Jump to content

Rotundas


Pure_Water
 Share

Como se faz a circulação?  

83 members have voted

  1. 1.

    • Sempre pela faixa da direita,independetemente da direcçao que pretendemos seguir
      28
    • Numa das faixas consoante a direcção que pretendemos seguir
      55


Recommended Posts

Circular explicativa

 

Uma rotunda não é mais do que uma praça composta por um cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório, contrário ao dos ponteiros do relógio. Quase todos os condutores têm presente que, ao aproximarem-se de uma rotunda, deverão reduzir a velocidade e dar prioridade a todos os veículos com motor que por lá circulem. O que muitos desconhecem, porém, é qual a faixa em que devem seguir quando circulam na dita rotunda.

Ora, a “circular explicativa” divulgada pela DGV procura justamente dar algumas indicações aos automobilistas sobre a forma ideal de “escapar” ileso a uma praça desta natureza. Como refere a nota, “há que obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente antes da saída desejada”. Ou seja, o que deverá evitar a todo o custo é rodar na faixa exterior. Segundo fonte próxima da DGV, o grande objectivo é conseguir “evitar que as pessoas percorram toda a rotunda na faixa de fora, bloqueando a saída a outros veículos e gerando acidentes”, afirma.

CE omisso

Esta iniciativa da DGV deve-se ainda ao facto de esta sentir, há já algum tempo, que o CE é demasiado omisso nas explicações sobre a rodagem nas rotundas. A verdade é que falta regulamentação sobre o assunto. O artigo nº 16 do CE, na alínea 1), adianta que “nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas, o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postos ou dispositivos semelhantes nelas existentes, desde que se encontrem no eixo da via de que procedem os veículos”. Tão simplesmente. Não adiantando uma vírgula sobre a faixa em que se deverá colocar um indivíduo antes da saída idealizada. Uma lacuna que a DGV pretende agora colmatar.

Eu quando tirei a carta já há alguns anos, por ordem do instrutor, apenas circulava pela direita se fosse para sair da rotunda na saída logo a seguir (normalmente a 90 º, se for uma rotunda composta por quatro vias). Assim o fiz no exame, e não chumbei nem fui advertido de nada...

Link to comment
Share on other sites

Tudo o que dizem é muito lindo, mas eu continuo a fazer as rotundas todas pela direita, venha quem vier dizer o contrario, nao me importo com a multa, importo-me sim é com o que os seguros dizem/pagam!!!!!!!!

Se alguém me bater numa rotunda, azar o dele pois encontra-se um sinal de estrada com prioridade para quem entra, e se não o tiver, quem circula na rotunda tem prioridade e ele que prove que eu só ía sair na outra a seguir e que contornei a rotunda toda por fora!!!!Eu sei é que circulo numa faixa e ele pretende entrar nela portanto eu já lá estou!!!!!!!!!!

Temos pena!!!!!!!

Agarrem-se!!!!!!!

:bye:

Edited by Hodji
Link to comment
Share on other sites

Realmente o código é bastante confuso em relação a circulação numa rotunda, já estive mais de uma hora a “discutir” com uma brigada BT na rotunda do Oeiras Park em que até estivemos a consultar o calhamaço deles a ver o que dizia sobre a circulação de rotundas e a conclusão que eles chegaram é que é pé no acelerador e siga pá bingo, lembro-me perfeitamente que dizia que a rotunda tem de estar sinalizada verticalmente e nos seus acessos senão é uma praça, a circulação é feita pela esquerda se não formos sair na saída inédita, só diz isto e mais nada!!!

Conclusão eu pessoalmente é sempre pela direita nem que seja para inversão de marcha quem esta lá dentro perde a prioridade em relação a mim a pouco tempo um colega meu ia pela esquerda porque ia sair na 2ª saída, um outro condutor entrou na mesma entrada e saia na 3ª mas seguiu pela direita o meu colega ao sair bateu-lhe o outro condutor na teórica estava a cometer infracção na pratica o meu colega é que cometeu porque não tinha como provar nada.

E não se esqueçam se a rotunda não estiver sinalizada é uma praça em que quem tem prioridade é quem entra na praça porque apresentasse pela direita

:y:

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho é que o código diz que devemos circular o mais à direita possível, mas tem prioridade quem se encontra nas faixas mais ao centro, as da esquerda...

