Jump to content

Tutorial De Newsbin


Revenge
 Share

Recommended Posts

Como configurar e usar o NEWSBIN para fazer downloads nacionais.

1. Faz o download do programa em http://www.newsbin.com na secção de downloads e instala-o.

2. De preferência procura o crack para a tua versão do newsbin para que ele funcione em pleno.

3. Corre o newsbin.

4. Coloca os servidores (botão direito do rato, add server, colocas o mesmo para nome do servidor e endereço; faz ok. Sempre que colocares um novo servidor tens de fazer New)

Lista de servidores PORTUGUESES:

a. Para netcabo, Sapo ADSL e Telepac ADSL:

  • news.telepac.pt
  • news1.telepac.pt
  • news2.telepac.pt
  • news.netcabo.pt
b. Para netvisão:
  • news.netvisao.pt
c. Para Vianetworks:
  • news.vianetworks.pt – estes users não conseguem ter acesso aos grupos da telepac.
d. Para ADSL Oni:
  • news.oninet.pt
e. Para Clix:
  • news.clix.pt
  • news.ip.pt
  • news.novis.pt
Posted Image

Posted Image

5. Coloca os grupos . Para colocares os grupos faz: botão direito do rato, group options e escolhe os grupos da lista (pondo o “certo” no quadrado). Tem atenção pois alguns grupos não estão na listagem pelo que tens de os adicionar manualmente. Os grupos mais usados são:

  • telepac.geral
  • telepac.mac
  • telepac.modems
  • telepac.netpac
  • telepac.os2
  • telepac.teste
  • telepac.win95
  • telepac.binarios
  • telepac.cabotv
  • telepac.jogos
  • telepac.pops
  • free.pt
  • sol.test
  • pt.binarios
Se quiseres saber mais grupos procura aqui no fórum ou faz ?? grupos no #newsgroups (ptnet)

Posted Image

Qto aos grupos deves perceber uma coisa: qdo abres a janela dos grupos aparecem milhares de grupos. Nem todos nos são acessíveis através dos nossos servidores por isso se experimentares algum grupo não mencionado na lista anterior e te aparecerem os ficheiros todos incompletos é exactamente porque o servidor não consegue aceder a toda a informação e escusas de querer o que está nesse grupo porque não vais conseguir puxar os ficheiros de forma a que funcionem.

Posted Image

6. Salva as tuas configurações (segundo botão do lado esquerdo).

Posted Image

7. Selecciona as tuas opções agora:

Posted Image

Em “Files Only” apenas irá aparecer o nome do ficheiro e não o “header” (informação) do ficheiro.

A opção “ignore filters” serve para poderes ver ou não ver os ficheiros .nfo, .sfv, .par, e os posts sem binários ou seja, requests, informações variadas, etc.

“Show Incomplete Posts” não é necessário esta opção estar activa mas eu prefiro ver assim. Até porque todos os ficheiros incompletos são marcados com um I com fundo amarelo pelo que consegues definir os ficheiros completos dos incompletos. É o melhor especialmente se utilizares grupos estrangeiros.

“Show only new posts” não aconselho a tê-lo activo.

ATENÇÃO »» estas opções são sugestões, experimentem e vejam como preferem ter!!

8. Colocadas as opções... Está na hora de começar os downloads!!! Escolhe um grupo que queiras, clica no botão direito do rato e escolhe “download all headers” *.

Posted Image

Nota que o grupo que escolheste passa a estar em azul com um quadrado verde com uma seta (que significa que estás a fazer o download dos headers – cabeçalhos. Não te esqueças de escolher para veres a “Post list” ;o) ! Nota também que na barra inferior aparece o nº de posts novos e a velocidade a que estás a fazer o download.

As “thumbnails” são o número de ficheiros que podes sacar ao mesmo tempo: vai de 1 a 8. Quanto mais ficheiros puseres ao mesmo tempo mais devagar é o seu download mas ajuda a alcançar velocidades de download maiores.

A opção “download all headers” só deve ser utilizada em determinadas situações: quando estás a fazer o download pela primeira vez, quando apagaste todos os headers ou quando te aparecem ficheiros incompletos e que sabes que estão completos já. Fora estas situações deves fazer sempre “download latest headers” pois não só ocupas menos largura de banda como demora menos a fazer o download dos headers!

9. Segue então o download do jogo/programa/filme/mp3 própriamente dito!!

Posted Image

O que vais ter após fazer download all headers é isto: um quadro cheio de headers a VERDE. O verde significa que o header é novo.

O I amarelo como já disse quer dizer que o ficheiro está INCOMPLETO, logo não podes fazer o seu download.

