Jump to content

Tutorial De Newsreactor


Revenge
 Share

Recommended Posts

Como Configurar e Usar o NEWSREACTOR para downloads nacionais

1. Faz o download do programa no site oficial ou dirigi-te ao #newsgroups (ptnet) e faz ?? help. O bot dar-te-à instruções ;) .

2. Arranja o crack para isso senão ficas limitado ;) ou então compra o programa por inteiro.

3. Corre o Newsreactor :P (convém!!!)

4. Faz File / Options e aparece-te o seguinte quadro:

Posted Image

Coloca o nome dos servidores e faz ADD. Nota que o 1º servidor será o servidor usado para fazer o download dos headers por isso talvez devas pôr o news.telepac.pt no caso de utilizares estes servidores ;)

Lista de servidores PORTUGUESES:

a. Para netcabo, Sapo ADSL e Telepac ADSL:

  • news.telepac.pt
  • news1.telepac.pt
  • news2.telepac.pt
  • news.netcabo.pt
b. Para netvisão:
  • news.netvisao.pt
c. Para Vianetworks:
  • news.vianetworks.pt – estes users não conseguem ter acesso aos grupos da telepac.
d. Para ADSL Oni:
  • news.oninet.pt
e. Para Clix:
  • news.clix.pt
  • news.ip.pt
  • news.novis.pt
5. Agora escolhe o separador “GROUPS” e coloca o nome dos grupos a que os servidores portugueses conseguem aceder. Por cada grupo que metes tens de fazer “ADD” não te esqueças. Se deixares de querer aceder a um determinado grupo sem contudo o apagares da lista lembra-te de tirar o “check mark” (certo) do quadrado.

Posted Image

Segue-se então a lista dos grupos mais utilizados:

  • telepac.geral
  • telepac.mac
  • telepac.modems
  • telepac.netpac
  • telepac.os2
  • telepac.teste
  • telepac.win95
  • telepac.binarios
  • telepac.cabotv
  • telepac.jogos
  • telepac.pops
  • free.pt
  • sol.test
  • pt.binarios
Tb podes aceder à lista fazendo ?? grupos no #newsgroups (ptnet).

Qto aos grupos deves perceber uma coisa: existem milhares de grupos. Nem todos nos são acessíveis através dos nossos servidores por isso se experimentares algum grupo não mencionado na lista anterior e te aparecerem os ficheiros todos incompletos é exactamente porque o servidor não consegue aceder a toda a informação e escusas de querer o que está nesse grupo porque não vais conseguir puxar os ficheiros de forma a que funcionem!

6. No separador “USER INFORMATION” colocas o teu email que pode ou não ser fictício.

7. No separador “FILTERS” colocas os filtros que quiseres, para imagens ou ficheiros de texto, como quiseres. Eu por mim deixo como está ;) sem filtros!

8. No separador “ADVANCED” também aconselho a deixarem como está a menos que saibam realmente o que estão a fazer. De qualquer forma aconselho a terem a opção “Only scan all newsgroups with Autograb feature” chekada que é para ele não fazer scan automático a todos os grupos!

9. Agora precisas saber o que está em cada um dos grupos. Escolhe um grupo da lista e faz “SCAN” (ou com o botão ou fazendo botão direito do rato e escolhendo a opção). É isto que te irá aparecer

Posted Image

Explicação: As 4 threads são os 4 servidores disponíveis para os utilizadores netcabo, telepac e sapo adsl, podes sempre retirar o “check mark” e deixar de fazer scan num dos grupos. As barras azuis mostram que o programa está a aceder ao servidor e a recolher os headers unicamente. Não estás a fazer download de nada ainda! Nota que à frente do grupo tens a directoria para onde vai ser feito o download dos ficheiros e tens a seguir a data e hora da última vez q fizeste scan ao grupo. Aconselho-te vivamente a fazer download de TODOS os grupos antes de começares a fazer qualquer download já que assim q começares não poderás fazer o scan de nenhum outro grupo. Para tal terás q iniciar outro Newsreactor e consequentemente trabalharás a menores velocidades porque em vez de 4 ligações terás 8.

10. Vamos então supor que queres “sacar” o filme \"freaky friday\" que está colocado neste caso no grupo telepac.os2

Posted Image

Como vês aparecem alguns símbolos que explicarei mais tarde (os smileys) por agora o que tens de fazer é abrir a pasta carregando no +. Aqui estarão em princípio todos os ficheiros referentes ao programa/jogo/filme que queres fazer o download.

Posted Image

Dentro da referida página encontra-se então um conjunto, neste caso, de 518 ficheiros (como podes ver ali pelos (**/**)). O que te interessa sacar para já é o ficheiro SFV e o PAR2 que contém as informações para validar os rar\'s do filme. ATENÇÃO: tens de fazer o download dos 54 ficheiros para teres o programa bom senão não ficará completo. Só um rar não é o filme todo, visto que as news funcionam com divisão dos programas/movies em varias partes! Isto acontece com praticamente a totalidade dos posts.

Selecciona então os 54 ficheiros (.rar, .par2, .sfv) e faz GRAB. (vê para que serve o ficheiro .PAR2 na devida secção do fórum).

Caso queiras fazer o download de todos os ficheiros que a pasta contém basta clickares 2 vezes na mesma, ele começará o download automaticamente. :)

Posted Image

Quando inicias o download os ficheiros são antecedidos por algumas carinhas q podem ser, se não estou em erro 6.