:blink::blink::blink::blink::blink::blink::blink::blink::blink:

As rotundas só são boas, porque ai, ainda impera o bom censo das pessoas, caso contrário era uma constante de acidentes!

As Rotundas com mais de 2 faixas são bastante confusas e há pessoal que pensa que o truque é andar mais depressa que os outros!

Edited by tyson
Link to comment
Share on other sites

Ora aí está! O Engmec deu uma boa ajuda com a nota explicativa... Não mais do que aquilo que eu já havia dito: circular pela esquerda, e na direita apenas e só para saír da rotunda - tão simples quanto isto!

Certamente quase todos os que participarem neste tópico têm carta de condução e veja-se quanta sabedoria... mais uma vez, assim vai este país :dumb: :crying:

Link to comment
Share on other sites

Circular explicativa

 

Uma rotunda não é mais do que uma praça composta por um cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório, contrário ao dos ponteiros do relógio. Quase todos os condutores têm presente que, ao aproximarem-se de uma rotunda, deverão reduzir a velocidade e dar prioridade a todos os veículos com motor que por lá circulem. O que muitos desconhecem, porém, é qual a faixa em que devem seguir quando circulam na dita rotunda.

Ora, a “circular explicativa” divulgada pela DGV procura justamente dar algumas indicações aos automobilistas sobre a forma ideal de “escapar” ileso a uma praça desta natureza. Como refere a nota, “há que obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente antes da saída desejada”. Ou seja, o que deverá evitar a todo o custo é rodar na faixa exterior. Segundo fonte próxima da DGV, o grande objectivo é conseguir “evitar que as pessoas percorram toda a rotunda na faixa de fora, bloqueando a saída a outros veículos e gerando acidentes”, afirma.

CE omisso

Esta iniciativa da DGV deve-se ainda ao facto de esta sentir, há já algum tempo, que o CE é demasiado omisso nas explicações sobre a rodagem nas rotundas. A verdade é que falta regulamentação sobre o assunto. O artigo nº 16 do CE, na alínea 1), adianta que “nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas, o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postos ou dispositivos semelhantes nelas existentes, desde que se encontrem no eixo da via de que procedem os veículos”. Tão simplesmente. Não adiantando uma vírgula sobre a faixa em que se deverá colocar um indivíduo antes da saída idealizada. Uma lacuna que a DGV pretende agora colmatar.

Eu quando tirei a carta já há alguns anos, por ordem do instrutor, apenas circulava pela direita se fosse para sair da rotunda na saída logo a seguir (normalmente a 90 º, se for uma rotunda composta por quatro vias). Assim o fiz no exame, e não chumbei nem fui advertido de nada...

Ora ai está o medida com toda a logica....

Alias se toda gente circula-se pela dta pra k rotundas com mais k uma faixa :-..

Link to comment
Share on other sites

Se tivessemos que andar sempre na faixa da direita qual era a lógica de haver várias faixas numa rotunda?????

Para isso havia só uma e andava tudo em filinha ... :blink:

Edited by t@zgirl
Link to comment
Share on other sites

Se tivessemos que andar sempre na faixa da direita qual era a lógica de haver várias faixas numa rotunda?????

Para isso havia só uma e andava tudo em filinha ...  :blink:

Para ultrupassar, podemos ultrupassar dentro de uma rotunda.

Eu vou quinta feira a exame de condução, e o meu instrutor já me disse k se eu numa rotunda for pra via da esquerda sem ter ng na via da direita, k é chumbo logo certo, e que já viu aluno a reprovarem devido a isso.

Além disso, constitui uma contra-ordenação muito grave.

Agora cada um anda como quer, de certeza k dentro das localidades ultrupassas os 50Km/h.

Link to comment
Share on other sites

Se tivessemos que andar sempre na faixa da direita qual era a lógica de haver várias faixas numa rotunda?????

Para isso havia só uma e andava tudo em filinha ...  :blink:

as outra seriao so pa inverter o sentido, ou pa ultrapassar.

