Jump to content

Aventuras Fantasticas


Prym3r
 Share

Recommended Posts

Hoje estive a arrumar os meus milhares de livros na casa nova, e reparei numa colecçao ( incompleta ) que tenho que me deu horas e horas de entretenimento.. Por caso reparei que me faltam alguns e hoje á tarde fui ate ao continente ( que era onde os comprava ) para ver se inda existiam.. mas ja nao :(

Nao era so um livro , era também um jogo, era fantástico..

Em 1982, após terem lançado na Europa o então recém-nascido Dungeons & Dragons, Steve Jackson e Ian Livingstone tiveram a idéia de criar uma livro-jogo, misturando o conceito de RPG com os livros interativos já existentes na época. Dessa idéia nasceram as Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy, no original). Assim, já em agosto de 1982, O Feiticeiro da Montanha de Fogo estava nas livrarias, e, em poucas semanas, as 20 mil cópias da tiragem já tinham sido vendidas.

No ano seguinte, foram publicados A Cidadela do Caos e A Floresta da Destruição, e então a coleção já se consagrou como grande sucesso. Durante treze anos, novos livros-jogos (não apenas de autoria da dupla) foram publicados ininterruptamente até que, atingindo o seu número 59, após alcançar a marca de best-seller e vender mais de 15 milhões de cópias, a série foi cancelada. As aventuras fantásticas, então, já haviam sido publicadas em 22 países - entre eles: Israel, Noruega e Bulgária. Em 2002, a editora britânica Wizard Books ressuscitou a coleção, publicando novas edições dos livros, com capas e ilustrações diferentes das antigas.

Estrutura

A estrutura era semelhante a da serie "Escolha sua Aventura", editada pela Ediouro, no Brasil, aonde o leitor encarnava o personagem principal da história. O leitor ia lendo a história até que o livro convidava este a fazer uma escolha. Cada escolha encaminhava o leitor para uma página diferente aonde a história continuava de acordo com a escolha feita pelo leitor. A principal diferença entre as duas séries é que em alguns livros da série Aventuras Fantásticas havia uma planilha, aonde o leitor anotava as características do personagem, como em um jogo de RPG. E as lutas deste eram decidida como o lançamento de dados.

Cenário

A maior parte dos livros de Aventuras Fantásticas ocorre no mundo ficcional de Titan, sendo que 46 dentre os 59 títulos originais são baseados nesse cenário de campanha. Como muitos cenários de fantasia utilizados em RPG, Titan corresponde vagamente à Europa medieval, com a adição de magia, montros e diversas raças não-humanas inteligentes. Titan consiste de três continentes: Allansia, Khul e o Mundo Antigo. Tendo sido desenvolvido aos poucos ao longos dos livros-jogos, a história fragmentada e por vezes contraditória do cenário foi reunida e revista no livro Titan: O Mundo de Aventuras Fantásticas, de 1986.

Alguem pro acaso por aqui tem a colecçao completa?

Link to comment
Share on other sites

Nop...

Tenho uns 8 livros ao todo...

Adorei o Masmorra Infernal e a sequela, Desafio dos Campeões!

Grandes livros! Era divertimento garantido! E muito bem pensados!

Ainda bem que me lembras disso... sou gajo pra começar a ler um deles entretanto! xD

Link to comment
Share on other sites

Da primeira vez que li um livro desse género, foi um da Disney. Não percebi patavina da história, porque devia ter saltado de página em página e não ler tudo de enfiada. Tenho vários livros dessa colecção, mas nunca fui grande fã.

E Vik, certamente encontras os que te faltam em alfarrabistas por essa Lisboa fora.

Edited by Tellos0
Link to comment
Share on other sites

Tenho o Comando Robot e Mansão Diabolica, mas li muitos +.

Eu e 3 amigos compramos a Masmorra Infernal a meias, depois 1 lia em voz alta e os outros 3 tomavam as decisões.