A cara BRANCA (Posted Image) aparece logo q fazes o scan dos headers e basicamente quer apenas dizer que o post está lá, podendo ser apenas uma mensagem, sem conteúdo binário.

A cara AZUL (Posted Image) com o sorriso quer dizer que o ficheiro está lá e em condições de ser puxado, geralmente são estes ficheiros que estás a sacar na altura.

A cara VERMELHA (Posted Image)são ficheiros que tentaste sacar mas que já não se encontram disponíveis no servidor ou que o programa não conseguiu puxar (a solução é voltar a tentar, ou tentar puxar com outro programa ou então puxar um ficheiro par por cada ficheiro destes).

A cara AMARELA (Posted Image) são os ficheiros a que ainda não se acedeu pelo que o programa ainda não sabe se estão em condições de serem puxados ou não.

A cara CINZA (Posted Image) pode aparecer assim que fazes o download dos headers e geralmente quer dizer q o ficheiro já não se encontra no servidor apesar de estar disponível o header ou então que o ficheiro não está completo no servidor.

A cara VERDE (Posted Image) quer dizer que fizeste o download do ficheiro correctamente e sem problemas (ATENÇÃO isto n quer dizer que ele não possa estar corrupto!!)

11. Após o download destes ficheiros, teoricamente só faltará descompactar e então estarás pronto a disfrutar do que acabaste de sacar! Diverte-te!!

----------------------------------

Algumas coisas q podem interessar

12. Qdo inicias o download os ficheiros são postos em QUEUE (em lista de espera).

Posted Image

13. Consulta o LOG sempre que tenhas dúvidas do que estás já a sacar ou já sacaste nessa secção.

Posted Image

14. Limitação da velocidade e Desligar quando terminado – a primeira opção como o nome indica serve para limitar a banda de download, a segunda serve para fechares o programa quando tiveres terminado o download dos ficheiros todos:

Posted Image

15. Explicação dos botões:

Posted Image » usado para fazer o scan dos grupos para veres os headers.

Posted Image » para fazeres o download dos ficheiros.

Posted Image » pausa?! Lol acho que não precisa explicações.

Posted Image » para parares qualquer download de header ou ficheiro que estejas a fazer.

Posted Image » serve para fazer o download dos headers E ficheiros dos grupos automaticamente, sem escolheres o q queres.

Posted Image » procuras algo em específico?! Faz find que aparecer-te-à esta janela:

Posted Image

Posted Image » serve para leres as mensagens de TEXTO postadas.

Posted Image » posta uma mensagem de texto se tiveres alguma dúvida sobre um ficheiro ou para agradecer um post.

Posted Image

Posted Image » acede à pasta para onde são feitos os downloads.

Posted Image » para acederes às opções relativas a servidores, grupos, filtros, informação tua e opções gerais.

Posted Image » informação sobre o programa (versão por exemplo).

16. Já fiz o download de todos os ficheiros. E agora?

Agora deves primeiro proceder à verificação dos ficheiros. Para isso faz o download do ficheiro par e do programa FSRaid ou SmartPar e para os par2 usa o QuickPar ou o do ficheiro .sfv e o programa QuisckSfv. Depois de verificares que todos os ficheiros estão correctos, descompacta com o WinRAR. Se os ficheiros não estiverem correctos vê a explicação para os ficheiros PAR.

Depois da descompactação podes ficar com vários tipos de ficheiros:

» Vários ficheiros mp3 para o caso de álbuns;

» Um ficheiro .avi que são os utilizados para filmes. Utiliza o windows media player por exemplo para ver. Certifica-te que tens os codecs necessários para os veres.

» Um ficheiro .bin e um .cue. Aqui tens duas opções que é gravar directamente para o cd com o NERO fazendo file/burn image e escolhendo o cue. Ou descompactando o bin com o winiso WinIso.

Caso prefiras gravar no nero com o bin faz: file/burn image/see all files e escolhes o bin.

» Um ficheiro .iso. Procedes da mesma forma que com o bin: nero – file/burn image e escolhes o iso ou descompactas com o winiso.

» Um ficheiro .img, um .ccd, um .cue e um .sub. Isto quer dizer que é uma imagem do clonecd CloneCd.

17. Como verifico se os ficheiros estão bons?

Através do .sfv ou do .par com os programas quicksfv e fsraid respectivamente. Não é preciso utilizar os dois!

18. O que é um ficheiro .p01?

Os ficheiros p.0* são ficheiros PAR e servem para corrigir ficheiros .rar com erro, corrumpidos ou em falta. Para isso utiliza o fsraid ou smartpar. No fsraid corre o .par, vê quantos ficheiros p0* precisas, faz o download dos mesmos e faz check. Depois repair. Por magia ficas com os ficheiros .rar todos bons!

19. E o ficheiro .001 ou part02*.rar

Nas duas situações são ficheiros .rar que deves descompactar com o winrar. No caso dos **.001 deves clicar no 1º ficheiro, botão direito do rato e “abrir com winrar”. No segundo caso deves clicar ou no ficheiro .rar mesmo ou no primeiro ficheiro. Ele abre sozinho o winrar e descompacta.

Sugestão: Explora um pouco o programa ;) provavelmente vais perceber que há algumas coisas para além do que está neste tutorial.

Links úteis:

http://www.fastnewsforum.org

http://www.newsbin.com/nb4/nb4help.htm

#newsgroups ptnet

ACIMA DE TUDO RESPEITA OS POSTERS!!!!

--------------------

Autor: PiNi-PoM

Autor (email): none

Datado: 22-07-2003

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.