E como as faixas da eskerda nas autoestradas/vias rapidas....servem so pa ultrapassar, claro k um gaijo tem tendencia dps de ultrapassar o ppl de continuar la, mas isso sao pormenores :P

Link to comment
Share on other sites

Este Pais precisava de mais sinalização (...) sinalizacao de Stop

mais? :shut: :shut: :shut: :shut:

Editado:

E como as faixas da eskerda nas autoestradas/vias rapidas....servem so pa ultrapassar, claro k um gaijo tem tendencia dps de ultrapassar o ppl de continuar la, mas isso sao pormenores :P

ou fazer viagens completas a 50Km/h na faixa do meio...
Link to comment
Share on other sites

Isso de andar a 50 dentro das localidades é quase q impossivel. Ninguem me venha com merdas q se n tiver nenhum anjinho na frente vai ali a morrer a 50. Eu nao consigo andar tao devagar qd posso ir um bocado mais rápido lol mas agr tem q ser pq as multas aumentaram um kito :lol:

Link to comment
Share on other sites

Isso de andar a 50 dentro das localidades é quase q impossivel. Ninguem me venha com merdas q se n tiver nenhum anjinho na frente vai ali a morrer a 50. Eu nao consigo andar tao devagar qd posso ir um bocado mais rápido lol mas agr tem q ser pq as multas aumentaram um kito :lol:

eu acho k 50 e pouco pas localidades, acho k devia ser 60/70 (é a velocidade k ando normalmente dentro das localidades). Se uma pessoa souber conduzir, e for um condutor atento, sabe prever as situaçoes, e travar a tempo ;)

Link to comment
Share on other sites

Isso de andar a 50 dentro das localidades é quase q impossivel. Ninguem me venha com merdas q se n tiver nenhum anjinho na frente vai ali a morrer a 50. Eu nao consigo andar tao devagar qd posso ir um bocado mais rápido lol mas agr tem q ser pq as multas aumentaram um kito :lol:

eu acho k 50 e pouco pas localidades, acho k devia ser 60/70 (é a velocidade k ando normalmente dentro das localidades). Se uma pessoa souber conduzir, e for um condutor atento, sabe prever as situaçoes, e travar a tempo ;)

Nem mais!
Link to comment
Share on other sites

segundo o codigo da estrada é à direita, segundo  as estradas portuguesas é onde der mais jeito ou seja é a 2ª opçao desta poll ...

experimentem meterem se sempre à direita na Rotunda do Marques de Pombal ou na Rotunda do Relogio e vao ver aonde vao parar ;)

Tá tudo dito

Link to comment
Share on other sites

Sempre pela direita como ensina no código.

Se n quisermos sair na primeira fazemos pisca da esquerda pra sinalizar q continuamos a circular na rotunda e qd aparecer a saída q pretendemos sinalizamos com antecedencia!

Mas circula-se SEMPRE pela direita.

foi assim k me ensinaram... e mai nada ! :-..
Link to comment
Share on other sites

Sempre pela direita como ensina no código.

Se n quisermos sair na primeira fazemos pisca da esquerda pra sinalizar q continuamos a circular na rotunda e qd aparecer a saída q pretendemos sinalizamos com antecedencia!

Mas circula-se SEMPRE pela direita.

foi assim k me ensinaram... e mai nada ! :-..

Mais nada! É o mais correcto, e em caso de acidente o que circula pela direita nunca tem culpa! ;)

Link to comment
Share on other sites

Sempre pela direita como ensina no código.

Se n quisermos sair na primeira fazemos pisca da esquerda pra sinalizar q continuamos a circular na rotunda e qd aparecer a saída q pretendemos sinalizamos com antecedencia!

Mas circula-se SEMPRE pela direita.

foi assim k me ensinaram... e mai nada ! :-..

Mais nada! É o mais correcto, e em caso de acidente o que circula pela direita nunca tem culpa! ;)

Então quer dizer se tiverem um cruzamento para a esquerda numa estrada com duas faixas e uma terceira provisória para o cruzamento, quer dizer que devem circular sempre na direita e depois cortar as outras duas em cima do cruzamento?

O código prevê que nos cruzamentos para a esquerda devemos aproximar-nos da faixa mais à esquerda possível (obviamente no mesmo sentido rodoviário). Uma rotunda, mais não é que um cruzamento cuja circulação se faz de forma giratória... Tirem as vossas ilações...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.