O R azul quer dizer que o ficheiro está filtrado ou porque é pequeno demais, ou porque é um header sem ficheiro binário ou porque escolheste filtrar esse tipo de file. Nesta opção podes vê-los porque tinhas escolhido para ver os posts filtrados.

Agora sim... FAZER O DOWNLOAD!!! “Checka” as caixas antes dos ficheiros que queres fazer o download. Quando o download começa podes verificar que fica uma seta com fundo verde tal como na situação de download dos headers e que os thumbnails apresentam o nome de um ficheiro e em baixo o nome do servidor de onde estás a sacar.

Posted Image

O “kill” serve para cancelares um download e é isto que aparece quando terminas o download de um ficheiro através do kill:

Posted Image

10. Teoricamente, depois de teres feito o download dos ficheiros que contituem o programa/filme/etc, do .nfo, do .par ou .sfv, poderás descompactar e gozá-lo!!

-----------------------------------

Explicação de pontos menos essenciais no newsbin

Posted Image » Serve para abrir ficheiros do newsbin, ou seja o ficheiro de configuração do newsbin no caso de, por exemplo, tiveres um para servidores nacionais e outro para servidores internacionais.

Posted Image » Guarda a configuração do teu newsbin. Não é preciso fazer sempre que fechas o programa, apenas quando fazes alterações em servidores, grupos ou definições.

Posted Image » Começa o download de headers ou ficheiros.

Posted Image » Pára os downloads dos headers e dos ficheiros.

Posted Image » Pausa... precisa de explicações?!??!?

Posted Image » Limpa a lista de posts. Muito útil quando vês constantemente os ficheiros incompletos e queres fazer “download all headers”.

Posted Image » Serviço de procura de palavras nos headers.

Posted Image » Opções dos servidores

Posted Image » Opções dos grupos

Posted Image » Opções gerais do Newsbin. Muda-as apenas se souberes o que estás a fazer!!!

Posted Image » Se quiseres pôr/ tirar filtros...

Posted Image » Quando fazes “start” o programa faz o download dos headers de todos os grupos, acho que este botão serve exactamente para passar ao grupo seguinte.

Posted Image » Posta mensagens de requests, agradecimento ou de pequenos ficheiros binários com esta opção.

Posted Image » Contagem dos teus downloads em gigas. Reset para apagá-los e recomeçar a contagem ;)

Posted Image

» Este quadro está situado em Help / View icon legend e explica-te o que quer dizer aqueles icons q antecedem os ficheiros :D

Posted Image

Consulta esta secção sempre que quiseres ver os ficheiros que tens em lista de espera. Aqui tem várias opções também, clica no botão direito do rato e... descobre!! :P

Posted Image

A secção dos “failed files” apresenta, como é óbvio os ficheiros que não conseguiste fazer os downloads. Há várias razões para não os teres conseguido “sacar” mas de qualquer forma tenta sempre fazer download outra vez ou forçar o download. Senão, vê as dicas que são dadas mais em baixo.

Posted Image

Esta secção é óbvia! Secção dos ficheiros que já fizeste o download! Nota que todos os ficheiros que estão completos e fizeste o seu download vão apresentar uma mensagem de “done” nas legendas dos thumbnails.

Problemas no Newsbin e como resolvê-los

1. Não consigo aceder às news. O que faço?

Antes que tudo certifica-te que configuraste o programa correctamente e que o teu acesso à internet permite o acesso aos newsgroups.

2. O servidor diz “connection failed”. O que faço?

Tenta de novo ou então espera um pouco e volta a tentar. Existem alturas do dia em que os servidores estão muito cheios e custa estabelecer ligação. Se não conseguires mesmo procura saber se os servidores estão a ter algum problema ou está a ser feita alguma limpeza pela parte dos serviços que mantêm os servidores. Podes saber informações destas no #newsgroups.

3. O servidor diz “file purged”. O que é isto e como o resolvo?

“File purged” quer dizer que o ficheiro já não está nos servidores. Contudo existem casos em que, momentaneamente o servidor não tem acesso ao ficheiro e dá esta mesma mensagem ou quando tens muitos ficheiros a “sacar” ao mesmo tempo. O meu conselho é que tentes o download mais umas quantas vezes forçando o download. Se não der realmente é porque o ficheiro já não lá está. A solução é pedires educadamente um repost ou então procurares o ficheiro noutras fontes.

4. Como “forço” o download?

Esta é uma opção que está disponível. Passa para a secção de “failed files”, botão direito do rato e “force download”.