Na Mansão diabólica fizemos o mesmo mas fomos para uma casa abandonada, enquanto 1 lia, os outros tentavam recriar os acontecimentos do livro. 5estrelas!

brincadeiras do tempo em que ninguém tinha PC e a Tv só tinha 2 canais.

Link to comment
Share on other sites

Muito tempo passei eu a ler estes livros. Se num livro normal, como é óbvio, a nossa imaginação tem que recriar tudo o que estamos a ler dum ponto de vista afastado, já que a personagem principal é a do livro em causa, nestes livros imergimos ainda mais num mundo fantástico porque a personagem principal somos nós e estamos a passar pelo que estamos a ler. E mesmo quando não tinha dados ou lápis e papel (sim, nunca escrevia nos livros), não era impeditivo para ler o livro e imaginar todas as lutas. Simplesmente fantástico.

Link to comment
Share on other sites

e usavam mesmo os dados ou ganhavam sempre? :D

pois.. tenho k ir ver no meio de lx se encontro os ke me faltam... :(

Ao início usava os dados... Tinha uma folha toda xpto feita por mim, para anotar tudo...

Mas como era puto, e o meu objectivo era chegar ao fim, e não ficar a ler aquilo durante um ano, ganhava tudo! :P

Link to comment
Share on other sites

Eu, sendo puto, usava os dedos todos que tinha na mão para segurar as várias páginas por onde podia seguir para ver se não morria em nenhuma. Infelizmente...com a idade que tenho agora tinha muito mais piada e era bem mais desafiante jogar aquilo direitinho.

Link to comment
Share on other sites

so exioste um k nao acabei, e nem com batota la ia... pk tinhas k ter um certo numero k apanhas durante a historia e se não o tens.. nao sabes pa onde ir : "encontro com o M.E.D.O.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho estes:

:stu: O Feiticeiro da Montanha de Fogo - Livro Nº1

:stu: A Masmorra Infernal - Livro Nº6

:stu: O Pântano do Escorpião - Livro Nº8

:stu: A Mansão Diabolica - Livro Nº10

:stu: Templo do Terror - Livro Nº13

:stu: Desafio dos Campeões - Livro Nº17

:stu: Cripta Da Feitiçaria - Livro Nº22

:stu: A Maldição Do Vampiro - Livro Nº29

:stu: Torre de Devastação - Livro Nº30

:stu: Exercitos da Morte - Livro Nº33

:stu: A Lenda dos Cavaleiros das Trevas - Livro Nº34

Gostei muito da "Mansão Diabolica" e do "Desafio dos Campeões"

Tenho de voltar a ler, já tou a sentir uma certa nostalgia.

Link to comment
Share on other sites

Pois eu nunca consegui acabar o Encontro com o MEDO, por ficava sempre sem saber para onde ir a meio da historia.

weee nao fui so eu :D

Tenho de voltar a ler, já tou a sentir uma certa nostalgia.

ja somos 2... vou comprar na ebay =)

ps ; a mansão diabólica e mesmo a meu preferido!

Link to comment
Share on other sites

Já agora podiam aproveitar para dizer na vossa opinião quais os melhores livros desta colecção.

Havia uns muito dificeis que quase obrigava a ir procurar a solução, existem sites que vos dão as paginas correctas de forma a evitar a morte. É claro que se fizerem isso perde a piada toda.

Link to comment
Share on other sites

confesso que alguns fui ver, mas nao todos... lembro-me de repente da feiticeira das Neves.

a mansao diabolica fiz o jogo 3 vezes, 3 caminhos diferentes.

img_104300_eb1a8753fb0270ae9622230175473

o M.E.D.O nem com batota...

Edited by Viklund
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Mansão Diabolica fico-me na memória como das melhores coisinhas de sempre, lol :-..

Fiquei genuinamente com medo enquanto jogava, tenho uns 20 e tais :lol:

nunca consegui chegar ao fim do Feiticeiro da Montanha de Fogo :-..

Adorei tb o M.E.D.O. - Floresta da Morte - A Maldição Do Vampiro; bons tempos :fnf:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.