Jump to content

Biscates Em Informática - Dúvidas


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Meti anúncios a disponibilizar os meus serviços para fazer manutenção em computadores (sobretudo em software mas tb hardware) para ganhar um dinheiro extra e sem estar muito à espera recebi um telefonema para fazer um serviço em casa particular.

Foi-me pedido para arranjar o Office 2007 para meter em dois pcs e um novo anti-virus. Muito fácil, não é? Mas há muita gente não sabe como fazer e onde arranjar. Óbvio que a pessoa em questão não está à espera de pagar uma licença oficial do Microsoft Office.

As minhas dúvidas são estas:

- Não estou muito bem seguro dos valores que vou pedir pelo serviço prestado. Se será à hora ou por tarefa.

- Tb estou a pensar se hei-de disponilizar uma cópia gravada do Office 2007 à pessoa ou se irei apenas instalar o software. Estou mais inclinado para deixar cópia já que isso acaba por deixar uma melhor impressão, penso.

Existe por aí alguém que faça este biscates em informática? Obrigado pelas respostas.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Epá não sei se será grande ideia andar a instalar cópias...

Acho que deves ter uma tabela e cobras por serviço tipo

Instalação Office -> X

Formatação -> X

Algum tipo de manutenção cobras à hora...

Acho eu...se vais cobrar uma instalação de Office à hora, das duas uma ou te chamam gatuno ou nem para a gasolina chega !

Link to comment
Share on other sites

Epá não sei se será grande ideia andar a instalar cópias...

Acho que deves ter uma tabela e cobras por serviço tipo

Instalação Office -> X

Formatação -> X

Algum tipo de manutenção cobras à hora...

Acho eu...se vais cobrar uma instalação de Office à hora, das duas uma ou te chamam gatuno ou nem para a gasolina chega !

Pois, se fosse para uma empresa lá teria de ser uma cópia genuina e oficial. Mas vou a casa da pessoa em questão e digo-lhe que vai-lhe custar estes valores fora a instalação/deslocação? Comprar e instalar é fácil. Mais complicado para muita gente é saber onde e como encontrar certo software crackado. A maioria das pessoas nem sabe o que é um crack.

Estou a pensar algo como 20/25 €, o que inclui instalar o Office 2007 PT-PT mais cópia DVD para a pessoa. Instalar um novo anti-virus em 2 pcs, a pessoa em questão neste momento tem o Avast. Devo meter o Mcafee ou Kaspersky. E como bonus instalo tb o último TuneUp Utilities para lhe fazer a manutenção de todo o sistema. Mais deslocação.

20/25€ (tudo incluído). Tenho a ideia que é barato já que a PC Clinic leva 25/30€ só para formatar um pc. Tb não vou competir com os preços da PC Clinic.

Mas isto são apenas ideias, não tenho certezas.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Claro que para empresa não podia ser... ainda assim continuo a achar que a pirataria deve ser só para consumo próprio senão arrisca-se um pouco... ! Mas cada um é como cada qual !

Pois, o facto de ser pirataria pode assustar mas pensando nas consequências eu só teria algum problema se a pessoa a quem eu fizesse o serviço se fosse queixar que alguém lhe tinha instalado cópias piratas. Mas o que ganharia essa (ou qualquer pessoa) em ir-se queixar que pagou por cópias piratas? Nada. Tb poderia sair prejudicada, sendo eu o principal prejudicado, óbvio. Mas alguém vai-se queixar à PJ por ter comprado DVDs piratas à venda numa feira? Não faz sentido.

Faço o serviço e a coisa fica entre nós os 2.

Link to comment
Share on other sites

Mas passas recibo ou qualquer coisa? ou isso é como se fosse "entre amigos"?

Não posso passar recibos/facturas. É o que tu chamas um trabalho "entre amigos" com a diferença que entre amigos o mais provável é fazeres de borla. Aqui é a pagar.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Pois.

Parece-me que podes ter mais chatices com isso que proveitos.

Mas como? A pessoa em questão dizer a alguém (que não devia) que esteve alguém em sua casa a instalar-lhe uma cópia do Office pirata? É óbvio que vou pedir-lhe sigilo. É que eu não percebo o que ganha a pessoa a quem eu presto o serviço em descair-se.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Pois.

Parece-me que podes ter mais chatices com isso que proveitos.

Mas como? A pessoa em questão dizer a alguém (que não devia) que esteve alguém em sua casa a instalar-lhe uma cópia do Office pirata? É óbvio que vou pedir-lhe sigilo. É que eu não percebo o que ganha a pessoa a quem eu presto o serviço em descair-se.

Walt... a PSP não te vai chatear se fizeres 3 trabalhitos desses por mês... mas se começares a dares nas vistas e a tirar trabalho a quem tiver negócios legítimos, aí é quase garantido que ASAE / Brigada Fiscal / PJ ... te vão tocar à porta

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Oh Walt... com deslocação e só levas 20/25€ ?