5. O que é “sacar”?

Fazer o download ;oP

6. Os downloads pararam e diz que tenho pouco espaço no disco. O que faço?

Liberta espaço no teu disco rigído e depois lembra-te de tirar a pausa que ele coloca automaticamente!

7. O que são os headers?

Headers são os cabeçalhos das mensagens que podem conter tanto o cabeçalho apenas (caso de requests), corpos de mensagens (caso em que o poster explica alguma coisa a alguem) ou binários.

8. Como é que posso ler os posts?

Escolhe o header que queres ler, botão direito do rato e “read post body”. Podes também recorrer ao Agent para leres as mensagens e postar outras.

9. O que é um post? E um poster?

Um poster é a pessoa que “posta”/ coloca nos newsgroups os ficheiros. Assim tens o post de um filme, jogo, programa, mp3, etc.

10. Como faço um post de request ou agradecimento?

Recorre ao botão que diz “post”. Aparece a seguinte janela:

Posted Image

Subject: é o header da tua mensagem.

From: o teu mail que pode ou não ser fictício.

Chunk sizes: não alteres!

Group: grupo para o qual queres mandar a mensagem.

Server: server através do qual vais postar a mensagem.

Posting text: quando queres postar uma mensagem maior que necessita de ter “body”.

Files to Upload: Se queres postar um PEQUENO ficheiro faz add files e escolhe o ficheiro.

11. Porque razão a velocidade é tão baixa?

Quanto mais cheios estiverem os servidores menor é a velocidade de acesso. O que podes fazer? Diminui o número de downloads simultâneos ou tenta a horas de menor número de utilizadores.

12. Há alguma coisa que limite a velocidade?

Se os servidores não estiverem a 100% a velocidade de todos os utilizadores fica obviamente limitada. Quanto a isto nada podes fazer senão esperar que voltem à sua melhor forma. Mas podes evitar que isto aconteça se por exemplo fores poster: evitando reposts, posts demasiado seguidos etc.

Por outro lado também podes ter o limitador de velocidade no próprio programa especialmente se funcionares com outros programas de partilha. Verfica então em Preferences/ Options / Network/ Bandwith limiter.

13. Já fiz o download de todos os ficheiros. E agora?

Agora deves primeiro proceder à verificação dos ficheiros. Para isso faz o download do ficheiro par e do programa Fsraidou Quickpar ou do ficheiro .sfv e o programa QuickSFV. Depois de verificares que todos os ficheiros estão correctos, descompacta com o (WinRar), WinAce ou WinZip. Se os ficheiros não estiverem correctos vê a explicação para os ficheiros PAR.

Depois da descompactação podes ficar com vários tipos de ficheiros:

- Vários ficheiros mp3 para o caso de álbuns;

- Um ficheiro .avi que são os utilizados para filmes. Utiliza o windows media player por exemplo para ver. Certifica-te que tens os codecs necessários para os veres.

- Um ficheiro .bin e um .cue. Aqui tens duas opções que é gravar directamente para o cd com o NERO fazendo file/burn image e escolhendo o cue. Ou descompactando o bin com o winiso (www.winiso.com).

Caso prefiras gravar no nero com o bin faz: file/ burn image/ see all files e escolhes o bin.

- Um ficheiro .iso. Procedes da mesma forma que com o bin: nero – file/burn image e escolhes o iso ou descompactas com o winiso.

14. Como verifico se os ficheiros estão bons?

Através do .sfv ou do .par com os programas quicksfv e fsraid ou quickpar respectivamente. Não é preciso utilizar os dois!

15. O que é um ficheiro .p01?

Os ficheiros p.0* são ficheiros PAR e servem para corrigir ficheiros .rar com erro, corrumpidos ou em falta. Para isso utiliza o fsraid ou smartpar. No fsraid corre o .par, vê quantos ficheiros p0* precisas, faz o download dos mesmos e faz check. Depois repair. Por magia ficas com os ficheiros .rar todos bons!

16. E o ficheiro .001 ou part02*.rar?

Nas duas situações são ficheiros .rar que deves descompactar com o winrar. No caso dos **.001 deves clicar no 1º ficheiro, botão direito do rato e “abrir com winrar”. No segundo caso deves clicar ou no ficheiro .rar mesmo ou no primeiro ficheiro. Ele abre sozinho o winrar e descompacta.

17. Links úteis:

http://www.fastnewsforum.org

http://www.newsbin.com/nb4/nb4help.htm

#newsgroups ptnet

ACIMA DE TUDO RESPEITA OS POSTERS!!!!

--------------------

Autor: PiNi-PoM

Autor (email): none

Datado: 19-07-2003

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.