatar, só pretendia usar o 4-4-2, apenas com dois médios defensivos.

O novo técnico portista já avisou que não vai romper com um passado que deu tantos frutos, prometendo analisar o plantel que tem à sua disposição e enquadrá-lo na táctica. É o que vai fazer nos próximos tempos. Victor Fernandez gosta de apostar em jogadores com criatividade e no jogo com o Panathinaikos ficou a saber que pode contar, por exemplo, com Carlos Alberto e Diego para essas funções. Aliás, numa análise aos 28 jogadores que compõem actualmente plantel - convém lembrar que é sua intenção reduzir para 24 - encontram-se facilmente peças para encaixar no seu xadrez, qualquer que seja o sistema. E, exceptuando a posição de lateral-direito, em que Seitaridis é o único de raiz, existem várias opções. E, mais importante do que o atrás referido, tem jogadores suficientemente polivalentes para ocupar espaços de uma forma mais imprevisível da que a defendida por Del Neri.

------------

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.