Não é longe, são poucos Kms, entre Corroios e Almada. E eu não devo fazer isto como um trabalho à imagem de uma empresa de manutenção. Esses sim, levam bastante pelo trabalho e deslocação e por tudo o resto. Mas eu terei de fazer (bem) mais barato.

Walt... a PSP não te vai chatear se fizeres 3 trabalhitos desses por mês... mas se começares a dares nas vistas e a tirar trabalho a quem tiver negócios legítimos, aí é quase garantido que ASAE / Brigada Fiscal / PJ ... te vão tocar à porta

Apareceu agora este trabalho. Nem sei se vou ter 2 trabalhos durante o mês de Dezembro. Claro que eu tenho noção de que se começassem a ser bastantes trabalhos começava a correr mais riscos e a dar mais nas vistas. Mas tb se começasse a ter clientela o mais certo seria abrir actividade e começar a passar recibos...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Mas como? A pessoa em questão dizer a alguém (que não devia) que esteve alguém em sua casa a instalar-lhe uma cópia do Office pirata? É óbvio que vou pedir-lhe sigilo. É que eu não percebo o que ganha a pessoa a quem eu presto o serviço em descair-se.

Walt, uma coisa é teres uma empresa e fazeres trabalhos por fora. Outra é não teres nada, fazeres trabalhos por fora e ainda por cima andares a espalhar software ilegal.

Entre amigos é uma coisa, gente que não conheces é outra.

Por isso te digo que as chatices podem ser maiores que os proveitos.

Link to comment
Share on other sites

Por outro lado, não vejo porque não constituas uma empresa part-time em que realmente tenhas uma tabela de preços e que lá tenhas a venda de cópias legais... ninguém te impede de "fornecer" cópias piratas... mas tens que manter uma postura de "legalidade". Certamente vais ter empresas que vão ter que comprar cópias legais.

Eu estudava a possibilidade de lançar uma empresa part-time tipo PC-Clinic... ;)

Link to comment
Share on other sites

Walt, uma coisa é teres uma empresa e fazeres trabalhos por fora. Outra é não teres nada, fazeres trabalhos por fora e ainda por cima andares a espalhar software ilegal.

Entre amigos é uma coisa, gente que não conheces é outra.

Por isso te digo que as chatices podem ser maiores que os proveitos.

Desse ponto de vista acho que é igual, software ilegal com ou sem empresa não deixa de ser software ilegal.

Tb podia chegar e fazer o trabalho todo só com software gratuito: Open Office, Avira (versão Free) e Advanced system Care (versão Free).

Por outro lado, não vejo porque não constituas uma empresa part-time em que realmente tenhas uma tabela de preços e que lá tenhas a venda de cópias legais... ninguém te impede de "fornecer" cópias piratas... mas tens que manter uma postura de "legalidade". Certamente vais ter empresas que vão ter que comprar cópias legais.

Eu estudava a possibilidade de lançar uma empresa part-time tipo PC-Clinic... ;)

Sozinho não que isso ainda requer algum investimento mas a dois não diria que não. wink4.gif

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Faz isso de levar dinheiro sem passar recibos que o mais certo é seres acusado por alguém que faz o mesmo serviço de forma regular.

O povo funciona assim e muitas vezes acusa até quem trabalha dentro da legalidade só para chatear.

Resumindo, andas a arranjar lenha para te queimares, Walt. E em vez de fazeres meia-dúzia de tostões extra, ainda vais gastar um extra a contas com a justiça.

Posso dar-te um pequeno "la-mi-ré" do meu caso: desenvolvo software como freelancer, estou a comercializar uma aplicação neste momento, colectei-me e passo recibos. Tudo transparente.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa lá Walt, mas que idade tens? :facepalm:

Já foi tudo dito, quem brinca com o fogo queima-se e acho que neste caso te estás a habilitar em demasia, mas cada um sabe de si. ;)

:lol:

Ou na pior das hipóteses dos serviços do Garcia de Orta.

:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Faz isso de levar dinheiro sem passar recibos que o mais certo é seres acusado por alguém que faz o mesmo serviço de forma regular.

O povo funciona assim e muitas vezes acusa até quem trabalha dentro da legalidade só para chatear.

Resumindo, andas a arranjar lenha para te queimares, Walt. E em vez de fazeres meia-dúzia de tostões extra, ainda vais gastar um extra a contas com a justiça.

Posso dar-te um pequeno "la-mi-ré" do meu caso: desenvolvo software como freelancer, estou a comercializar uma aplicação neste momento, colectei-me e passo recibos. Tudo transparente.

Mas colectar-me por um serviço de informática não faz lá muito sentido, em termos financeiros, claro.

Link to comment
Share on other sites

...

Mas colectar-me por um serviço de informática não faz lá muito sentido, em termos financeiros, claro.

?!

Como não faz sentido? Passas a ter contabilidade organizada do teu trabalho... tens (com a crise menos... mas ainda assim) beneficios fiscais sobre aquisições para a empresa... enfim...

Não sei que fundos de investimento tem o teu município de residência... mas eu procurava mais info sobre os fundos de apoio FAME (Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Informa-te na tua Câmara Municipal. ;)

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.